Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cristina Dias

    Sempre muitos milicos envolvidos até o pescoço nos crimes bolsonaristas.

    Responda
  2. MAKOTO SHIMIZU

    Realmente intrigante a logística incompetente de objetos nesse valor, talvez sejam ninharias para desviar o foco de transações de valor maior ainda. O valor, curiosamente, é parecido com os dólares e relógios apreendidos pela Receita Federal de uma comitiva vinda da Guiné Equatorial. Alguém faz ideia do que possa ter vindo em bagagem diplomática que não passa por inspeção da Receita Federal? Fica a dica de mais uma série da Netflix, remake das Mil e Uma Noites e dias de contos árabes.

    Responda
  3. Manoel Cardoso

    Quando Bolsonaro retorna ao Brasil? O que ele tá fazendo nos EUA? Ele tá com medo de ser preso? Lembram quando ele chamava Xandão, Luis Roberto Barroso e Fachin de canalhas?

    Responda
  4. NEWTON ANTONIO FONSECA AMARAL

    FARTO de tanta impunidade : 39 kilos de cocaina no avião presidencial, jóis com valores absurdos - O QUE FALTA MAIS ? CADEIA...

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O que são 39 kg de coca perto de um pacote de bolsonaro? Já apoiei a liberação das drogas. Mas depois que vi o grau de dependência e as alucinações causadas pelo consumo de bolsonaro, mudei de opinião.

  5. Carlos Cesar

    Só os limítrofes e com problema de cognição muita séria acreditam nas afirmações de inocência do Bolsorano.

    Responda
  6. Roberto Rangel

    Joias, relógios caros, diamantes e obras de arte são os métodos mais conhecidos para lavagem de dinheiro.

    Responda
  7. Helio Cardoso

    Ganância. O estrupício sempre se achou dono do mundo, mas tropeçou, tentou o 'sabe com quem está falando?', mas tropeçou de novo. Acostumado com sabujos, encontrou pela frente gente que não é da sua laia. Fiscais alfandegários servidores da Receita Federal com integridade de caráter e retidão no cumprimento do dever. Honra ao mérito!

    Responda
  8. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Teatrinho da Propina. (Misheik) - Cadê minhas joias? (Bozo) - Já eram. Só vamos ficar com as tornozeleiras.

    Responda
  9. Ricardo Lobo

    Importante. O tal sargento deve ser mais um dos descuidados da turma, provavelmente vai perder o celular.

    Responda
  10. Gilmar Maghenzani

    Este papinho de ser um presente sei não estou começando a pensar que isso foi uma compra lá fora, entrar como do governo e depois sumir para a casa dele e vender mais caro, uma tramoia por fora

    Responda
  11. Ricardo Lobo

    Esses malucos nem competência para roubar tiveram, a história do sargento na alfândega é deprimente. Por essa razão alijaram o Brasil do mundo, não sabiam o que iriam falar em encontros internacionais, sabiam que iam passar vergonha. Sem Anistia, para que o foragido e seus seguidores nunca mais causem o prejuízo que imprimiram ao Brasil.

    Responda
    1. Rodrigo Pereira

      Início de governo, viagem de ida, militar preso com cocaína no avião da comitiva presidencial na escala na Espanha. Meio para fim do governo, viagem de volta com militar carregando o mimo de R$ 16 mi. Caricatural

  12. vanderlandi duarte

    É suborno. Porque estão tentando minimizar?

    Responda
  13. Marcos Antônio

    Ali Babá e os quarenta ladrões.

    Responda
  14. José Eduardo de Oliveira

    Os brasileiros não melhoram nunca. Em 1994, quando os jogadores brasileiros voltaram dos EUA, como tetracampeões, tiveram suas bagagens liberadas pela alfândega, o presidente era Itamar Franco, o técnico era Zagalo e foram cerca de 17 toneladas de contrabando. O presidente era melhor, o técnico era melhor, mas a genética era tão ruim quanto a de hoje e a de amanhã, infelizmente, e o sangue misturado com outro DNA nacional, a impunidade.

    Responda
  15. Maria Antonia Di Felippo

    Eu tinha razão. A refinaria da Bahia foi comprada pelos Emirados Árabes e não pela Arábia Saudita. A joalheria Chopard pode elucidar o mistério exibindo a nota fiscal, que especifica quem foi o comprador.

    Responda
  16. Alexandre Arantes

    Parabéns ao diligente funcionário público. As vezes pensamos que não há no funcionalismo esse tipo de comportamento integro. Ao contrário, nas Forças Armadas, encontrar alguém com mesmo perfil, parece cada vez mais como acreditar em coelhinho da Páscoa, papai Noel ou se houver mesmo, seria como ver pessoalmente: cabeça de bacalhau, enterro de anão ou um bilhete meu premiado da loto, sendo único ganhador...

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      O papel das Forças Armadas nesse episódio, e em outros durante a ditadura militar do bostonaro, é deplorável.

  17. JOAO FERREIRA

    Aí está um capitão, ladrão e fujão... Capitão que criou caso com a Arma, Ladrão mal sucedido, barrado pela RF, e Fujão sem vergonha, já que, solidário com a Rússia, deveria procurar coito em Moscou, não na Miami de seu desafeto, Biden. Nessa sequência de fracassos, cabe perguntar: porque Bolsonaro nunca mostrou empenho em cabalmente clarificar o atentado do qual foi vítima, tendo o mais alto aparato policial sob suas ordens?

    Responda
  18. VAGNER Fernandes

    A coisa é simples. Um bem tão valioso deve ter vindo com nota fiscal e garantia: é só verificar em nome de quem foram emitidos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      nota fiscal não existe lá fora apenas um documento de quem vendeu a invoice

  19. Ricardo Knudsen

    Até agora, só temos a palavra do ministro-almirante de q se tratava de um presente entre governos. É plausível q isso tenha ocorrido sem uma comunicação formal, sem q o Itamaraty tivesse conhecimento? É plausível q não tenha havido nenhum agradecimento formal do governo brasileiro por presente tão generoso? Não houve sequer um telefonema ou mensagem de agradecimento informal do Bozo, visto q ele afirmou desconhecer os presentes. Dá para acreditar?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      A PF precisa pedir confirmação, através do Itamaraty, de q esses presentes foram realmente dados pelo governo da Arábia Saudita e qdo foram entregues.

  20. José Miguel Ortega

    Se a gente acreditar que não foi um presente, então é uma muamba, grana no formato de joia, o que é uma coisa mais simples de sair no caso de uma fuga, não é mesmo? Se tivesse entrado hoje estaria financiando a permanência fora facilmente. Que tal "acharmos" que não é presente para Michele, não facilita entender o processo?

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Perfeito Miguel. As joias não foram presente da Arábia Saudita. Por acaso não seriam lavagem de dinheiro? Ainda por cima, esse ca-na-lha envolve um país que tem relações diplomáticas com o Brasil. É o fim do mundo.

  21. Marcos Antônio

    Não sou eleitor do Ciro Gomes, mas ele ano passado tinha chamado atenção desta venda suspeita da Refinaria.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Foi vendida para os Emirados Árabes e não para a Arábia Saudita.

  22. Darci de Oliveira

    Na verdade isso tudo foi armação do comunista Lula em conluio com os comunistas árabes . Após lerem a Ilíada do comunista Homero, tiveram a ideia de entupir um cavalinho de pedras preciosas e similares, mandando pra dupla Bozo e Micheque. Caíram que nem uns patinhos. Esses comunistas são de amargar ...

    Responda
  23. José Cardoso

    Não me surpreenderia que o fruto desse escândalo seja a recompra da refinaria Landulpho Alves. Afinal, para quem lucra mais de 100 bi por ano, 10 bi (o preço pago da venda) para tê-la de volta é troco.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não adianta Maria ele confia no zap não em vc

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Já expliquei. A refinaria não foi vendida para a Arábia Saudita, mas sim, para os Emirados Árabes.

  24. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Teatrinho da Propina. (Milico1) - Leu o artigo do Elio? (Milico2) - Li. Tá joia prá nós.

    Responda
  25. Flavio Ferrando

    Todo político brasileiro e especialista em quebrar a lei! Por essa razão precisam da tal imunidade parlamentar, foro previlegiado, especialmente por juízes do supremo por ele indicados. O que não existe mesmo é vergonha na cara. No Brasil, loção pós barba de políticos é óleo de peroba.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Simplificar tudo dessa forma deve dar um grande alívio das frustrações e ressentimentos.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Nenhum político cai do céu. Talvez não exista vergonha na cara é de quem os elege. Melhor que loção pós barba e óleo de pérola seria educação política dos eleitores.

  26. SUELI Iossi

    Uma coisa nao falha , toda lambança do governo Bolsonaro tem FFAAs como cúmplice!!

    Responda
    1. JOAO FERREIRA

      Nos últimos 70 anos, as FA só aparecem na História, como ameaça a vida política do país, reduzindo o Brasil a uma Republiqueta de Bananas. É preciso reformular a mentalidade das Armas. O Brasil é muito maior do que isso.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Pois é, deveríamos desmontar essa, digamos, bomba, sempre pendente sobre nossas cabeças..

  27. Rodrigo Ribeiro

    A mentalidade que leva à rachadinha nunca sai de cena nesta família. Se fosse o Lula num embrólio destes, a gritaria seria outra. Lembram?!

    Responda
  28. antonio rezende

    Alguém disse que, com essa, o capitão gabaritou todo o código penal brasileiro.

    Responda
  29. Alcides Castro

    Governou em benefício próprio, família inclusa, desde o primeiro dia.

    Responda
  30. Rubem Corveto Azeredo

    Elio Gaspari, esse “presente Maracangalha” daria pra comprar o prédio inteiro do tal TRIPLEX de Guarujá e sobraria uns trocados

    Responda
  31. Marcelo Guimarães Freitas

    Se chegou escondido é propina. Vamos todos fingir?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E os próprios sauditas sabiam que não estavam presenteando ninguém. Foi pago como propina e só não foi recebido como tal por incompetência do gatuno.

  32. Alberto Melis Bianconi

    O ex-presidente já montou cena em que aparece comendo como um farofeiro, encenação, uma antiga prática demagógica. Mas o caso das joias revela que estamos sim diante de uma pessoa despreparada, farofeira, até como contraventor. Espero que isso não sirva de desculpa, como mais uma piada do mito, para evitar as consequências penais.

    Responda
  33. Sergio Dias

    Irretocável!

    Responda
  34. Ronaldo Pereira

    Há três coisas que não se consegue esconder por muito tempo, o sol, a lua e a verdade.

    Responda
  35. Caubi Maciel da Nóbrega

    Acho que ocorreu uma injustiça ao atribuir a rotina dos carteiraços exclusivamente ao governo Bolsonaro, sendo ela uma prática nacional em todas as épocas, locais e níveis administrativos. Vamos dar o crédito a todos que utilizaram essa modalidade de pressão, para que não pensem que foi o ex-presidente que a utilizou pela primeira vez.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não é tudo a mesma coisa não. Não sei se o sr. tem idade para lembrar dos governos militares, ali as carteiradas eram literais e constantes. Não tinha essa de a Receita Federal interceptar um presente para o chefão.

    2. Maurizio Ferrante

      Aqui è uma carteirada de 16,5 milhões

  36. Jorge Ceretta

    Rachadinhas, imóveis com dinheiro vivo, loja de chocolates, mansão no lago, jóias. Ô familiazinha eclética em matéria de honestidade, sô!

    Responda
  37. armando moura

    tem que leiloar e usar o dinheiro para construir casas para as vitimas dos deslizamentos. Quanto mais rapido melhor, porque se ficar guardado, logo desaparece e volta aparecer no paraguay para de la ir para miami.

    Responda
  38. Sergio Dias

    Moro, o valor das joias se equivalem ao Triplex e ao sítio de Atibaia?

    Responda
    1. Rubem Corveto Azeredo

      Sérgio Dias, essa “propinazinha” da comprar o prédio inteiro!

  39. Sergio Dias

    E um almirante no meio de tudo isso. Impressionante as nossas magníficas, conservadoras etc.. forças armadas. Já pensaram uma ditadura com eles?

    Responda
  40. José Eduardo de Oliveira

    quando essa gente já contou uma história bem contada? eles só falam mentiras, mentiras e mentiras. bambinos bandidos, Pinóquios desde o útero...

    Responda
  41. Carlos Gastal

    Esta mais para "é dando que se recebe" do que presentinho...

    Responda
  42. Carla C Oliveira

    Propina na certa!

    Responda
  43. Marcos Benassi

    Ora, sêo Elio, vassuncê, assim, despreza a sucessão de singularidades que rodeiam a trajetória meteórica de el'Rey seBozo do Filhadaputistão. Inicialmente cavalão, segundamente "mau militar" terrorista, expulso; terceiramente, deputado irrelevante e, finalmente, em um *golpe* de sorte e algumas covardias, presidente. Como o meteoro, encontra-se agora queimando na atmosfera. Entretanto, tudo isso para dizer que a carteirada é marca anterior ao bozoverno: lembremo-nos do fiscal do Ibama que sifú.

    Responda
  44. Antônio Carlos de Paula

    Vindo do Bolsonaro tudo é possível. Roubava até gasolina da câmara dos deputados, segundo Ciro Gomes.

    Responda
  45. Maria Lopes

    Ontem à noite a Globonews mostrou um recibo para a segunda caixa (dizem que vale mais de um milhão, até dois já disseram). O remetente era o ministro das minas e energia da Arábia Saudita. Ministro. A metáfora do ifood é interessante. Afinal, eles só atendem pedidos né ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, minha cara, o sêo Elio fez uma metáfora, e vossa mercê deu uma metádentra: eu nem havia percebido essa sutileza, o Ifood apenas atende requisições. Muito perspicaz de sua parte, grato. Hahahah!

  46. osmar Carneiro

    Bando de arruaceiros.

    Responda
  47. RICARDO BATISTA

    O nível de degradação das Forças Armadas no governo Bolsonaro : um almirante de alta patente se prestando a esse serviço. Pudera, com o que ele ganhava. Kkk, o joiagate. É bom já ir garimpando, até nas Arábias. E aquela refinaria comprada pela metade do preço... Mas parabéns aos dignos funcionários da Receita Federal que honraram a instituição.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Discordo que as forças armadas se degradaram sob Bolsonaro. Creio que elas nunca foram muito diferente disso daí. Afinal, quem apoia Bolsonaro e ainda queria sua reeleição boa coisa não é. As forças armadas sempre foram incompetentes, corruptas, mamateiras e covardes. Especialistas em perseguir, encarcerar, torturar e assassinar brasileiros.

    2. Marcos Benassi

      Nunca será suficiente enfatizarmos: isso é postura bípede de Servidor Público, que sabe quais são suas prerrogativas e quais seus deveres. O Bozo e seus lambedores, que só servem ao próprio púbis, tão muito distantes de fazerem parte desta seleta categoria.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A refinaria foi comprada por um fundo dos Emirados Arabes Unidos, que é um país diferente da Arábia Saudita. Tampouco é verdade que foi vendida pela metade do preço. O caso em si já é suficientemente escabroso dispensando fake news para torná-lo pior do que já é. Aliás, que moral teremos para condenar as fake news bozoloides se fazemos o mesmo?

  48. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Estes voos da fab…

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      E assim vamos indo

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Jóias

    3. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Coçaine

  49. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Xandão vai te pegar.

    Responda
  50. Humberto Isidoro

    O secretário para Assuntos Estratégicos , almirante Flávio Augusto Viana Rocha, tem dado conselhos pouco certeiros ao presidente. Foi por indicação do almirante Rocha que Bolsonaro fez duas indicações: Carlos Alberto Decotelli, para o Ministério da Educação. Flagrado com várias inconsistências no currículo, saiu do cargo em 5 dias; Alexandre Borges Cabral, para presidir o Banco do Nordeste. Encrencado com algumas acusações, caiu em 24 horas. (Poder360) Esse é cara proposto pelo Elio.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Não se espera nada diferente daquele que sempre escreve como Geisel tivesse sido o Lincoln ou o Churchill