Opinião > Ditador companheiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem eu esse editor?, Bolsonarista?, Pois parece ,imputar o que o ZAP fala lala sobre as ditaduras que o PT apoia é brincadeira. Oh editor por favor deixa de ser tendencioso, maldoso, vc pode ter a sua opinião mas o jornal não pode
E respondendo ao seu comentário no meu: muita gente no PT, a militância, têm saudades sim do Socialismo. Admira URSS, Coreia do Norte, Cuba e defende regimes como Venezuela e Nicarágua. Mesmo os que não defendem o Socialismo propriamente dito, defendem polÃticas econômicas equivocadas e arcaicas: estatização de bancos e empresas privadas, fechar a economia para "industrializar" o paÃs, etc.
Há pontos falhos no texto, porém, seus comentários são totalmente ideológicos. Você pertence a velha guarda petista e defende o partido acima de tudo e todos. Sem se importar com ética nem coerência. O que você defende é um desserviço para a nação brasileira.
Simpatia do editor por mentiras vem de longe.
Alias, dizem q lula esta bem mais Â… maduro
Celsinho amorim ja foi beijar a mao de maduro
Esse editorial feito sob medida para dar uma enganada na população de novo? Que vergonha hem? O Presidente Lula condenou o regime que sim. Este se tornou uma ditadura que sequer pode se chamar de esquerda. Aliás esse atual destronou o Somosa outro sanguinário de direita. O Lula somente defendeu o diálogo pra resolver a crise. Isso internamente quando externamente. É difÃcil fazer editorial correto??
Para a folha só se deve apoiar ditaduras de extrema direita. Que tal o Brasil romper com a Arábia Saudita e outras similares.
Sinto o cheiro de mofo da cantilena de louvação aos heróis de Sierra Maestra. Fico feliz de saber que Boric não perde tempo com essas m*, um dia chegaremos lá.
Alguém viu editorial da folha pelo fato de Bolsonaro apoiar o mandatário da Arábia Saudita, em alguma das viagens feitas pelo próprio, ou por seus subalternos? Acho querela está meio seletiva.
Em quanto este editorial é publicado, com o qual concordo em parte, Celso Amorim discretamente se encontra em Venezuela conversando com governo e oposição a respeito das eleições naquele pais, assim como a necessidade de diálogo que Brasil está disposto a realizar. De alguma forma a aparente neutralidade, que sabemos é estratégica para poder encaminhar soluções de paz e dialogo entre as partes, deveria ser interpretada corretamente e apoiada pela mÃdia. Guerras civis não são solução.
Esse fator escancara o risco que corremos. Não sei qual o nÃvel de influência de militares de esquerda nas forças armadas, penso seja pequeno, mas esse ponto me preocupa como brasileiro democrata Republicano vacinado contra afinidades por sistemas propensos ao comunismo que hoje se disfarça, se camufla como democracia. Esse Se Lula e os seus são um momento muito ruim para o Brasil, como o governo anterior também estava sendo.
Aponta o celular pro céu pra ver se um ET te.fala se vai haver o comunismo aqui sério
Não há amigos nesta classe , há interesses . Tudo movido por questões partidárias e ideológicas e assim nossa classe polÃtica seus interesses pessoais e simpatias estão acima do interesse coletivo da Nação.
O Presidente Lula e ministros , em dois meses de governo, conversaram , pessoalmente ou não, com Biden, Fernandes, Scholz, Mácron, Rei Charles e outros “esquerdistas” , atos que grande parte da imprensa minimiza.De resto, cobrar o governo de se pronunciar sobre regimes de outros paÃses é pretender que desrespeite a soberania nacional alheia.
Então calem-se sobre Israel. Hipó!cri!tas!
Este jornal emitindo regras sobre o comportamento do governo em relação a outros paÃses é de um cinismo sem par..Primeiro faça sua autocrÃtica sobre o apoio ostensivo e material aos crimes da ditadura brasileira de 64 a 85.
Ao transferir para o Itamaraty a nota tardia, insossa e cautelosa sobre o que acontece na Nicarágua, o presidente se apequena, evitando rusgas com seu amigo ditador. Esse não é o papel de um lÃder. Para quem foi eleito defendendo a democracia, os direitos humanos, a liberdade de imprensa e de pensamento, o silêncio de Lula é decepcionante.
Vcs dois se informem pq estão fora do contexto
É mais que isto. É conivente. Ele espera a recÃproca no futuro.
Criticar algumas ditaduras e defender outras, como fazem Lula e bolsonaro, é pura hipocrisia, pois ditaduras são todas iguais (terrÃveis e abomináveis). O PT deveria parar de dar esse tiro sempre no mesmo pé, pois ficou claro nas duas últimas eleições que a maioria dos eleitores é contra o partido e Lula só ganhou a última (e foi por muito pouco) porque o adversário era o único com rejeição maior que a dele.
Acontece que o Lula não defende ditaduras apenas respeita a decisão dos eleitores desses paÃses, mas como esse editorial distorce a realidade e parece que segue o zap
Exatamente!!!
Parabéns, Filha, pelo claro e sensato texto. O pau que bate em Chico bate também em Francisco...
Profundo esse comentário até chorei
simplório e primário esse editorial da fsp. Se Lula quer se colocar como um interlocutor, como alguém que dialoga com Ortega, o caminho não é a afronta como a folha exige. São muitos e poderosos os paÃses que afrontam Ortega; bolsonaro fez isso o tempo todo; o que conseguiram? NADA! NADA! NADA! Por que então não ir por outro caminho? Responda aà folha!
A Mulher Sapiens, para nossa vergonha balbuciando um discurso na abertura da Assembléia Geral da ONU, também propôs diálogo com o Estado Islâmico. O que conseguiu? NADA! NADA! NADA!
NADA! NADA! NADA! Que editorial simplório e primário. Hehehe.
O Diretorio do PT deve afastar o Sr Alberto Catalice mais um quadro da esquerda liberal, ignorante desconhece a luta e sofrimento do povo Nicaraguense sobre o dominio do tirano Anastacio Somoza Debayle , A folha apoia e sempre apoiára o ultra-liberalismo e seu cortejo de misérias e morte para os povos sobre seu dominio , exemplo de democracia para a folha é a plutocracia do impèrio (EUA) . O mundo mudou agora é multipolar nações teram voz e vez não existe mais uma nação Hegemônica.
Tu tá de piada, né? Ortega virou Somoza. Mulher de vice, prende candidatos da oposição para vencer, torna apátridas até mesmo companheiros da revolução sandinista... te atualiza, Museu.
A pobre Nicarágua trocou Somoza por Ortega, ou seja, trocou seis por cinco, quatro, três,...
Folha em pleno exercÃcio do seu antipetismo atavico ! Belo discurso escrito em tucanês arcaico.
Milhões de votos foram perdidos ano passado pelo Pt por causa das prisões arbitrárias do Ortega. Mentiram que Igrejas foram fechadas, mas as prisões de sacerdotes católicos e existiram e existem.
Concordo ! Ditaduras de esquerda ou direita são ditaduras !
Que saudades da coluna do jornalista Newton Carlos, que durante 25 anos trazia informação precisa e comentários investigativos e crÃticos sobre polÃtica internacional. Este espaço, hoje, é substituÃdo por panfletagem tosca e tendenciosa.
Puxa saco dos proprietários
O tÃtulo também serve para falar da relação da Folha com Bolsonaro, que afeta bem mais o brasil do que a Nicarágua. A polÃtica externa do Brasil volto ao que já foi antes com Lula: Ativa e Altiva.
Temos um presidente que chamou Ghadafi de amigo e irmão. O que esperar dele em polÃtica internacional? Apoiou Chavez e Maduro.
Há algumas tendências no PT que são jurássicas: da mesma forma como havia bolsonarista defendendo golpe militar e falando em ameaça do Comunismo, tem gente no PT que defende a Rússia na invasão da Ucrânia por achar que um regime autoritário que persegue minorias ainda é a URSS. Algumas pessoas ainda estão falando em substituição de importações, estatizar bancos, etc. Parece que estão nos anos 60.
Quem do PT apoia o comunismo?, Não fique no blá blá blá
O PT dos 80 condenava a Cortina de Ferro. Estes petistas meia bocas agora até acham argumentos para defender o anão da Coréia do Norte.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Excelente comentário! Coaduno totalmente. A Folha, com esse seu tucanês arcaico, continua no firme propósito de minar a esquerda..
E onde isso justifica apoiar regimes autoritários de esquerda?
O cumpanheiro, pai dos jumentos adora um ditadorzinho
Bolsonaro também adorava os dele.
A modulação dos interesses pela moralidade pode ocorrer, sem dúvida, embora me escape à memória quando foi a última vez que o Brasil os tenha modulado quando tratava com a Arábia Saudita. Crucificavam gente até há pouco tempo e apedrejam adúlteras. Ao aceitar receber os refugiados, o Brasil modulou sua postura com relação à ditadura de Daniel Ortega. É preciso tirar o foco da análise polÃtica dessa gritaria da base, ou o desenho estratégico proposto pelo PT nem sequer chega a ser percebido.
Para quem é familiarizado com os conceitos da Ciência PolÃtica e do Direito, os Estados Unidos nunca serão considerados ditadura. Isto porque é um Estado Democrático de Direito, com regime presidencialista, com eleições livres e mandatos legislativos finitos, permitindo apenas uma reeleição do chefe de governo. Na mesma linha, a Arábia Saudita é um reino. Melhor dizendo, é uma monarquia absoluta.
Sobre ditaduras de direita ou esquerda e um governo eleito o moto deve ser: Pau que dá em Chico também dá em Francisco. A melhor postura é a liberal. Nenhuma ditadura deve ser tolerada.
Não toleramos. Não apoiamos, apenas nos relacionamos com tais paÃses em busca de interesse próprio.
Vamos cortar relações com a China? Relações internacionais não são lugar para padrões éticos extremados. O que conta é o interesse que esteja em jogo. No mais: é tudo jóia.
Penso que esse tipo de crÃtica tem que ser feita sobre fatos. Que ação o governo realizou que contribuiu para a morte, a fome, a precariedade de cidadãos do paÃs x ou y? Se não há isso, parece reclamação de pais evangélicos porque o filho se relaciona com alguém do candomblé. No Brasil acontece escravidão, preconceito, violência e segregação de todos os tipos, e a Folha parece priorizar reformas e ditaduras alheias que, se não explicadas no chão da realidade das pessoas, são só conceitos vagos.
Pois é apoio é participar ter representação no governo o que o PT não fez, e tbm nem mandou tropas e nem financiou nada e o editor dia que o PT apoia ditaduras, como assim um partido de esquerda?, Para né?
Permita-me subscrever, Cristiano. No mais, é a FSP, que em momentos crÃticos para a democracia postou-se de forma dúbia, em seu esforço diuturno para, sob a aparência de "crÃtica construtiva", minar e solapar um governo que mal começou...
Temos graves problemas no Brasil, porém, no PT há muita gente que defende regimes de esquerda autoritários sim.
A Arábia Saudita acaba sendo uma monarquia absoluta que está num regime pior do que o da França antes da revolução. Pratica atos muito impiedosos e vive num fundamentalismo muito grande. Parece mais o Império de Genghis Khan.
A folha tem seu próprio conceito de ditadura. Pena q não inclui EUA, a Arábia Saudita e outros
EUA não são uma ditadura. São um paÃs, que, com muitos defeitos, é uma democracia. Qualquer paÃs democrático tem problemas. E Arábia Saudita foi mencionada no artigo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ditador companheiro Voltar
Comente este texto