Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nelson Vidal Gomes

    Pernambuco anda produzindo bons vinhos e melhores ainda os sucos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  2. Abrão Lacerda

    Um vexame, empresas cuja responsabilidade social é só de palavras.

    Responda
  3. Carlos Telles

    O prejuízo que esses patriotarios vão ter, não pode ser medido pelos 7 contos, insistir em contratar seus jagunços e capitães do mato para escravizar em pleno 2023, vai ter um custo alto.

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    Se referir aos descendentes de poloneses como "polacos" foi ofensivo . Imaginem se o colunista se referir a descendentes de coreanos como "japinhas" ? Ai a casa cai ... Certa vez um jornalista chamou ex piloto de Fórmula Um ,Clay Regazzoni de "italiano" . Ele mostrou a cruz da Suiça no capacete dele

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    Se a serra gaúcha deve ser chamada de "região da escravidão", como denominar as regiões produtoras de cana de açúcar, cacau, café de ora e de outrora ?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Cara Beatriz ! Tens certeza que em todos os cantões desse imenso Brasil todos os direitos trabalhistas são cumpridos á risca e que irregularidades somente existem na serra gaúcha ?

    2. Beatriz Nascimento

      Elas foram reigoes da escravidao, na epoca da escravidao. Hoje, em 2023 eh absolutamente admisssivel qualquer justificativa!!!!

  6. marcos fernando dauner

    Reza a lenda que em SP, qualquer migrante do NE é chamado de "baiano" . será verdade ?

    Responda
    1. Cristina Dias

      Pelos preconceituosos, sim. Mas o que isso tem a ver com a matéria? Apontar o dedo para outro lado é estratégia bem baixa e manjada.

  7. Nelson Vidal Gomes

    É estarecedor o fato de Lula não ter se pronunciado sobre esse episódio trágico da espécie humana, tanto quanto o foi Bolsonaro ter vetado o fornecimento gratuito de absorventes para mulheres em estado de vilnerabilidade. Prova que não são melhores entre si como reivindicam seus seguidores. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * vulnerabilidade. Namastê!

  8. marcos fernando dauner

    região que trouxe para o Brasil imigrantes italianos, russos, franceses ,espanhóis e "polacos" . Quem seriam os tais "polacos"? Aquele povo com muitos "W" , "K" e "Y" nos sobrenomes ? Seriam os poloneses ou os ucranianos ? quem sabe os alemães ? Eu morei em Curitiba, onde há uma colônia de descendentes de poloneses significativa . Esses termo "polaco" não é muito bem recebido ."polaco" é qualquer loiro, seja ele de antepassados poloneses, ucranianos, russos, alemães, holandeses, italianos

    Responda
  9. Elvis Pfutzenreuter

    Na época da Lava-Jato, falavam que era pra punir o CPF, não o CNPJ. Mas pelo jeito existe ódio do bem e xenofobia do bem.

    Responda
    1. Cristina Dias

      Punição criminal aos CPFs, punição indenizatória aos CNPJs.

  10. Heitor Menegale

    É só deixar de beber esse vinagre da serra gaúcha e comprar de nossos "vecinos", que sabem produzir com qualidade e sem escravidão

    Responda
  11. João carlos Gonçalves de souza

    Quem terceiriza trabalho é corresponsável por tudo que ocorre com o trabalhador , não importa se o contratante for público ou privado . São responsáveis por tudo , não tem como insentar .

    Responda
  12. Weber Bicalho

    Uma verdadeira vergonha essas vinículas de Bento Garibaldi, lamentável esse tratamento às pessoas que trabalhavam para eles. Agora os empresários tem vergonha de suas empresas associadas a escravidão, mas não tinham vergonha anteriormente?

    Responda
  13. Ricardo Willrich

    Título da matéria é extremamente infeliz, ainda que pareça especialista em preconceito, o colunista desconhece a região e, obviamente, nada entende de vinho - e suas raízes no RS. É uma vergonha esta questão do trabalho análogo à escravidão, caso social e de polícia, mas todos devem olhar para o lado, e não só pro Sul.

    Responda
  14. Marcos Antônio

    Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton.

    Responda
  15. Marco Antunes

    É preciso combater o trabalho escravo, mas sem rótulos e outros preconceitos. Não faz sentido associar o escravismo a determinada cidade ou região, como se tal prática fosse aceita pela maioria da população ou não fosse realidade em outros lugares do Brasil.

    Responda
    1. Elvis Pfutzenreuter

      O pessoal ja aproveita para tirar a poeira do xenófobo fascismo getulista.

  16. Nelson Vidal Gomes

    Dois fatos estarrecedores mostram que Lula e Bolsonaro não são melhores entre si como sustentam seus fanáticos seguidores: o primeiro além de nada ter feito pelos trabalhadores em seus governos-nem segundo menos na JT como lhes prometido por 30 anos- e ainda os obrigado a subsidiar os patrões com alta tributação do consumo, não se pronunciou sobre essa tragédia humana no sul do país e Bolsonaro, por vetar o fornecimento gratuito de absorventes para mulheres em estado de vulnerabilidade.Namastê!

    Responda
  17. Dunha Cumeuzunha

    Eu não compro mais nada que é fabricado no RS!

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Se isso ajudar na sua catarse, então tudo bem.

  18. Jorge Ceretta

    E São Paulo, Nordeste e Centro-Oeste vão ficar de fora? O resto é tudo santo né To.?

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Jorge, esqueça! Não gaste tua energia nisso, agora a área de "lacração" é a serra gaúcha.

  19. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    Por que não tipificar criminalmente como hediondo o que já o é ?

    Responda
  20. Juliano Lima

    Mesmo após 135 anos após a abolição no Brasil, ainda se vê fazendeiros escravocratas, focados apenas no lucro a todo custo e mais nada. A força do chicote ainda prevalece. Lamentável.

    Responda
  21. Daniel Vitorazzi

    Beleza, o assunto já rendeu bastante. Todo mundo já deu sua lacrada, tá joia. Quem sabe agora vamos ficar mais atentos à outros setores da economia também neste Brasilzâo de Deus.

    Responda
  22. Kevin Ferretti Pereira

    Tão politicamente correto e chama Polonês de “polaco”….

    Responda
  23. Florentino Fernandes Junior

    Melhor vinho brasileiro esta na serra da mantiqueira na divisa de mg/sp

    Responda
  24. André Costantin

    Caro Colunista. Sou da Serra gaúcha, combato aqui no meu próprio território existencial ao longo da vida todas as formas de fascismo e racismo, sendo eu um brasileiro descendente de camponeses italianos e tomador de vinho cotidiano. Assim, em respeito às diferenças das pessoas, seria melhor não estigmatizar e simplificar uma região inteira como terra da escravidão. Assim como seria prudente perguntar aos descendentes de poloneses se gostam de ser chamados de "polacos". Fica a dica.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Cento por cento de acordo. Mas pelo visto, o colunista está mesmo sem assunto, e pegando rebarbas de uma matéria por demais mastigada.

    2. Celia Moura

      Ele se referiu especificamente à Bento Gonçalves como capital nacional da escraviz@ção. E pelo visto, é mesmo...

    3. Daniel Vitorazzi

      Perfeito.

  25. ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA

    O Brasil é um pais tropical, seu melhor vinho está no Vale do São Francisco. Se espera uma cadeia produtiva que capacite o produtor e a mão de obra local! Creio que em uma década os melhores vinhos e uma vinicultura moderna virá de lá. As marcas constituídas ou mudam de atitude ou serão rekegadas ap oblivio.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Salvo engano, estas vinícolas do São Francisco são em boa parte de empresas da Serra Gaúcha. Questão de expertise.

    2. ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA

      *relegadas

  26. Adailton Alves Barbosa

    - Esses empresários --desalmados-- precisam ser, severamente punidos.

    Responda
    1. Antonio Lacerda

      Espero que esse castigo não se reflita nas pessoas que dependem dessas empresas para viver como aconteceu no passado recente. A destruição da empresa não é o melhor remédio!