Ross Douthat > Ciências humanas buscam manter relevância e acabam a caminho da autodestruição Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "abraçar uma identidade como os exilados internos da multiversidade moderna". Há muito abracei esta identidade dos exilados internos, não em para restaurar a glória das humanas, e sim a fim de salvar a minha própria singularidade e vida. Afinal nem mesmo os atores q sobrevivem desse espaço da cultura e conhecimento estão preocupados em restaurar sua glória. A maioria já se deixou seduzir pela velocidade e apelos visuais dos algoritmos. Sucumbiram ao deslizar na diversidade de um mesmo infinito.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    O último romance do séc 19 que li foi A Mulher de Trinta Anos, do Balzac, isso há uns quatro anos. Há uma longa passagem no romance que descreve uma paisagem natural: fiz questão de pulá-la, pois me pareceu que era perda de tempo lê-la, um acessório diante da história que eu queira descortinar. Experimente descrever um objeto qualquer: um museólogo ou numismata pode extrair trinta linhas dessa descrição, mas você logo ficará enfadado, pois seu olhar está zapeando por aí...

    Responda
    1. Paloma Fonseca

      Experimente descrever um objeto qualquer em sua casa, para exercitar a atenção plena (mindfulness): cor, tonalidade, formato, inscrições, função, relação com outros objetos etc. Não deixa de ser um tipo de meditação e até um olhar sobre a nossa cultura material. Pode-se descrever também uma paisagem natural qualquer. Quem topa hoje em dia, a não ser desenhistas que tentam reproduzir objetos e cenários?

  3. Daniel Guedes

    É direitista... agradeça a pós-modernidade. Tão cool quanto um calabouço. Foram falar que morreu a história, o socialismo, a realidade, tudo é líquido... tá aí, deu super certo...

    Responda
  4. Michel Schettert

    Ross Douthat, do this: stop to look by your poor blind elitism and start to look for what is happening around.

    Responda
  5. André Jalles Monteiro

    Estamos trocando a boa alimentação por porcarias que danificam nosso corpo, assim como estamos trocando boa informação por entreternimentos banais. Corpo e mente sofrem com essas trocas. Como resultado temos uma sociedade vazia, de valores superficiais dominada por diversões passageiras e frustrantes. Fazemos parte de uma sociedade decadente. As Ciências Humanas precisam ser resgatadas e priorizadas. Antes que seja tarde.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.