Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Sem a readequacao das calcadas fica impossível falar em caminhabilidade. A prefeitura permite que os proprietários dos imóveis façam todo o tipo de intervenção nas calcadas que atendem unicamente as suas conveniências, ou melhor, dos seus automóveis. Assim as calcadas são meros obstáculos a serem vencidos pelos veículos dos moradores, que para isso constroem rampas de grande inclinação e degraus inclinados difíceis de serem vencidos por qualquer um, imagine quem tem restrição de mobilidade.

    Responda
  2. Adauto Lima

    Todos os lugares aqui são péssimos para caminhar. Até a Paulista, larga, é péssima, porque as pessoas adoram chocar-se umas contra as outras estupiidamente. Tudo isso com a competição de bikes e skates pela calçada colidindo com pedestres. Espantoso um estudo desses não perceber o que qualquer um passa. Não há mais prazer em caminhar.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Cada palavra heterodoxa que a folha so piegas e seus colunistas inventam por ser moda e de tudo fora dos padrões no Brasil medíocre.

    Responda
  4. José Cardoso

    Parece uma excelente análise. Um desafio ainda não solucionado é como arborizar sem que as raízes das árvores danifiquem as calçadas, atrapalhado os pedestres, principalmente os que tem dificuldades visuais ou de locomoção.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É so escolher especies com raizes profundas e não as superficiais. Acontece que grande parte das arvores da cidade são plantadas pelos próprios cidadãos sem nenhum critério ou orientação. Muitos plantam arvores e plantas exóticas, vindas da Asia e outros longínquos continentes ao invés de utilizar as nativas da própria cidade. Veja a enorme quantidade de ficus asiáticos que estão pela cidade e que crescem demasiadamente e tem raizes superficiais. Falta orientação da prefeitura.

  5. edilson borges

    a temporada de chuvas é também a temporada em que árvores caem, ou são condenadas e cortadas. raramente vejo novas árvores plantadas nos lugares das velhas. alguém tem ideia do motivo?

    Responda
  6. MARiA FERNANDA PEREIRA

    Estes elementos determinam a escala humana do espaço público. Quanto maior a percepção de escala humana, mais agradável é caminhar num local ou via da urbe.

    Responda
  7. Aparecida Alves

    Que bom que os lugares bons esta vazio gosto assim.

    Responda
    1. edilson borges

      vou camelando pro trabalho, quase sempre sozinho em ruas amplas e arborizadas. paulistano é um serzinho que tira o carro prá atravessar a rua, e se puder atropelar o pedestre, não hesita...