Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Realmente as pessoas escravizadas eram coisas, bens móveis. Tinha ordenamento jurídico para a dita escravidão moderna. Porém essa escravização não retirava a condição humana das pessoas escravizadas. É importante não retirar das pessoas escravizadas essa condição humana: ela explica fatos históricos importantes como a organização da maior sociedade antiescravista moderna das Américas: Palmares. No atual Nordeste do Brasil...

    Responda
  2. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Realmente as pessoas escravizadas eram coisas, bens móveis. Tinha ordenamento jurídico para a dita escravidão moderna. Porém essa escravização não retirava a condição humana das pessoas escravizadas. É importante não retirar das pessoas escravizadas essa condição humana: ela explica fatos históricos importantes como a organização - notar bem o amplo e profundo significado da palavra dessa palavra - da maior sociedade antiescravista moderna das Américas: Palmares. No atual Nordeste do Brasil...

    Responda
  3. REINALDO ZATONI

    A es quer da lha vai en louque cer os negros até quando ,? Eles tão criando coisas nas ca be ças deles sobre qual quer pretexto , qualquer situação , tá ficando esquizofrênico isso ....

    Responda
    1. Alaor Magno

      Zatoni. Sobrenome de italianos, assim como bolsonaro. Racistas ao extremo, pregam o ódio e exaltam o fascismo. Mais do mesmo.

    2. Nicolas Sanchez

      os racistas de plantão não perdem uma oportunidade mesmo, sempre minimizando o preconceito e o racismo. Saíram do armário mesmo!

  4. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    escravizados não eram considerados gente, humanos, eram animais de propriedade dos brancos e nunca poderiam segregar, subjugar os brancos, atualmente com a evolução do negro à categoria de gente, poderia um preto discriminar um branco ou mesmo outro negro?

    Responda
  5. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    Considerando que nos tempos do cativeiro os negros/pretos, os escravizados não eram gente, eram considerados animais semoventes de propriedade dos brancos que os explorava no trabalho forçado e também sexualmente, não há dúvidas que o negro naquele tempo nunca poderia segregar, subjugar uma pessoa branca, pois só os brancos é que tinham o título de seres humanos arianos puros, o senhor de escravo, de engenho, colonizador, escravizador, dominador, torturador, explorador, estuprado e etc.

    Responda
  6. Ricardo Geraldo Vieira

    O Brasil foi, é e será sempre um país colônia, onde os brancos fazem o que quer, com quem quiser .Quando estão sob ameaça fogem do país se vangloriando de serem decendentes de estrangeiros. Por outro lado os pretos quando reclamam e lutam por igualdade, são taxados de mimizentos e fracos. Engraçado que muitos pretos, são induzidos a terem pensamentos bracos e, pasmem os bracos conseguem por causa da "herança maldita" da submissão imposta pela escravidão que nos assolam até hoje.

    Responda
  7. Aparecida Alves

    Não entendi ainda, que por ra é essa, de tanta ba ba caida de racismo. No fim, tu do a ca ba em p ó.

    Responda
  8. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    Esta tropa de choque seria a famigerada KKK?

    Responda
  9. Maurício Costa

    O tema do racismo contra pessoas negras no Brasil deve ser sim tratado aberta e publicamente. O racismo é fortíssimo na sociedade brasileira, em todas as classes sociais. A hegemonia branca deve ser combatida. Só por meio da denúncia e do enfretamento é que construiremos uma sociedade mais justa nas relações étnico-raciais.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Vide o Barão de Guaraciaba.

  10. Marcos Barbosa

    Como poderia haver "racismo reverso " nessa época sendo que o negro nessa época era tratado pior que um cachorro ,somente uma mente de ameba para ter pensado numa ipotese absurda dessa ,se houvesse esse "racismo" com certeza todos teriam apanhado até virar geleia . Infelizmente a verdadeira história negra ainda não foi contada ,muito dessa época é romantizado num contexto totalmente branco ,e até os negros se deixam levar por mentiras que de tanto ser contada viraram verdade na cabeça.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Vide o Barão de Guaraciaba.

  11. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    Não dá para ver prejudicialidade . Mas é o tipo de conversa que sempre gera polêmica, então eu recomendo evitar. Dava para ter passado a mesma mensagem sem fazer referência a nomes e nem falar em tropa de choque.

    Responda
  12. Ivo Ferreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. WAGNER WALMIR DE JESUS

      Na verdade, Ivo. Você não consegue distinguir a mão direita da mão esquerda. Tadinho de ti que pensa que pensa.

    2. Luiz Gomes

      Ta certo, FSP, não posso criticar esse comentário infeliz e racista, devo aplaudir esta bosta!