Demétrio Magnoli > Não blasfemarás! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Artur Carmel

    A filha herdira de Fidel está numa penúria que dá dó...

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Chegando à conclusão que, cada vez +, as narrativas são eufemismo para mentiras. Nada é sobre fato, tudo é sobre eu/nós e meus paradigmas, doutrinas, regras. Fim da História a partir da distorção sistemática da própria História. Versões e visões históricas ambíguas, diversificadas e eivadas de ideologias.(Claudia F.)

    Responda
  3. José Cardoso

    O que há de comum nos países citados é mais o nacionalismo que o esquerdismo. A expansão norte americana desde o início do século 19 atropelou pela ordem México, a própria Espanha e sua então colônia de Cuba, e a Colômbia com a secessão do Panamá. Há uma espécie de nacionalismo hispânico difuso como reação, para além das fronteiras dos países da AL, que une países tão diferentes como Cuba e Argentina. Nós, que falamos português, não temos nada com isso.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Como assim ? Diga isso a Lula...

  4. Antônio João da da Silva

    A analogia empregada por magnoli é desprezível, reflete sua intolerância religiosa e imprópria.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Magnole é uma fonte de Bolsonaristas. Mais alinhado aos interesses americanos impossível. Não que ele não tenha razão em algumas coisas, mas é puro americanismo antipetista, sempre. Como contraponto ao colonista, vale ver a história não contada dos EUA, do Oliver Stone, diretor com dois oscars, no youtube, existe coisa muito pior que os mesmos alvos de sempre do Magnoli.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      11 a cada 10 colunas do Magnoli são a cansativa mesmisse, falar mal de Cuba, Venezuela, Russia e China, como se outros paízes no mundo não existissem, além de culpar o PT por não defender os interesses americanos, muitas vezes contrários aos interesses brasileiros.

  6. Marcos Benassi

    Prezado, não discordo da lógica geral: creio que essas ditaduras são condenáveis e que o pt - sempre de acordo com sua descrição, não acompanhei - erra grosseiramente ao não fazê-lo. Mas lembra daquela estorieta do menino que gritava "é o lobo"? No dia em que estava certo, ninguém o ouviu.

    Responda
  7. José Bernardo

    Todo alinhamento automático é problemático - seja o ideológico, apontado aqui, seja o pragmático (EUA/Arábia Saudita), seja o romântico-ilusório (esquerda brasileira-Putin) ou ao antipetismo sistemático (do autor)...

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Só um reparo, quem esta alinhado a Putin não é a esquerda e sim a direita bolsonarista. É so ver nas redes bolsonaristas que veem utin com um inimigo da Anon e defensor dsa familia.

    2. Marcos Benassi

      Ah, obrigado, Zé Bernardo, se me permitir subscrever: define minha impressão melhor do que consegui fazê-lo eu mesmo.

  8. Nilton Silva

    Qual a dificuldade de se entender que, como bem disse o colunista, ditaduras de direita ou esquerda são igualmente repulsivas. Pra certos setores da esquerda radical, incluídos muitos petistas aí, o fim justifica os meios.

    Responda
  9. eli moura

    Nao parece uma ditatura sanguinária um governo que prefere extraditar opositores em vez de executa lós. Em Cuba a Espanha entra e ve um futuro potencial turístico sem tamanho. Na América do Sul a China ocupa os espaços do Brasil, inclusive no coerente Uruguay. Coerente com o que? Os dados não correspondem os fatos nesta redação de oitava série .

    Responda
  10. osmar pavani peres

    Magnoli é o novo Alexandre Garcia.

    Responda
    1. jose mário fonseca

      Muito bem observado

  11. ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA

    Dá-lhe, Magnoli!

    Responda
  12. Marcelo Arias

    Magnoli é como relógio parado... Tá certo duas vezes por dia... No caso do colunista, por ano ... Não foi dessa vez... Tanta coisa acontecendo e você achou interessante escolher um tema assim tão importante para o Brasil ... para bens.... Acompanho o comentário do Antônio Neto, no mais....

    Responda
  13. adenor Dias

    O que que este sujeito quer que Lula e o PT faça com governos de outros países? Quer que faça o.o EUA, que interfere nas políticas externas como se fosse dono do mundo? Nós temos 26 estados para tentar unir, será que sobra capacidade para resolver problemas alheio?

    Responda
  14. Fernando Alves

    Quais outros países o Brasil tem que ir na Onu para decretar repúdio por violação de direitos humanos? Arábia Saudita? Hungria? O próprio Brasil no genocídio de indígenas patrocinado pela direita? Eua? Ou a igrejinha do Demétrio proíbe ele de condenar países de direita?

    Responda
  15. Flavio Ferrando

    Parabéns Demétrio. Eu acho que é uma hipocrisia muito grande falar em defesa da democracia enquanto defendendo ditaduras. Infelizmente não é um fenômeno nacional brasileiro. Biden fala em democracia mas une-se a ditaduras do golfo, protege a ocupação ilegal da Palestina. Xi nem fala em democracia, assim como Putin. É vergonhoso defender ditaduras sejam elas de aliados ideológicos ou não.

    Responda
  16. Humberto Isidoro

    Eas joias? E o fuzil e pistolas? E os relogios do sanfoneiro, do helenão, do Ernesto Araujo? Ja imaginou o que entrou de contrabando e a gente jamais sabera? E de onde vieram as joias? Da arabia saudita uma democracia que protege, cristão, mulheres, gays, jornalistas? e onde o governate tem como hábiot dissolver seus opositores em acido e enforcar oposição? Nada..nada nada . Parabens , Magnoli, vc ode integrar o time dos dssimulados do Almirante Bento, finge que não é com vc e passsa direto.

    Responda
  17. Alberto A Neto

    Demétrio deveria, pelo menos uma única vez, reconhecer que Lula jamais foi de esquerda. Aliás, Lula sempre se serviu da esquerda porque lhe foi útil ao alpinismo sindical e político. Blasfêmia mesmo é considerar Lula, seja o do ABC, quando atirava pedras no arrocho salarial da ditadura e proclamava querer varrer "isso que está aí", seja o de 1989 anti-tudo, como sendo de esquerda. Lula, não por acaso, entrou como "peão" no xadrez da abertura de Geisel e Golbery para rifar Brizola dos tabuleiros.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Alberto, um texto que eu queria ter escrito. Parabéns! E o fecho é quase antológico. O termo "rifar" é o mais adequado que foi usado contra o Brizola.

    2. Daverson Furlan

      Perfeito. Lula tal qual Bolsonaro só tem um interesse: o seu próprio. Quem está pelo caminho, partido, povo, instituições, são ferramentas para chegar lá.

  18. Nasemar Hipólito

    Boa, Demétrio! Para o futuro da esquerda latino-americana, abaixo os ditadores compañeros!

    Responda
  19. Hilda de Souza

    O texto de Demétrio Magnoli me representa e deveria representar a todos que se dizem e se querem democratas, humanistas e até mesmo aos socialistas liberais. Perfeito.

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Lula , depois da prisao, ficou mais maduro

    Responda
  21. Florentino Fernandes Junior

    Perfeita! Vale a assinatura

    Responda
    1. Barbara Maidel

      A coluna semanal de Magnoli é um dos poucos - cada vez mais raros - motivos pelos quais ainda mantemos a assinatura da Folha aqui em casa.

  22. RODRIGO NAFTAL

    Coluna irretocável. Ditadura é ditadura,. independentemente na matiz ideológica. Siga,o exemplo de Boric Bachelet. Está na hora da construção de um partido de centro-esquerda democrático.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      O que os estados unidos conseguiram até hoje de Cuba? Boicotes, ataques inclusive com a invasão da Baia dos Porcos. Obama conseguiu muito mais com aproximação e diálogo, que foram perdidos na era trump. Parece-me que o intento de Lula é na mesma linha de Obama, por que não tentar outros caminhos? O confronto nunca resolveu, aliás piorou em tudo, principalmente para o povo.

  23. Antônio Carlos de Paula

    E sobre a tentativa do roubo das jóias??

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.