Samuel Pessoa > Juros mais elevados no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Um lance de espera. É possÃvel sentir que já existe consenso sobre o erro do BC, mas ninguém quer dar o braço a torcer, temendo a reação da manada enfurecida. A Selic atual parece ser alta demais sob qualquer critério. Resta então argumentar que ela deveria ser alta de qualquer forma e que, se não oferecêssemos um risco tão grande, poderÃamos captar no mercado internacional a taxas convenientes. Como o Chile. Acho que é esse o horizonte argumentativo. Falta enfrentar os argumentos opostos...
Tem que ver se os outros indicadores não são assim justamente pela taxa elevada de juros. Mas, em outro ponto de vista pode ser por um motivo mais prosaico - assim como o gasto com previdência é elevado, a assistência governamental à s ondas que afetam o mundo industrial também é elevadÃssima, o que induz aquele que produz a salvar seu capital em tÃtulos públicos ao inverso de apostar em lucro de produção. Deste indicador Samuel não se lembra...
Bancos e grandes empresas balbuciam que os BC foi longe demais. Em poucos dias veremos Samuel iniciando a difÃcil manobra de desdizer o que sempre disse. Será mais uma cômica cena recheada de incoerência e desonestidade. Não vai demorar, anotem!
São os maiores juros reais do mundo! A justificativa (atrasada, porque o mercado já começa sofrer com a disfuncionalidade) deveria provar que somos o pior lugar do mundo para colocar dinheiro. Continue tentando, Samuel.
Com a Selic no nÃvel que está para que correr risco no mundo da produção. Não existe mercado interno com pobreza que está aÃ. Fome, faltam habitação, saneamento e infraestrutura. lançar mão da TMM? Os custos de produção nas alturas, sem compradores internos por causa da pobreza. Vender commodities e comprar produtos industrializados? Sem indústria, sem emprego. Qual a especialidade do Brasil? Soja e minério de ferro? Fala-se muito no agro, mas só soja, o resto está na pindaÃba
Não explicou nada, apenas se lamentou e fez mais do mesmo q sempre faz. Falar mal da nossa previdência é um escárnio. Se assim já temos um dos paÃses mais desiguais do mundo e pobreza se alastrando. Gostaria q vocês explicassem porque não se investe no Brasil. Já baixaram a taxa de juros e nada aconteceu, fez reforma leonina da previdência e trabalhista, não resolveu, agora pregam a reforma tributária. Também não vai resolver. Fica faltando a impossÃvel reforma polÃtica. Vai ter q trocar o povo.
E por que não "explicou" a outra "spreeds" será que é um tema muito espinhoso á vcs da "direita" ??
Conflito de interesse. Como que um cara que trabalha para fundos de renda fixa escreve para defender juro alto? Cara de pau. A Folha não respeita método cientÃfico em seu jornalismo? Método cientÃfico exige evidências empÃricas analisadas por profissionais sem conflito de interesse. Pessoa claramente trabalha para instituição do Mercado, ou seja, gestor de renda fixa da Faria Lima que vive de desvio de recursos públicos via taxa de juro de BC captado por lobby.
Comparar previdência privada brasileira e chilena é covardia. Lá não existe isso. Se o cidadão não fizer sua própria poupança ele fica sem aposentadoria ou com um valor irrisório.
Aà vc também já explica porque a poupança (taxa,) deles é maior que a nossa
O motivo principal ele não tabulou que é a quantidade de dinheiro que é transferida aos cofres dos rentistas por ano. Hoje está na casa dos 700 bilhões de reais, sem ter que mover um dedo, ou acionar um neurônio, só respirar.
Pode ser que todos cálculos e hipóteses estejam corretas, porém a questao é o lapso temporal de no mÃnimo 5 anos e os juros reais atuais que fogem totalmente a essa média. Ou seja, o mercado tenta defender o presidente do BC com argumentos no mÃnimo ultrapassados.
"Taxa mais elevada que nosso vizinhos' é pura modéstia do dito 'liberal' que privilegia a agiotagem e a especulação em detrimento da produção. Já sabemos que dinheiro não precisa de trabalho e produção para reproduzir. Agora, falta avisar aos avarentos que a sociedade se deteriora, aumenta a miséria e a fome; as consequências estão aÃ, diante da nossa cara. Ah! Não se esqueçam que não adianta juntar dinheiro para viver quinhentos anos. O 'liberalismo' ainda não criou o bilionário imortal...
Perfeito.
Parabéns pelo trabalho de recolhimento e apresentação de dados. Sobre o México é interessante notar que não houve por lá nada nem de longe parecido com nosso auxÃlio emergencial. E que vai se eternizar agora, mesmo sem pandemia. O presidente mexicano tem uma grande habilidade em manter alta popularidade gastando pouco com os miseráveis. Em vez de ir à Argentina, EUA e China, o Lula (e o Bolsonaro) poderiam ter umas aulas com o AMLO.
Números de 2019. Qual a validade disso para o cenário atual? Alguém explica para ele que estamos em 2023.
Dá uma olhada nos balanços já divulgados dos bancos pra sair da bolha neoliberal. Os juros já prejudicam os bancos e grandes empresas. Só quem tem o pé na macroeconomia, na teoria, sem olhas as consequências no mundo real, ainda defende taxas absurdas, acima da média absurda que temos há décadas. A quebra de um banco americano é sinal de alerta.
Inflação em alta é um outro bom motivo pra não se baixar os juros na base da canetada.
Creio que o autor não levou em consideração que o capital externo reprenta 9% do estoque da dÃvida púlica. Ou seja, a dÃvida está nas mãos do sistema financeiro local, que possui grande capital polÃtico para manter seus rendimentos improdutivos.
O articulista nos dá um bom exemplo de como fazer uma retórica sem o menor sentido para enganar os leitores apressados. A comparação inflação x juros reais mostra que paÃses com menor taxa de juros real também têm inflação menor. Não faz nenhuma explicação sobre porque escolheu as variáveis utilizadas nem a conexão entre elas. Se colocou gasto da previdência para sugerir risco se calote na dÃvida, está sonhando porque dada o perfil da dÃvida e sua denominação em Reais, o risco de calote é zero.
Pelo meus parcos conhecimentos eu acho que ele quis dizer ,fo.. se os pobres.
Os juros teria dois objetivos, um exposto e questionável eh abaixar a inflação quatro porcento, mas quatro porcento é uma base que vem do preço do dólar e do paridade internacional de preços do combustÃvel , pode colocar o juros dez vezes mais que tanto faz como tanto fez. O outro eh saquear o governo. Com esta testa podia ajudar o SP a fazer gols, deve servir pra algo.
O colunista apresentou dados e uma argumentação consistente e racional, logo, passÃvel de contestação igualmente racional. Excelente, mas, dado o atual estado d'arte do debate público, não imagino maior ofensa que essa. Mais fácil acreditar que os nossos juros são altos pela malvadeza dos outros.
O único comentário, entre dez, que não foi feito por um neocloroquiner. Onde este pessoal está com a cabeça, se é que a têm? É mais fácil acreditar que nossa taxa de juros decorre da maldade que tentar entender que os paÃses não saem do buraco sem aplicação da racionalidade a longo prazo...
O Brasil é Campeão Mundial dos Juros já há mais de 60 anos, nada tecnicamente justifica, rouba-se impunimente o PIB para distribuir com meia dúzias, o que falta no Brasil é cadeia para certas elites, vide mais um caso, o Rombo das Lojas Americanas.
Falta um trabalho mais sistemático? Você compara o Brasil com a melhor performance de cada paÃs para reforçar os motivos apresentados pela Faria Lima para justificar juros escorchantes! Sua análise sofre, no mÃnimo, de um viés inconsciente de má vontade. Você é bonzinho demais com a direita e quase um fanático crÃtico da esquerda! Sua subserviência a turma do dinheiro grosso é visÃvel e risÃvel.
Existe uma justificativa maior que o colunista esqueceu, o nome do presidente do Banco Central começa com C, portanto existe motivo suficiente para termos o maior juros do mundo.
O juros do BC não é só maior que dos vizinhos, é o maior do mundo. A grade justificativa para o colunista contratado é o fato do dono da Folha ser banqueiro, dono do pagseguro, bilionário que é o 11 mais rico do Brasil, segundo a Forbes, e amante do bolsa rentismo. A Folha virou panfleto de lambe botas.
Estudo da Noruega: paÃs se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o paÃs tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do paÃs foram anuladas por economistas e polÃticos...
PaÃses com as maiores dÃvidas em relação ao seu próprio PIB têm as menores taxas de juros, parece que nos leilões da dÃvida pública, organizado pelos credores que são bancos e acionistas estrangeiros, existe a participação do FMI. O cidadão adimplente paga a dÃvida do governo por meio da tributação, parece que paga novamente através das taxas de juros
Excelente comparação O bozolino pres Bacen está errado. O povo não aguenta mais esta tx juros
São paÃses incomparáveis e números escolhidos ao bel prazer sem nenhuma amarração para defender a matilha.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Juros mais elevados no Brasil Voltar
Comente este texto