Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    O PT É uma quadrilha autoritária.

    Responda
  2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Mais uma vez repito que é estranho Lula que tem a palavra democracia quase como um mantra, não condenar publicamente a tirania de Ortega, que foi um jovem revolucionário como ele, mas que se transformou em um verdugo para os seus opositores. O opositor pode ser inimigo de um sistema, não de uma nação

    Responda
  3. MARCO ANTONIO TEIXEIRA PORTO

    O PT especificamente e o Brasil de um modo geral fariam bem em não se meterem na vida dos outros. Caso contrário, por exemplo, seríamos obrigados a condenar o frenesi bélico dos EUA, coisa que não nos convém sob nenhum aspecto. Temos problemas de sobra e não somos palmatória do mundo. Vida que segue.

    Responda
  4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Parte do PT parece que parou no tempo, tem a cabeça congelada na guerra fria. Ortega não é nem a sombra que foi quando era líder da guerrilha sandinista que derrubou a ditadura somozista, traiu a revolução e perseguiu ex companheiros para implantar uma ditadura que é muito parecida com a antiga que derrubou. Qualquer democrata seja de centro, esquerda ou direita condenaria essa aberração nicaraguense que desrespeita valores básicos de direitos humanos. Não existe ditadura boa, viva a democracia.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Lembre-se de 8 de janeiro, a tentativa de golpe de Estado promovida pela extrema direita antidemocrática populista. A estratégia bolsonarista de cooptar os militares e as forças de segurança como fez Chaves e Maduro na Venezuela, por ora fracassou. Era aparelhar o governo com essas forças, comprando com dinheiro, acumulando salários e soldos e de futuros benesses maiores caso a ditadura se consolidasse. Não inventaram regime melhor que a democracia, só deve melhorar com maior transparência.

  5. Jorge Ceretta

    Com toda a certeza. Ditadura, seja de qualquer lado, é coisa prá ser defenestrada nem que seja na porrada.

    Responda
  6. Tadêu Santos

    Nas gestões anteriores o pr Lula da Silva botou comida na mesa dos pobres e permitiu aos jovens das classes baixas brasileiras acessarem cursos superiores, agora está resgatando a democracia para o Brasil, que foi pisoteada pelo reaça boZonaZi. Lula já mostrou disposição, porém discordo com a forma que trata os "sanguinários ditadores" Maduro e Ortega! As esquerdas da AL precisam estarem unidas, no entanto é preciso respeitarem os direitos humanos e os princípios democráticos. CHEGA DE REPRESSÃO

    Responda
  7. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Porque será que a diplomacia do governo anterior também não condenou e ninguém tocou no assunto ??

    Responda
  8. orlando gomes de freitas

    Ditadura,nunca mais ! Como dizia o nosso querido Ulisses : temos ódio da ditadura!

    Responda
  9. Mario Garcia

    Tô pasmo. Ninguém criticou a FSP.

    Responda
  10. roberto cardoso

    Perfeito. Condenar ditadura de Ortega ou de qualquer outro ditador é lutar e ratificar a democracia. Omissão nisso é ser conivente.

    Responda
  11. Ronaldo Pereira

    Se o PT não fizer isso, não só com a Nicarágua, mas também com todas as outras ditaduras, estará dando um tiro no pé! O Partido não pode mais cometer tal tipo de erro ou perderá seu eleitorado mais ao centro e aí a vaca vai pro brejo.

    Responda
  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Não ouvi os argumentos dos petistas que defendem a não condenação da ditadura de Ortega mas essa é uma posição inaceitável e injustificável. Como bem disse o Celso, Ortega não é socialista e muito menos democrata, não há porque se abster da crítica, aliás, isso só gera prejuízo político e munição para os candidatos a ditadores e golpistas da extrema direita.

    Responda
  13. João Ramos de Souza

    A submissão do meu comentário há pouco enviado à tal moderação, mostra que o algoritmo está programado sem nenhum critério.

    Responda
  14. João Ramos de Souza

    O PT parece não ter entendido nada com a última eleição. A vitória de Lula, com apenas 1.8% de votos a mais do que Bolsonaro, só foi possível com o apoio do centro e centro-esquerda. Não será com apoio a ditadores que Lula e o PT manterão o apoio dos democratas daqui. Alguém precisa dizer isso a eles. Parece que não aprenderam nada em 2018 e em 2023.

    Responda
  15. Mauro Umberto Alves

    Ou se condena todas as ditaduras no mundo, ou não se deve condenar apenas as dos países mais fracos. A diplomacia brasileira deve ser pragmática, mas não exclui que ela seja de princípios.

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Vdd, igual a um país do Norte, condena umas e aplaude até ajuda outras

  16. Mauro Umberto Alves

    O Brasil deve ter uma diplomacia de princípios uniforme, que lhe dá credibilidade.Deve condenar todas os regimes auroritários, no atacado. Mas não pode particularizar, em nome do pragmatismo. Se não pode condenar a ditadura chinesa, nào deve condenar ditaduras de países fracos, como da Nicarágua.

    Responda
  17. JOSE RADA NETO

    Ditaduras não são nem nunca foram um governo positivo. No século XX, muita gente defendeu esse tipo de governo em nome da ideologia, de um futuro. Hoje sabemos que ditadura não tem futuro positivo, exceto para grupos seletos.. E tanto Lula quanto Bolsonaro flertaram com ditaduras e receberam presentinho ditatoriais (como caixas de joias milionárias da Michele).

    Responda
  18. ROBERTO DE FREITAS

    Não podemos prescindir de pais tão desenvolvido, faria muita falta pra nós

    Responda
  19. ROBERTO DE FREITAS

    Ortega é cumpanheiro! Q Q isso!

    Responda
  20. Franklin Medeiros

    O sonho do PT é fazer a mesma coisa no Brasil. Será a tal ditadura do proletariado. A Stasi tupiniquim já está formada.

    Responda
    1. Jorge Ceretta

      Menos Franklin, menos. Esse sonho era o de um certo "mito".

  21. Marina Gutierrez

    Eu conheço um casal que ainda apoia o Ortega, quando tentei argumentar com eles que o sujeito se tornou um ditador, explicaram que por trás de tudo que está acontecendo na Nicaragua, está o governdo dos USA. Acreditam nisso piamente.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Ultra-direitistas enxergam comunistas até debaixo da cama. Esquerdistas radicais acham que o Tio Sam está por trás até da chuva que estragou o final de semana deles.

  22. Hercilio Silva

    De fato Ortega persegue até os sandinistas fiéis a origem.

    Responda
  23. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Será porque a Diplomacia brasileira tem historicamente a tradição de não arrumar briga gratuita com qualquer parceiro ???

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Luiz Carlos: não precisa brigar com o ditador, apenas não apoiá-lo.

  24. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Não é preciso ir pelos extremos para simplesmente reprovar o que se passa na Nicarágua atual com Ortega.

    Responda
  25. Alvaro Almeida

    Meu Deus do céu, gostaria de conhecer como o povo vive na Nicarágua. Isso ninguém mostra. Agora, todos esses pseudos sociólogos não sabem o que de atraso e arrogância nossa brava Igreja Católica praticou na nossa sofrida América...me poupe. É o velho imperialismo americano fomentando a revolta contra o governo da Nicarágua. O resto é conversa fiada.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Aaah, o que seria da esquerda mundial se não existissem os EUA? Em quem colocar a culpa por todos os seus fracassos?

  26. Marina Gutierrez

    Excelente artigo! O Governo Lula deveria ver o Daniel Ortega, pelo que ele é, um ditador talvez até pior que o Somoza, um insulto a todos os que perderam a vida antes e durante a revolução e os que continuam sendo perseguidos no momento.

    Responda
  27. Franklin Medeiros

    O sonho do PT é fazer a mesma coisa no Brasil. Será a tal ditadura do proletariado. A Stasi tupiniquim já está formada.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É mesmo? E por que não fez, nem sequer tentou? Lula tinha mais de 80% de aprovação ao final do segundo mandato mas rejeitou patrocinar mudança constitucional, como fez FHC até mesimo comprando votos, por um terceiro mandato. Isso é coisa de quem quer ser ditador?

    2. Pierre Laville

      Nao tem desculpas em suportar tais regimes, mas falar que o sonho do PT e ,meremente delirio de gado.

    3. Hercilio Silva

      Ridículo, quem queria ditadura quebrou os 3 principais prédios da república e fracassou no golpe.

  28. José Filho

    Sem chance. Lula manda, a manada obedece. Simples assim.

    Responda
  29. jose batista

    Pt quer ficar preso em suas contradições!

    Responda
  30. Marcos Antônio

    Ano que vem têm eleições, mais um motivo para o PT não ficar associado com ditaduras, caso contrário, perda de votos.

    Responda
  31. humberto cavalcanti

    ai, ai, ai, o colunista não é nada instrumental, o PT - alguns,como em quaisquer grupos,famílias,integrantes,mesmo na cúpula com visões instrumentais.Alguns,na Cùpula- um paritdo político sempre tem diversos subgrupos que,em público, têm que defender o que a maioria vence em reuniões,o q não significa uma danada discussão e divergencias internas. Saí do PT,antes PCB finado,por causa dessas coisas - E Quer saber?Sei muito bem da história de Cuba e Venezuela,e admiro, com mil problemas.

    Responda
  32. Lizia Helena Nagel

    Celso Rocha de Barros, um bom representante da sociologia que teórica, positiva e fundamentalmente trabalha com os pressupostos dicotômicos do Bem e do Mal, do Positivo e do Negativo, do Certo e do Errado ....

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá chamando ele de bozoloide?

    2. humberto cavalcanti

      pena eu voce ver dessa forma dualista, ele não é nada disso.

  33. Lizia Helena Nagel

    Celso Rocha de Barros, um bom representante da sociologia que teoricamente trabalha com valores excludentes como positivo e negativo, certo e errado .... (sem mediações, contradições, sem história enquanto expressão do movimento social)

    Responda
  34. humberto cavalcanti

    Muito bem,Celso de Barros,quem lê sempre suas colunas na FOLHA e também vídeos longos de Celso,vê inúmeros senões e críticas a um certo partido.Mesmo filiado,ou não,partidários políticos ou simpatizantes minimamente inteligentes sabem disso.Já fui de 2 partidos de esquerda,não sou mais.Prefiro me sentir independente, e crítico, muito crítico a tudo.Uma frase preferida de K Marx, num joguinho ping-pong curtinho,com uma das filhas,ele cita um antigo ditado latino: "sempre duvidar de tudo" .

    Responda
  35. humberto cavalcanti

    é fogo, há comentários, e respostas que não entendem nada. E puxam pra respostas com outros assuntos nada têm a ver.

    Responda
  36. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Auto determinação dos povos.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      a gente escolheu um inominável. alguém veio dar pitaco. aturamos e agora estamos livres. agora as viuvas me desculpem. vão pros eeuu

    2. João Gaspar Farias

      ... Povos que escolhem seus representantes em eleições livres, onde um candidato não prende os demais.

    3. Daniel Vitorazzi

      Tu deve ser um dos que dizia que se o Bolsonaro desse um golpe não daria certo pois haveriam sanções dos EUA e Europa. E imploraria por isto caso ocorresse. Mas com ditadores de esquerda vem com este papo de autodeterminação.

    4. Hermes Yaly

      A mesmíssima desculpa esfarrapada que a ditadura militar dava quando recebia críticas externas. Não é mera coincidência...

    5. humberto cavalcanti

      o que existe e deve existir é humanismo, criticar os regimes e pessoas antidemocráticos, pena que pensar só naquilo torna o comentário um despropósito e que nada entendeu.

  37. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Parabéns pelo artigo Celso. Conseguiu dar voz a direita mais po dre do Brasil. Por que não fala dos escravos do sul ? Aí não pode né ? Não moro na Nicarágua.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Que tal refutar os argumentos dele? Tá parecendo um boZoloide.

    2. humberto cavalcanti

      o colunista se detém num ponto, não é um discurso, não é uma longa palestra, ora, bolas.

  38. niemeyer franco

    EUA invadiu Iraque de quem foi inimigo, invadiu Irã de quem foi amigo, e não vi/não vejo o bloguista defender os invasores, pra não dizer invasões a outras nações.

    Responda
    1. niemeyer franco

      *invadidos

  39. joão moreira

    É o passo que o PT precisa dar urgentemente para mostrar uma face menos radical e de fato ser reconhecido como o maior partido progressista do Ocidente (e leva junto na crítica a Venezuela e Cuba, duas ditaduras envergonhadas).

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      São situações muito diferentes. Cuba sofre uma tentativa de sufocamento por parte-nos Eua com intuito de inviabilizar o regímen socialista. Na Venezuela houve também um tanto disso embora sob Maduro a coisa tenha sim de gringolado, lembrando que houve uma tentativa de golpe contra Chaves que levou o regime a um endurecimento. Mas na Nicaragua há apenas uma ditadura pessoal, não há justificativa para o mesmo critério.

  40. José Cardoso

    Talvez o Luiz avalie que ceder às pressões para condenar o Ortega traria um efeito dominó. Daqui a pouco teria que condenar o Maduro, e sacrilégio dos sacrilégios, a ditadura de Cuba.

    Responda
  41. JOSE A MARTINI

    Meu caro jovem sociólogo, escreveu livro sobre o pt e não percebeu que a concepção de democracia do partido é meramente instrumental ? Nunca acreditaram na democracia como valor universal, tonto ou muito hipócrita é quem vota nessa seita com pretexto de defender a democracia.

    Responda
  42. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    De fato. Deveria. Não condenar a Nicarágua, mas Daniel Ortega.

    Responda
  43. Vital Romaneli Penha

    O PT está sendo coerente com a sua postura, apoiando a ditadura nicaraguense,como demonstrou ontem (11/03) na Folha,Marcos Mendes ,o PT é um partido com princípios ditatoriais.

    Responda
  44. humberto cavalcanti

    Celso,gosto de algumas colunas suas,mas diplomacia é diplomacia,Biden visita a China,ou manda um preposto,e a mídia nunca fala na ditadura do regime chinês,nem da arába saudita,muito mais criminosa do que a da Coréia do Norte,quer dizer, a gente nunca sabe,as agencias de noticias daqui e de fora,só revelam o lado autoritário,nimca lados ultrapositivos de um regime que ... nem as lideranças sabem como se classificam,não são capitalistas,nem comunistas- no que se entende por comunistas,deixa disso

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      ah que lindo ! vamos passar pano pra ditaduras e ver o lado bom delas né ? Mussolini e Hitler também melhoraram a condição economica de seus países...

    2. Lucas Alves dos Santos

      Vamos elogiar os feitos ultrapositivos do Médici

  45. Guilherme Torres Godoy

    Dois pesos duas medidas, Cuba 60 anos de bloqueo economico, PT reclama, Nicarágua 40 anos de ditadura de Ortega, onde fica a democraçia defendida pelo PT? Será que Daniel Ortega é o novo Anastazio Somoza, derrubado por Os sandinistas comandados por D. Ortega?

    Responda
  46. Nelson Vidal Gomes

    O PT faria bem se assumisse sua verdadeira identidade de PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros, eis que nada fez pelos trabalhadores -nem segundo menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos -e ainda os prejudicou obrigando-os a subsidiar os patrões com alta tributação do consumo. Deixou 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Namastê!

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      E continua tua partitura de uma nota só.

  47. LEANDRO DUCA

    O Presidente LULA está correto! Pratica a soberania descisória. Conhece o Ortega e não se precipita nos seus movimentos diplomáticos por "ouvir dizer". Povão daqui se baseia em que tipo de informação para julgar? Parece que a gente não aprende nunca! Daqui a pouco volta o assunto da Venezuela e tal, ficando nessa pobreza de raciocínio sempre.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Tu certamente é um daqueles que dizia não acreditar em golpe do Bolsonaro pois haveriam sanções dos EUA e Europa. E imploraria por elas,ao fim e ao cabo. Mas ditaduras de esquerda tá tudo certo, o povo de lá deve amar.

    2. SUELI Iossi

      Pelo seu raciocínio se Bolsonaro tivesse tido êxito no seu golpe contra Lula e manipulasse o resultado das eleições, o certo então seria deixa-lo massacrar todos que se opusessem e os outros países que defendem a democracia e o direito de se manifestar deveriam respeitar a livre soberania do Brasil e não condenar Bolsonaro?? Pois é isso que Lula e o PT estão fazendo, lavando as mãos para a perpetuação de Ortega no poder com o uso de violência e ignorando a ONU, vergonha como confiar no PT????

  48. Igor Cornelsen

    A Nicarágua só vem mais uma vez provar que socialismo de democracia não funcionam junto, além disso a economia não cresce, a produção cai e o que sobra é a repartição de um bolo que se reduz. Cuba é o exemplo clássico. Era o país mais avançado da América Latina antes de 1959, 65 anos depois virou um favelão. A Venezuela empobreceu tanto que já voltou atrás. Hoje Caracas já tem uma revenda Ferraria e a Chevrom exporta petróleo aos EUA novamente.

    Responda
    1. Felipe José

      Cuba era o país mais avançado da AL antes de 1959? Talvez em algum dos multiversos da Marvel. Só faltou você afirmar que Fulgêncio Batista foi o maior democrata do seu tempo.

  49. Marcos Antônio

    O PT e o Presidente perdeu milhões de votos porque disseminaram que aqui religiosos seriam perseguidos.

    Responda
    1. JOSE A MARTINI

      Quem acreditou nisso não errou tanto pois o pt não as ditaduras que fazem isso...

  50. José Eduardo de Oliveira

    Em resumo, Daniel Ortega, para variar macula o nome de Augusto Sandino, que foi traiçoeiramente assassinado e continua assassinado todos os dias, por esse seu discípulo ao contrário. Mas isso também aconteceu em Cuba e outros lugares, a revolução foi feita para piorar o que parecia não tinha como piorar.

    Responda
    1. Luiz Almeida

      Está na hora do PT crescer e aprender que existem ditaduras de direita e de esquerda, também.