Equilíbrio > Aula antes das 9h prejudica sono e piora desempenho acadêmico, diz estudo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A manchete está errada. O estudo publicado na Nature mostrou que: não existe diferença significativa de desempenho nas aulas à tarde ou de manhã (diferença nas notas foi de centésimos); existe uma maior ausência de estudantes nas aulas à s 8h e o motivo é porque estão dormindo ou porque acordam tarde e não dá tempo para chegar; existe uma ligeira piora na média geral de estudantes, décimos, conforme aumenta o número de aulas no perÃodo da manhã (o estudo não comprova uma relação de causa-efeito)
Só digo uma coisa: aula/ trabalho iniciando às sete e meia da manhã é algo medieval.
Não poderiam compartilhar o artigo da pesquisa para lermos as conclusões, as limitações e as recomendações do estudo? Achei a matéria vazia.
Seria tão bom começar as 9:00. São crianças e adolescentes que seriam muito mais felizes se acordassem em um horário mais tranquilo.
Como conciliar o biorritmo de pessoas diferentes? Muito difÃcil. E os professores? Tem professor com melhor desempenho de manhã, outros à tarde. É possÃvel se fazer cursos de meio perÃodo? Não, pois senão teriam duração muito longa. Ou seja, as pessoas têm que se adaptar a uma nova realidade quando entram na universidade, ou começam a trabalhar na mesma idade, ou até antes! Assim é a vida, fazer o quê? As pessoas têm que se tornar adultas e pronto.
Que horas esse povo vai dormir? E, quantas horas de sono? Pesquisa danada...
...e o problema seria a logÃstica de deixar a criança/adolescente na escola, pois os pais que trabalham precisam chegar cedo no trabalho.
Isso não é ciência mas simples estudo de conveniência.
Isso deve ser coisa de Bolsonaristas!
Como é que é? Se dependesse só deles, todas as escolas e faculdades seriam militares, com aulas começando às seis horas da manhã.
Quanto mais burro melhor!
Concordo parcialmente, note uma criança do fundamental em sala de aula as 7 da manhã é improdutivo, da mesma forma as aulas noturnas após as 22 horas, a fadiga impera, é um contra senso, o ideal é a partir de oito horas da manhã, encerrando as 21 horas o funcionamento da escola.
Caro Rafael, Infelizmente, nos cursos universitários noturnos, não há como fazer diferente que aulas das dezenove ás vinte e duas e trinta . Eu e minha mulher também enfrentamos isso há quarenta anos atrás no curso de Contábeis . E naquela época havia uns seis ônibus que vinham de cidades vizinhas . Os alunos só chegavam na sua cidade após a meia noite .
A vida toda estudei de manhã acordando as 05h30 sendo que a aula iniciava as 07:10. A diferença da minha época com a de hoje é que não tÃnhamos internet e tv no quarto, que hoje fazem das crianças dormirem sempre depois da meia noite.
Acho que a pesquisa deveria ser feita sobre o horário que os estudantes vão pra cama à noite. Quem precisa chegar na faculdade às 7 da manhã, às 22h já deveria estar dormindo. Com 8 horas de sono bem dormidas, o cérebro absorve maior conhecimento pois está totalmente "descansado". O problema é que vão dormir entre 1 e duas da manhã e não dormem o suficiente.
Correto!
Quando era criança ia dormir cedo para acordar mais cedo. Hoje a garotada fica nos eletrônicos até de madrugada e trocam a noite pelo dia, sem que os pais façam nada. Depois levam as crianças aos especialistas que irão medicá-las. A propósito, a reportagem foi feita (e editada) pelo ChatGPT ou foi o estagiário que dormiu tarde, abraçado com o PS-5?
Que pesquisa sem pé e sem cabeça! O melhor horário para estudar é o mais cedo possÃvel e já vai treinando o ser humano para sua provável realidade.
Discordo totalmente.
Já sabia disso há mais de 30 anos.
Vivemos um paÃs de contrastes . Enquanto muitos precisam sair da cama à s quatro e meia da manhã, para pegar o busão periférico à s cinco e meia, depois o metrô até chegarem ao trabalho à s oito; outros ficam na cama até ás dez, quando mamãe ou a empregada lhes leva café na cama .
RisÃvelÂ… a pesquisa foi feita num ambiente acadêmico, de adultos portanto. O sono de adulto, segundo o especialista consultado na entrevista, não pode ser comparado com criança e adolescentes. Além disso, não houve alteração das notas, o que contradiz a manchete que fala em desempenho comprometido. A folha virou jornal de segunda.
IncrÃvel a prepotência masculina. A pessoa quer contradizer as conclusões de um estudo baseado na própria convicção. Socorro.
Pqp! Quantos erros de português nesse meu comentário! Que fase essa minha!
Estudo mequetrefe é o que mais tem por aÃ. Sejam feitas por mocinhas de rosa ou rapazes de azul.
socorro - Deus ajuda, quem madruga ! Minha empregada não me leva café na cama ás dez da manhã . Sequer temos empregada .
Nenhuma criança precisa ficar até as duas da manhã em frente á TV . Hora de dormir é ás Vinte e duas horas .
quanto toca o despertador, às seis da matina , minha cadela shi-tzu quer o café da manhã . e não sossega enquanto não ganhar .
A imensa maioria dos animais discorda desse horário.
Na Federal do PR eu tive um professor de Tributária que iniciava as aulas pontualmente ás sete da manhã porque ele era o delegado da receita federal em Curitiba e dizia que precisava estar no trabalho às Nove . .Dava aula das sete às oito e quarenta e cinco . E a sala estava toda presente .
RidÃculo . Hora e dormir é das vinte e duas à s seis horas . Lógico que v. não consegue acordar se vai dormir ás três da manhã .
Errado; hora de dormir é a que o relógio biológico determina. Eu posso até acordar antes, mas meu cérebro só começa a funcionar às nove horas da manhã.
Eu, como animal, sempre acordei às seis da matina . Mantenho essa rotina, mesmo agora, aposentado
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > Aula antes das 9h prejudica sono e piora desempenho acadêmico, diz estudo Voltar
Comente este texto