-
CARLOS BECKER
O problema de achar que toda uma raça é composta por indivíduos 'suspeitos' é que podemos passar a achar que todo policial não presta... Aí fica ruim, né não?
-
José Cardoso
Só não vejo como o STF pode mudar isso. A lei não trabalha com percentuais mas com sim ou não. Como uma decisão judicial poderia mudar o percentual de negros que sofrem abordagem pela polícia? Ou proíbe a abordagem de negros ou não proíbe.
-
Mimi Silva
Pois é. Acho que toda pessoa racional concorda que não deve haver abordagem baseada em racismo (e sabemos que há). O problema está em defini-la, considerando que o agente público jamais vai admitir a motivação racista de uma abordagem. O que nos resta? Definir cotas? Punir abordagens que não encontrem nenhuma ilegalidade? Não creio que o sistema de Justiça tenha a resposta para esse problema.
-
-
Peter Janos Wechsler
Existe uma estatística ao contrário? Sabemos que negros e pardos são injustamente percentualmente muito mais abordados. Existe alguma estatística sobre o percentual de malfeitos cometido por grupos étnicos?
-
Marcos Benassi
Boa pergunta ao fim do texto, caríssima. Haverá uma série de respostas para ela, talvez, em sua maioria, padronizadas. Sincera e objetiva, mesmo, é se fizéssemos a versão "quais os critérios objetivos que levam você a desconfiar da polícia?" Creio que ouviremos uma infinidade de diferentes, mas iguais em essência, de descrições observacionais do comportamento policial concreto.
-
Florentino Fernandes Junior
A sra leticia assassinada no rj q o diga
-
Paulo Sales
Não seria a matéria certa para dizer isso. Mas a escola está falida. Moral e institucionamente. Se não a fizermos um lugar de formação para a vida, tudo vai piorar cada vez mais. E nao falo em escola militarizada, que na minha opinião estraga o bom e piora o ruim, mas escola que ensine atitude e valores, onde não há margem para esculhambar, do contrário a porta é a serventia da casa. A sociedade brasileira prejudica os bons em detrimemto dos ruins e seus país. Isso não via dar certo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.