Por quê? Economês em bom português > Por que economistas defendem impostos sobre combustíveis mesmo que eles causem inflação? Voltar
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Muita ingenuidade achar que no Brasil a taxação de combustÃveis tem relação com a preocupação climática ! É essencialmente para fazer caixa, nada mais !
Se a tributação sobre os combustÃveis afetasse o consumo em benefÃcio do meio ambiente, provocando menos poluição, e em consequencia, menos efeitos climáticos, os economistas optariam pela extinção da Petrobrás. sairia mais barato.
A articulista não leva em conta aqueles que trabalham com motocicletas. Não há que se falar em distribuição de renda, uma vez que os tributos incidentes sobre os combustÃvel não são alimentadores de nenhuma polÃtica pública. Por fim os economistas defendem impostos sobre combustÃveis porque eles capitalizam principalmente a Petrobrás, e creem eles que fica salvaguardada uma empresa estratégica para o paÃs, que desenvolve tecnologia, gera emprego, renda e tem efeitos multiplicadores diversos.
Essa coluna vem numa sequência impressionante de artigos ruins. Semana passada foi o dos "3 meses" e agora é o etanol fóssil. Parabéns.
Primeiro. Etanol não é combustÃvel fóssil. É energia renovável, derivada da cana de açúcar e milho. Segundo. Espera serem afetadas as classes média e alta, pois possuem carro. RaciocÃnio errado, porque há um número muito grande de pessoas de renda baixa que andam de carro, pois gastam menos que se pagassem transporte público que está muito caro, sem considerar a rapidez e o fato de sair de casa e parar no serviço. Há também neste extrato de renda, muita gente que trabalha com o seu veÃculo.
Etanol combustÃvel fóssil...?
Mds!
Governos estaduais e federal possuem despesas em IPCA e receitas via imposto sobre combustÃvel em petróleo/dólar, o Ãndice que mais aumenta. Estados reclamam que perderam arrecadação mas escondem que o que perderam foi uma parte do excesso. Pergunto se alguém acredita que com a volta desses impostos alguma parte vai ser direcionada para combustÃveis sustentáveis ou de vai para fundo partidário.
Como assim parte do excesso?
Eles defendem porque os governantes precisam. Sem esse tributo os Estados quebram.
A bem da verdade, é preciso esclarecer que não houve "aumento" nos preços de combustiveis. Na verdade ocorreu um restabelecimento das tarifas que haviam sido zeradas pelo antigo governo, de forma irresponsavel e que trouxeram prejuizos bilionarios à arrecadação da união e estados. Aliás, o restabelecimento dessas tarifas, se deram em patamares bem abaixo dos preços que eram praticados antes da desoneração
Quanta irracionalidade. Aumento nos preços da gasolina causa prejuÃzo para todos, pelo efeito cascata na economia (aumento do frete por exemplo). Mesmo com o aumento as pessoas vao continuar a usar seus carros por falta de opção de tranporte publico.
Prezado Guido, leia o artigo, está razoavelmente explicado inclusive o efeito inflacionário. Responder sem ler não é boa medida.
Errado. O que causa efeito cascata na economia é o aumento do diesel, usado nos caminhões que transportam mercadorias. A gasolina só afeta o bolso de quem tem carro particular, que não são exatamente pobres...
Nada mais distante da realidade do que afirmar que as classes média e alta serão as afetadas porque quem tem carro pertence a uma delas. Todo motorista de Uber virou classe média.
RaciocÃnio ilógico. Tentando justificar o injustificável.
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