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  1. MARCELO CAMPOS DELAVIGNE BUENO

    Muita ingenuidade achar que no Brasil a taxação de combustíveis tem relação com a preocupação climática ! É essencialmente para fazer caixa, nada mais !

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  2. Aroldo Zella

    Se a tributação sobre os combustíveis afetasse o consumo em benefício do meio ambiente, provocando menos poluição, e em consequencia, menos efeitos climáticos, os economistas optariam pela extinção da Petrobrás. sairia mais barato.

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  3. Aroldo Zella

    A articulista não leva em conta aqueles que trabalham com motocicletas. Não há que se falar em distribuição de renda, uma vez que os tributos incidentes sobre os combustível não são alimentadores de nenhuma política pública. Por fim os economistas defendem impostos sobre combustíveis porque eles capitalizam principalmente a Petrobrás, e creem eles que fica salvaguardada uma empresa estratégica para o país, que desenvolve tecnologia, gera emprego, renda e tem efeitos multiplicadores diversos.

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  4. Vitor Lamm Lobato

    Essa coluna vem numa sequência impressionante de artigos ruins. Semana passada foi o dos "3 meses" e agora é o etanol fóssil. Parabéns.

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  5. Aroldo Zella

    Primeiro. Etanol não é combustível fóssil. É energia renovável, derivada da cana de açúcar e milho. Segundo. Espera serem afetadas as classes média e alta, pois possuem carro. Raciocínio errado, porque há um número muito grande de pessoas de renda baixa que andam de carro, pois gastam menos que se pagassem transporte público que está muito caro, sem considerar a rapidez e o fato de sair de casa e parar no serviço. Há também neste extrato de renda, muita gente que trabalha com o seu veículo.

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  6. Luiz Gomide

    Etanol combustível fóssil...?

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  7. WLADIMIR KIREEFF

    Mds!

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  8. Adauto Lima

    Governos estaduais e federal possuem despesas em IPCA e receitas via imposto sobre combustível em petróleo/dólar, o índice que mais aumenta. Estados reclamam que perderam arrecadação mas escondem que o que perderam foi uma parte do excesso. Pergunto se alguém acredita que com a volta desses impostos alguma parte vai ser direcionada para combustíveis sustentáveis ou de vai para fundo partidário.

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    1. Reginaldo Borges

      Como assim parte do excesso?

  9. NACIB HETTI

    Eles defendem porque os governantes precisam. Sem esse tributo os Estados quebram.

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  10. Mario Donizete Pelissaro

    A bem da verdade, é preciso esclarecer que não houve "aumento" nos preços de combustiveis. Na verdade ocorreu um restabelecimento das tarifas que haviam sido zeradas pelo antigo governo, de forma irresponsavel e que trouxeram prejuizos bilionarios à arrecadação da união e estados. Aliás, o restabelecimento dessas tarifas, se deram em patamares bem abaixo dos preços que eram praticados antes da desoneração

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  11. GUIDO PIUS JUNG

    Quanta irracionalidade. Aumento nos preços da gasolina causa prejuízo para todos, pelo efeito cascata na economia (aumento do frete por exemplo). Mesmo com o aumento as pessoas vao continuar a usar seus carros por falta de opção de tranporte publico.

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    1. Antônio João

      Prezado Guido, leia o artigo, está razoavelmente explicado inclusive o efeito inflacionário. Responder sem ler não é boa medida.

    2. Marco Aurelio Costa

      Errado. O que causa efeito cascata na economia é o aumento do diesel, usado nos caminhões que transportam mercadorias. A gasolina só afeta o bolso de quem tem carro particular, que não são exatamente pobres...

  12. Marina Santana De Aguiar

    Nada mais distante da realidade do que afirmar que as classes média e alta serão as afetadas porque quem tem carro pertence a uma delas. Todo motorista de Uber virou classe média.

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  13. Clécio camatrgo

    Raciocínio ilógico. Tentando justificar o injustificável.

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