Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedito Claudio Pacifico

    As criptomoedas vão levar o mundo a próxima recessão, salvo se novamente os bancos centrais intervirem para impedirem estragos maior , eu não entendo isto de humanidade tentar sempre as mesmas coisas e esperarem resultados diferentes , aguardem e vejam o dinheiro do povo sendo utilizado para impedir a quebra do milionários e suas apostas sem fundamentos

    Responda
  2. José Cardoso

    Dizem que no início de sua carreira como banqueiro, o Magalhães Pinto foi procurado por um fazendeiro, grande depositante. Queria retirar tudo. O banqueiro coçou os cabelos (que ainda tinha), e mandou abrir o cofre. Quando o cliente viu tudo na mesa falou: pode colocar de volta, só queria saber se estava tudo aí...Esse é o dilema do negócio bancário: seus clientes tem que acreditar que se precisarem o dinheiro estará à disposição. Mesmo sabendo que se muitos fizerem isso, o banco quebra.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Bernardo, caríssimo, pra mim, é um mistério a maneira pela qual a atividade regulatória "solucionaria" uma questão que é fulcral ao modelo de economia financeirizada, a confiança. De que modo as escolhas privadas legítimas de investimento poderão ser reguladas de modo evitar crises como esta? As escolhas do svb eram, exceto para essa situação e contexto, adequadas e seguras, não? Não houve trambique algum; efetuada a criação de um enorme seguro coletivo, o que haveria?

    Responda
  4. Breno Correa

    A solução é cadeia de verdade pros executivos que não sigam regras prudênciais.

    Responda
  5. Sérgio Renato Pires ferreira

    O colunista não entende nada de blockchain, a única descentralizada total é o bitcoin e essa não tem como quebrar pela autonomia total que tem.

    Responda
  6. andre lunardelli

    Mais um excelente artigo de Bernardo Guimarães.

    Responda