Marcelo Viana > Émilie du Châtelet, a matemática francesa que também era marquesa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. filipe moura lima

    Genialidade é isso; o resto é 'imitação'.

    Responda
  2. Adauto Lima

    À parte sua impressionante trajetória científica, é curiosa a informação sobre a felicidade do seu casamento. Como pode ter sido, tendo uma relação romântica com Voltaire e o pai de uma de suas filhas senso um poeta e não o seu marido.

    Responda
  3. José Cardoso

    Como morreu cedo. Pelo menos teve uma vida bem vivida. A única vantagem é que o rosto que passa para a posteridade é mais jovem e belo.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Ôôô, seu Marcelo, que muierão, hein, sô? Nada como nascer nobre e ter uma educação de primeiríssima - aliás, papai e mamãe também devem ganhar parabéns profusos, admiráveis os velhos. Mas que figurinha sensacional, a Marquesa. Pra gente lembrar da falta que faz educar direito as pessoas: se botar pilha, a coisa vai de vento em popa. Sem dúvida, haverá quem repare na parte vazia do copo: "ah, não fosse libertina, não tinha morrido de parto de bastardo!" Eu, hein? Vive la Marquise!

    Responda
    1. filipe moura lima

      Ô, seu Marcos. Anda sumido... Tá tudo bem com vc?

  5. Vito Algirdas Sukys

    Émilie Châtelet traduziu o Principia de Newton para o francês com grande conhecimento. Seu professor Clairaut trabalhava para resolver problemas que Newton tinha deixado sobre a Lua. Clairaut com métodos geométricos e equações diferenciais obteve equações para o movimento lunar similares às do matemático Simpson.

    Responda
  6. Neli de Faria

    Mais uma mulher para eu amar! Amo de paixão Marie Curie.

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    Tendo professores como Maupertuis e Clairaut, vejam a imbricação da matemática com a física. Clairaut demonstrou fato notado por Newton que todas as curvas de terceira ordem são projeções de uma de cinco parábolas. Lagrange deu uma declaração mais geral do que Euler e Maupertuis do princípio da mínima ação. Ele disse que a mecânica é um ramo da matemática pura análogo à geometria de quatro dimensões, com o tempo e as três coordenadas do ponto no espaço.

    Responda
  8. Maria Lopes

    Adorei saber desta iluminada e brilhante senhora.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.