Marcelo Viana > Émilie du Châtelet, a matemática francesa que também era marquesa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Genialidade é isso; o resto é 'imitação'.
À parte sua impressionante trajetória cientÃfica, é curiosa a informação sobre a felicidade do seu casamento. Como pode ter sido, tendo uma relação romântica com Voltaire e o pai de uma de suas filhas senso um poeta e não o seu marido.
Como morreu cedo. Pelo menos teve uma vida bem vivida. A única vantagem é que o rosto que passa para a posteridade é mais jovem e belo.
Ôôô, seu Marcelo, que muierão, hein, sô? Nada como nascer nobre e ter uma educação de primeirÃssima - aliás, papai e mamãe também devem ganhar parabéns profusos, admiráveis os velhos. Mas que figurinha sensacional, a Marquesa. Pra gente lembrar da falta que faz educar direito as pessoas: se botar pilha, a coisa vai de vento em popa. Sem dúvida, haverá quem repare na parte vazia do copo: "ah, não fosse libertina, não tinha morrido de parto de bastardo!" Eu, hein? Vive la Marquise!
Ô, seu Marcos. Anda sumido... Tá tudo bem com vc?
Émilie Châtelet traduziu o Principia de Newton para o francês com grande conhecimento. Seu professor Clairaut trabalhava para resolver problemas que Newton tinha deixado sobre a Lua. Clairaut com métodos geométricos e equações diferenciais obteve equações para o movimento lunar similares às do matemático Simpson.
Mais uma mulher para eu amar! Amo de paixão Marie Curie.
Tendo professores como Maupertuis e Clairaut, vejam a imbricação da matemática com a fÃsica. Clairaut demonstrou fato notado por Newton que todas as curvas de terceira ordem são projeções de uma de cinco parábolas. Lagrange deu uma declaração mais geral do que Euler e Maupertuis do princÃpio da mÃnima ação. Ele disse que a mecânica é um ramo da matemática pura análogo à geometria de quatro dimensões, com o tempo e as três coordenadas do ponto no espaço.
Adorei saber desta iluminada e brilhante senhora.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Émilie du Châtelet, a matemática francesa que também era marquesa Voltar
Comente este texto