Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roni francisco dal bosco

    Este ensino medio foi concebido pós golpe contra Dilma em 2015, por ninguem menos que Mendonça Filho, politico formado em adminstraçao de empresas,que além das aberrações inseridas nesta reforma,foi responsavel quando de sua administraçao no MEC, pela suspensão por 5 anos de novos cursos de medicina.O Brasil tem um dos menores indices de medicos por habitante no mundo e se regionalizar, este numero cai par amenos da metade em algumas regiões

    Responda
  2. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Dá para notar uma precarização no ensino, realmente. Agora, olha a reclamação do estudante: não estou conseguindo me preparar para o vestibular. É nisso que se resume a educação no Brasil: conseguir acumular o máximo de informações para passar no vestibular. Não formamos cidadãos. Pensamento crítico? Só o suficiente para o vestibular, por favor.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      Mas qual é o problema em ele se preocupar com o vestibular ? Cursar uma universidade é a sequencia natural de todo roteiro para complementar a formaçao completa de qualquer cidadão. Ou voce quer que ele conclua o ensino medio e vá trabalhar de quem sabe vendedor de balas nos semaforos da vida ?ou melhor ainda vire morador de rua ou ainda melhor engrosse a multidão da cracolandia. Poupe seu raciocinio para algo melhor principalmente com boa qualidade.

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Na verdade, nem mais para o vestibular, é pra formar trabalhadores de aplicativos, de serviços terceirizados, com baixos salários. Tem que ser revogado imediatamente. (Abner Nazaré Cândido)

  3. Antonio Donizeti Fernandes

    A revogação do Novo Ensino Médio, de fato, corresponderia a um dos primeiros atos deste governo popular em favor da Educação Pública. Essa, em sua crise perene enquanto projeto das elites, a cada dia passa constituir-se como de grande interesse, apetites e estrategias dos grandes grupos educacionais em seu fundamentalismo neoliberal.

    Responda
  4. Eduardo Boghossian

    É muito fácil entender porque este país nunca se desenvolve.

    Responda
  5. Rodrigo Suess

    Concordo com a revogação do Novo Ensino Médio, sob as bases da educação brasileira ele aprofundou as desigualdades de aprendizagens no país.

    Responda
  6. florentina alves

    Esse modelo deve ser alterado! O ensino de História perdeu autonomia e deixou de ser obrigatório. Se hoje temos negacionistas do Holocausto e da Escravidão, imaginem como será nosso país daqui a alguns anos!

    Responda
  7. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

    Várias camisa com slogans como "esquerda marxista", gritando palavras de ordem sem sequer uma proposta coerente. Falei com alguns no meu caminho para o trabalho de manhã...

    Responda
    1. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

      As reformas são insuficientes. Alguns não sabiam nem porquê estavam lá. Precisamos de reformas contundentes. Mas, ninguém dará a educação que você precisa, para critica-los.

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Cada um usa a camisa que quer, por que quer censurá-los? Revogação já!!!! (Abner Nazaré Cândido)

    3. juarez araujo

      O govermo temer fez as reformas da educaçao ,trabalhista e da Previdencia.Todas elas levam o trabalhador e o estudante da escola publica pra senzala social.Nunca a casa grande amou tanto este Presidente Escravocrata.

    4. ROBSON MENDON A PEREIRA

      Li a matéria e me pareceu bastante justa a reclamação dos estudantes. Essa reforma do ensino médio nasceu morta e prejudica muito os estudantes pobres. Nos colégios particulares de classe média sempre haverá alternativas para driblar esses dilemas.

  8. Arno Costa

    Projeto de vida, projeto integrador preparam para queh?

    Responda
  9. ELvira Maria

    Tem que revogar geral. Projeto mal pensado, mal parido, uma "gringada", que não corresponde a nada do que o Brasil tem e precisa. Todo o apoio à garotada nas ruas!

    Responda
    1. Jose Passos

      Concordo plenamente. Desgoverno Temer arruinou Ensino Médio. Lula precisa ouvir as associações que defendem o ensino público e não o privado.

  10. Alexandre Miquelino Levanteze

    Os estudantes estão cobertos de razão tanto nas reivindicações como nas manifestações, se não fizerem pressão vai ficar pra depois e neste pra depois de 2 ou 3 anos a maioria cursou do jeito que está, total apoio e espero que a resposta do governo seja rápida e eficaz.

    Responda
  11. Nilson Gabriel

    Este novo Ensino Médio é o que de pior os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro poderiam ter deixado. A verdadeira herança maldita, que acabará com o futuro de muitos jovens. Sem contar o que acontece com a carreira dos professores.

    Responda
    1. Jose Passos

      Concordo

    2. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

      Saudades da "pátria educadora."

    3. Gildázio Garcia

      Sr. Fábio, se realmente funcionasse, abrindo as mentes dos jovens para as Ciências e dando-lhes competências e habilidades, para analisar e avaliar os candidatos à Presidência, o seu "mito" não teria sido eleito. Em 41 anos de Magistério, todos em salas de aulas, trabalhando com Ciências Humanas, nunca fiz milagres. Me sinto, além de medíocre, um derrotado.

    4. Fabio Dutra LEALDINI

      Você tem toda razão; se o ensino funcionasse, o Alibaba de 9 de du não voltaria a cena do crime, como bem disse Alckmin

  12. Rubens Nakasima

    O foco em determinada área de ensino não deveria ser motivo para exclusão de materiais assenciais ao estudante. Além do mais, a reforma prejudica ainda mais o estudante do ensino público quando comparada ao do ensino privado, já que nem todas as escolas públicas podem ofertar todos os etinerarios existentes na reforma do ensino médio.

    Responda
  13. José Fernando Marques

    Cara Marcia, repare que os alunos protestam contra o modelo criado pelo governo federal, que ê atualmente petista... Nada a ver com Tarcísio ou apenas com São Paulo. Ok?

    Responda
  14. Marcia Guimaraes

    Já começaram a encher o saco, essa molecada. A esquerda desesperada com a ascensão de Tarcísio. Bando de pau mandado.

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      Ignorante!

    2. ELvira Maria

      bora ler as coisas antes de sair gritando!

    3. José Emanuel Santos

      Você não deve ter lido a reportagem. Está comentando sem saber do que se trata. Se alguém está sendo manipulado, é você. Defende o Tarcísio de forma cega e ridícula.

    4. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Que bom que tão jovens já são atuantes, diferente de você que devia adorar um cercad*inho. Faz arminha que passa.

  15. Gildázio Garcia

    Parabéns Estudantes! Um dia, o Grande Poeta popular cantou: "Vem, vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe, faz a hora, não espera acontecer". Que vocês continuem lutando e inventando um chão, onde os teus sonhos, e parte dos nossos, velhos Professores -"Amados ou não, perdidos com livros na mão, aprendendo e ensinando uma nova lição"-, irão florescer e dar bons frutos.

    Responda
  16. Roberto Gomes

    Os alunos estão certos. Os nomes dos formuladores desse projeto educacional de qualidade abaixo do medíocre devem ser explicitados, para que nunca mais sejam consultados sobre o assunto. E eu que pensava que a educação brasileira estava ruim. Aff

    Responda
  17. LUIZ CARLOS NERLI

    O PT quer formar burraldos para poder manipulá-los !

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      Insano

    2. Gildázio Garcia

      O quê que o PT, que estava fora do Poder desde 2016, tem a ver com as reformas Trabalhista, da Previdência e com o Novo Ensino Médio? Até parece que foi meu aluno em História, Geografia, OSPB e EMC.