-
Pedro Valentim Benedito
Se for publicado favor usar o nome Pedro Valentim
-
Pedro Valentim Benedito
Sim já sofri preconceito por causa da idade e também sofro por ser negro. Aliás num País que tem preconceito contra idade , sexo , cor , religião , físico, social e outros ; trata-se de uma sociedade que pratica um nazismo enrústido e precisa ser denunciada e desmascarada perante o mundo.
-
Nilda Beatriz Vitor de Oliveira
Nossa! Entrei na faculdade com 43 anos,fiz minha pós graduação com 52 e aos 56 passei em um concurso público.E tenho 7anos que trabalho. As pessoas não tem noção do potencial das outras. E estudava na faculdade e na pós só com pessoas bem mais jovens. E por serem jovens que foram criados em famílias que souberam educá-los me tratavam muito bem.
-
lucia nakata nakata
Nos currículo dos Estados Unidos,não há a idade dos candidatos,ao contrário do Brasil, que tem idade, ou como alternativa , a data de nascimento. Essas garotos apenas reproduziram o que muitas pessoas, consciente ou inconscientemente. Sentem em relação a carreira. Tenho 39 anos estou no meu primeiro estágio, diariamente , preciso dizer para mim mesma que posso ser a Tomie Ohtake,artista plástica que iniciou sua carreira depois dos 40,morreu com 106 anos e deixou um instituto com o seu nome.
-
Joao Pinheiro
Quem já procurou um emprego depois dos 45 ou 50 sabe como é. Não dá mais nem para dizer que a discriminação é velada. Algumas empresas até se dizem inclusivas, mas oferecem oportunidades apenas para cargos de telemarketing, atendimento telefônico, vendas em lojas trabalhando 6 dias por semana. Posições executivas são ocupadas por jovens de até no máximo 38 anos. Em concursos públicos há cotas para negros e PCDs, mas não há qualquer preocupação com os profissionais maduros.
-
ENAIDE HILSE
Os jovens brasileiros se sentem superiores simplesmente devido à sua pouca idade. Quanto menos anos vividos, mais superioridade acham que têm. Sem querer endeusar a Europa, os jovens europeus têm a consciência que têm muito a aprender e admiram os + velhos que sabem mais. Mas a culpa disso é dos + velhos que nao ensinaram/ensinam os seus filhos. Na Europa quem torcer o nariz para um velho ouve imediatamente que foi ele (o"velho") que pagou/está pagando com o seu imposto a escolaridade do jovem.
-
ENAIDE HILSE
PS: Nao sou européia nem descendente de europeus.
-
ENAIDE HILSE
Bem Clívis, o seu comentário é contraditório; você nao deve ter entendido o meu comentário. Você próprio afirma que conhece discriminaçao por idade. E diz que a discriminaçao nao é culpa dos pais que nao souberam educar os filhos? Tudo o que somos (com poucas exceçoes) depende da educaçao de recebemos. Quanto a esta questao (discriminaçao) nota-se a olho nu na Europa, e mesmo entre descendentes de europeus no Brasil.
-
clóvis souza
- Mas a culpa disso é dos mais velhos.... Isto é puro etarismo. Jogar a culpa nos mais velhos apenas por serem mais velhos. Quem ofende alguém mais velho, sabe que está ofendendo e magoando. Não ofender alguém alguém mais velho não é algo que depende da educação recebida na infância. Se ofendeu é porque quis ofender.
-
-
clóvis souza
Eu já tive que abandonar um curso por etarismo do professor contra mim. Mesmo reclamando eu era ridicularizado pelo professor por ser bem mais velho que os outros alunos. Senti na pele. Etarismo é uma realidade. Hoje faço somente cursos online.
-
REZIVALDA OLIVEIRA BORGES
Em Todo Lugar O Tempo Todo . Na faculdade, no trabalho (se não for o chefe) , na balada, na academia, nos esportes, enfim, em todo lugar, o tempo todo.
-
Wilson Fabiano Nardi Matos
Por quê dar enfase nisso? Por que não ressaltam os "velhos" de 40 anos acima, que conquistam seus sonhos de formação acadêmica? Quantos são? Como chegaram la? E ainda por cima dão um baile na garotada por serem mais maduros. Fazendo essa reportagem vcs só incentivam o tema e dão foco para o preconceito e seus atores.
-
João Batista de Junior
Quantos idosos não são aceitos para um trabalho.
-
Marcos Antônio
O preconceito ocorreu em uma Faculdade privada. Na Pública, não ocorre isto porque existem muitos, talvez um quarto dos universitários, já fizeram outro curso superior antes.
-
Marcos Antônio
Graças ao Enem, principalmente nas Federais, voltaram à estudar novamente uma Faculdade ou estudar pela primeira vez.
-
edilson borges
nos tempos em que ainda tinha cinema lá em minas, eu fui impedido de ver filmes românticos, daqueles com romance mais quente, por causa da idade. eu tinha menos que 18 anos e os caras achavam que eu não ia entender o enredo...puro preconceito.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.