Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Estes economistas petistas da vergonhosa Matriz Econômica já baixaram juros na marra e deu no que deu:A maior recessão em um século. Essa gente não sabe adnministrar nem uma carrocinha de pipoca.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Gustavo parece que vc tbm não entende pq é preciso gastar para economia aquecer se não continuamos com os juros a 13,75% e só os bancos ganham, hã o spred o governo é que paga pra vc saber

    2. Gilmar Maghenzani

      E vc que não sabe de que juros a 13,75% é o maior do mundo? tendo prejudicado a economia na produção das indústrias e vendas do comércio e só favorecendo o mercado financeiro? quem não sabe administrar uma carrocinha de pipoca é vc

    3. Gustavo Souza Machado

      Votei no Lula, mas concordo com você. Esse pessoal acha que banco produz dinheiro do nada. No mínimo não sabem o que é spread e não entendem que o problema do Brasil é justamente o que o PT tenta fazer agora, incentivar o povo a gastar em vez de poupar. Só falta agora reduzir a Selic forçadamente e quebrar o país como fez a Dilma.

    4. Gustavo Souza Machado

      Votei no Lula, mas concordo com você. Esse pessoal acha que banco produz dinheiro do nada. No mínimo não sabem o que é spread e não entendem que o problema do Brasil é justamente o que o PT tenta fazer agora, incentivar o povo a gastar em vez de poupar. Só falta agora reduzir a Selic forçadamente e quebrar o país como fez a Dilma.

  2. Roberto Bastos

    Já viu banco ter prejuízo, nunca,com uma taxa de 14%,ao mês, do juro de cheque especial ou cartão de crédito, aí pode ,mas tratou de reduzir as taxas mesmo que no conseguinado aí deu uma coisa ruim ,nos bancos, é bem a cara do país que tem a taxa de juros mais cara do mundo,a saber o Brasil.

    Responda
  3. Luciano Prado

    É preciso inaugurar práticas inteligentes para enfrentar o cartel dos bancos que tenta sufocar a população. Não é mais possível argumentar. Banco do Brasil e Caixa precisam agir. Basta.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Eles (BB e CEF) agiram e seguiram os outros bancos. Se fosse fácil diminuir juros dessa maneira irresponsável do Lupi, o Bolsonaro já teria feito lá atrás. O Lula entrou de gaiato. Os caras querem aparecer só que no fim acabam piorando mais para o povão.

  4. NACIB HETTI

    Não adianta berrar; o cartel é muito forte e estará no Conselho Econômico do presidente.

    Responda
  5. Valéria Pinto

    Empréstimos consignados nem deveriam existir. Se o aposentado tem dificuldades de viver com os seus rendimentos, imagina pagando Empréstimos Os Empréstimos são bons só para os bancos e além disso, os aposentados pegam estes Empréstimos para os filhos irresponsáveis e geralmente nunca mais conseguem receber o salário integral pois vão renovando as dívidas. Outro agravante, é que os bancos ligam o dia todo, todos os dias para os aposentados oferecendo empréstimos. Está tudo errado.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Valéria, você está certíssima. Os filhos e netos pegar os recursos dos velhinhos para gastar com futilidades é uma realidade cruel.

    2. NACIB HETTI

      Quem manda nessa matéria é o cartel.

  6. Josana Salles Abucarma

    Notícia boa, sabe por que? os consignados estão acabando com a vida financeira dificil dos aposentados. Piorandio a péssima educação financeira dos brasileiros, acabando com a renda dos idosos. Ouvi agora uma comentarista financeira dizendo que os bancos podem ter prejuízos com juros menores. kkkkkkkkkkkk

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      E você quer dar essa lição nós aposentados... Parabéns

  7. Lênin Camargo

    Caixa e BB são os únicos que não deveriam suspender os empréstimos consignados. Banco misto, com administração do governo federal, o mesmo que impôs, inclusive, justamente a taxa a 1.70. afinal, qual é o risco de o aposentado não pagar. Ou seja, o risco é zero. A taxa deveria ser é 1 ponto.

    Responda
  8. Rubens gonçalves

    os bancos privados tudo bem que podem nao fazer mais novos pedidos de consignados de aposentados junto ao inss. mas a caixa economica federal e o banco do brasil nao podiam cancelar novos contratos junto aos aposentados. sao bancos publicos sob o controle do governo federal. isso é um abuso de poder economico destes bancos. cade o ministro da fazendo ou do planejamento? viu carlos lupi o que voce fez com os velhinhos. agora que o cara precisa de dinheiro vai recorrer a agiotagem nacional .

    Responda
  9. rosana gaio

    São os melhores pagadores. Sai no holerite. Mas precisam ser assaltados sempre.

    Responda
  10. Paulo Emmerich

    BB e Caixa deveriam fazer empréstimo conseguindo a juros de poupança pra concorrer com estes agiotas reacionários.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Por mim nem juros cobrariam, mas ninguém vai querer operar no prejuízo. O Governo no fim somos nós que pagamos os nossos impostos. Aí pode ser Lula, Bolsonaro, etc, a CEF e o BB não vão querer atuar dessa maneira.

  11. Rodolfo Luiz

    k artel

    Responda
  12. antonio jordao

    Papel social dos bancos? Só na cabeça do L....

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Nem a CEF e o BB acreditam nisso kkkkk

    2. leonardo oliveira

      Kkkkkkkkk verdade Jordão.

    3. silvia ramos

      É como deveria ser. Obrigação de ter produtos a custo baixo. A cabeça do L é privilegiada.

  13. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    A gan gue financeira não tem mais qualquer vergonha. Como podem argumentar q pode aumentar a inadimplência ou custos operacionais do "produto", se o risco de um consignado colhido diretamente no benefício é zero? Custos operacionais? O pagamento é automático, deduzido na folha!

    Responda
    1. Fabrício da Costa

      O argumento de risco de aumento da inadimplência é simplesmente absurdo...

  14. Nader Savoia

    Os bancos farão um favor aos segurados da previdência social. Os proventos são poucos, mínimos. Estimula crédito para quem mal tem dinheiro pra comer. Será a primeira vez que os bancos farão algo bom por pessoas vulneráveis. Tem meu apoio. Não emprestem mesmo!

    Responda
    1. Nader Savoia

      Sabia, sim. E se o dinheiro mal dá pra subsistência, como vai pagar juros?

    2. Rubens gonçalves

      a maioria dos beneficios do inss e de pessoas que ganham um salario minimo. mas irmao. o inss impoem limites para que o aposentado faça emprestimo. nao pode comprometer quarenta por cento do seu salario nessa transaçao financeira entre bancos e o inss. mas acho que voce nao sabia disso. agora ta sabendo.

  15. leonardo oliveira

    Faz o L , na economia o governo Lula fica muito semelhante ao programa dos trapalhões.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Pior é apoiar o terrivelmente mau presidente! Presidente é para ser cobrado e não idolatrado! Fiz o L por minhas crianças da Fauna e da Flora, e por aquilo que nem o JaEra e nem o atual tem: amor ao Brasil!

    2. Celia Moura

      Faz o B, até o ano passado parecia filme de terror (filme B, mesmo...)

    3. Rubens gonçalves

      o lula nao tem nada a ver. ele parece marido traido ou mulher traida . sempre o ultimo a saber. a culpa e do carlos lupi que sugeriu que os bancos abaixassem a taxa de juros de 2.4% ao mes para 1.7 %. os grandes bancos estao sabotando o governo. consignado nao tem risco algum. a nao ser que o beneficiario morra. mas ai o cara que nao fizer o seguro do emprestimo no banco se lascou. a familia vai pagar a conta.

    4. silvia ramos

      Recomendo o Instituto Benjamin Constant para cegos, no RJ, ou Dorina Nowill, em São Paulo. Faz o B de ...

    5. José Davi

      Falou o liso que gosta de pagar juros pra banqueiro de bucho cevado.

  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Os mais pobres são as vítimas mais doceis dos banqueiros. Os pobres de direita (classe merdia bozoneira) não fazem consignado, então não estão preocupados com isso. Mas ficam preocupados que possam ser afetados em suas aplicações, o banqueiro vai querer tirar de QQ jeito.

    Responda
  17. nivaldo silva

    Bancos são proxenetas da miséria alheia.

    Responda
  18. Claudio Luiz da Cunha

    Agiotagem instucionalizada

    Responda
  19. fabio cavalcante

    O bancos tem uma mãe leiteira, o governo que paga juros exorbitantes a risco zero, para que emprestar no varejo para pensionista a juros baixos, se o atadista mamãe paga mais. O país das operações compromissadas e que regulacao fiscal teto de gastos que só serve para engessar gastos sociais mas, jamais para limite de pagamento de juros aos bancos que são os principais credores da mamãe governo. Operações compromissadas do BCB e sua remuneração de pai para filho são só um pequeno exemplo.

    Responda
    1. Celia Moura

      É até engraçado... Quando os defensores do Estado mínimo entram no aperto, correm a pedir ajuda à mãe leiteira! Nessa hora, dane-se o mercado autoregulado.

  20. marcos fernando dauner

    Bancos são instituições de caridade que distribuem guarda chuvas em dias de sol e os recolhem em dia de chuva intensa .

    Responda
  21. alderijo bonache

    Coisa de trombadões, piores que quadrilhas da pior espécie.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Trombadinha eh ralé, trombadoes ainda são da ralé . Banqueiro eh mafioso nobre.

  22. Adalto Fonseca Júnior

    Eu nem sabia que esta taxa de juros poderia ser mudada pelo próprio INSS. A chamada economia e o chamado sistema financeiro parecem cheios de pequenas partes em funcionamento. Agora é o momento de cutucar na engrenagem do crédito consignado e dar visibilidade pra isso. É uma luta de forças?

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      @Rubens Gonçalves. Nem sequer o risco de ter custos para cobrar de dependentes de segurados que, eventualmente, venham a falecer, os bancos tem. Na contratação do empréstimo consignado o segurado pode também contratar o Seguro Prestamista cujo custo é diluído ao longo do financiamento.

    2. Rubens gonçalves

      emprestimo consignado tem risco zero de inadimplencia . a nao ser que o aposentado morra. mas ainda sim o banco pode cobrar do parente mais proximo. o que os bancos publicos e privados que cancelaram novos pedidos de emprestimos de consignado se chama agiotagem bancaria.

  23. Maria Aparecida Bilck

    É apenas um Cartel de Bandidos!! é só ganância.

    Responda
  24. Claudio Luiz da Cunha

    Quais bancos......só tem explorador

    Responda
  25. Claudio Luiz da Cunha

    Bancos......ou Abutres....só agiotagem

    Responda
  26. Alberto Leite

    Foi pra isso que eu fiz o L

    Responda
    1. Neli de Faria

      Nada tão igual um lulista c quanto um bolsonarista: até as frases são idênticas.

  27. andre lunardelli

    O terraplanismo na economia segue firme no governo petista!

    Responda
    1. leonardo oliveira

      PT e economia , nada a ver . Só sabem dizer bravatas.

    2. Fernando José Nicoli

      Bozoloides não se emendam.

    3. Wilson Luiz Antonio

      Andre é mais um que nem sabe o que está falando.

    4. Alberto Leite

      Reduz a cloroquina, Patriota.

    5. Claudio Luiz da Cunha

      Suspenda a alfafa bozolino

  28. Rodrigo à vora

    Esses bancos estão se negando a emprestar para aposentados no crédito consignado? Aquele empréstimo descontado na fonte, na folha da aposentadoria, que tem risco zero de não ser pago e ainda querem juros maiores? São víboras!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      todo banqueiro e um grande agiota. nao ve o credit suisse o. silicio vale bank e o first bank america e o signature bank. todos com deficit de caixa. adivinha que vai socorrer . o governo vai injetar bilhoes de dolares ou euros para cobrir o rombo dos acionaistas destes bancos. nos eua os outros bancos estao fazendo o mesmo entre si. comprando os ativos de um e de outro.

  29. ireny MORA

    Juros negativos nos USA, -2 PorCento e Bancos quebrando. Brazil, juros positivos 8 PorCento, bancos em Mega Lucro, governo quebrado pelo la dr ón de Joias que vendera a in Dependência do BaCen aos bancos. Ah, tem mais: Brazil, DécimoQuinto mundo na economia, tem 4 Bancos entre os Dez de Primeiro mundo em Lucro. Tem R0 B0 aí

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      vou citar os bancos privados. : santader itau bradesco e safra. e aos big techs. e os publicos . caixa economica e banco do brasil. adivinha o valor dos lucros destes. bilhoes.

    2. Fábio Andrade

      Tomou o seu remédio hoje?

  30. Rogerio Soares

    Isso chega a ser ofensivo, o crédito consignado do INSS não tem risco, pois, é descontado em folha em vem com um seguro embutido em caso de morte dos velhinho. O que é bom nisso é que um monte de promotoras e correspondentes ficaram fora do jogo, isso é um alívio pros velhinhos que são diariamente achacados por estas empresas qdo não fazedo fraudes. Isso é pra comemorar.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O problema eh o velhinho que precisa do dinheiro ou morre.

  31. RICARDO Moreira

    Mais uma das razoes porque os Bancos Públicos são importantes. O Deus "Mercado" não está nem aí para as necessidades das pessoas.

    Responda
  32. Marcelo Augusto Pires

    Bancos gostam de emprestar para quem não precisa. Novamente, fica clara a importância de o governo contar com bancos públicos, de forma a conseguir controlar que as politicas financeiras cheguem a quem precisa.

    Responda
  33. BRUNO JOSE FORTES

    Abutres.

    Responda
  34. Larissa Bertani

    Sorte dos aposentados. O que fazem com os pensionistas é surreal. Dinheiro GARANTIDO e ainda querem cobrarm juros estrondosos ?

    Responda
    1. alderijo bonache

      Emprestem para o pessoal das Americanas, vampiros.

  35. Rubens Goulart

    Quando os banqueiros fazem greve os liberais aplaudem

    Responda
  36. Luis da Gouveia

    Inadimplência no consignado dos aposentados do INSS? Há risco do INSS deixar de pagar as aposentadorias? Ou de cancelar os débitos das parcelas antes do final do contrato? Não entendi a piada!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Se o aposentado falecer. Para isso deveria ser cobrado um seguro...

    2. silvia ramos

      Exatamente! São tão $af.4dos que respondem com mais mentiras! O risco do INSS não pagar?

    3. silvia ramos

      Exatamente! São tão $af.4dos que respondem com mais mentiras! O risco do INSS não pagar?

    4. silvia ramos

      Exatamente! São tão $af.4dos que respondem com mais mentiras!

  37. Manoel Cardoso

    Pergunta pra o banco qual a taxa que eles oferecem para remunerar o nosso dindin numa aplicação em LCA, CDB ou LCI. No país mais “capitalista” do mundo o banco quebra e o governo garante 100% dos aplicadores, seja pessoa física ou jurídica. Tá mais pra socialismo do que pra capitalismo. Agora, não aceita baixar a taxa para 1,7% a.m para emprestar uma ninharia ao pobre.

    Responda
  38. Roberto Torsani Lisboa

    Existe a “ Portabilidade “. Se a taxa de um banco estiver mais alta, o devedor pode levar o consignado para outro banco. O difícil é conseguir redução no número de parcelas a vencer. Isso, o governo deveria arcar com um %. Remuneração/Salário para dedução são utilizados os impostos de lei. Além disso para aposentados. Idade avançada. Fazem os empréstimos em 72 parcelas. Será que têm seguro?

    Responda
  39. JAILSON DE BEZERRA

    Então só serve se forem juros altos. Bacana isso.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Marcelo Galvão, lucro é diferente de exploração. Discursos distorcidos como esse é que prejudicam uma discussão séria sobre juros no Brasil.

    2. Marcos Arrais

      Exatamente! Esse é o mercado idolatrado pelo Bostanaro e pelo Guedes inapto.

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      Só funciona se for para ter lucro. Simples.

  40. Vanderlei Nogueira

    Foram os juros que os próprios bancos criaram, então a democracia não funciona tão bem quanto o anunciado, não existe equilíbrio e separação entre os poderes: Empresa, Governo e Trabalho

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Juros altos são utilizados como custo de oportunidade e inviabiliza a produção, o Brasil permite que o próprio agente criador da taxa de juros (bancos e acionistas) ofereça a taxa do custo de oportunidade, a taxa utilizada pelas Empresas é a mesma utilizada pelo Governo, fere, portanto, a separação e equilíbrio (democracia) entre os poderes, Governo, Empresa e Trabalho...permite o acionista, mas não permite ao cidadão comum um ganho livre, poupança de Dilma..

    2. Vanderlei Nogueira

      Se o tomador de empréstimo deixar de procurar o banco, a quantidade de moeda diminui ? Quanto mais raro mais caro ?

    3. Vanderlei Nogueira

      VC acha que o custo do dinheiro diminui se o tomador de empréstimo deixar de procurar um banco?? Piada

    4. Miro Costa

      Quem "cria" juros é o tomador de empréstimos. Economia é o estudo sobre o emprego de recursos escassos com usos alternativos. Pare de pegar emprestado, e os juros despencam a zero. É tão difícil entender isso?

  41. Márcio Santana

    A grande agiotagem consentida exalando seu tradicional cinismo. Está apenas se aliando aos parceiros fascistas para sabotar a recuperação do país, após o desastre provocado pelo muambeiro fugitivo, que apoiaram com fervor.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Miro Costa, jovem…. é empréstimo consignado. Compreende isso? Descontado em folha. Realmente é complicado analisar um assunto tão importante quando se tem pessoas com uma visão limitada e enviesada com viés ideológico. Deixa o terraplanismo de lado e se coloque no lugar de aposentados que só querem um dinheiro emprestado com juros honestos.

    2. Marcos Arrais

      Miro Costa, tranquilo analisar por essa perspectiva, como se os aposentados em nosso país tivessem uma gama enorme de possibilidades para tomar empréstimo. Você é apenas mais um que simplifica a discussão a quem tem manda, e quem não tem apenas obedece. Raso demais….

    3. Miro Costa

      Agiotas não existem, jovem. O que existe são tomadores de empréstimo. Elimine estes - pessoas sem controle dos próprios gastos, governos sem compromisso com os limites da arrecadação - e você verá se os banqueiros vão mudam de ramo. Do contrário, é legítimo que quem empresta é quem estabeleça as condições, não o tomador, e quem não quiser é só dizer não. Ou você empresta a desconhecidos sem cobrar nada e cercar-se de garantias? Se não, por que pretende que os outros o façam?

  42. Francisco Bezerra de Menezes

    É o mercado sabotador . O povo, como sempre, um detalhe .

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Mirobank, o mais novo da praça! Única modalidade: pirâmide financeira!

    2. Marcos Arrais

      Miro Costa banqueiro. Raciocina de acordo com a ideia de que quem tem, tem…. quem não tem, se vira.

    3. Miro Costa

      Não tome emprestado. Ese emprestar, não cobre juros. Topa isso para si mesmo?

  43. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Que risco de inadimplência? As parcelas da dívida são descontadas direto do benefício e nem cai na conta do aposentado, risco zero de não recebimento. Nenhuma aplicação de renda fixa como título, cdb ou outro supera estes juros, tem folga e custos administrativos não deve ser tão altos.

    Responda
  44. Neli de Faria

    Um escárnio, juros altos para Empréstimos Consignados.Certeza em receber. Mas, abaixar na canetada? Eita!

    Responda
  45. Rafael Theodoro Silva

    Longe de ser contra o lucro, mas não dá consigo imaginar um banco tomando prejuízo em um país cujas taxas de juro são "interplanetárias", acho que um produto compensa outro.

    Responda
  46. Gustavo Souza Machado

    Péssima atitude do governo! Os bancos captam dinheiro através de admissão de títulos, com a taxa básica de juros nas alturas artificializar a redução só poderia resultar em suspensão da oferta. Além de ameaçar milhares de empregos no setor.

    Responda
    1. Gustavo Souza Machado

      Eu votei no Lula, mas já me arrependo. À esquerda não aprende nunca, basta ver os comentários abaixo. O povo no mínimo não sabe o que é spread e acha que forçar redução de juros em meio a pressão inflacionária vai solucionar o problema. Foi assim que a Dilma quebrou o país.

    2. Rubens gonçalves

      filho. o unico governo que pode quebrar e o da argentina. com a inflação em cem por cento. agora se o campos neto insistir em desgastar o governo lula e nao baixar a taxa da selic para dez por cento ate o final do segundo semestre a quebradeira do setor produtivo vai ser geral.

    3. silvia ramos

      Que setor? O de invasão de dados da Previdência? O setor da malandragem que aplica o conto do "seu dinheiro está no banco e você não vai retirar"? O setor das armadilhas para os incautos?

    4. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Será que está na hora do BC reduzir os juros? Já que está se prevendo uma recessão próxima, e talvez uma queda de juros nos EUA devido a possíveis quebras de bancos médios e regionais.

  47. max ribas

    Conversa fiada. No Brasil os bancos não passam de agiotas legalizados e escudados pelo Estado. Representam o maior de todos os entraves ao desenvolvimento do País. É um cartel com um poderoso lobby. Em qualquer outro lugar do Planeta cobrar quinhentos por cento de juros ao ano leva à prisão, exceto neste Paraíso Terrestre em que tivemos o azar de nascer.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Perfeito! E tem gente aqui que acha natural essa taxa de juros e ainda diz que o culpado é o aposentado.

    2. Hélcio Leão

      Exatamente isso!!!

  48. fabio cavalcante

    Esse povo do mercado financeiro chategeado, por não ganhar muito. Imagina se os juros de mercado forem nessa ordem de 1%. Estão mau acostumados ganhando dinheiro fácil em operações compromissadas por exemplo com o BCB. Ganha mais com o mesmo risco zero. Teto de gastos é ajuste fiscal severo, teto de gastos ok para essa gente, agora legislação que proíba o BCB de pagar juros acima da média a bancos isso não tem problema, a cara de pau dessa gente é enorme.

    Responda
  49. ALEX PAES LANDIM NEGREIROS

    Risco de inadimplência? Consignado???

    Responda
    1. Hélcio Leão

      Papo mais covarde que já vimos em tempos. Eles não querem perder os lucros exorbitantes.

    2. João Neto

      si, já ouviu falar em expercativa de vida???

  50. João Batista de Junior

    Banco quer ganhar muito.

    Responda