Educação > Escolas estaduais ofertam ao menos 1.526 disciplinas no novo ensino médio Voltar
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O que vai acontecer com os alunos que já estão nesse novo ciclo? Fazer de novo? E os meninos, não irão se alistar por conta de ter de refazer o EM? Cinco anos, foram cinco anos para se preparar. O que não se diz é que foi incompetência de todos, inclusive de pedagogos concursados ou não das secretarias de educação essa lama. A reforma é boa em sua teoria, mas como tudo no Brasil, se não for cômodo não serve.
Morei em Portugal e lá os alunos escolhem ênfase. Uns fazem ciência, outros humanas, técnico... Agora pergunta quem tem o nÃvel melhor de ensino. As reclamações de salário são iguais as do Brasil, a carreira, ou seja, não é uma questão de salário a competência de um bom ensino, de um bom sistema... A coisa é muito mais embaixo. Não sei como o Brasil vai sair dessa lama se tudo o que se tenta fazer tem sempre alguém lutando contra e colocando todos os empecilhos do mundo. Só se aceita o aumento..
O incrÃvel são os comentários. O mesmo grupo que dizia que o EM não deveria ser ou ser usado apenas para o vestibular, agora dizem que o o novo ensino médio não os prepara para o vestibular e que isso não pode. Eu tive um ano de filosofia e nenhum de sociologia no meu EM. Se pudesse, não teria nenhum semestre de filosofia. Não gosto da disciplina, o professor era polÃtico e não parava de falar de eleição, não me acrescentou nada! Eu queria ter escolhido mais aulas de bio ou QuÃmica!
Nós temos no mundo exemplos de modelos educacionais que podem servir de exemplo: Japão, Coreia do Sul, Finlândia, Portugal... No Brasil, nada dá certo! Ninguém quer sair da zona de conforto! O aluno não quer ficar mais tempo na escola, a famÃlia não quer buscar o filho no horário diferente, o professor não quer sair da apostila ou caderno de anos passados pq já está tudo pronto, é só copiar, o governo não quer investir mais e oferecer pelo menos quatro caminhos ... Solução? Revogar. #piada
A sociedade como um todo, junto aos estudantes e profissionais da educação devem parar o paÃs, se necessário, para que o governo revogue já este absurdo. (Abner Nazaré Cândido)
Nossa, vc não tem sua opinião formada? Busca um interlocutor?
É o fim da educação mesmo.
Pensei que era só retirada de conteúdo, tem coisa pior. Vai agravar a desigualdade educacional e social. Afinal as escolas mais caras e mais qualidade, imagino que não vão entrar na patranha, os pais não permitirão. E no vestibular quem estudar o que não cai não tem chance.
Fui atingido no inÃcio da década de 1970 pela reforma do ensino básico promovida pela Lei 5692 quando comecei o ano no quarto ano ginasial e terminei na oitava série! Implantaram o ensino profissionalizante no segundo grau! Estudava num colégio estadual padrão no Rio de Janeiro que de ano para o outro virou uma bagunça! O Novo Ensino Médio não é muito diferente, mostrando que o Brasil é especialista em viagens redondas, parafraseando Faoro!
"Creio no EspÃrito Santo, na santa igreja católica..." algum pai, de famÃlia não católica vai se sentir confortável se ensinarem ao filhos dele essa versão do Credo Apostólico na aula de educação religiosa ?
Essa palha-çada começou quando empurraram Educação Religiosa para as crianças . Como um pai , que não é católico, vai permitir que ensinem ao filhos deles que existem Sete Sacramentos , quando na religião professada pela famÃlia dele os Sacramentos só são dois- o Batismo e a Santa Ceia ? E as crianças cujas famÃlias não são cristãs ? Ninguém é obrigado a ser cristão no Brasil . Educação religiosa é dever da famÃlia !
Concordo! Apenas acrescento opção no lugar de dever !
Há um princÃpio que orienta a Fundação Lehman, retirar os melhores alunos das classes populares da escola pública filiando-os a algum curso ou escola particular. Formá-los dentro da agenda neoliberal para que sejam parte da defesa do neoliberalismo. Quanto, aos outros alunos estarão desqualificados para o mercado de trabalho e sem a consciência do que lhes ocorreu.
O novo ensino médio é o engodo do capital para fugir das questões estruturais, o capitalismo não é capaz de gerar empregos decentes para a grande maioria dos trabalhadores, a "cultura" do empreendedorismo quer convencer o assalariado que pode vender individualmente sua força de trabalho como "empresário" de si mesmo, basta se "qualificar" e tudo estará resolvido!
Olha o absurdo aqui na escola Antonio Bernades de Oliveira no Jd. São Joaquim ZS os alunos(nas)saem as 21:15 e tem que passar por uma chácara para cortar caminho isso no escuro total e por meio a um matagal.isso tudo para aprende a fazer brigadeiro isso é o que sobrou pra nos da periferia .
Escola pra que, se o homem veio da lama e só não é rico e milionário por culpa da cobra falante? Já sabemos de toda a história da humanidade: inclusive vamos destruir toda a natureza do planeta, já que deus fará um novo céu e uma nova terra. Escolas para que, cheias de demônios que negam estas verdades bÃblicas? Escola financia campanha eleitoral? Qual a utilidade, então? Vamos postar tiktok do culto!
E o APD, que obriga o professor ficar o equivalente a 21 aulas, para preencher burocracia? Tem docente que agora fica mais de 12h dentro da escola, com 25 minutos brutos de almoço. Onde estão os 33% seguidos de quase 15% de aumento salarisl, amplamente divulgados na mÃdia? E o fim do salário (isso mesmo! substituido por subsÃdio) que fará que docentes aposentem com 1 S.M, já não tem fgts, aviso-prévio, fundo de garantia e agora perderam estabilidade.
Quem se interessar pode pesquisar. Aconteceu em 1977, durou dois anos e foi um fiasco. Como será novamente. Alunos vão acabar abrindo mão de seus sonhos da Universidade e outros vão gastar tempo e muito dinheiro com escolas particulares ou cursinhos pre vestibular. Como há quase 50 anos.
Narrava em um comentario algo muito parecido que ocorreu em escolas de São Paulo nos anos 70, mas o robo capenga achou sabe-la o que como motivo de moderaco.
Se o robo capenga nao ficasse bloqueando, eu teria conseguido narrar melhor.
Alunos vão abrir mão de seu sonho da Universidade e outros vão gastar tempo e muito dinheiro com escolas particulares e cursinhos pre vestibular. Como aconteceu há quase 50 anos.
Talvez a FSP tivesse participacao no que ocorreu naquele passando.
Essa bagunça começou quando empurraram "Educação religiosa" para os alunos . Isso é assunto de famÃlia . Cada famÃlia deve dar a educação religiosa aos filhos, conforme a religião que professa - a igreja á qual pertence . ´ E dever da famÃia e da igreja .
O paÃs teve CINCO anos para implementar o Novo Ensino Médio. Como sempre tudo é deixado pra última hora e sem ouvir todos os atores. Mas uma coisa não se pode negar: o sistema anterior não funciona!!
Camilo Santana está completamente errado em manter esse novo ensino médio que parece ter sido criado no submundo do partido novo. Para que vamos ter noções de geopolÃtica ou história se podemos aprender a pegar mulher com o coach do Campari? Matemática e FÃsica pra que se a terra é plana? Vamos beber água com rádio que faz bem para os dentes.
No longinquo 1977, quando iriamos iniciar o segundo ano do que hoje é chamado ensino medio em uma escola estadual de São Paulo fomos obrigados a fazer opcos para cursos SUPOSTAMENTE profissionalizantes. Da grade curricular foram suprimidas a maior parte da materias indispensaveis para se prestar o vestibular e colocadas outras absolutamemte inuteis, tal como se está fazendo hoje. Na ocasio, sem outra opco fiz o curso básico em Eletricidade. Segue abaixo...
... e assim as empresas de cursinhos começaram a ficar milionários.
Infelizmente, mais uma vez os profissionais da educação não são ouvidos, os alunos pagam por um ensino pÃfio, com disciplinas até que formadoras, porém desconexas da realidade dos vestibulares e ENEM. A sra. que representa os ideais do Lemman quer a permanência dos alunos lá no fundo da caverna, eles sequer vão ver as sombras, quem dirá se deslumbrar com a luz.
Não é caverna do Platão, mas dos influencers e mc's
Os estudantes não são tontos: "ser milionário" é estupidez excretada de livros de auto-ajuda e "coachs". Qual será a próxima matéria? Biografia de Elon Musk?? Essa palhaçada de "novo Ensino Médio" tem de ser combatida, e isso faremos com muito gosto!
Foi uma "bela" reforma. Agradou as empresas privadas e beneficiou os senhores feudais. Alunos pobres nada aprendem e com isso cursos federais são ocupados por ricos, os de sempre. Imagina a propina que rolou nessa reforma. Hábitos de leitura chegou a nÃvel quase zero. Senhores escravocratas louvam os deuses Temer e Boso por essas façanhas.
Esta é a pior reforma da educação de todos os tempos. Revoga tudo! Voltem a ensinar gramática pois é isso que pedem em concursos publicos. Acabem com a insanidade que é a prova de linguagens e voltem a Português e Literatura Brasileira, pois mesmo ótimos alunos vão mal nesta prova, o que mostra que o problema não sao os alunos, são os pseudo-intelectuais que as idealizam. Voltem a ensinar matemática de verdade. Parem de nivelar por baixo. Repito: essa foi a pior reforma de todos os tempos.
Já vi muitas mudanças para pior no ensino com a desculpa de tornar mais atrativo. A verdade é que estudar é difÃcil de qualquer forma e quem não tem disposiçao pode fazer no formato de dancinha de tik tok que não adiantará. Não faz ninguém estudar mais e quem já estudava muito aprende é menos.
Primeiro, é preciso formar os professores em todas as áreas dos itinerários, não obrigar os estudantes a cursar disciplinas que não queiram, e garantir a formação necessária baseada no ensino das disciplinas essenciais. Como isso ainda não é feito, não da pra se conceber essa Reforma.
Esta Reforma é uma falácia para inglês ver. Então inventaram mais de mil matérias para os alunos escolherem. É uma forma de alienar os alunos das classes populares que não têm direito a um ensino público de qualidade. Os colégios particulares carÃssimos para os filhos da elite do atraso, da classe do dinheiro vão ter milhares de matérias, sem Filosofia, sem Sociologia, sem História, sem conhecimento crÃtico dos grandes educadores como Paulo Freire?
Sou professora e nunca vi um erro tão crasso como essa reforma. Agora é que os alunos da escola pública estão definitivamente excluÃdos do acesso ao ensino superior e, se por muita persistência individual conseguirem, terão enorme dificuldade em acompanhar. Sem falar na escola integral para o ensino médio, onde permanecem pouquÃssimos alunos, a maioria sai e vai superlotar as salas da escola regular.
A intençao dessa reforma é isso, evasão escolar por parte de quem precisa da escola publica e dificultar o acesso à Graduação
A intenção original quando concebida, era passar a idéia que o professor concursado, especializado e bem preparado poderia ser algo cada vez mais dispensável para daà começar a discussão sobre a uberização desse profissional.
falta ospb- só criamos - anal-fa-betos
Como vamos ter um congresso decente se ninguém sabe para que serve e como funciona ? Quantos brasileiros sabem para que serve o Ministério público ? a defensoria Pública ? a Advocacia Geral da União ? quase ninguém !
Junto com Educação Moral e CÃvica, matérias criadas para tentar doutrinar os jovens. Mas a maioria possuÃa discernimento, por isso as duas eram ridicularizadas na época.
Eu gosta de OSPB. Pelo menos tÃnhamos alguma verdade adequada ao tempo em que surgiu, a Ditadura Militar do Golpe de 1964.
virou bagunça ! Recentemente vi a grade curricular de um curso superior de Administração - Nenhuma disciplina de Contabilidade. Absurdo . como vamos formar um Administrador que não sabe o que é um, Balanço Patrimonial ? .
Meritocracia na veia. Os Lemann apoiam essa idéia, já que são bolsonaristas canibais e querem o fim do ensino publico de qualidade, financiando o ensino privado, uma das metas atingÃveis do Paulo Guedes, ex ministro da economia.
Haveria alguma lógica no que foi implementado se a escola fosse de tempo integral. Assim se manteriam as disciplinas tradicionais e poderiam se somar quaisquer etinerarios. Outro erro foi crer que era uma questão de interesse num momento da vida dos estudantes em que estão tão pressionados a optar pelo mercado de trabalho, sobretudo, entre os trabalhadores.
Poucos alunos aprendem e temos grande evasão escolar? Então vamos fazer uma reforma para piorar a vida de quem aprende e ainda frequenta as aulas! Parabéns aos envolvidos na implementação do Novo Ensino Médio! Conseguiram atingir 100% da meta!
Brasil dessa reforma, está brincando com o paÃs Brasil. Já nem é irresponsabilidade, isso é maldade contra o povo. Mentores desse monstro querem povo submisso por completo e mão de obra quase de graça. Só não falam em escravizar.
A proposta do "novo ensino médio" é excelente, mas... Faltou investimento nas unidades escolares! Faltou ( de forma grava) a formação aos professores, coordenadores e gestores ( instrumentalizando-os em novas metodologias) Faltou práticas e estratégias que envolvessem a comunidade. Faltou a análise do perfil da maioria dos alunos e do contexto onde estejam inseridos. Enfim., não é a proposta que não atende, mas sim a falta de planejamento ( na totalidade) para implementá-la!
Pode ser excelente para quem estuda no São LuÃs, Dante, Objetivo, Etapa e colégios de elite que tentam eliminar a concorrência de forma desleal. Já mata no ninho e trava o acesso ao ensino superior de qualidade, jogando o aluno na UNIESQUINA, Anhanguera, e eads da vida para os alunos gastarem o que não podem e sofrer na fila do desemprego e da fome.
O objetivo da deforma sempre foi afastar os alunos das escolas públicas do acesso ao ensino superior. Ora, como criar mil novos encargos para escolas subfinanciadas? Esperávamos algo diferente?
No DF tem uma disciplina para ensinar a fazer Minuta pra Golpe de Estado e ainda assim ser popular. O professor é um tal de Anderson
Procure aà a mãozinha do Paulo Guedes e famÃlia associado aos piores ministros da educação já escolhidos por um presidente mili_ciano
Patifaria total.
Fundação Lojas Americanas
RPG, ser milionário, esportes radicais. Esse é o resultado de entregar a gestão da educação a mentes do "mercado", como Feder, enquanto se execra Paulo Freire. Tragédia anunciada.
Melhorar pra pior. Uma tradição brasileira.
não houveram contratações para as novas disciplinas criadas. Assim os mesmos professores foram deslocados para as novas matérias sem condições de lecionar. Resultado, retiradas aulas de conteúdos fundamentais para Enem e criadas aulas de tempo livre. Péssimo negócio. Os alunos devem exigir a volta para o modelo anterior com urgência.
Mas é o que a direita sempre quis: manter o povo na escuridão intelectual.
O problema não são os temas das novas aulas, mas sim o fato de prejudicarem o tempo de disciplinas focadas no Enem e vestibulares. A solução seria, se houvessem recursos para isso, tornar os novos temas disciplinas optativas e extra-curriculares, como fazem no japão. Os alunos escolhem várias de acordo com sua realidade e interesses, e se dedicam a tudo. Pena não estarmos no Japão, rs....
Será que as escolas particulares e cursos que preparam para o Enem, também reduzem tempo de conteúdos fundamentais a seleção. Para intinerários formativos???????
O aluno rico aprende idiomas, raciocÃnio lógico e matemática, história. O pobre aprende RPG, coach de finanças e culinária da terra. E ainda há quem defenda isso. Há décadas, quando estudante do ensino médio, no meu colégio havia,além do currÃculo mÃnimo, disciplinas do tipo profissionalizante. Era possÃvel, por exemplo, para quem não buscasse ensino superior, conseguir trabalhar. Cada reforma no ensino só piora o mesmo. E a desigualdade social só aumenta.
Sem comentários
A "reforma" do ensino médio, aprovada durante o governo (??) Temer mais uma das contribuições do Estado de São Paulo, o mais "moderno, progressista e liberal" reduto de bolsonaristas do planeta Terra.
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