Marina Izidro > Ter desejo e prazer pela vida é o que nos move adiante Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Certamente essas meninas que de certo modo discriminaram a moça de 40 anos que ingressou na faculdade já ouviram coisas parecidas em casa, com “foi aquele velho”, “ foi um Velho que me atendeu no hospital”. O que é ser Velho ou Novo para essas meninas, se o espírito não envelhece e os atributos intelectuais sedimentam-se com o passar do tempo. A maturidade científica, literária e profissional somente vem aos indivíduos após os 50 anos quando alcançamos boa visão do mundo e da vida.

    Responda
  2. Sylvia Machado

    Muito bom! Talvez já passou da hora de entender que ficar mais velho é o destino de todo humano vivente. Que a idade é uma condição mental e não física. Existem "jovens velhos" e "velhos jovens". Ficar mais velho em idade pode ser sinônimo de conhecimentos acumulados e experiências vividas em vários segmentos que nenhum jovem tem a condição de ter. Assim se torna totalmente ilógico crer que pessoas mais velhas são "incapazes" para o trabalho, quando na verdade se tornam "ainda mais capazes".

    Responda
  3. Marcos Benassi

    É isso aí, minha cara Marina, céus tão certíssimas. A Mirian Goldemberg, que adoro e acompanho, é uma referência e tanto, mas o é pra indivíduos esclarecidos, não pras corporações - a absoluta maioria é tudo menos isso. Aposto que, aos52, se fosse procurar um emprego hoje, teria boa dificuldade, estamos excessivamente longe da Grã-Bretanha. Mas tô convosco, não só porque pratico respeito e apreço pelos meus velhotes como porque encaminho-me pra entrar nessa condição, quero mais é envelhecer bem.

    Responda
  4. Sérgio Guimarães Thomé

    Belo texto. Marina, costumo sempre separar o corpo da mente. Enquanto o corpo, o envelhecimento é inevitável, a mente sempre permanecerá jovem se tivermos projetos que nos levem a trabalhar diariamente para que eles sejam concretizados. Citando um exemplo, Oscar Niemeyer, já com seus anos bem vividos, levantava da cadeira para explicar um novo projeto arquitetônico. Uma característica comum entre os centenários : se exercitam e nunca param de viver a plenitude da vida.

    Responda
  5. Mario Garcia

    Perfeito.

    Responda
  6. Mario Garcia

    Perfeito.

    Responda
  7. RICARDO BATISTA

    Verdade, belo texto. De mais a mais, há cada vez mais gente acima dos quarenta entrando na faculdade. E, em geral, são bem acolhidos pelos mais jovens. E bacana ver esses atletas veteranos disputando em alto nível, verdadeiros exemplos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, meu caro, eu tinha d@is colegas "velhos" na graduação, final dos1980, e eram queridos e bem tratados, ao que me conste. Era estranho, mas fetejavam conosco e tudo, era muito divertido. Bbboocó quem não aproveita.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.