Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FABIO BENITEZ CORREA

    Sobre a rede de esfihas "aziáticas". Tinha uma pizza do chef com lombinho e requeijão que era comível. O beirute o hamburger também resolviam em tempos de pouco dinheiro e muita pressa. E as comidas típicas, que não vende mais pelo que sei, também eram somente ruins. Não sei como está hoje que tem até rodízio das tais esfihas bomba1

    Responda
  2. Silvio Alpendre

    Gente, faz um tempo que tirei a pizza da minha lista de opções. Só pizza ruim. Está insuportável. De qualquer forma quero compartilhar a minha melhor pizza. Não sei o nome do lugar, mas a cidade é Mucugê, Chapada Diamantina. Divina. Pena estar tão longe de São Paulo.

    Responda
  3. Ricardo Pereira Ignacio

    Me lembro de uma cidade pequena no MT !!! Meia 4 queijos e meio escarola !!! A escarola veio alface, imaginem alface no forno. A 4 queijos: o catupiry era um creme de maisena , a mussarela era finíssima, o parmesão um queijo ralado e o quarto queijo? Pra que ? Já haviam três !!!!

    Responda
  4. Ormuz Rivaldo

    Marcos! Sua coluna é sempre ótima e, acredito, seu humor é sempre melhor. Sobre a pizza da Dom Bosco, é realmente deliciosa. O molho, acompanhei, é extrato de tomate puro. E, sim, mencionou JK. Só faltou, vai a dica, mencionar que 107 Sul, onde fica a Dom Bosco original, e a 108, as 7 e as 8 que tem lado leste, as '200', são, provavelmente as quadras mais emblemáticas porque as primeiras de Brasília. Viva a Cozinha Bruta! PS Jamais peça 1 pizza da Dom Bosco para 'viagem'. Só vale consumir lá.

    Responda
  5. José Davi

    Em Belém do Pará fui a um restaurante chamado café santo, próximo ao ver o peso, me venderam uma pizza de bolacha Cream cracker, fina e dura, sem trocadilhos hehehe, com queijo ausente, molho de tomate e orégano.

    Responda
  6. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Te cumprimento pela menção educada e respeitosa à Dom Bosco . Como vc mesmo disse , um local que está na memória afetiva do Brasiliense . No entanto , nunca se tornaria sexagenária não fosse uma pizza ao menos , para não contradizer seus amigos daqui , palatável , embora na minha opinião ,seja gostosa de fato . Não entendo alguém não recomendar sua degustação .

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Exato, Dionyzio, a pizza Dom Bosco é gostosa mesmo. Pode ser chamada ou não de pizza, realmente as fatias são heterodoxas, há controvérsias. Mas aquele orégano tudo por cima, com molho de tomate de lata e muçarela escassa e bem fininha, por incrível que pareça, e uma delícia!

  7. R Alvim

    Décadas atrás fui num rodízio numa pizzaria que se gabava de ter 150 sabores. De dia era restaurante a kilo. No mesmo dia comi uma pizza de X-tudo, de sushi e de strogonoff. De sobremesa, pizza de sundae. Ainda não me recuperei completamente de experiência.

    Responda
  8. Berenice Gaspar de Gouveia

    Comi uma em Orlando que era inesquecível. Massa grossa, sem sal e meio crua. A (pouca) muçarela vinha boiando em um mar de ketchup apimentado e enjoativo. Não conseguimos chegar a terceira garfada

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O nojentamente memorável de Orlando parece que só se amplia, né, Berenice? Hahahah!

  9. JANAINA DE MORAES SANTOS

    A pior que comi foi no Vaticano. Sem brincadeira, muçarela com pedaços de salsicha! Só pedi um pedaço porque estava faminta - e, mesmo assim, metade do pedaço foi pro lixo, pois era realmente intragável. Dez vezes pior que a tua medalha de bronze!

    Responda
  10. Francisco Barbosa

    As pizzarias da Mooca e da Vila Zelina são insuperáveis, na humilde opinião de quem viveu anos na Pompeia e depois migrou para o centro, onde as pizzaria estão sumindo. O Bixiga se perdeu entre o turismo étnico ou drogadício e a degradação. Pizza hypada de Pinheiros com preços no câmbio do euro coloco no mesmo nível das piores pizzas: ainda que sejam boas, algumas nem tanto, são feitas para pegar incautos. Ao menos a pizza vendida no boteco sujo tem a humildade de não querer ser o que não é.

    Responda
  11. Claudio Vieira

    eita comentário burgues . Burgezaço . Emparelha com Josimar Melo, em intolerancia . seu comentario tem o mesmo valor de suas pizzas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Seu não, não me pareceu nem burguês, nem intolerante, prezado. Aliás, se fosse pago para ser tolerante, estaria na propaganda, e não na crítica gastronômica.

    2. Mario Luiz Frungillo

      Moço, se o comentário tem o mesmo valor das pizzas, das duas uma: ou as pizzas são muito boas e o comentário idem, mas como ele diz que as pizzas não prestam ele contraria o próprio valor, ou é a mesma coisa de trás para a frente. Ou seja, sua lógica é ilógica.

    3. Beatriz Virgilio

      Discordo.

  12. NACIB HETTI

    As boas pizzas de BH são apenas razoáveis. Eu prefiro a minha, usando pão árabe.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Desculpe, usando pão árabe não é pizza. É apenas um arremedo, possivelmente muito saboroso e bastante aceitável. Preferiria também. Pelo menos não estaria enganado a mim mesma.

  13. Eloisa Giancoli Tironi

    Emcontrar pizza de verdade no Brasil é quase impossível. Às vezes servem algo com cara de panqueca, bom sabor, bons ingredientes, cara. Mas não é pizza. É panqueca. Às vezes a panqueca é tão fina, que tem-se a impressão de estar comendo um gratinado misto.

    Responda
    1. raul neto

      Comi a melhor pizza da minha vida em Nápoles ao preço de 4 euros, no tempo dava 16 reais, na Da Michelle. Pizza lá é comida de "pobre" e é ridículo aqui no Brasil tentarem torná-la uma comida requintada servida em palácios da pizza.

    2. Renato Cruz

      Mais tolo do que ficar falando que pizza só na Itália, de preferência em Nápoles, só os pedantes que falam "batatas fritas só as de Paris"...

    3. Renato Cruz

      Eloisa, seu comentário é pernóstico, esnobe e tolo. Conheço as pizzas de Nápoles, aliás, comi pizza em boa parte da Itália, morei no país vários anos a trabalho. O Marcos está falando do que chamamos de pizza no Brasil. De fato, não são como as originais, aliás, o seu deslumbramento pela comida napolitana é exagerado, não tem nada demais lá, é só massa coberta de molho e queijo e quase sempre o que comemos no Brasil com o nome de pizza é muito superior ao que se come na Itália.

    4. Eloisa Giancoli Tironi

      Olá Francisco, eu não disse que o que servem é ruim. Eu disse que na maioria das vezes o que é servido não é pizza. É coisa inventada no Brasil. São adaptações saborosas e de qualidade. Eu chamo de Pizza somente aquela napolitana original ou em cópia fiel. Com uma massa saborosa e presente. Como vou explicar? Só indo a uma boa Pizzeria em Napoli mesmo.

    5. Francisco Barbosa

      Heloisa, certamente você não vive em sp, há pizzas ruins, mas a grande maioria é boa, em qualquer bairro.. Mas concordo que saindo de sp é muito difícil encontrar pizzas boas no país.

  14. Claudio Messias

    Sou do interior de SP e estou em Campina Grande, PB, há quase 10 anos. Não sei se essa moda pegou aí, mas aqui estão substituindo o catupiri e a muçarela (adorei a grafia do colunista, pra mim, correta) por cream cheese. Normal? Tudo bem. Mas, tal qual o catupiri da pior qualidade citado no artigo, há também o pior dos cream cheese. Já chegam os sandubas da Subway, entupidos de cream cheese e que os tornam enjoativos. Tudo para dizer que minha pior experiência foi com uma catufrango que tinha...

    Responda
  15. Claudio Messias

    Sou do interior de SP e estou em Campina Grande, PB, há quase 10 anos. Não sei se essa moda pegou aí, mas aqui estão substituindo o catupiri e a muçarela (adorei a grafia do colunista, pra mim, correta) por cream cheese. Normal? Tudo bem. Mas, tal qual o catupiri da pior qualidade citado no artigo, há também o pior dos cream cheese. Já chegam os sandubas da Subway, entupidos de cream cheese e que os tornam enjoativos. Tudo para dizer que minha pior experiência foi com uma catufrango que tinha...

    Responda
  16. Ernesto Dias Junior

    Pode deixar, Marcão. Paulista gosta tanto de carioca que elegeu um. Agora vai comer pizza com catchup por cima. E biscoitos Globo de sobremesa.

    Responda
    1. carlos campos

      E por incrível que pareça Ernesto , os cariocas elegeram dois paulistas nas últimas eleições pra governador e , acredite se quiser , os biscoitos Globo foram criados por um Paulista da cidade de Jundiaí. Estranhos paradoxos estes!!!

    2. Ernesto Dias Junior

      Marcos, te confesso que não sei nem como é o pacote. Fui criado com biscoito de polvilho de padaria.

    3. Marcos Benassi

      Sem demérito pros biscoitos globo, né, Ernesto? (Senão estarem de sobremesa, digo) Ô, me encheram muita cova de dente na adolescência, foi lindo.

  17. João Carlos Silva

    A pior mesmo que já parou no meu prato foi uma em Fortaleza, que no lugar de molho de tomate era regada a catchup. Ecaaaaa!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, aquele delicado dulçor do quetixúpi, seu rubor natural e idem aroma... Hahahahah!

  18. Marcos Benassi

    Óia, Marcão, realmente, estragar pizza de mussarela é Soda, coisa de profissa. Mas os súditos da rainha são profissa: também lá, duro, famélico e terminando viagem, gastei preciosas libras na pior que já comi - e, piormente, era um restaurante bonitinho. Assim como os cabra conseguiram me servir um MacGrude ruim: bem, ele é o que é, o catchup e a mostarda é que eram *incrivelmente* ruins. Sujeito tem que caprichar na Capivarice pra KHagar no óbvio, né não?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bom, como serviço e mostra de amor, mindeu vontade de elogiar a Monte Carlo, aqui na caipirolândia de Valinhos, sp: faz uns 18anos que só como deles. Adoro massa fina, e a fazem excelente, saborosa, com boa farinha; os ingredientes, sempre de boa qualidade - queijo, por exemplo, nunca salgado ou oleoso em excesso, ervas frescas, sempre. Moro na perifa, e sempre entregaram aqui - entregadores próprios, até hoje. É um pessoal que conquista pela qualidade e dedicação que transparece.

  19. Roberto d Avila

    A melhor, sem dúvida alguma, foi uma fatia de muçarela da rede Mister Pizza que comi no verão de 1987 em Cabo Frio, logo após encontrar pela primeira vez o famoso da lata. Inesquecível!

    Responda
    1. Ricardo Martins

      Eu lembro da Mister Pizza, maravilhosa! E tinha a pizza supreme Tb da franquia Pizza Today!

    2. Marcos Benassi

      Aaahhh, meu caro, mas daí a questã era outra, foi a qualidade do tempero...! Hahahahah!

  20. Adriano Garcia

    Faltou aquele famoso rodízio de pizzas do RJ, que começa com par e termina com mê...

    Responda
  21. Fabiano Caetano de Souza

    Eu já comi a pizza medalha de bronze, da famosa rede de esfihas: massa emborrachada e queijo sabor "estranho". No meu top five piores, sem dúvida.

    Responda
  22. carlos campos

    A pior q já pedi ( nem cheguei a comer) foi a de uma rede q tem nome de metrô em inglês mas q errou a mão na confecção da redonda. Outra rede q tem nome de um jogo de retângulos c/números , também me decepcionou , mal montada , meio crua e sem aquele algo a mais q só uma boa pizza pode dar. A melhor foi quando era criança( faz muito tempo) e c/minha família íamos ao Leão do O'lido , no Centro de S.Paulo comer a redonda de MUSSARELA , inigualável. Bons tempos estes, eu era feliz e ...sabia!!!

    Responda
    1. carlos campos

      Valeu Marilene pelo toque , obrigado.

    2. Marilene Salette Momm

      Carlos: muçarela consta nos melhores dicionários brasileiros (como Houaiss) e portugueses (o da Porto Editora, por exemplo). Levei esse choque há alguns anos também, mas é isso. Claro, mussarela consta também, assim como mozarela.

    3. carlos campos

      Prezado Marcos , me desculpa pela explicação confusa do nome da rede de pizza citada , que realmente é bem difícil de matar a charada , mas felizmente a Fátima esclareceu , a quem desde já agradeço. Demais , amigo , compartilho a grafia " MUSSARELA ", que acredito ser a correta, afinal nós meus 64 anos de vida , sempre vi cardápios com esta escrita , fosse lá boa ou ruim a pizza servida, ok parceiro?

    4. Cristina Dias

      Essa do jogo de retângulos comi uma vez, e está no top 3 das piores da vida.

    5. Marcos Benassi

      Grato, Fátima! E eu pensando num tabuleiro: pizzarias chamadas Chess, pizzas Dama, LadtPizza, sacumé? Hahahahah!

    6. Fatima Pereira

      DO MI NO

    7. Marcos Benassi

      Perdoe a burrrice do coleguinha, Carlos, mas que será o jogo quadriculado com números? A gente somos leitor, precisa os de tanto pudor pra apontar o dedo e dizer que tal coisa foi uma Herda? Cê me ajuda, por gentileza?

  23. Marina Gutierrez

    A pior pizza que eu comi ate agora foi em Lisboa, cheguei ao hotel que havia reservado e estava com muita fome, perguntei se tinham um restaurante, tinham mas estava fechado, indicaram uma pizzaria proxima, entrei sem ver o nome da horrivel, a pizza era horrivel e a pizzaria era da cadeia Pizza Hut, americana. Pode ser que nos States é uma pizza razoável, mas naquela época em Lisboa, era muito ruim.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Quando aquilo que é pasteurizado decepciona para além desta condição, é triste pacaramba, né? Pois o padronizado não é justamente pra dar essa garantia do básico? Que nem o Mac londrino que me pareceu ruim, vintanos atrás: uai, precisa ter a manha pra entregar um pacote plastificado que seja pior do que já se espera "por natureza", precisa não? Tem um pessoal que se esmera na ruindade, cara Marina...

    2. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

      A filial do aeroporto é muito boa. Até hoje lembro dela.

    3. Marina Gutierrez

      Leia-se: entrei sem ver o nome, a pizza era horrivel...