Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Vasconcelos

    A China é o maior parceiro econômico do Brasil e não sabemos quase nada dela. Só tradução de livros escritos em inglês. O investimento público na formação acadêmica de sinólogos é urgente!

    Responda
  2. Francisco Jen Ou

    O governo chinês trabalha para o bem estar do povo, e nada há de errado nisso. Não é fácil chegar à posição do presidente Xi: são muitos anos de preparo no serviço público chinês e muitos testes para consolidação de influência e poder, então é mais razoável pensar que o presidente Xi é um negociador extremamente habilidoso que conseguiu aglutinar um grupo de colaboradores com os mesmos ideais, para trabalhar pela China.

    Responda
  3. LUIS FERNANDES

    Xi Jiping não e nada popular na China. O regime esta cada vez mais opressor e um dia a populacao vai reagir a todo esse controle. Espero q o mesmo aconteca na Russia

    Responda
  4. Marcos Benassi

    É, caríssimo, além da opacidade tradicional aos regimes autocráticos, a China tem uma complexidade adicional: é culturalmente muito distinta do ocidente, tem raízes muito distantes no tempo, tradições que nos são muito estranhas, incluindo um coletivismo desconhecido pra nós. Frente nessa nova crise bancária, por exemplo, será muito interessante ver o que acontece por lá. Observar e aprender pode vir a ser bem rico e útil.

    Responda
  5. Pedro Albuquerque Neto

    Rapaz, finalmente encontrei o criador da famosa Teoria da Conspiração. Chama-se Igor Patrick, autor do artigo. O cara escreve de um jeito tal para que tudo assuma a áurea de verdade. E de verdade irrefutável. Quem poderá questionar o que ele escreve se só ele detém o controle de sua mente fértil?

    Responda
    1. Pedro Albuquerque Neto

      Marilza, mas como posso pontuar minhas discordâncias diante de uma teoria da conspiração? Teria que introjetar realidade paralela! Confesso que não consigo penetrar nesse estranho mundo. O cara não cita fontes, não dá indícios, referências. Ele deu ao caso China uma pequenez tão acentuada que impede o contraditório. É preciso ter uma mente muito fértil.

    2. marilza abrahão

      Onde posso ler seus questionamentos e análises pertinentes acerca deste tema!? Jogar palavras aqui sem pontuar suas discordâncias não contribui para ampliar a compreensão do assunto…

  6. João Gaspar Farias

    Se acertar, Xi é o herói, mas se errar, vai sumir por bem mais de uma semana. Liderança coletiva é utópica. Na prática é compartilhar responsabilidades. Erros são atribuídos a alguns bodes expiatórios. Ou, "grandes expurgos".

    Responda