Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    O universo nasce como uma bolinha de gude e depois se expande até suas dimensões cósmicas. Existem outros universos semelhantes, ou diferentes do nosso, não sabemos. Podemos testar isso algum dia? Pouco provável. Hawking mostrou que os buracos negros são sempre quentes, mas até agora ninguém observou esse calor para os buracos que vemos no céu. Talvez o amor esteja ligado a esse calor débil, os grãos do espaço ao redor vibram e geram o calor dos buracos negros. Problema totalmente em aberto.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Para a gravitação quântica em laços, nosso universo pode ter nascido do ricochete de uma fase precedente; quando o universo é extremamente comprimido a teoria quântica gera uma força repulsiva, o Big Bang seria na verdade um Big Bounce um grande ricochete.

    Responda
  3. ZENON LOTUFO JUNIOR

    Texto muito bom. Mas não vejo absolutamente nada de piegas em "apostar que o amor é um fenômeno inevitável onde quer que exista vida inteligente.". Até porque tenho à minha frente um dos últimos livros da brilhante Martha Nussbaum cujo título é bem expressivo: " Political Emotions: Why Love Matters for Justice". Como ela e outros do mesmo quilate insistem, não pode haver justiça nem política decente, nem inteligência digna desse nome, na ausência do amor/bondade.

    Responda
  4. Douglas Sgoti

    Hahaha, mandou um Gandalf no final :)

    Responda
  5. Edimilson Volpe

    Um primor de argumentação.

    Responda
  6. Osame Kinouchi

    Derivar niilismo de tamanho ou duração é meio ingênuo. Tudo depende do que você quer comparar. Galáxias é estrelas não pensam. Biosferas são ricas em diversidade e processam informação. Tem uma diferença qualitativa aí que o niilismo não dá conta. E simplesmente não sabemos quanto tempo a vida vai durar no universo.

    Responda
  7. Carla C Oliveira

    Ótima argumentação.

    Responda
  8. José Cardoso

    Uma motivação para o conceito de multiverso não estaria na visão infantil de que existe uma multiplicidade absolutamente diversa de coisas e eventos? A única unidade são os pais. Mais tarde isso se cristaliza na crença de um Deus criador e de um mundo criado. Já a visão científica de que tudo se relaciona conduz à noção de universo. Um exemplo é o criacionismo x evolucionismo.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Ciência de almanaque não é explicação pra nada. Melhor descer das nuvens.

  9. joão moreira

    Concordo plenamente

    Responda
  10. Andre Pessoa

    Uau! Argumento claro, direto e maravilhoso.

    Responda