Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANTONIO CAMARAO

    Abrão os olhos funcionários, vem chumbo grosso aí!

    Responda
  2. Gabriel Corrêa de Oliveira

    Funcionários públicos tem que passar todos os seus dias com medo de perder o emprego igual aos da iniciativa privada. Demitir funcionário público tem que ser tão fácil quanto qualquer outro. Emprego garantido é garantia de incompetência.

    Responda
    1. Marcelo Silva Teixeira

      comentário que degrada a imagem dos funcionários públicos e não é condizente com a verdade. Servidores públicos podem ser demitidos sim, mas após processo admistrativo transitado em julgado.

    2. Renata Godoy Barros

      Então vc não conhece muito bem a máquina pública, trabalhamos mais do que na iniciativa privada

    3. Renata Godoy Barros

      Então vc não conhece muito bem a máquina pública, trabalhamos mais do que na iniciativa privada

    4. Sonia Reis

      Funcionários públicos não têm FGTS nem Seguro Desemprego. A estabilidade, que não é e nunca foi irrestrita, é, na verdade, e de uma certa forma, uma falácia. Os cargos de supervisão hierárquica, na maioria, beirando a casa dos 100%, são de cargos comissionados: indicação política... De confiança, ou de amizade...

    5. João Gabriel de Oliveira Fernandes

      Não acho tão simples, Gabriel. Nós vimos no episódio das joias do Bolsonaro que a estabilidade é importante para que o próprio servidor sinta confiança para realizar seu trabalho, sem medo de coações internas ou remanejamentos. Além disso, a falta de estabilidade no emprego não impede que funcionários de uma empresa privada se acomodem.

    6. Marcos Roberto Banhara

      Se fosse assim, Bolsonaro teria demitido o servidor da receita que se recusou a entregar as jóias que deveria ir para o acervo da União, a "família"!

    7. ADALGISA DE CASTRO SILVA

      Não concordo. Há bons e maus funcionários tanto na iniciativa privada como no serviço público. Aquele que ama o que faz,pode ser até o auxiliar de limpeza, sempre fará seu trabalho com apreço e dedicação!!!! Isso tem mais a ver com o caráter de cada um do que com o contrato de trabalho!!!!

    8. Marcia da Silva

      A estabilidade é a única garantia que o servidor possui para cumprir a lei sem a ameaça de retaliação frente a interesses escusos. Veja o caso de Luís Miranda na CPI da Covid.

    9. Felipe Araújo Braga

      Acontece Alexandre, que na iniciativa privada o funcionário ruim perde o emprego, e a empresa ruim perde o cliente... E no setor público?

    10. Alexandre G

      Quem trabalha na iniciativa privada sabe que a lenda sobre eficiência é conversa fiada em milhares de situações do cotidiano. E nem é preciso pesquisar muito pra encontrar milhões e milhões de clientes insatisfeitos com serviços prestados por empresas de telefonia, por empreiteiros, restaurantes, bares, oficinais, empresas de tecnologia e outras tantas. E quem estiver iludido pode acabar com a ingenuidade consultando Procons e a página reclameaqui

    11. Felipe Araújo Braga

      Concordo totalmente. Eles querem privilégios, isso sim!

    12. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Seria perfeito se os políticos não demitissem os funcionários públicos honestos para colocarem no lugar, cupinchas que aprovam as safadezas que fazem, como trazer joias de origem duvidosa do exterior e esconder na bagagem. Se um empresário despede um funcionário bom, o empresário perde. O político desonesto despede o funcionário bom para colocar um desonesto no lugar.

  3. Telma Saraiva

    Um funcionário de empresa privada consegue comprar à vista um bom imóvel pra morar com os recursos do FGTS quando se aposenta. O funcionário público, não tem FGTS.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Não é possível editar textos. Tem vírgula onde não deveria estar no meu texto.

    2. Telma Saraiva

      Felipe, não sou e nunca fui func. pública , mas sei avaliar o que é justo ou não.

    3. Telma Saraiva

      Não foi delírio, não, pois vi isso acontecer 'in loco'.

    4. Felipe Araújo Braga

      Vem para a iniciativa privada então. O regime do serviço público brasileiro é arcaico ao extremo! Não contratam estagiários após a vigência do contrato e usam a estabilidade para se proteger da concorrência e usar de corporativismo para trabalhar pouco com o emprego garantido.

    5. Monica Rodrigues

      o que ele vai fazer é ferrar o func público. Indiscutível! mas não dá pra usar clt como justificativa, é uma espécie em extinção.

    6. Monica Rodrigues

      endoidou? fgts é a pior aplicação que existe, ninguém consegue tirar, muita restrição! imóveis são caríssimos e as empresas estão contratando somente PJ. Foi delírio né? fala a verdade.

  4. Marcelo Carneiro da Rocha

    Um cara que me aparece destruindo um martelo daquela maneira está querendo fazer reforma onde ? No circo ?

    Responda
  5. Rives Passos

    Desprivatização do Estado Já! Ah! O governador do Estado de SP vive de recurso estatal (tesouro) desde 13/14 anos. Como a famiglia! Estado mínimo prosotros!

    Responda
  6. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Estado mínimo para o populacho, estado gordo para os que não abrem mão da mordomia, como o governador por exemplo. Carros blindados, seguranças etc .

    Responda
  7. Gelson Modesto Rodrigues

    Um cara que demore se serviu do serviço público agora paga de liberal . Quero ver pedir exoneração de consultor legislativo da Câmara do Deputados quando se se eleger para mais nada . Só no Brasil que vemos essas peças que se dizem liberal e transitam na administração pública ...

    Responda
  8. Mario Donizete Pelissaro

    Tarcisio acolheu no estado, dezenas de aspones que "serviam" em Brasilia e que foram desalojados com a derrota de bolsonaro. Deveria primeiro, acabar com estes cabides antes de qualquer coisa.

    Responda
  9. Priscila Franco

    Eu penso que mexer no Estatuto é retirar mais direitos, que não existe benefícios nenhum. Agora, um governador que não que gerir o que é público, privatiza tudo, não serve para nada. Pois as privatizações e terceirização não são fiscalizadas, apenas deixa-se acontecer de tudo é quem perde é o povão. Agora, o funcionário público que votou no Tarcísio por questões ideológicas deveriam pedir exoneração, já que acreditam que Estado Mínimo é a saída para o Brasil.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Quero que os servidores públicos de SP se lixem, afinal este filhote de "paraíba", olhem o cabeção dele é de uma família de "coronéis da PB", ele vai reduzir os paulistanos a meros bóias-frias, sem direito a nada!

  10. Priscila Franco

    Eu penso que mexer no Estatuto é retirar mais direitos, que não existe benefícios nenhum. Agora, um governador que não que gerir o que é público, privatiza tudo, não serve para nada. Pois as privatizações e terceirização não são fiscalizadas, apenas deixa-se acontecer de tudo é quem perde é o povão. Agora, o funcionário público que votou no Tarcísio por questões ideológicas deveriam pedir exoneração, já que acreditam que Estado Mínimo é a saída para o Brasil.

    Responda
  11. Marçal Estevam Bernardo

    Pra quem considerava contratar o próprio cunhado, adivinha quem vão ser os mais prejudicados?

    Responda
  12. Eduardo Elói

    Se não ferrar o 'Barnabé ', não é boa reforma administrativa, no entender dessa gente. Por ex, judiciário e legislativo são ilhas de excelência, quando se fala em salários gordos. Mas, ali ninguém mexe, é um vespeiro poderoso.

    Responda
  13. Nehru Gabriel

    Para quem não sabia que contratar pessoas da família no serviço público sem concurso é imoral e nepotismo, o nível dessa reforma vai ser uma surpresa.

    Responda
  14. filipe moura lima

    Retirada de direitos de servidores civis e torná-los servis. Essa é a proposta, não outra.

    Responda
  15. Jacques Toron

    Discussões sobre reforma são sempre bem vindas, Precisamos nos modernizar.

    Responda
  16. Gil Almeida

    Tarcísio fará uma revolução se igualar os salários e direitos dos funcionários públicos aos demais funcionários.

    Responda
  17. Valdir Teixeira da Silva

    O problema está justamente nos servidores comissionados, são cargos de indicação política e em geral esse pessoal não serve para nada. Mas o miliciano quer aumentar o salário desse pessoal. Os servidores de carreira e concursado, os que realmente trabalham e carregam a máquina pública, esses ele vai arrebentar. Os servidores de carreira é o pessoal que apreende as jóias dos políticos nos aeroportos.

    Responda
  18. Rodrigo Costa

    Comece com a Fundação Casa... lá tem gente que nunca pisou no espaço socioeducativo e ganha 26 mil mensais... não pq o sujeito estudou, mas pq é parente do Alckmin.

    Responda
  19. Rodrigo Costa

    Reforma aqui, reforma ali... parece sofá velho ganhado de herança.

    Responda
  20. Sebastião Staut

    Matéria paga? Nenhum conteúdo. A coluna, que já é muito ruim, só faz piorar

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Também não entendi...

  21. Erica Luciana de Souza Silva

    Observação para os q falam sobre a discrepância entre servidores públicos e privados. Os servidores públicos não têm alguns direitos como o pessoal do setor privado. Entre eles, não existe FGTS. No momento da aposentadoria, o servidor público não recebe nada, além de seu salário. E qdo falarem das desigualdades salariais, não se esqueçam q os super salários só existem para poucos servidores. A maioria ganha pouco mesmo, especialmente a galera do executivo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Neli, estabilidade é um benefício muito maior do que o FGTS!

    2. Neli de Faria

      Felipe: Estabilidade não se compara com o fgts. Aliás, quem carrega a Administração Pública nas costas é o Servidor Público . Vide o caso das Joias da Coroa, será que se fossem cargos comissionados as joias ficariam com a Coroa?

    3. Felipe Araújo Braga

      Você a há que estabilidade está no mesmo nível do FGTS? Estabilidade é um privilégio muito maior.

  22. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Se cuidem servidores...o filhote do bozo vai passar o rodo.....

    Responda
  23. Marenildes Pacheco da Silva

    Que há distorções de salários do setor público em relação ao privado não resta dúvidas, mas os bons servidores, que prestam excelentes serviços a população, esses sim devem ser muitíssimo bem remunerados. Os cabides de empregos e funcionários fantasmas precisam ser extintos, o que acho que não correrá.

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      Claro que não, os servidores comissionados, os caras que são colocados por indicação política, terão aumento de salário. O próprio texto afirma isso. Já os concursados: polícias, professores, fiscais e etc. só levarão "bucha". Esse carioca veio para arrebentar o estado.

  24. Cleomar Ribeiro

    ... olhe o naipe dos cargos, pessoal: Chefe de Tesousaria- Não necessidade de diploma ( nem mesmo de ensino médio ) e sem experiência em contabilidade; Chefe de Departamento de engenharia: Não é necessário ser engenheiro(a); e por ai comissionarão todos os insurrecionistas do país em SP!... Demais cargos Requisitos básicos: ... ( em sigilo) somente o interessado e a chefia de departamento nos acertos de contratação. SP o 'Shark Tank' do país!!!...

    Responda
  25. Cleomar Ribeiro

    ... 'Borbas Gatos', por todos os lados, ficarão livres para meter bala para todos os lados!... Dios Mio!!!... Estes insurrecionistas entraram em SP e fecharam as portas!!!... SP o ' Shark Tank' do país!!!...No hay enemigos naturales para los tiburones!... Aguentem firmes, imãs e irmãos de SP!!!...

    Responda
  26. Cleomar Ribeiro

    ... Adeus aos concursos públicos!... a partir desta reforma contratação serão à maneira antes de 1988 ( constituição), parentes, militantes departidos, amantes, filhas e filhos de amantes, e de cônjuges, será o paraíso para estes operadores. Salários difereciados para um mesmo cargo, depende do QI, de ( o usual 'Quem Indica')!... Estes quatro anos não passarão rápidos e nem lentos, o de sempre, mas não serão enfandonhos e entediantes. Processos na justiça, caos eventuais descentralizados e etc..

    Responda
  27. Antonio Roberto Spinola Costa

    Funcionário concursado não se submete a rachadinhas.

    Responda
    1. Cassio Felix de Oliveira

      Depois de bater o martelo (literalmente arrebentar o martelo, perdendo o folego e utilizando as duas mãos de uma forma surtada) sobre a parte norte do rodo anel, agora vai para cima dos servidores públicos, como quem diz: "vou mostrar como se faz".. O mal estar da política aristocrata de capitalismo de Estado, que nos livramos em níveis federais, se alojou como um câncer no sudeste. Acredito que não vamos ver o horizonte democrático ainda.

  28. Beckenbauer Simas

    Foi a estabilidade de servidores públicos que garantiu a apreensão das jóias que seriam extraviadas para o acervo pessoal daquele que não se pode falar o nome. Lembrem-se disso. Estas reformas só atendem a interesses daqueles que querem passar o trator e não ser incomodados por um servidor público cumprindo a lei.

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

      O filhote do bozo vulgo THORcisio segue à risca a cartilha do mestre....

  29. Marcelo Costa Batista

    Os franceses são o exemplo que os servidores de carreira têm, para barrar a perda de direitos, isso só se consegue com a luta democrática. Votei no Tarcisio o no primeiro turno, para mandar o PSDB para o esgoto de onde nunca devia ter saído. Agora beneficiar servidor comissionado (assessor de político) e prejudicar os concursos servidores da população na saúde, educação e segurança é coisa de ban dido que não entende o contexto atual do Brasil e do mundo só au.entará a desigualdade uma vergonha.

    Responda
  30. Felipe Araújo Braga

    Lei de 1968. Ultrapassada. As regras do serviço público brasileiro parecem ter vindo dos tempos da Coroa Portuguesa. Falta meritocracia, agilidade e avaliação. É claro que precisamos focar em acabar com os cargos de indicação. Mas um concurso público não pode dar o aval para alguém fazer o que quer o resto da vida. Tirando os altos cargos (auditoria, diplomacia, magistratura) está cheio de concursos públicos (para professor por exemplo) que selecionam os piores alunos. Chega de privilégios!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Neli, quem carrega o "servidor" público nas costas é o povo, que trabalha na iniciativa privada para sustentar tantos privilégios e regalias. E não acho que os funcionários públicos deveriam ser comissionados. Mas o regime de contratação poderia ser semelhante ao do serviço privado. Esse regime de concursos e estabilidade é extremamente arcaico e oneroso para a população, além de ineficiente.

    2. Neli de Faria

      Quem carrega a Administração Pública nas costas é o Servidor Público . Vide o caso das Joias da Coroa, será que se fossem cargos comissionados as joias ficariam com a Coroa?

  31. Bruno Silva

    Certamente as "reformas", quando vêem, servem única e exclusivamente para prejudicar os menos favorecidos. Nenhum desses políticos tem culhão e interesse em mexer com peixe grande...

    Responda
  32. yuri sebastiany

    Vamo acabar com esses comissionados Chefe!!!

    Responda
    1. Nehru Gabriel

      Duvido. Políticos gostam de comissionados sem concurso para empregar amigos e parentes e odeiam concursados.

    2. Claudemir Araujo

      Zé rodela fake

    3. Rosane Aparecida Sene Pereira

      E vcs acreditam mesmo que o problema de gastos são os funcionários públicos? Acreditam mesmo? E os políticos,?

  33. Luiz Antonio Sypriano

    O PSDB governou SP por muitas décadas, utilizando-se da estrutura do Estado para manterem-se no poder e bancar seus privilégios; que se faça a Reforma de forma transparente e participativa, convocando todos os Sindicato e seus servidores.

    Responda
    1. Claudemir Araujo

      O PSDB nunca deu privilégios para os servidores. Mas vc nunca vai saber disso se seguir o noticiário fake bolsonarista

    2. Felipe Araújo Braga

      Chamar a raposa para discutir a segurança do galinheiro?

  34. Neli de Faria

    Duvido que ele vá cortar os cargos em Comissão. Em São Paulo, capital, um ex-prefeito,em dois mil e cinco,criou a dispensável função de Secretário Adjunto e nenhum dos que o sucedeu corta essa função Dispensável. Também no Estado: secretário adjunto? Para quê? Em tempo de Internet é dispensável até as funções de Vice:presidente, governador e prefeito, e é dispensável também secretário adjunto. Mas, cortar apaniguado? Não existe um Político Estadista.Todos oportunistas!

    Responda
  35. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    La vem chumbo. E do grosso. Resistam, servidores.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Pensando bem, merecem. Poderiam ter votado no outro. Escolheram o Tarcísio, agora aguentem. Afif e Kassab, traidores do Estado de São Paulo.

  36. CHRISTIANE NOVO BARBATO

    Depois de marretadas alucinadas em contrato mais do que suspeito, agora o forasteiro mira seu fuzil bolsonarista para os servidores paulistas.

    Responda
  37. Valter Luiz Peluque

    Pode apostar que vai querer terceirizar e precarizar o servidor. Reforma administrativa é sinônimo de enxugar a máquina e a prestação de serviços.

    Responda
  38. Jocimar Bruno dos Santos

    Tarcísio vai aumentar o número de comissionados na base, colocar o salário lá embaixo pra ajudar na próxima eleição.

    Responda
  39. José Davi

    E o problema da Cracolândia? Todo castigo pra quem vota na direita é pouco.

    Responda
  40. Marcelo Magalhães

    Ele vai dançar com os servidores. Vai colocar a granada no bolso deles assim como fez Paulo Guedes, seu colega.

    Responda
    1. Francisco Paulo Almeida

      O estatuto do funcionalismo estadual é de 1968 está completamente ultrapassado, assim como a lei orgânica da polícia civil que é de 1979.

  41. Alexandre Tadeu Ribeiro

    Vai provar do ve ne no...!!! os bo zo na ris tá..!!

    Responda
  42. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Logicamente, o funcionário de classe média em São Paulo vai perder. Mas, não podem reclamar, 80% deles, votaram em Bolsonaro w Tarcísio. Kkk.

    Responda
    1. Luiz Bartolotti Bartolotti

      Para colaborar , fico estarrecido como os paulistas votaram num candidato que não tem uma obra relevante concluída ,nem sabia onde votava , o Nordeste foi uma Região que não cresceu em nada com o Tarcísio e o Marinho .

    2. luis rosa

      Infelizmente você tem razão. São Paulo só não é pior que Santa Catarina.