Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Franklin confrole social da midia

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Talvez atenção excessiva foi dada às canções da senzala e do abolicionismo na invenção do Brasil e desatenção a outros aspectos, como por exemplo o mercado interno. Jorge Caldeira usa números e mostra que o mercado interno teve importância maior do que lhe foi atribuída. Os pequenos empreendedores, alguns ex-escravos, contribuíram para a história da riqueza no Brasil e pela sua invenção. É preciso colocar isso na perspectiva. Os batalhadores atuais tiveram lá atrás um mercado interno forte.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Prezado Renato, o empreendedorismo musical brasileiro já começou no século dezoito. Com a ascensão da burguesia e o avanço da urbanização, o Lundu de origem africana e a Modinha, ritmo português, desabrocharam estilos musicais novos como o chorinho, samba e bossa nova. Caldas Barbosa, mestiço, como empreendedor musical até foi a Portugal influenciar a modinha portuguesa com elementos da modinha do Rio. Um sincretismo do popular e do erudito. Até i ingressou numa universidade portuguesa.

    2. Renato Theodoro da Silva

      Você poderia ajudar, mencionando alguma canção do cancioneiro do pequeno empreendedor do séc. xix.

  3. Leila de oliveira

    Vou comprar o livro.

    Responda
  4. frankklim alencar figueiredo

    Xandão, o maior psiquiatra de todos os tempos. Trouxe milhares de zumbis a vida real.

    Responda
  5. frankklim alencar figueiredo

    Vejam o mal que a FSP e suas iguais fazem ao Brasil. Metade da população teme que o Brasil se torne Comunista. Nossa imprensa ser de vassalos da Cia causou isso.

    Responda
  6. frankklim alencar figueiredo

    Os pigmeus intelectuais sabiam que o Dirceu é e era um gênio da política. EUA e essa elite de pigmeus intelectual e imoral tinha que destruir primeiro o Dirceu, escantear o Franklin sob ameaças da Lava Jato pra depois partir pra cima do PT e Lula. Lula está aí, pra vergonhas dos pigmeus.

    Responda
  7. Diva Negri

    O povo, há muito, ouve as vozes de rua...agora, espero que nossos representantes as ouçam!

    Responda
  8. frankklim alencar figueiredo

    Franklin, Dirceu e outros, estão aí, mostrando o que a elite corrupta que esconder.

    Responda
  9. William Rachid

    Uma maneira interessante de se aprender a História ouvindo o que os nossos antepassados escutavam e reproduziam. Uma forma boa de juntar o que se escutou entrando no mundo de quem sentia e falava, e também, de se escutar, aprender, sentindo o mundo do outro.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Tá anotado, sêo Elio. É voz do povo que vem saravá. O que a zelite inguinora. E que uns chato teima em resgatá.

    Responda
  11. Ayer Campos

    Franklin Martins é um herói nacional - ou devia ser assim acatado: considero sua obra recente um marco tão importante para a historiografia nacional quanto a de Nabuco, Gilberto Freire, Sérgio Buarque ou Caio Prado. O homem é um portento, como ativista político, como jornalista e, agora, como historiador...

    Responda
    1. alvaro andrade

      Você é um grande humorista