Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio Drumond

    Tradução mal feita, que muda bastante o sentido. O relatório diz que "There's a rapidly closing window" para que se tomem as atitudes necessárias. Isso significa que a janela de oportunidade para isso está se fechando rapidamente. Traduzir para "dá tempo" remove da afirmação todo o sentido de urgência para ação e da gravidade da situação

    Responda
  2. Petrônio Alves Filho

    O grande problema é a ganância empresarial que não aceita diminuir seus grandes lucros em prol da humanidade, mas que isso signifique a morte de seus netos.

    Responda
  3. Klaus Serra

    Sou pessimista, não consigo vislumbrar uma melhora por parte de interesses políticos, o que irá acontecer é que os ricos vão dar um jeito de se adaptar às mudanças climáticas e os pobres (80% da população mundial) irá arcar com desertificação, falta de estoques de alimentos, eventos climáticos extremos, falta de água e guerras. Quem quiser ter filhos agora que se prepare para o pior.

    Responda
  4. RAYMUNDO DE LIMA

    A tecnologia não basta. Por melhor que seja a tecnologia para frear a crise climática existe a barreira da ignorância da população (grande maioria), e a estupidez e ganância dos empresários e ricos. Exemplo recente foi a vacina contra Covid-19: população pobre mundiam sem acessso a própria, negacionista dos 'inteligentinhos' ou anti-ciência ou anti-vacina(estupidez).

    Responda
  5. Alípio Dias dos Santos Correia

    Estamos no ponto de inflexão, e o sistema socioeconômico, ditado pelas elites financeiras, neutraliza qualquer intenção de reversão do processo de destruição do Planeta. Aliás, destruição de parte da vida no Planeta, sendo o homem a bola da vez.

    Responda