Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Trindade

    Anistia jamais. Chega de imunidade tributária. Igrejas viraram negócios, partidos politicos e manipuladores da fé das pessoas.

    Responda
  2. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Se o governo, ou os partidos de esquerda, apoiarem isso, será decepcionante e o fim da linha. Mas, em se tratando de política, tudo é possível. Lamentavelmente.

    Responda
  3. Fernando Alves

    Eu achava que Deus era onipotente, mas parece que ele precisa de dinheiro e não consegue suprir essa necessidade sozinho.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      E a onisciência, pelo qual Ele já sabia que esse imbróglio ia aparecer e desmascarar a todos?

  4. Alberto A Neto

    "O diabo mora nos detalhes". (Provérbio tedesco)

    Responda
    1. MARCOS CESAR MORAES

      Começo a pensar q o diabo mora em todos os lugares, porque as igrejas proliferam e precisam de suporte financeiro para lutar contra ele. kkk

  5. Rives Passos

    Só dar uma googlada...mais de 20 cnpj's criados diariamente sob o título de associação religiosa com imunidade tributária. Se é assim que cada brasileiro abra sua própria igreja. Assim teremos isomomia para comprar objetos de luxo sem imposto. E como fica saúde, educação, segurança, transporte, sem custeio. Com a palavra deputados e senadores. Isso é uma vergonha.

    Responda
  6. Rives Passos

    Ah! Edir Macedo diz (com certa dubiedade) que curou o Lula. Que o pr lhe deve favor. Agora, veio a cobrança, via Crivela e bancada evangélica. Segundo fontes abre-se mais de 20 igrejas, pasme, por dia no Brasil. Foi um dos erros do constituinte. Além de ter cedido a pressão de militares para dar margem a tumulto na interpretação (por gente m intencionada) do artigo 142. Já pensou 20 novos CNPJ por dia, comprando carros, terrenos, aptos, jatos, casas de veraneio, lanchas, equipamentos de som/ima

    Responda
    1. Rives Passos

      ...gem, ilhas, imóveis em Miami. Filjos estudando nos EUA e os filhos de pagadores de dízimos sem escola e sem perspectiva, ou, estudando numa escola pública destinada a tornar seus filhos serviçais dos filhos deles...em última análise caminhamos pra isso. Mas, já acontece. Em sendo assim, que cada brasileiro constitua uma associação religiosa haja vista a garantia constitucional da isonomia. Que vergonha!, desses homens ungidos, homens de Deus.

  7. benjamim picado

    habemus eremildum, seu nome é nelson vidal.

    Responda
  8. benjamim picado

    só espero que esta coluna, vinda de alguém que é íntimo do aquário do jornal, seja a cabeça-de-ponte de uma forte e justíssima campanha da folha contra esse tipo de avanço das pentecostais e de suas bancadas. de outro modo, antevejo novos telefonemas entre o colunista e seus advogados.

    Responda
  9. Rives Passos

    Uma excrescência. Sem mais comentários.

    Responda
  10. José Roberto Ferreira

    Quanto mais esses evangélicos se infiltram em tudo, inclusive na política, maior o desastre anunciado. Sem chances do Brasil voltar a ser uma nação.

    Responda
  11. Darci de Oliveira

    Urubus travestidos de cristãos. Sem querer ofender os urubus...

    Responda
  12. José Cardoso

    Se passar, psiquiatras, psicólogos e psicanalistas também tem direito a isenção de impostos por isonomia. Afinal lidam com o mesmo objeto que é a mente humana.

    Responda
  13. gilberto abreu

    Esses pastores só pensam em tirar dinheiro de fiel

    Responda
  14. CARLOS CHIAVONE

    Essas supostas igrejas e os pastores deveriam é pagar mais impostos que nós, a arrecadação ser direcionada para o povo mais simples que são maioria dessas supostas igrejas e assim, ao menos um pouco voltaria pra essa galera. É quase que inacreditável a quantidade de pessoas que cai nessa lábia desses caras. Quer falar com Deus? Ele tem um canal direto com você, não precisa de intermediários.

    Responda
  15. Natanael Batista Leal

    Igreja evangelica se tornou um dos melhores negócios do Brasil. Muito dinheiro e poder.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Vi uma pichação em um muro aqui na minha cidade: "No mundo do crime, o que dá mais dinheiro é a Política."

  16. Marcos Antônio

    O deus deles é Mamon.

    Responda
  17. Antônio João

    Esses pastores vão prestar contas a Cristo pela difamação que fazem do Seu Nome e de toda a Igreja Cristã. Em Atos 3:6 é bem clara a mensagem: não tenho ouro nem prata, só tenho Jesus para lhe dar e é o suficiente para lhe dar vida plena, vida abundante.

    Responda
  18. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    A cara de pau desses picaretas é realmente coisa do k peta.

    Responda
  19. Neli de Faria

    Disse Jesus em Mateus: dê a César o que pé de César e a Deus o que é de Deus. Fujo desse pessoal que coloca em vão o Nome do Senhor. Seja Padre, pastor, bispo. Não se pode seguir o Livro Santo apenas na Parte que interessa: apedrejar com tecladas os homossexuais, dízimo, e deixar de seguir onde a Escritura é mais linda: a Palavra de Jesus. Espero que a Justiça Divina caia sobre quem usa o Nome do Senhor em vão!

    Responda
  20. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Isentar de impostos as entidades religiosas é um ato justo, agora, isentar pastores bilionários é uma afronta a quem paga seus impostos e também dízimos.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Nem as Igrejas: Deus não precisa sanguessugar o povo brasileiro e se precisar não é deus, já dizia meu avô . Disse Jesus: dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus:ou seja, Jesus mandou separar o profano do Divino. Quem pede imunidade não conhece a Sagrada Escritura.

  21. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Como gostam de dinheiro estas igrejas. Deveriam ao menos disfarçar. Fingir que são movidas pelo amor ao próximo, pela tolerância. Mas fazem questão de escancarar o amor pelo poder, pela riqueza. Amém

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    O PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros nome (fantasia PT) nunca teve ideologia ou a tem no "poderalismo": doutrina política da aquisição, conservação e perpétuação no poder. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      O mundo gira, a lusitana roda e você continua chato que nem pernilongo no calor.

    2. Adailton Alves Barbosa

      - O Namastê, seria de bom grado, que às Igrejas pagassem os impostos- inclusive retroativos-- para que os estados pudessem investir em moradia, educação, saúde.

    3. benjamim picado

      #namestêsefudê

  23. Jorge Ceretta

    Bando de estelionatários, enganadores de ignorantes pobres e surrupiadores de dinheiro público. Deve haver muito promotor evangélico neste país prá justificar a ausência do judiciário nestes descalabros.

    Responda
  24. Jorge Ceretta

    Bando de estelionatários, enganadores de ignorantes pobres e surrupiadores de dinheiro público. Deve haver muito promotor evangélico neste país prá justificar a ausência do judiciário nestes descalabros.

    Responda
  25. Rubens gonçalves

    Emenda na constituição para não pagar tributos. Só no Brasil mesmo.

    Responda
  26. Sérgio Ferreira de Azevedo

    Mera transferência de renda para os mandatários dessas igrejas. É só ver a cara de felicidade dos bispos da foto.

    Responda
  27. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    É inacreditável a cara de pau desse grupo. As instituições deveriam recolher todos os impostos, taxas, como qualquer pessoa jurídica ou pessoa física.

    Responda
  28. Austin Assis Andrade

    Falta de vergonha na cara.

    Responda
  29. ENOQUE SAMPAIO

    Não podereis servir a Deus E a Mamon, já disse Jesus… e a escolha que esses adoradores do dinheiro fizeram é clara: travestidos de servos de Jesus, são, na verdade é na essência, escravos do dinheiro, da usura, servos do diabo. Que vergonha, que horror…

    Responda
  30. Francisco Bezerra de Menezes

    Isso precisa parar. O Estado tem de arrecadar para promover programas sociais.

    Responda
  31. Luís Cláudio Marchesi

    Bem vindos à minha casa, o novo templo da: Igreja Universal do Reino de Deus, Renascer, a Igreja do Evangelho Quadrangular, Deus é Amor, Adventista, Presbiteriana, Internacional da Graça de Deus e a Mundial do Poder de Deus, etc. Dane-se o nome, desde que eu não pague impostos, minha casa é seu templo. Aleluia!

    Responda
  32. ENOQUE SAMPAIO

    Que tal uma PEC para zerar impostos sobre itens da cesta básica ou farmácia popular? Essa gente não cansa de envergonhar o já vilipendiado nome de Jesus? De conspurcar o evangelho? De afrontar os verdadeiros cristãos, pobres em sua imensa maioria, com mais um projeto que visa unicamente ao aumento de suas próprias desmedidas riquezas? É o estado pagando dízimo? Mamon é insaciável!

    Responda
  33. Luís Cláudio Marchesi

    Entra governo e sai governo, os evangélicos - marginais ou não - tem uma influência extraordinária nos poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário). A "paz" deles talvez responda pela violência nas ruas, sem que leis rígidas contra bandidos sejam votadas. Vamos radicalizar? Pena de morte para criminosos, incluindo pastores-ladrões? Meus Deus, que blasfêmia essa idéia... Enquanto isso, a bandidagem agradece. Aleluia!

    Responda
  34. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Querem impor o dízimo para toda a população.

    Responda
  35. venancio junior

    A igreja deveria dar o exemplo de Jesus quando afirmou que deveriam dar a César o que é de César (Mateus 22:21). Estes são os fariseus e falsos evangélicos. Perderam-se no caminho e preferiram o atalho da soberba e do poder. O único sentimento que os motiva é o orgulho. Por causa do orgulho, satanás foi precipitado na terra. Estes parlamentares usufruem da imoralidade do poder contradizendo totalmente o evangelho.

    Responda
  36. Roberto Sant Anna Filho

    É urgente a regulamentação das doações anônimas. Uma organização terrorista ou de narcotráfico pode se valer dessa ausência para suas operações

    Responda
  37. Priscila Franco

    Essas mega igrejas são pura lavagem de dinheiro e as pequenas tbém, precisamos de uma fiscalização forte e não algo que garantam a ilegalidade. Hoje abrir uma igreja é fácil demais e não há um pedido de curso de Teologia nas universidades. Sabemos quem está a favor deste ato é seguramente igrejas corruptas.

    Responda
  38. adenor Dias

    Pelo visto, eu que estou me tornando ateu, vou ter pagar impostos para bancar a fé dos que ainda acreditam. Acho que devo montar uma igreja para vender nada.Não paga impostos mesmo...

    Responda
  39. adenor Dias

    Pelo visto, eu que estou me tornando ateu, vou ter pagar impostos para bancar a fé dos que ainda acreditam.

    Responda
  40. William Justino dos Santos

    Vergonha

    Responda
  41. AILTON SOUZA

    Que eu saiba a constituição diz que todos são iguais perante a lei. Esses bispos e pastores de igrejas evangélicas estão ficando cada dia mais milionários é jatinhos, mansões e fazendas. Essa racinha só dá prejuízo ao país.

    Responda
  42. maristela ramos

    Parasitas

    Responda
  43. MARCIO OLIVEIRA

    Pois é, eles gostam mesmo é de dinheiro, muito dinheiro.

    Responda
  44. Anna Amélia Meule

    Gângsteres do Gospel, como já disse o Duvivier. Para essa tchurma q diz acreditar num paraíso além terra, cito o cidadão que eles dizem representar: 'é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no céu' Infelizmente não há céu, paraíso, etc. Temos é de gritar, escrever para aqueles que votamos e pedir que mais um golpe gospel seja dado. golpe gospel - fui eu cunhei. :-)

    Responda
  45. Dunha Cumeuzunha

    Enquanto tiver trou xas os fal sos profetas não andam a pé! Né?

    Responda
  46. Marcos Benassi

    Óia, caro Hélio, minhas fontes me assopraram que Deus vazou já um 'cadim antes da Era Bozozóica e foi pra Islândia, lugar tranquilo e onde os gases de fontes termais e gêiseres cheiram melhor do que nosso contínuo sulfuroso daqui. Largou o Filho a vigiar, mas o Garoto nada faz, pelo visto. Eu boto uma fé que, se não fizermos a discussão proposta pelo Antonio Lavareda aqui nesta folha dia O9/O3, ficaremos à mercê do presidencialismo de cooptação até o fim dos tempos. E fedendo a enxofre.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Já partiu pro argumento "ad hominem"? Explico: consiste em abandonar o objeto de debate para pôr em descrédito o debatedor, mediante adjetivos pejorativos e/ou ataque à sua pessoa. Recurso de quem não tem argumentos sólidos para refutar o que afirmei. De acordo com a teoria da argumentação, é golpe baixo. Me despeço aqui.

    2. Fernando Alves

      Se sua qualidade na interpretação de leis é essa, só consigo imaginar quão triste deve ter sido para qualquer um que utilizou de seus serviços durante esses quarenta anos como "operador do direito".

    3. Joel Domingos

      Amigo Fernando, não vou discutir com você sobre interpretação de textos, muito menos de interpretação da Lei. Você me obrigou a dizer: sou bacharel em Direito, sou operador do Direito há mais de quarenta anos. Sei muito bem do que estou falando.

    4. Fernando Alves

      Quem estudou um pouquinho de interpretação de texto sabe que nesse artigo não há nenhuma punição por debochar de crença, e sim de humilhar a pessoa por causa da crença ( o que é que os evangélicos vivem fazendo com praticantes da umbanda e do candomblé). No código penal tem sim como crime falsa imputação de crime a outrem. Logo, quem veio acusar falsamente o outro de crime que cometeu o crime. Sorte que a justiça no Brasil não funciona, né?

    5. Joel Domingos

      Amigo Benassi, se você não respeita a fé do próximo por sentimento e consciência, faça-o pelo menos em respeito à Lei, porquanto debochar da crença e da religião do próximo é crime, capitulado no art. 208 do Código Penal: “Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:         Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.”

  47. Helio Cardoso

    Que se pague o dízimo... ao estado!

    Responda
  48. Samuel Ribeiro Giordano

    Cambada de far iseus cor ruptos . Seriam açoitados por JC

    Responda
  49. Flavio Ferrando

    Sou ateu, não dou a mínima para religião. Mas se não estou enganado, o tal do Jesus foi um criador de problemas porque queria que os membros do templo de Salomão parassem de usar o templo para fazer dinheiro. Qual é mesmo a diferença entre os membros do templo de Salomão e as igrejas de hoje? Pergutar não ofende.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  50. Flavio Ferrando

    Sou ateu, não dou a mínima para religião. Mas se não estou enganado, o tal do Jesus foi um criador de problemas porque queria que os membros do templo de Salomão paracem de usar o templo para fazer dinheiro. Qual é mesmo a diferença entre os membros do templo de Salomão e as igrejas de hoje? Pergutar não ofende.

    Responda
    1. Joel Domingos

      A Escritura já advertira que, no final dos tempos surgiriam falsos profetas e enganariam a muitos: “Mateus 24:11 - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” “2 Timóteo 4:3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;” “Lucas 17:1 - E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!”

    2. Flavio Ferrando

      correçãoÇ ao invés de paracem acho que é parassem.