Joel Pinheiro da Fonseca > Os 44% que veem risco de comunismo são loucos ou só usam a palavra com um sentido diferente? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Como explicar "comunista" defendendo democracia e "democrata" defendendo golpe,essa conta não fecha,os motivos são outros!!!
Esses anti comunistas não qurem é ver pobre, preto, indio etc.. ter acesso ao consumo e frequentar os mesmo locais que eles, como por exemplo aeroportos.
Joel escreve o óbvio que é necessário expressar. Compartilhamos uma lÃngua, mas não o mesmo dicionário de conceitos na cabeça. Não se deve subestimar o intelecto da parcela que nesta pesquisa teme o "comunismo", assim como não deveria ter sido muito comemorado o resultado de outra pesquisa recente, em que a esmagadora maioria afirmou ser a favor da "democracia".
Infelizmente, eu que sou de esquerda e acompanho a esquerda de perto, tenho que concordar com Joel. O anti-comunismo é principalmente um grande truque da extrema-direita pra criar um inimigo imaginário. Entretanto, existe de fato uma extrema-esquerda, que Lula e o PT evitam de contrariar, que usa e abusa de chavões comunistas, defende ditaduras de esquerda, e da margem para criar esse fantasma.
Quem te falou que você é de esquerda?
ACHO é só ACHO. Que muita gente entende que Comunismo é a pauta dos costumes. Coisa que nem o comunismo queria saber.
ImperdÃveis os comentários crÃticos em contraponto ao texto. Não sobra nada do exercÃcio de ilusionismo tentado na argumentação de Joel. Aliás, como lhe é recorrente, errou a mão feio!
Esse moço é muito ruim! Às vezes o vejo no UOL, debatendo (sendo comido com farinha) com Leonardo Sakamoto, sob a mediação da vaselina FabÃola Sidral. Joel é muito fraquinho, afff!
em tempo, visitar maduro não é comunismo é asinismo ou é burrismo?
depende visitar o Biden- é capitalismo então? ou visitar a terrÃvel China?
outro dia joguei a toalha, naqueles dias de porta de mictório de milico, tinha preta pobre de verde amarelo pregando golpe e em outros espaços gente que mora no minha casa minha vida, com medo do comunismo de Lula tomar sua casa. Ou é retardado, ou é vendido, ou os dois.
esse negócio de comer criancinhas nunca passou de lendas, mas o governo passado comia gente e albergadas, felizmente e raramente só quando pintava um clima.
E bancava a "comida" com o nosso dinheiro do auxilio-moradia!
Quem distorce o termo é a própria imprensa, ao denominar China, Cuba ,Coreia do Norte com comunistas. E o articulista ao considerar a Venezuela. (Abner Nazaré Cândido)
A crÃtica de Lula à polÃtica de juros está respaldada no que ensina André Lara Resende, nas crÃticas do ganhador do Prêmio Nobel da Economia e do Presidente da Fiesp. Por que não escrevem criticando esses últimos?
Porque aà vão ter que refutar com argumentos razoáveis. Argumentos estes que eles não têm. Melhor ficar no bom e velho ad hominem contra o Lula.
Existe a realidade e o signo que a representa. O significante "comunista" não pode ter seu sentido invertido por razões meramente polÃticas. Ele representa uma realidade. Com o raciocÃnio do Joel, eu posso dizer as maiores mentiras com a desculpa de que, para mim, o significante que eu expresso não tem o mesmo significado que adota a maioria e é convencionalmente aceito. Dizer que, p. ex., Bolsonaro é democrático, uma vez que tenho uma ideia particular do que seja democracia.
Não há como passar mel nesse pão da extrema direita, às vezes denominada de “conservadora” por alguns, ”neo-liberal” por outros, porque a ideia do que seja comunismo que ela professa e arrota não corresponde a nada que já tenha existido ou ainda exista. Outro ponto da coluna que acho merecer comentário é a insistência em afirmar que Lula defende ditaduras, não corresponde ao que a Diplomacia propõe e exerce. Por fim, um reparo aos que dizem que Lula quer ensinar Economia
Então eu posso mudar o sentido da palavra "canalha" e atribuir a alguém essa qualificação? Comunistas defendem o fim da propriedade privada dos meios de produção. Lula defende isto? Não, logo Lula não pode ser chamado de comunista. O Joel tá tentando legitimar uma inversão no sentido de uma palavra, ou seja, uma mentira contada por pessoas do jaez de ninguém menos que Bolsonaro.
Outro ponto. Para Bolsonaro, qualquer um que discorde dele é comunista. Então, o que exatamente este termo representa para ele? Nesse sentido, não significa nada as pessoas dizerem que têm medo do Brasil virar comunista, uma vez que elas nem sabem o que querem dizer com este termo.
Eu concordo que o sentido das palavras mudam e são convencionais. Mas, no caso em questão, o sentido da palavra comunista, como é usada por Bolsonaro, tornou-se um xingamento sem nexo e compromisso com a realidade que visa representar. Um exemplo: qualquer um pode dizer que o nazismo era de esquerda e justificar explicando que a palavra "esquerda", para ele, tem outro significado. O problema é que isto é mentira, assim como Lula não é comunista (se tivermos precisão conceitual).
Você pode não concordar, mas a mudança de sentido das palavras ocorre o tempo todo. Por exemplo: quando ouço que alguém é cristão, presumo que ele vai a cultos e paga dÃzimo. E não com alguém que abandona tudo o que tem e sai por aà oferecendo a outra face.
Quanta bobagem num artigo só. O articulista quer normalizar e reforçar a ignorância. G-zuiz.
Muito bom artigo. É claro que o que essas pessoas entendem por comunismo é uma mistura de empobrecimento com autoritarismo e violência estatal. Em suma: o caminho seguido por Cuba e Venezuela. Como diz o Joel, o risco dessa degeneração sempre existe, afinal para baixo todo santo ajuda.
Artigo bom sim. Bom para escancarar a face obtusa desse articulista da direita que a Folha insiste em manter nas suas páginas em franca decadência!
Forçou demais o articulista. O contexto de uma entrevista determina o sentido dos termos, que são propostos pelo entrevistador e não usados à revelia pelo entrevistado em uma postagem pessoal.
Prezado Joel, parta imediatamente para um doutorado, a bem do seu ofÃcio. A seu ver, estatização (os EUA contam 35 mil estatais), gasto sem limites, emissão de moeda, corte na taxa de juros seriam “o caminho econômico do desastre” (leia-se, rumamos para o comunismo). Isso significa que todos os paÃses do mundo são comunistas! Note: a ampliação semântica (sem limites) de um vocábulo não é apenas uma possibilidade entre outras. É um equÃvoco, e pode servir a interesses escusos.
44% de, no mÃnimo, debilóides.
O Brasil se tornar comunista? Considerando o que a China COMUNISTA conseguiu em 40/50 anos, onde assino? Só espero que meu exemplar do Livro Vermelho de Mao não demore para chegar...
E a propósito, Flávio, que declÃnio seria esse? O declÃnio que faz analistas japoneses se referirem a China como "porto seguro" frente uma possÃvel nova crise bancária no Ocidente? Os chineses analisaram muito e aprenderam com a dissolução da URSS, e não deixarão o mesmo acontecer com seu paÃs, para que ele não se torne, como já foi, uma terra dividida em "cantões" comandados pelos paÃses ocidentais.
Flávio... Não sei onde leu nada disso, mas que entendeu bem errado, entendeu. Grandes fomes na China, bem como na Ãndia e em outros paÃses da região, aconteceram por séculos, não sendo exclusivos deste ou daquele regime ou orientação ideológica. Expurgos? Só conta por motivos polÃticos, religiosos e raciais não? Se contar, cada coisa feia que aconteceu no mundo capitalista... A China se abriu para métodos de produção capitalistas, nos quais esses também enriqueceram bastante, não para polÃtica.
Caramba Flávio, por um instante pensei que você estava falando do Brasil de um ano atrás! O infanticÃdio seria de meninas yanomami?
Vc só esqueceu que antes de ter sucesso, a China passou por fome extrema, expurgos polÃticos, infanticÃdio (de meninas, claro), e teve que se abrir para os capitalistas.e que está em declino devido a polÃticas retrógradas do seu lÃder que teme perder o poder se o paÃs se democratizar. Fora isso tudo certo!
Artigo fraco e primário. A História mostra, como foi o caso de nossa ditadura militar e de tantas outras, que a tal ameaça comunista foi a desculpa para diversos golpes de estado e instalações de ditaduras. O medo do comunismo (que pode ser a instalação de um banheiro unissex, uma polÃtica mais liberal em relação à s drogas) não passa de propaganda enganosa para justificar polÃticas reacionárias e anti sociais.
Esse pessoal, que pensa que o Brasil pode se tornar comunista, não lê jornal. Foram enganados pelos sites bolsonaristas e só se informam com fake news. No fundo são ridÃculos, tão lunáticos que imaginavam que com algum apoio nas forças armadas e quase nenhum no mundo civil iriam dar um golpe para implantar a ditadura militar com o AI 5.
Um texto lamentável. Não podem existir “vários significados” para comunismo. Ou resgatamos o conceito autêntico das palavras ou não há discussão objetiva e qualificada polÃtica. Fora disso o que temos é a expulsão da inteligência a que assistimos nos últimos anos: um debate polÃtico ao nÃvel da calçada, em que comunista virou qualquer pessoa que tomou as 4 doses da vacina contra COVID. Repito: texto lamentável!
A péssima coluna se justifica já pelo tÃtulo. Ninguém diz que são loucos. Todos sabem o sentido que eles dão para comunismo, pois uma das palavras mais faladas por eles é Venezuela. O que ocorre, no entanto, é que essa tese é completamente descabida e fruto de uma lavagem cerebral, para w qual gente como o Joel finge não ser nada, pois faturam em cima dela. Até que um dia isso saia do controle.
Ignorância total de quase .metade da população. Antes de opinar, deveriam estudar um pouco só re qualquer assunto. Isso é uma das consequências do bolsonaro, o fujão e ignorante. Lembrando que Ignorância é a falta de.conhecimentp sobre determinado assunto.
Segundo a lógica do artigo, Amorim visitou Maduro, então corremos o risco do comunismo. Mas Lula visitou o Uruguai, então seremos liberais. Alguém lembrou que Lula visitou Portugal, de António Costa, portanto seremos socialistas. Mas visitou também o Biden, oba seremos democratas. Pena, ele vai visitar a China, voltamos a ser comunistas. Tomara que ele não visite o Mácron, senão o pessoal vai por fogo na rua.
Muito bom.
Excelente texto. O pesssoal do viés cognitivo pirando nos comentários aqui embaixo. " Tudo que não concordo é culpa do jornalista/colunista. Como tem leitor infantil.
esqueceu de mencionar que o antigo desgoverno se gabava de ser pária internacional, o maior movimento de "venezuelização" que tivemos, logo, acompanhando o seu raciocinio, o paÃs caminhava para o comunismo à s mãos do inominável
Ironicamente, o bolsonarismo é que tem enormes semelhanças com o projeto de poder venezuelano.
O texto tenta de forma improdutiva e hilariante justificar a ignorância dos 44% dos bolsonarist$s.
Folha insiste em manter esse moço publicando seus rascunhos aqui! Não está fácil manter a minha assinatura! Artiguinho para cumprir tabela, com a profundidade de de um pires.
Dalton , você deve se tratar. Quem consegue ver consistência num li Cho de matéria como essa , realmente tem alguma perturbação.
Perturbado é quem acha que essa coluna possui qualquer verdade
A verdade perturba.
Faz parte da diversidade de opinião. Então é saudável sabermos que existem pessoas e/ou grupos com pensamento divergente. Senão viveremos numa bolha.
Não acho que o Brasil possa se tornar uma ditadura como Nicarágua e Venezuela. Acontece, que parece que o PT não aprendeu de seus erros: tendo quase perdido as eleições para Bolsonaro e tendo perdido nos estados mais ricos e no legislativo, nossa esquerda continua defendendo ideias econômicas anacrônicas. Alguns querem a volta do imposto sindical, reestatização, etc. Não percebem o erro da polÃtica econômica de Dilma? Nossa direita bolsonarista é pior ainda. Estão com a cabeça em 1960.
Mestre da usp. É, bem confuso né?
acredito que a sra faça parte dos 75% de brasileiros que não conseguem interpretar um texto, e provavelmente deve fazer parte dos 44% mencionados no artigo!
NO BRASIL , democracia é " O ÓPIO DO POVO" .Para Marx, a religião e a crença num Deus como provedor de bençãos era "O ÓPIO DO POVO" No seu conceito, havia pressuposto da igualdade e de liberdade sem luta de classes. Não tenho notÃcia do implante do comunismo sem derramamento de sangue o que evidência uma luta de classes. O único lugar no mundo que implantou uma ditadura no molde comunista foi o Brasil nos anos de chumbo.... E quase deu certo, ão fosse a pressão dos loucos conservadores liberais.
Parece piada, e realmente é uma piada para jovens que dão palpites de acordo com suas convicções equivocadas com apoio do mais que fraco ensino acadêmico. Eu pertenci no movimento conhecido por JUVENTUDE TRANSVIADA, e tÃnhamos senso crÃtico da nossa realidade econômica e social. Se vcs apoiam uma democracia que paga 400 mil reais a D. Dilma para ensacar vento e vcs ganham 15 mil como eng.senior, então quem está estocando vento são vcs, escravos da democracia escravocrata brasileira.
Isso foi logo depois da Princesa Isabel declarar legal a escravidão, por pressão do George Soros. O Lloyd Brasil fazia tráfico de escravizados brancos, que trouxeram escondidos nos socks, copias do livro sagrado Das Kapital, traduzido por Shakespeare. No Brasil o sincretismo gerou o socialismo moreno, exportado ao mundo pelo proto-ambientalista Tom Jobim.
Não admito perder meu tempo com explicações com.quem não está disposto a compreender. Mas no Brasil implantou-se o comunismo para combater os comunistas que queriam uma reforma agrária. Então os militares fecharam o congresso, indicaram os governadores,, calaram a imprensa e a opinião pública, planejaram a economia e torturaram os discordantes. Em contrapartida o paÃs cresceu independente dos EUA, principalmente com o plano do álcool como combustÃvel e nossa matriz energética da Itaipu.
Vc é humorista, tem ideias confusas ou bebeu???
Comunismo no Brasil ? Que delÃrio...
Nunca li um comentário tão sem pé nem cabeça.
[Oh, Santa Inquisição da Sençura Folhomática, peço a graça de não ter meu comentário - absolutamente inocente, aliás - espancado, vÃtima de choques, morto e jogado na ponta da praia. Outrossim, rogo-lhes pragas infinitas, maus sonhos, azia e dificuldades de ereção: vão fão. Juta saco do capacete, pô.]
Joel, prezado, vamos abandonar o óbvio: evidente que é outro sentido, o difundido arbitrária e eficazmente por décadas de blá blá blá "direitista" - e, nos últimos tempos, ultra. Por genérico, um balaio de gatos, onde se misturam liberalismo econômico, llascÃvia autoritária, conservadorismo comportamental e sabe-se lá mais que rejeitos tóxicos. Reflexão é pra avançar, pô: o que seria o "Capitalismo", em contraponto? Esse relativismo de boteco, ao dizer "não é impossÃvel que o Lula...", já deu...
Eu nunca li Karl Marx. Será que se eu ler haverá uma metamorfose e aà serei um comunista ?
Em uma entrevista muito antiga, Delfim Neto apontou para o repórter uma cópia do Capital em sua estante. Não acho que o Delfim Neto era comunista.
Provavelmente não. Só passará a ser menos ignorante.
Leia! Não seus comentaristas, o original mesmo. Verá que seus escritos formam a sÃntese do pensamento teórico vigente na Europa - Alemanha, França e Inglaterra - onde o capitalismo avançará sem contestação. É uma lição de História, Sociologia e Filosofia. Não é difÃcil e ñ precisa de intérpretes. Ñ vai convertê-lo ao chamado comunismo, irá apenas ampliar suas ideiasÂ…
Bom, se podemos usar as palavras com o sentido que quisermos, dá para dizer que corremos o risco de virarmos uma monarquia absolutista ou uma ditadura fundamentalista muçulmana ou vamos implantar brevemente o feudalismo por aqui. Se qualquer abobrinha é permitida, dá até para escrever um texto desprovido de nexo como este.
Não precisa implantar o feudalismo. Já o temos.
Cristina, minha cara, devo discordar: tem nexo e consistência histórica. Ambas de maus bofes e agouros, e que - confesso que acabarei tendo que aceitar a ideia - remetem-me à suspeita de desonestidade intelectual. É um saco.
A classe media brasileira é muito ignorante. E a elite tem alma de classe media
Hj bateu vergonha alheiaÂ….imagine o rascunho desse artigo raquÃtico?
Toda essa ginástica para no penúltimo parágrafo dizer ao que veio: "corte nas taxas de juros". Essa é a preocupação do articulista, garantir a continuidade dos juros absurdos praticados no paÃs, em detrimento da recuperação econômica e para regozijo dos farialimers.
Deve haver mais torcedores da Portuguesa do que comunistas no Brasil. Mas como nos EUA os republicanos adoram chamar os democratas de socialistas, esse é o nÃvel que teremos por aqui. Porém, a grande mudança tectônica é que o paÃs em breve deixará de ser de maioria católica para ser de maioria evangélica. Isso tende a favorecer a direita,e a centro esquerda terá menos espaço para errar.É só lembrar que um dos piores presidentes da História quase foi reeleito.Marcos Benassi tem uma boa definição.
Hahahaha, carÃssimo, Marcos Benassi pergunta: qual será a minha definição? Tô meio gahgá, vou virar um velhote reclamativo furioso, daqueles que nem se lembra dos impropérios que proferiu. Mas o importante é o seguinte: capaz de serem menos comunistas do que os torcedores do Ameriquinha do Rio - depois que até o Zé Trajano refugou... Hahaha!
Achei muito interessante sua reflexão. Agora seria bom fazer uma análise introduzindo também a imagem moral (aborto, lgbtqia+, etc) desse conceito de hoje do comunismo.
Comunismo e o governo ser dono de todos os meios de produção, isto não acontece na China Venezuela Nicarágua ou em Cuba. Antes de apontar os dedos pra Nicarágua veja o que acontece na cultura cafeicultura da guatemala de onde todo mundo quer fugir pros EUA. A direita do Uruguai se jogar nos braços da China eh aplaudido pelo joelzinho. Aliás demetruisinho, beltraozinho, pereirinha, estagiario do editorial, nikolazinho turma do Zinho da terceira série.
No comunismo, dito por Marx em seus textos, não mais existirá o Estado e seu braço administrativo o Governo. Os meios de produção pertencerão a todos e novas formas de gestão coletiva deverão acontecer. Quais? Ninguém sabe pois o comunismo nunca foi implantado em qualquer lugar do Planeta…
o comunismo acabou há mais de trinta anos. Esses ignorantes precisam estudar um pouco a história mundial .
Não acaba o que nunca existiu em qualquer parte do mundo. A História e a Ciência PolÃtica explica isso.
Não acaba o que nunca existiuÂ… A História e a Ciência PolÃtica ajudam a entender isso.
duvido que o velhinho da foto saiba o que significa o cartaz que segura .
Debilóide não sabe o que significa nada.
Injustificada nos anos 60 . Cumé q é?
Joel como sempre delirando. Sim, é aceitável darmos guarida ao novo significado de comunista como palavra que se referes aos socialistas ditatoriais, mas o termo também foi esticado até para os Marinho donos da Globo e etc. Joel, pessoas malucas são malucas e ponto. Desonestos são desonestos. Ponto. E se você quiser criticar o PT e Lula, há farto material verdadeiro para isso. Não perca seu tempo e o nosso com marabalismos em cima do muro. Francamente...
A impossibilidade de diálogo com essa gente vem da fetichização em torno da linguagem. Tentam sacralizar termos, sobre os quais não admitem polissemia. Um exemplo é a palavra "deus", com uma infinidade absoluta de acepções, mas que concebem de forma cristalizada e se recusam a todo custo a explicar (pois nem eles mesmos sabem do que falam). É uma batalha perdida com os velhos - mas os jovens são uma esperança, em tempos de internet. Os jovens sabem que o mundo é muito maior e mais matizado.
Esse galera que acredita na implantação do comunismo são apenas ignorantes. Mesmo o comunismo no sentido venezuelano, para esses ignorantes, é apenas retórica e palavras vazias. Se entendessem não votariam no Bolsonaro, que estava copiando o modelo golpista bolivariano.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Os 44% que veem risco de comunismo são loucos ou só usam a palavra com um sentido diferente? Voltar
Comente este texto