Marcelo Viana > Euler e a pop star das constantes matemáticas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    A demonstração que vi na internet é bem engenhosa. Um 'golpe de astúcia' do Euler. Mas ela parte da expansão do seno em série de Taylor. Esse tópico consta do currículo do ensino médio?

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Cantor sob a influência de Weiertrass, se ocupou da teoria dos números irracionais. Seus estudos levaram à teoria moderna das séries trigonométricas, cujos coeficientes não necessariamente são supostos terem a forma integral de Fourier. Seus teoremas levam a um critério para a convergência de uma série trigonométrica. Os estudos rigorosos de matemáticos como Cantor e de físicos como Fourier nos ajudam a tirar o sentimento de arbitrariedade e insegurança quando somos confrontamos o infinito

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    A maioria de nós tem um sentimento de arbitrariedade e insegurança sobre se a soma de uma sequência infinita de números racionais pode ser um número irracional real. Cauchy chegou a dizer que um irracional era o limite de uma série infinita de frações, mas só podia ser definido quando já tivéssemos definido números reais. Weiertrass disse que não era necessário definir números reais como um limite. Cantor disse que Weiertrass escapou do erro de Cauchy ao definir reais de outra maneira.

    Responda
  4. Luiz Alberto Franco

    O que sempre me deixou desconcertado com a soma em questão é o fato de termos parcelas que são números fracionais (frações) e no final obtermos um número que, não só não é racional, como é transcendental. É como se alguém me dissesse "vai somando aí essas jabuticabas, que no final você obtém uma jaca".

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Jesus Amado da Goiabeira Frágil, seu Marcelo, minbota dinovo no primário, faz favor. Todavia, em oposição à depressão com minha jjjuumentice pessoal, se sua assertiva sobre a molecada de ensino médio for verdadeira, fico feliz por ela: que potência essa geração! Caríssimo, eu não podia ser matemático, tal pergunta *nunca* me ocorreria. "Qual a menor quantidade de linha pra costurar uma ceroula?", creio que seria minha melhor contribuição à ciência... Agora, só falta amanhecer chovendo! Hahahah!

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    Óilá, o mestre de todos nós, nos deu sua ' Fómula de Euler' eix = cos(x) + i.sen(x) como presente sagrado: x é o argumento real (em radianos);'e ' é a base do logaritmo natural; 'i' ao quadrado=1 {i}}^{2}=-1, onde 'i' é a unidade imaginária (número complexo);sen(x) e cos(x) são funções trigonométricas. Na forma logarítma, ln[cos(x) + isen(x)]=ix, em que ln é o logaritmo natural.

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    Uma declaração atribuída a Pierre-Simon Laplace manifestada sobre Euler na sua influência sobre a matemática: "Leiam Euler, leiam Euler, ele é o mestre de todos nós"!

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... Mas é na Formula de Euler que me deu as sementes que eu plantava em todas as manhãs e colhia os frutos no fim do dia antes de dormir, por 9 infinitos anos, na Escola de Engenharia Elétrica, parecia uma tortura deliciosa, obrigada por uma sabida força estranha a mim, e uma vontade dentro de mim mas muito maior do que eu, pessoal!!!... Olhe o que eu pus, um oxímoro ou paradoxo???

  8. Vito Algirdas Sukys

    Temos que agradecer a Weiertrass, Dedekind, Georg Cantor, a Riemann e a seu professor Dirichlet pelas suas concepções de números irracionais, séries infinitas, limite, e principalmente pelo tratamento rigoroso de tais questões fundamentais para a física e para a matemática. Tudo começou com Weiertrass em Berlim na introdução de suas aulas sobre funções analíticas. Isto é, com a teoria das funções.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vito, meu caro, eu tenho que agradecer ao meu pai pessimista por me ter legado denso simancol, isso sim. Esses Senhores a quem você agradece, sorte têm eles - seus espectros - de terem gente como vocês pra agradecer-lhes. O galho da Goiabeira quebrou, eu me estatelei no chão e Jesus ficou ali em cima, rindo dimim.

  9. filipe moura lima

    Quando Marcelo diz que "o argumento de Euler é acessível a um bom aluno do ensino médio", eu fico preocupado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, meus caros, somos três. Que alegria não estar sozinho! Hahahahah!

    2. Cleomar Ribeiro

      ... minhas pernas começaram a tremer quando eu lia a demonstração nesta noite de hoje... eu parei de ler as passagens e fui logo ao final. Eu estou satisfeito com o final, eu vou dormir agora, boa noite, pessoal!!!...

    3. joão moreira

      Eu que o diga!

  10. Vito Algirdas Sukys

    Os físicos e os matemáticos contribuíram para o desenvolvimento da teoria das funções. Fourier dizia que a matemática apenas se justificava pela ajuda que ela dava em relação à solução de problemas físicos, e que o desenvolvimento de métodos matemáticos surgem de concepções físicas; que a matemática é um meio maravilhoso, potente e econômico de lidar logicamente e convenientemente com um imenso complexo de dados.

    Responda
  11. Vito Algirdas Sukys

    Antes de Weiertrass a introdução de número irracional era geométrica. Newton e Cauchy achavam que o número tem uma base geométrica. Georg Cantor trouxe a teoria dos números transfinitos mas muitos filósofos combateram por não terem entendido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Vito, eu também combateria os números trans se Cantassem toda essa prosa pra cima de mim: botava uma peruca loira e filosófica e ia pr'algum púlpito zurrar. Entendi agora o iutúber legislabosta.

  12. Vito Algirdas Sukys

    O físico Fourier, com o estudo da condução do calor, contribuiu para o desenvolvimento da teoria das funções e convergência de séries infinitas. Weiertrass introduz os irracionais de forma puramente aritmética. Os gregos tinham achado magnitudes geométricas incomensuráveis e não viam uma lógica entre a aritmética e a geometria, por causa dos argumentos de Zenão.

    Responda
  13. Andre Pessoa

    Maravilhoso, Marcelo! Por favor, prossiga.

    Responda
  14. Flavio Ferrando

    Nunca imagine que veria a contante te Euler em um peça escrita na folha.

    Responda
    1. Eleide Goncalves

      Lindo isso, não é mesmo?!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.