Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adauto Lima

    Ultimamente, a tática predileta do Lula para apagar incêndios é lançar gasolina nas chamas.

    Responda
  2. Edimilson Volpe

    O palavreado melhorou, não é mais de botequim. Os argumentos idem. O colunista deve ter dormido melhor. O texto nunca diz claramente que o País é o paraíso dos rentistas. E não concorda que o Lula diga para "não piorar". Vinicius, conviver com esse pessoal que tem uma estratégia de governo paralelo na economia para aumentar ainda mais seus ganhos só é possível em novos termos. É isso que está sendo dito, numa linguagem popular pelo Presidente. Essa questão é de fundo e é política. Acostume-se.

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    Por que ninguém vai para as ruas protestar, pedindo que o Lula pare de blá blá blá e comece a governar? Por que nem o "calabouço" fiscal do Haddad ele aprovou? Não vai cumprir. Mas pelo menos acenava com uma ilusão...

    Responda
  4. José Cardoso

    As taxas de longo prazo do tesouro direto, indexadas ao IPCA estão com 6 a 7% de juros. E as prefixadas 12 a 13%. Isso traduz uma expectativa de 6% para a inflação futura, bem acima da meta. É mais ou menos a situação do segundo governo Dilma, do qual Luiz 19 parece ser uma continuação.

    Responda
  5. Pery Pedro

    Vinicius jornalista de quinta, como disse meu amigo abaixo. Vem aqui pregar numeros e realidade. Como se a previsao do tempo ou a medida da temperatura ditasse o clima, e nao a vontade do presidente. Os juros vao cair porque assim o nosso Messias deseja. A inflação vai subir mas, como o artigo desta folha deixou claro, é a inflação do bem, que não afeta a classe baixa. Quanto ao arcabouço fiscal, ficou opara depois da viagem a China e, dependendo das eliminações, do paredao do BBB. Prioridades.

    Responda
  6. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Povo queima juros em praça pública. Jornalista de quinta. Se tivesse compromisso com a verdade diria que meia dúzia de puxadinhos da CUT ,pão com salme, foram queimar um boneco com foto do presidente do Banco Centralna rua.

    Responda
  7. Aída Bueno Bastos

    Engraçado, esses dias li na grande imprensa opinião de um prêmio Nobel de Economia sobre altas taxas de juros. Ele apontou como um grande equívoco, que impede o desenvolvimento de um país. Vai ver esse tal Vinícius está certo, o prêmio Nobel errado.

    Responda
  8. Marcelo Fogaça

    Vinicios realmente poderia fazer um stand up comedy com pinceladas de arcabouço tecnocrata economico para uma plateia debochada e "preoculpada" com a inflação para os miseráveis. Aqui vc perde muita oportunidade...

    Responda
  9. jose batista

    Kd o tal calabouço do Haddad? Na Turquia juros caiu na canetada, inflação explodiu. Governo mais perdido q cachorro q caiu de mudança!

    Responda
    1. Pery Pedro

      Marcelo bom dia. Turubem? A inflação nao tem a ver com as reservas intenacionais neste caso. Tem a ver com baixar juros na canetada. A inflação na Turquia ficou estratosferica quando o PR de la, Edorgan, demitiu o ministro da economia por querer subir juros um ano antes das eleições. Soa familiar? Isso foi ha dois anos. O terremoto foi em fevereiro. Na Argentina, foi o descalabro fiscal, porque responsabilidade é coisa de Yanque. Nome aos bois e google pra voce. O Jose esta certo. Namaste.

    2. Marcelo Fogaça

      Argentina e Turquia são países com baixíssima reservas internacionais ( Argentina) Turquia foi só um terremoto de escala colossal que acabou com as infraestruturas do país...mas acho que vcs só veem o óbvio ( papagaiado pelos agentes com avidez aos bônus de natal)

  10. Alexandre Pereira

    Bom texto. Vamos ver o que vem por aí além do aumento de impostos.

    Responda
  11. jose luiz gaiad de camargo

    Perfeito! Esses amalucados não conseguem ver q os juros estão e ascendente no mundo e estável no Brasil graças ao BC independente e que se o governo Petista tiver um mínimo de responsabilidade, confiando no Haddad, poderemos com segurança reduzir os juros e não virarmos uma Argentina, onde os pobres estão sendo massacrados pela inflação!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Argentina não é exemplo de nada pois 70% dos anos contábeis tem déficit.

    2. Marcelo Fogaça

      Quando vejo pessoas de algum poder aquisitivo pensando que não é pobre e preocupado com os mesmos fico de coração na mão...

  12. Marcos Benassi

    Uai, nada além de "tempo ao tempo", né não, Vêtêfê? Vejamos, oh Resumidor, o que nos aguarda. Ainda haverá o derrame das fofocas vindas da China, não nos esqueçamos. E o ziriguidum financeiro transnacional. É bastante coisa, essas poucas.

    Responda
  13. jose luiz ribas

    O Tesoureiro do BC, sim, o Netinho de 64, deve levar ao máximo o butim extraído do povo. Tal qual seu colega PG, tá em cargo público como feitor da Casa Grande.

    Responda
  14. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Como um jornalista (pior: que pensa que é economista) pode ser tão medio cre?

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    Esses lambe botas do mercado, podia ter a dignidade de comentar que Stiglitz, prêmio Nobel de economia, estava nesta semana no Brasil, falando do absurdo dos juros no Brasil, juntos com outros renomados economistas. Mas esperar o que do banqueiro bilionário, dono da Folha dos bancos de São Paulo.

    Responda
  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Blablabla. Sai do nada e chega a lugar nenhum.

    Responda
  17. paulo werner

    Se uma quebradeira de bancos, economia agonizante, famílias sufocadas e uma recessão à vista não forem suficientes para o BC fazer como seus congêneres do resto do mundo, então…………..o problema tá no presidente??!! Vida longa ao geniais liberais brasileiros! Genialidade aqui é mato!

    Responda
  18. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Folha contra Lula já deu para entender, Manchetes absurdamente tendenciosas, como os bens "roubados" de Dilma, e por aí vai. Mas, Folha é a favor de que ou de quem? O NYT costuma ser bem claro nesse ponto.

    Responda
  19. Claudio Moreira Roberto

    Lula que tocou fogo ! Agora vai apagar … cada vez q abre a boca o credor pede mais taxa

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Perdeu mané !!

    2. Marcelo Fogaça

      Engraçado que os agentes em sua grande maioria votaram no anticristo e seu super economista que deixou para o país um orçamento de 2 meses com um superavit fajuto de 120B que vou completamente dilacerado pelo custo de rolagem ( 450B). Não faz muito sentido...

  20. Marcelo Magalhães

    A política fiscalista que foi instituída após o golpe na Dilma, com a precarização dos contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre, o teto de gastos sociais trouxe a insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões. Ou o presidente Lula assume que foi eleito para acabar com isso, ou esse país continuará no caminho da desgraça.

    Responda
  21. Neli de Faria

    Povo? ! Adeg informa. Saiu o bovídeo do JaEra e entrou do Luizinho! Votei para Lula pela primeira vez na vida, mas ao digitar o voto não deletei o bom senso! Votei para ele porque o JaEra foi terrivelmente mau presidente. Tivesse sido apenas mau presidente como fora mau militar teria anulado como o fiz em dezoito. Político é para ser cobrado e não idolatrado!

    Responda
  22. Luis Nunez

    Não aguentamos mais impostos, baixem os gastos fortemente, temos muita gordura. Nossa máquina pública é caríssima e ineficiente. De um lado temos que bancar os luxos dos políticos e de outro sustentar metade da população.

    Responda
    1. Claudio Moreira Roberto

      Faz o L

  23. Flavio Ferrando

    Pode até ser que os juros caiam, mas somente por interferência política. O governo poderia ajudar a política monetária colocando a política fiscal em dia. Não existe espaço para aumentar impostos no Brasil, solução simples de politico brasileiro. Precisamos mesmo é de baratear o custo Brasil. Não dá mais para sustentar a gastança e o desperdício do governo brasileiro. O governo brasileiro atrasa o desenvovimento do país, ai vem o político tentando fazer crescimento por decreto.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Tem gente que não sabe o que é o custo Brasil. O Brasil não tem somente um carga tributária absurda, também tem uma burocracia grande, difícil e lenta. Não existe logística eficiente, no Porto de Long Beach, a cada minuto, 9 containers são carregados os descarregado, no Brasil, 1 container a cada 5 minutos. A educação da diploma mas não qualificação. A saúde é pífia. Imposto é só uma parte do custo Brasil.

    2. Icaro Machado Prado

      Triste que as pessoas ainda caiam nessa falácia de custo de Brasil. O país está travado porque rico não paga imposto, simples assim.

    3. Paulo Augusto

      Quer baratear custo Brasil ? Vote em políticos decentes para termos legislações decentes. Enquanto votarem em bancada religiosa, Damares, Salles, Moro. Dallagnol e cia, não iremos para frente.

  24. ROBERTO DE FREITAS

    Que ? Povo? So vermeios …

    Responda
    1. Neli de Faria

      São vermelhos sim!mas nem todos que votaram em Lula são da esquerda. Votei para Lula pela primeira vez na vida porque o Ex foi terrivelmente mau presidente!

  25. ROBERTO DE FREITAS

    É só fazer a “Letra” que tudo volta ao normal

    Responda
  26. Edmilson Menegat

    O prêmio Nobel se manifestou sobre o Brasil ter os juros mais altos do mundo. Eu concordo com lele, até entender o por que a defesa dos juros nesse patamar. O presidente da FIESP também comentou, mas devem estar errados.

    Responda