Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Fernandes

    Ou seja, se houver "expectativas desancoradas" pra sempre, teremos juros absurdos pra sempre. E a realidade que lute. Parece que o "mercado" e seu office boy no BC resolveram aplicar um "8 de janeiro" em versão finaceira. Ca nal has.

    Responda
  2. Moezio Martins dos Santos

    O BC age de maneira maldosa e repugnante. Se pelo menos o Brasil estivesse no nível de juros proporcional aos outros países m, tudo bem. Mas nós temos o maior índice de juros do mundo, acima de países com uma economia miserávelmente pior que a nossa. Isso é injustificável e não é só para manter nossa moeda competitiva e forte, isso é um BC a servico do Mercado e não do povo brasileiro.

    Responda
  3. Samuel Fagundes

    Parole, parole, parole. Tudo parole.....

    Responda
  4. Alberto A Neto

    Freire deve estar obnubilado demais para chegar à catatônica conclusão de que o "banco central independente" haja operado a taxa de juros com base em "tretas tolas". O Banco Central Independente, conforme defendido pelo próprio colunista repetitivamente, é isso! Um filósofo do câmbio, Gustavo Franco, dizia: "O câmbio é flutuante porque flutua". Outro filósofo da moeda dirá: "O banco central é independente por causa da independência". Haddad foi frito! O poste de Lula ficou totalmente no escuro!

    Responda
  5. Claudio Moreira Roberto

    Não é nada disso amigo..o BC faz o seu papel técnico ; só isso..e graças a Deus defende nossa moeda..remédio amargo ? sim..Imagine se não fosse inedependente ?/ Quem estaria lá ? A Gleise ? O Dirceu?? kkk Dolar estaria 25,00 Inflação 70%aa/sem exageros...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      André Lara Resende? Qualquer economista que se preocupa-se com o país? Que moeda foi defendida, o real que desvalorizou enormemente nos últimos 4 anos?

    2. MARIA F LUPORINI

      E nossa moeda só desvalorizou no governo passado. Que moeda esse banco central defendeu?

    3. MARIA F LUPORINI

      Qualquer economista que não se pautasse pela ideologia ultrapassada de Chicago e realmente se importasse com o Brasil?

    4. MARIA F LUPORINI

      André Lara Resende?

    5. MARIA F LUPORINI

      Defende sem expor a metodologia de cálculo e contra a opinião de vários prêmios Nobel. Ideologia pura e desinteresse pelo que acontece com a população. É inflação de oferta e o remédio não é esse. Por um juros muito mais baixo, bancos americanos estão quebrando. Absurda sua defesa do rentismo.

  6. Thiago Moraes Marsiglia

    Como o nobre articulista defende a boa técnica em contraponto à política, poderia contribuir ao debate sério trazendo suas considerações sobre os posicionamentos de Stiglitz, Galbraith e Sachs, e indicar onde, a seu ver, estão os equívocos da análise dos referidos professores. Ou então assumir de vez a defesa personalista do "surfista", como se referiu ao próprio neto o senhor Roberto Campos em "A lanterna na popa".

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O BC é gerido por um surfista bolsonarista, defensor do rentista. E tem quem diga q o BC é independente…

    2. Thiago Moraes Marsiglia

      Pois, sobre o que pensa de fato o presidente do BC pouco se sabe, além do fato de ser um notório bolsonarista/reacionário sem qualquer experiência pública relevante que lhe qualifique para o cargo de tamanho poder político.

  7. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O Governo quer gastar 200 Bilhões extras e não sabe de onde tirar o dinheiro. Faça o dever de casa que é cortar metade destes 37 Ministérios cabide de empregos cortar despesas e baixar impostos que atrai investidores estrangeiros e cai juros e inflação.. Os economistas petistas da ,sic , Nova Matriz Econômica, já baixaram os juros na marra e deixaram o País na maior recessão em um século..

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O dever de casa é baixar esses juros delirantes. Não há corte de ministério que apenas toque na pontinha dos prejuízos gerados ao país por essa agiotagem.

  8. José Cardoso

    Ainda há tempo. É só o governo criar uma taxação extra para a quitação da compra de votos embutida na PEC da gastança. De algum lugar tem que sair o dinheiro. E pensar que no início do governo passado tínhamos inflação igual à Selic na casa de 4% e caindo. A decadência é nítida.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Em relação à inflação do segundo governo Lula, Dilma 1 e até Temer 1 a decadência é nítida, concordo. A inflação saiu da meta no governo Bz.

    2. MARIA F LUPORINI

      Foi no governo passado que explodiu a inflação e o terceiro trimestre já mostrou a retração econômica que viria com essa agiotagem. Em tempo, o crescimento foi de pibinho, mesmo com a enorme venda de ativos públicos.

  9. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Não tem condições de continuar no comando do BC, deveria renunciar.

    Responda
  10. Ernesto Solis

    Sabotagem do governo Lula por um dos ca na lhas do clube bolsonarista

    Responda
  11. MARCIO DE LIMA

    A solução? Ru@!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Campos Neto tem mandato. O tal Banco Central independente de Temer e Bozo. Capisce?

  12. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    É um verdadeiro cavalo de Tróia, genocida econômico igual ao ex chefe dele. Deve cair no ostracismo qdo sair do BC, não terá moral nem para administrar uma budega

    Responda
  13. Humberto Isidoro

    Campos Neto e sua turma, não se pode esquecer que estava no grupo de zap dos ministros do Bozo fazendo troça do 8 de janeiro e só saiu porque foi flagrado, (sei lá se saiu e tem o telegram que deve estar em atividade) mostraram que sabem muito mais que os premio Nobel que estiveram no Brasil e criticaram a taxa de juros. Imagino as gargalhadas, uisque com gelo, que estão dando entre 4 paredes, do desespero dos tupiniquins, que precisam de emprego e crédito. ão fazendo entre 4 paredes

    Responda
    1. Manoel Raimundo Alves

      Esses bol so na ren tos nunca teve qualquer compromisso com a nação e muito menos com as questões sociais do país. Esse negócio de “Deus, pátria, família” é só balela. Conversa para enganar trouxas. Farão tudo para inviabilizar o governo do Lula. Eles estando ganhando muito com os altos juros; o resto que se dane!

    2. Humberto Isidoro

      A maluquice de um país de segundo mundo, de entregar sua possibilidade de crescimento ás mãos de quem se emocionou coom o menino vendendo bala no pix. Para o dito, foi o triunfo do nada sobre a tragédia diaria. Correu uma lágrima nos olhos de um kanalia que sacode o uisque escoces, tilintando o gelo, enquanto comunica a seus pares com uma gargalhada que está ferrando com o governo. Campos Neto sabe, o título que lhe deram independente era para depender de quem o deu.

  14. Carlos A Nogueira

    Vai ver que Jeffrey Sachs e o Nobel J. Stiglitz estejam errados e o nosso visionário economista bolsonarista Roberto Campos Neto esteja certo. Talvez a Europa e todo mundo moderno estejam errados em colocar juros reais negativos, e os nossos juros reais a 7% seja uma maneira de anabolizar nossas empresas e consumidores. Ainda acredito que Campos Neto vão revolucionar a ciência econômica.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Ele sabe que com isso ferra o governo e o país e por isso vislumbra a volta do bolsonarismo, Ele sabe que não entende de economia mas se entende no grupo de zap com os bolsonaristas, onde foi flagrado, que é necessario pormover ourro 8 de janeiro na economia. E se o quebra quebra terrorista não resultou no golpe , ele tem meios mais sutis e sarcasticos para promover um quebra sem volta no país.

  15. Wellington Serpa Monteiro

    Decisão estúpida e totalmente errada! Não existe inflação de demanda, a que há é pela oferta(advinda ainda da pandemia, guerra da Ucrânia, etc). Com essa taxa o varejo está quebrando, a construção civil tateando. Bom só pra mercado financeiro, corretoras, e grandes bancos. Fora Campos Neto!

    Responda
  16. Joel Pedt Silvestre

    VT, ideias tolas e ignaras? O Articulista está desclassificando o governo na defesa de sua turma. O povo quer redução de juros. O Campos Neto é um turrão e quer demonstrar força. Age na destruição da economia para culpar o governo. Assim ajuda o retorno da direita. Em dois anos acaba seu mandato e vai para o exterior. Dane-se o Brasil !

    Responda
    1. Nelson Antonio Juncioni

      E vai com a grana toda, ganha com especulação

  17. Sergio Siqueira

    Um boneco de cera de museu mas que se movimenta remotamente,representa o nosso querido presidente do BC.

    Responda
  18. carlos pereira

    Não irei comentar o artigo em tela, pois é apenas um compêndio triunfalista de ignorância e dados manipulados. Entendo. É como o símbolo da RCA Victor antiga: um cachorrinho latindo em um megafone e o slogan: a voz do dono. Mais ainda se o dono era jornalista e virou banqueiro. O problema é que esta taxa de juros causará recessão por dois anos e matará a chance de reeleição do partido no poder.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Não seria essa a tarefa do pau-mandado do BC?

  19. João Batista de Junior

    Ninguém suporta mais o júris tão alto.

    Responda
  20. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    A Argentina, com inflação anual de três dígitos, e a Rússia, em guerra, têm taxas de juros reais bem menores da que o nosso BC determina por aqui. No primeiro mundo os juros reais permanecem negativos. Até quando a sociedade brasileira vai continuar transferindo renda para o setor financeiro enquanto a economia, os investimentos e o emprego são asfixiados? O BC é independente de quem?

    Responda
  21. MARIA F LUPORINI

    O colunista sorri como seu patrão: "o banco central não deu a mínima"...não deu a mínima para a nação brasileira. Esse tipo de gente que está na presidência do banco central nunca deu a mínima para a população.

    Responda
  22. MARIA F LUPORINI

    Chamar recessão e desemprego de Tretas tolas? Isso é apoio à agiotagem por parte do Banco Central. Deixa, vamos passar por esse poste do governo passado e ainda teremos tempo de indicar um presidente do Banco Central que pense também no país e não trabalhe apenas em causa própria.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Digo, Carlos Pereira. Os últimos 2 anos de um governo são fundamentais. Calma, que esses exploradores do povo brasileiro irão sair.

    2. MARIA F LUPORINI

      Podia ser pior, Cláudio. Esse cara poderia ter que ficar os 4 anos todos. Lula tem que bater e irá. Terá que haver tb mobilização popular e de empresários honestos. Mas, ainda assim serão mais 2 anos de reconstrução antes de 2026.

    3. carlos pereira

      O problema, Maria, é que juros reais tão elevados transformam nossa estagnação em recessão, miséria e muito desemprego por pelo menos dois anos, o que sepultaria as chances de que o governo atual tenha chance na eleição de 2026 (além do imenso custo social, claro). Por entender isso Lula reage de forma enfática.

  23. Roberto Sant Anna Filho

    A economia básica ensinada para crianças do ensino prefundamental é que devemos gastar só o que temos, ou seja não contrair dívida e mesmo assim, não gastar tudo. Mas, separar um terço para investir em algo que poderá aumentar a renda ou reduzir a despesa e outro terço deve ser reservado para ser consumido na época em que suas fontes rendas se esgotaram, quer dizer na aposentadoria. Mas, parece que esse ensino é só para as criancinhas

    Responda
    1. carlos pereira

      A completa falta de conhecimento sobre economia não lhe esclareceu que o que se aplica às criancinhas faz nenhum sentido em uma economia capitalista, o que se sabe desde Keynes e Kalecky, que, obviamente, desconhece.

  24. Vanderlei Nogueira

    A taxa Selic é determinada pelo mercado financeiro, bancos credores da dívida pública, o próprio interessado elabora o seu ganho...

    Responda
  25. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Pode espernear, pode reclamar, pode dizer o que quiser. Populismo e heterodoxia com seu wishful thinking não vão resolver a questão da inflação mundial e nem baixar a local na canetada. A realidade massacra lide com isso. O governo precisa de propostas realistas e não de baboseira ideológica nesse momento.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O Banco Central precisa mostrar a metodologia de cálculo dos juros de agiota para uma inflação de oferta e parar de ideologia. Ou de trabalhar só para banqueiros e corretoras e gestores de fundos. Vamos achar uma solução, tenha certeza disso

  26. Rodrigo Massatelli

    Esse VTF deixou o jornalismo e virou comediante, fazendo graça da desgraça do povo

    Responda
  27. João A Silva

    É muito chato ser repetitivo, mas por que será que o colunista nunca comentou, s.m.j., sobre a Moderna Teoria Monetária, representada nos EUA por Oliver Blanchard e no Brasil por André Lara Resende e Monica DeBole? Será possível que nunca leu? Muito difícil para alguém que deve estar antenado no mundo econômico. Não entendeu? Impossível para uma pessoa inteligente como ele. Não possui argumentos para contestar e/ou não pode contrariar o mantra dos juros altos que vem arruinando o País???

    Responda
  28. Jorge Rodrigues

    O culpado pelo fato dos juros serem altos é o Executivo que fomenta a inflação. Isso ocorre por causa dos gastos perdulários, violação do teto de gastos, aversão à modernização do estado, adoção de obtusas teses de gestão da economia, fissura por uma máquina estatal ineficiente e desperdício de recursos com práticas populistas e eleitoreiras.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Bobagem. Nem país em guerra tem essa taxa de juros. É agiotagem para beneficiar aquela pequena parcela da qual você, pseudo patriota, faz parte.

    2. Rodolpho Oliveira

      Ótimo resumo, agora lembre-se que a SELIC está onde está desde agosto do ano passado logo antes das eleições. Então vc diz que o BC viu isso no governo anterior pra colocar a SELIC aí, certo? Ou é mal informado ou, na maioria das vezes, é só mal intencionado mesmo.

  29. ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA

    O presidente do BC precisa ser responsabilizado. Daqui a dois anos eles estará trabalhando numa grande corretora ou gestora de fundos que compõe o "mercado" que aplaude suas decisões. O Brasil está próximo a recessão e esse senhor tem grande responsabilidade nisso. A preocupação desse senhor com a economia do Brasil, principalmente os mais carentes, é ZERO e ele precisa ser responsabilizado; o argumento do nobel de economia pode ser utilizado como sustentação.

    Responda
  30. Moezio Martins dos Santos

    As explicações do BC e vaga, vazia e cínica. Fazer comparação com o resto do mundo para manter os juros não é solução nem explicação descente. Essa comparação seria viável se nós estivéssemos com o mesmo patamar de juros do resto do mundo pelos mesmos próximos aos países que o BC colocou como exemplo nessa justificativa dúbia para manter a Selic.

    Responda
  31. Demétrio Soares

    O problema dos juros versus inflação é complexo e, por certo, as soluções não serão simplórias. Mas os elementos que estão na base desse problema, estes são relativamente de simples compreensão. É preciso retomar o equilíbrio entre oferta e demanda, principalmente com foco no mercado interno. Se as commodities produzidas internamente estão supervalorizadas no mercado externo, a tendência natural é a exportação, em detrimento do abastecimento, o que encarece os preços por aqui (inflação).

    Responda
    1. Demétrio Soares

      Se a capacidade de produção é baixa, gera oferta reduzida (de novo, inflação). Então, o controle dessa inflação que vivemos agora poderia passar pela priorização do abastecimento interno, pelo financiamento da capacidade produtiva, a juros bem mais baixos que os praticados para o consumo, e pelo desestímulo à exportação de itens com potencial impacto na inflação. Penso que não seria tão complicado assim para os gestores que têm verdadeiro espírito público. A não ser que a ganância prevaleça...

  32. Antônio Carlos de Paula

    Poucas pessoas ganhando muito dinheiro com isso, enquanto que o povo pobre está numa miséria total. Realmente o jogo é bruto.

    Responda
  33. Paulo da Silva batista

    Parece que Dirigente do BC estão olhando seus proprios nteresses particulares, poderia fazer um matéria,de quanto dinheiro esses caras tem aplicado em instituição financeira aqui e no exterior.

    Responda
  34. José Davi

    O inimigo do Brasil e dos brasileiros são os juros abusivos! Quem está a ganhar com os Selic nesse patamar? Cadê os lemmans investidores? Sumiram das manchetes dos jornais.

    Responda
  35. Gustavo Souza Machado

    Depois de anos de juro ascendente a inflação não cede o esperado. Talvez seja porque não é esse o remédio pra combatê-la. Daqui a pouco estaremos com taxas de 20 por cento e inflação praticamente na mesma.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Se o déficit público permanecer, associado à pueril batalha político ideológica que mantém sob perene desconfiança a gestão do país, sim, é bastante provável que isso aconteça.

  36. Marcelo Magalhães

    Infelizmente o tratamento para a arrogância e primitivismo autocentrado é o choque. O capitalismo estourou depois da queda do muro de Berlin criando condições propícias ao crescimento descontrolado de um vírus. O excesso de acumulação leva a falência de grandes bancos pela financeirização sem limites. Dessa forma, somente catástrofes dobram a fleuma brega de poderosos momentâneos. Se a fome já domina o pobre, que ela se estenda também aos ricos. Acumuladores sem ter o que comprar.

    Responda
  37. yuri sebastiany

    Faz o L

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Zequinha, o ladrão de jóias deixou tudo destruído. Mesmo com o L não será nada fácil.

  38. Marcos Benassi

    [Oh, santa sençura folhofrenética, mea culpa, mea maxima culpa: foi zombeteiro e sarcástico, mas não dirigi a Pessoa alguma meus impropérios. Lancei-os ao vento, tal como o Bozo e a Bozoléia rocinante faziam, todos os dias, com seus excretas no ventilador - e a phôia publicava. Solicito a Graça da liberdade, amém.]

    Responda
  39. Marcos Benassi

    Caríssimo, adorei o "dia de São Nunca, de tarde", todavia questão literária, e não analítica. Ora, Grão-Resumidor, convenha cá com seu leitor aaannão de jardim: com querela, o BC e seu Bátiman ligaram o Soda-fe, não foi? Se querela não houvesse, daria na mesma, manteriam idêntica taxa, no conforto de suas poltronas, sem crítica alguma. Na minha ignorância, identifico uma taxa de O,OOO2% de diferença. Com críticas acerbas, dizem "Soda-fe"; sem elas, diriam "vão-te à Herda". Dá na mesmíssima. Não?

    Responda
  40. MARCIO Gionco

    As pessoas acham que o mercado são meia dúzia de banqueiros, não entendem nada. O governo não faz reformas, portanto não tem dinheiro - e o "Dilmo" não aceita isso. A ver.

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Qual mais reforma a direita quer?? A volta da escravidão??

    2. José Davi

      Reformas não foram feitas mesmo! O que Temer e Bolsonaro fizeram foi acabar com o emprego e a renda dos trabalhadores brasileiros com suas reformas trabalhistas e previdenciárias fajutas. Sem falar da venda do patrimônio público que reverteu em nada para vida do cidadão.

  41. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esse truque de juros altos não eh nenhuma novidade no Br. E o BR continua a lesma lerda. Banqueiro batendo recorde e o povo na pobreza e na miséria.

    Responda
  42. Marcelo Fogaça

    Vinicios sejamos claros; o patamar de juros reais está "desancorado" dos reais sintomas desta inflação ou não? Acho que não é só lula que está batendo o bumbo contra uma loucura dogmática! Meu Deus, é puro negacionismo econômico; fazendo um paralelo com as atitudes do inominável, é como tratar o paciente com covid através de remédio para verme...

    Responda
  43. Silvio Correa

    Desculpa, mas não são tretas tolas. Estamos diante da agiotagem legalizada, apoiada e incentivada pelo BCB Banco Central dos Bancos (não do Brasil). São poucas raposas cuidando do imenso galinheiro. É o oligopólio predador, que cria falsas justificativas para seus crimes contra a economia popular, para o abuso do poder econômico.

    Responda
  44. Silvio Correa

    Desculpa, mas não são tretas tolas. Estamos diante da agiotagem legalizada, apoiada e incentivada pelo BCB Banco Central dos Bancos (não do Brasil). São poucas raposas cuidando do imenso galinheiro. É o oligopólio predador, que cria falsas justificativas para seus crimes contra a economia popular, para o abuso do poder econômico.

    Responda
  45. Gilberto Rosa

    Todo mundo sabe o que o BC faz no Brasil. Como o Vinícius consegue olhar para os seus conhecidos? Todo mundo sabe o que diversos economistas falam sobre os juros estorsivos, como o prêmio Nobel Stiglitz por exemplo. Cumprir este papel degradante não deve ser fácil, marcado pra sempre.

    Responda
    1. carlos pereira

      Gilberto, se lembra do emblema da RCA Victor? um cachorrinho frente a um megafone e o slogan: a voz do dono

  46. Cassio Vicinal

    Vai só agora para o arrocho? Sério isso? O Brasil chegou nesse nível absurdo de juros no meio do ano passado. Era um outro reinado, eram outros os príncipes. A gastança eleitoral era anunciada aos sete ventos. E a rígida âncora fiscal? Derretida em praça pública!

    Responda
  47. Gilberto Rosa

    Brasil inteiro penando por causa de um cara que não foi eleito. Campos Neto trabalhou em bancos privados, juros altos enrriquece os mesmos bancos, será que alguém sabe onde ele vai trabalhar depois do BC independente? Ou será que seus milhões em paraíso fiscal se multiplicarão tanto, que nem precisará mais trabalhar?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo, Gilberto: sua hipófise final é bastante provável.

  48. Gilberto Rosa

    Folha dos bancos de São Paulo e Bolsonaro, tudo a ver. Campos Neto só rouba o país por causa dessa dobradinha. Bancos e milícias se abraçam e se confundem.

    Responda
  49. Flavio Ferrando

    Inflação é um "desequilíbrio que se caracteriza por uma alta substancial e continuada no nível geral dos preços, concomitante com a queda do poder aquisitivo do dinheiro, e que é causado pelo crescimento da circulação monetária em desproporção com o volume de bens disponíveis." O Banco Central analisa dados de 15 anos e faz projeções para os próximos 6 trimestres que servem de base para as decisões do Copom. Esses são os chamados critérios técnicos utilizados por técnicos qualificados.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Em resposta a ambos: a citação está entre aspas porque não é de minha autoria, é a definição de inflação. O boletim Focus da decisão do Copom de 22 de março será publicado no próximo dia 28 de março, normalmente possui cerca de 600 páginas.

    2. carlos pereira

      É um conjunto histriônico de tolices ainda marcadas por aspas como fosse citação. Inflação tem nenhuma relação com circulação monetária (queria dizer quantidade e velocidade de moeda em circulação MV=P), teoria errada que ninguém no planeta usa. Inflação é estado permanente de demanda acima da capacidade de oferta no curto prazo. O tal "critério técnico" aparentemente só é técnico neste país, pois ninguém mais o segue

    3. Fernando Alves

      Superqualificados. Procure as previsões do Boletim Focus, que é o único critério usado, do início do ano passado para o fim do ano passado. Erros grosseiros em todos os indicadores, pra melhor ou pior. Quem quiser se enganar com uma retórica marketeiros, mas não tiver coragem de olhar os dados reais, fique à vontade. Só não pense que outros vão engolir as mesmas mentiras tão facilmente.

  50. Arthur Danton

    Quer dizer que o Lula não pode se manifestar, na condição de presidente? Tem de falar manso, para não melindrar o Bob Fields Neto, este bolsonarista de carteirinha?

    Responda
    1. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

      Um país não se dirige com conversas, mas com ações, meu amigo.

    2. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

      Um país não se dirige com conversas, mas com ações, meu amigo.