Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Michel Marques

    Francamente, essa coluna deveria ser categorizada como crime ambiental. Árvore morrer para isso?

    Responda
  2. Milton Vargas

    Lula esta fazendo um hedge aproveitando o fato de a taxa de juros estar circunstancialmente alta. Na sua lógica de político entende que só tem a ganhar com essa atitude (Trump fez o mesmo o tempo todo). O mercado entende bem isso e está ciente que nosso BC seguirá imperturbavelmente a convicção técnica de seus diretores. Por sua vez Ministro da Fazenda tem o desafio de continuar agindo com moderação, sem sucumbir ao imediatismo dos seus pares, e aprovar medidas que ajudem a política monetária.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Só até o final do ano que vem. Dá tempo.

  3. João carlos SPEGGIORIN

    Perdeu mané, não amola! Kkkkk

    Responda
  4. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Equipe bolsonarista na veia!

    Responda
  5. MARCOS NERI DE ALMEIDA

    Tomara que o Lula fale menos em baixar a taxa de juros, gaste menos e dê mais apoio ao companheiro Haddad, que tem sido ponderado como Ministro da Fazenda.

    Responda
  6. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    A imprensa, em peso, salvo raríssimas exceções, até recentemente apoiavam o combate à inflação e as medidas tomadas. Inclusive o colunista, omisso até hoje. Não tem nada haver com independência do BC que é uma evolução, mas de dosagem, bom senso e de independência do mercado e do boletim focus. Nosso banqueiro foi tido pela banca como o melhor do mundo. Só se for para eles. A influência do mercado financeiro ultrapassou todos os limites e querem o país de joelhos aos seus interesses.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      A pergunta é: Técnicamente o BC está correto? Infelizmente, sim. ficará muito mais claro quando as aproximadamente 600 páginas do relatório que levou a decisão for publicado na próxima terça-feira. Até lá é tudo fofoca. o BC usa 15 anos de dados históricos para analizar todos os aspectos da economia brasileira e seus vários impactos para fazer projeções econômicas. Eu tenho certeza que poucas pessoas tem capacidade técnica para entender todos os aspectos da decisão do COPOM.

  7. Gino Passos

    Sai o Bozo, mas fica o Bombo (Campos Neto), o que mantém os juros bombados...

    Responda
  8. Andre Moraes

    Quer dizer então que o Bozo deixou seu aluno do jardim de infância no BC? Que toma suas decisões baseadas em treta? Se o Lula baixar a cabeça e pedir por obséquio ele baixa o juros?Na atual circunstância me parece uma sabotagem ao atual governo e que pode levar as forças produtivas do país a um colapso. Indústria automobilística parando, construção civil desacelerando e varejo não está vendendo; e quem tem dinheiro pra investir aplica o dinheiro e curte a vida lá fora as custas do Tesouro.

    Responda
  9. Walfredo Souza

    Do jeito que o articulista escreve parece que o presidente do Brasil é o Roberto Campos Neto.

    Responda
  10. Luis Marcio Barbosa

    Vinicius explica - o BC baseia suas decisões em tretas tolas....

    Responda
    1. Fernando Alves

      Esse é o BC técnico e seu presidente isento

  11. Fernando Alves

    Todos os defensores do "BC técnico" justificam as decisões do BC com base "nas falas do Lula". Falta mostrar qual país sério usa o fator "fala do presidente" na fórmula de cálculo da taxa de juros.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Teria quem, o Trump? Esse deve ser um presidente adequado para um país sério na sua opinião.

    2. Rodrigo Andrade

      Nenhum país sério teria um presidente como Lula

  12. Alberto Kiess

    Não era a hora de dar independência ao Banco Central. Achei um grande erro, pois a autonomia sobreveio em um momento de incertezas e sucessivos crescimentos econômicos ínfimos, se comparado aos outros países. Sem falar que veio em momento de pandemia, incertezas mundiais, inflação generalizada e uma sociedade mais com toda a classe média empobrecida pelo Guedes e pelo Bozo.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      É engraçado, as pessoas que hoje reclamam da independencia do Banco Central são as mesmas que aplaudiram a independencia quando Bolsonaro era presidente.

    2. Walfredo Souza

      Sem falar que o mandatário da ocasião era totalmente não confiável e há grande possibilidade que o BC indicado por ele tenha lealdade política ao mesmo.

  13. valdonir estivalet teixeira

    A exemplo dos carros , não vende por que não tem grana em lugar algum, a não ser aplicado nas taxas selic. E as fabricas fecharao pq não vendem. E se não tem produção de fábricas, menos grana vai rodar na economia e mais inflação por que não tem fábrica produzindo. Arrrgh!!! Perguntem a china comunista como faz para sair da miséria a potência em apenas 45 anos...o resto é papo de rentista e do tal BC "independente ", e que não foi avalizado pelo voto do povo...

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      China responde: com ditadura misturado com capitalismo selvagem e com governo cara de comunista.

    2. Andre Moraes

      Daverson, pelo amor de Deus. Não confunda mocroeconomia com macroeconomia. É por isso que os economistas liberais, intelectualmente desonestos, tipo o Guedes, deitam e rolam em cima de vocês. Seu exemplo da feira é triste.

    3. Andre Moraes

      Daverson, pelo amor de Deus. Não confunda mocroeconomia com macroeconomia. É por isso que os economistas liberais, intelectualmente desonestos, tipo o Guedes, deitam e rolam em cima de vocês. Seu exemplo da feira é triste.

    4. Daverson Furlan

      Errado: menos grana na economia esfria a demanda obrigando os ofertantes a baixarem o preço, com queda na inflação. Mecanismo simples que pode ser avistado em tempo real e in loco em qualquer feira livre. Afirmação tendenciosa, com viés ou má fé mesmo. Cada comentarista…

    5. Daverson Furlan

      Errado: menos grana na economia esfria a demanda obrigando os ofertantes a baixarem o preço, com queda na inflação. Mecanismo simples que pode ser avistado em tempo real e in loco em qualquer feira livre. Afirmação tendenciosa, com viés ou má fé mesmo. Cada comentarista…

  14. eli moura

    A questão é o nível dos juros oito por cento acima da inflação? Nenhum, absolutamente nenhum banco central faz isto. Nem a Rússia em guerra, nem países com hiperinflação, qual a logica, onde está o racional nisto? Nada a ver com âncora fiscal.

    Responda
  15. Flávio Fernandes Marinho

    Vejo um ca nal ha no BC, bolsominion inimigo do Brasil.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      A economia está no estado que está por causa das barbeiragens da equipe economica do Lula 2, Dilma 1 e Dilma 2, Temer 1/2, e Bolsonaro 1. cada um deles contribuiu um pouquinho para a economia que temos hoje.

    2. Fernando Alves

      Ninguém cai no discursinho do saudoso do Bozo. A economia está no estado que o Bozo e o Jeggues deixaram, mas até as eleições era só elogio, beijos e abraços e o presidente do BC abanando o rabinho e fazendo campanha pro dono dele. Agora virou cachorro bravo, latindo grosso.

    3. Daverson Furlan

      I idiota do bozo já foi. O governo ao invés de fazer o dever de casa, tenta o caminho mais fácil e ruim. E os comentaristas ficam aqui pondo a culpa no ex. Um pouquinho de auto responsabilidade a esse governo não faria mal. Pt nunca soube como fazer as coisas funcionarem, ficam de birra e pondo culpas nos outros. Se  bom foi eles que fizeram; se deu ruim é herança do antecessor. Postura de impostor, de falta de caráter. Assume logo, pô.