Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Todo autocrata, nome mais elegante para ditador, ambiciona controlar, mitigar ou submeter o Poder Judiciário. Está é a receita seguida na Venezuela, El Salvador e que foi cogitado pelos bolsonaristas. Assim, parabéns à população de Israel que está indo as ruas para defender a sua democracia, a única do Oriente Médio.

    Responda
  2. Nicole Abud

    Israel é o país menos democrático do mundo, e seu ditador atual quer torná-lo ainda menos democrático

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      O menos democrático de todos os 190 países do mundo? Será mesmo? Incluindo Irã, Venezuela, Síria, Coreia do Norte? Não deixe a sua óbvia antipatia pelo estado judaico turvar tanto a sua visão do mundo.

  3. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Israel demonstra que o Brasil está longe de um justiça democrática. Lá o governo tem minoria na indicação dos juízes da suprema corte. Aqui o presidente nomeia sozinho os juízes da suprema corte, e se vangloria do poder de nomear juizes "terrivelmente evagélicos". Ainda assim, metade da polulação brasileira bate palmas para presidente, e a outra metade fica em silêncio.

    Responda
  4. Ivo Moreira Zicca Filho

    Estado invasor e genocida

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      E esta declaração de ódio o que agrega ao debate?

  5. Jacques Toron

    Muito bem explicado , texto esclarecedor

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Seu André, prezado, boas considerações. Todavia, é maiomêno como uma proposta ambiental feita pelo agora deputado Sales: desconfia-se de saída, dados o histórico e caráter. Se é o Bibi é quem faz FonFon, aí tem coisa. Tô mais com o povo que grita e se levanta, se me permite.

    Responda
  7. LUIZ LEAL

    Sabemos que em Israel não existe casamento civil e quem tem o poder de decidir quem pode ou não pode casar são os rabinos radicais fundamentalistas.

    Responda
  8. LUIZ LEAL

    Necessário ressaltar que um regime que pratica o apartheid e que controla com mão de ferro, através das forças armadas, parte da população à qual é negada até mesmo a cidadania, não pode ser considerada exatamente uma "democracia Exemplar". Considerando ainda que o país não tem uma constituição, e que muitas leis e ações do governo são manipuladas pelos radicais religiosos, o regime está mais para fundamentalista.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Na hora em que fala de praticar o apartheid o seu comentário perfe autoridade e voce perde razão. Critique Israel, se quiser, pelo que houver de errado ou ruim na realidade, não precisa e nem pega bem distorcer os fatos e perverter as palavras.

    2. Peter Janos Wechsler

      Common law. exatamente como a Inglaterra que não tem constituição.