Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo de Souza

    Acho curioso o cidadão dizer que Mauricio de Sousa não tem nada a acrescentar à ABL. Eu, meu filho e milhões de brasileiros tivemos o primeiro acesso à leitura através da Turma da Mônica. Os livros vieram depois dos gibis. Mais curioso ainda é o fato de Fernanda Montenegro, a principal cabo eleitoral do Ackel, ser uma atriz e mesmo assim, com mérito, estar na ABL, o que por si só já desmonta a tese do concorrente sobre "algo a acrescentar".

    Responda
    1. joão moreira

      Quando era moleque, só sia a turma da Mônica. Na verdade, gostava mesmo era do Cebolinha. Odiava os personagens da Disney. MAURÍCIO PRA ABL!!!!

    2. Rodrigues Machado

      Fernanda Montenegro apoia a candidatura de Mauricio

    3. Luis Otavio Zaneti

      Hum... talvez a capacidade de leitura não alcance níveis lá muito altos lendo gibis. A Fernanda Montenegro é cabo eleitoral do Mauricio de Sousa, não do Akel.

    4. Adriana Santos

      Pelo que entendi da frase, Fernanda Montenegro está pedindo votos para o Maurício de Souza, não?

  2. Getulio Cunha

    Esse senhor nem deveria ser indicado para concorrer. Dizer essa besteira de Mauricio de Sousa já o credencia ao esquecimento. Mauricio de Sousa navega por anos no imaginário popular com seus quadrinhos, sempre incentivou crianças a ler até para entender seus personagens. O português em seus quadrinhos são impecáveis. Perder essa oportunidade de imortalizá-lo seria literalmente a morte da academia.

    Responda
  3. Júlio Pedrosa

    Dizem que, num conclave para a escolha de um novo papa, "quem entra papa sai cardeal". Na ABL não será diferente. Acho que esse Akel sacramentou ali sua derrota. Ele me faz lembrar de gente que diz desprezar a ABL, mas adoraria estar nela, pois acha imprescindível sua presença ali; gente que se candidatou e foi derrotada, mesmo achando que seria consagrada pela opinião popular. A ABL é uma instituição privada, lembremo-nos disso, e ela escolhe quem quer para suas fileiras.

    Responda
  4. Adriana Santos

    Que tipinho! Muita gente aprendeu e começou a ler com os quadrinhos do Mauricio, assim como com os livros de Monteiro Lobato, hoje execrado pela turma do politicamente chato. Mauricio de Souza na ABL sim!

    Responda
  5. antonio mateos

    Presunção e arrogância em seus estados mais puros. Certamente perdeu votos (se é que os tinha). Quis dar uma no cravo e outra na ferradura, lançando em elogio ao MS. Lastimável!

    Responda
  6. José Gonçalves

    Só pela postura arrogante esse Akel não merece estar na ABL. Aliás, quem é esse Akel, mesmo?

    Responda
  7. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    A Academia Brasileira de Letras é o nosso arsenal de cultura. Essa é a minha definição da ABL tão necessária ao ambiente cultural da pátria. O que importa para ser membro não é o viés político, como já verificamos em algumas indicações de políticos. Escritor é Escritor e Político é Político e as duas entidades não se combinam nem fundem. Talvez isso explique o fato de Rui Barbosa ter sido derrotado em duas eleições para Presidente da República. Precisamos, como Bilac, amar a Língua Portuguesa.

    Responda
  8. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Candidato ptetensioso! Fale de si, mas nao use o argumento infantil de desmerecer o concorrente. Mauricio de Souza merece.

    Responda
  9. Mario Donizete Pelissaro

    Na literatura, hoje são consideradas novas formas de expressões. Haja visto o premio Nobel de Literatura dado ao genial Bob Dylan em 2016 merecidamente, que usa suas canções de forma revolucionaria p contar estoria e fazer poesia requintada

    Responda
  10. Luiz Almeida

    Tem coice para acrescentar.

    Responda
  11. Neli de Faria

    Moderação! Hoje a Folha tá pegando no meu pé. Se fosse uma mulher bonita, uns dois anos mais jovem,até que ficaria feliz. Hoje três pitacos, três moderações. Tudo bem que publica depois,mas...!Pelo menos me sinto uma intelectual na época da Ditadura Militar: imagino o alívio que sentia quando a censura deixava passar. Maurício de Souza:já deveria estar na Academia. Não é a ABL que o acadêmico deve acrescentar, mas ao Brasil.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Boa!

  12. Luiz Carlos Almeida

    Começou mal a sua campanha. Mauricio de Souza, com a simplicidade do traço, mudou a letras. Só pela sua historia, jé vale entrar nessa Academia.

    Responda
  13. Luiz Almeida

    Uma procurada no Estante Virtual: James Akel 1 livro, Maurício de Souza 25.536 entre revistas, livros e quadrinhos.

    Responda
  14. Neli de Faria

    Melhor do que Maurício de Sousa só uma pessoa : eu! Certa época, li uma poesia para a defunta mãe, então viva, e após o término da leitura ela pensou, pensou e pontificou: Neli , por que você não escreve um livro bem grosso para entrar na Academia Brasileira de Letras? Maurício de Souza: no início dos anos 1960, ia a lotérica, minha irmã trabalhava,Cornélio Procópio, para ler as tiras dele na Folha.E outros gibis . Toda criança deveria ler gibi.Ali começa o leitor.

    Responda
    1. joão moreira

      A minha também, Marco!

    2. Marco Aurélio Mello

      Ganhei o gosto pela leitura por meio dos gibis. Creio que tenham facilitado minha paixão pelos livros.

  15. Luiz Almeida

    Tem que acrescentar a soberba ? E o que é o mau gosto da foto segurando o óculos, dando pinta de intelectual, coisa que lhe falta.

    Responda
  16. Marttonio Nunes

    I beg your pardon, ma’an, James Who?

    Responda
  17. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Mauricio de Sousa é o maior formador de leitores que o Brasil já teve. Por isso, sua contribuição as letras e ao País, é inegável.

    Responda
  18. MANOEL C SILVA

    Salve o grande Machado de Assis, o bruxo do Cosme Velho! Há alguns anos, não se respeita a grandiosidade do fundador da Academia. Qualquer pseudointelectual pode ser membro da ABL. Como tudo no Brasil, virou a "casa da mãe Joana".

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Concordo contigo. Pra que serve essa casa? Depois da entrada do Merval Pereira, perdeu a importância que quiçá algum dia tivesse.

    2. Marco Aurélio Mello

      Mas é a ABL que já negou por três vezes a entrada de Lima Barreto. A minha dúvida é se a ABL merece Maurício de Sousa.

  19. Oduvaldo Silva

    Tudo começa na simplicidade! Arrogância Sr. James Akel o leva a distanciar das pessoas. A simplicidade do Maurício de Souza, sempre agregou e conquistou mais fãs de seu trabalho. Vale a pena você prestar atenção e aprender com ele!

    Responda
  20. Elizeu Pires

    Posso me considerar um brasileiro privilegiado por ter acesso à cultura desde sempre, a bons livros e peças teatrais, mas nem por isso vejo importância em ser membro da ABL. Principalmente após Marimbondos de Fogo. Esse aí, a mim parece, é arrogante até quando respira. Diante disso, viva Maurício de Souza!

    Responda
  21. jose celso righi righi

    Acredito que ABL não merece tamanha arrogância e personalismo.

    Responda
  22. Antônio João

    Será que a ABL precisa de gente arrogante assim?

    Responda
  23. Luiz Eduardo Menezes

    Lamentável um postulante agir com arrogância e se considerar mais capaz que o seu concorrente. A humildade e simplicidade do Maurício deve contrapor a este candidato.

    Responda
  24. Luiz Eduardo Cantarelli

    Como leitor contumaz, jamais tinha sequer ouvido o nome desse "pretendente". Se tivéssemos uma Acadêmia dos Inexpressivos, eu certamente indicaria esse sujeito abusado para o fardão.

    Responda
  25. PAULO CURY

    só pela arrogância não deveria nem ser lembrado

    Responda
  26. Erica Luciana de Souza Silva

    Ontem ouvi algo q serve muito bem a este contexto: o sábio sabe e não expõe q sabe. O tolo não sabe e diz para todos q sabe.

    Responda