Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. welton Malheiros

    Esse tal ministro sempre atuou como um sindicalista de quinta categoria defendendo privilégios, penduricalhos e aumentos de salários para o judiciário nababesco que pesa nas costas do contribuinte brasileiro. Sem falar nos votos pro bsndidagem. Ele sempre pareceu ficar bem nervoso ao ver um meliante preso. Vai bem tarde....

    Responda
  2. Silvana Assumpção

    Imagino que o elogio de Djamila Ribeiro tenha se dado na ignorância, por parte dela, da postura absurdamente retrógrada, cruel e misógina adotada pelo ministro em relação ao aborto. Em 2012, Lewandowski foi o único a votar contra a interrupção da gravidez de fetos com anencefalia... Para ele, "abriria precedente" para outros abortos de fetos com "pouca" chance de sobrevivência. O ministro, nesse assunto, não raciocina, age meramente ( e criminosamente) como um fanático opositor do aborto.

    Responda
  3. Carla C Oliveira

    I have a dream...

    Responda
  4. Egon Kutomi

    Incrível, nenhuma linha da colunista sobre a postura anticonstitucional no impeachment da Dilma. Ele sempre foi fiel a quem o nomeou, livrando a cara do máximo de companheiros possíveis. Quanto à representatividade, melhor acreditar que o Coelhinho da Páscoa está chegando.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      O fatiamento da constituição foi constitucional?

  5. Antonio Eugênio Duarte

    Não adianta, quando a pessoa é fanática e militante nada vai mudar o que ela pensa, a viseira distorce a realidade. Este juiz nada mais é que um pau-mandado do pt e lula.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      Ia me esquecendo, pra fechar com chave de ouro o pau-mandado lewa abortou a lei das estatais, agora o pt vai fazer a festa novamente com a indicação de políticos. E tudo isso com a conivência dos cordeirinhos lulopetistas de plantão.

    2. Antonio Eugênio Duarte

      joaquim lulopetista, eu não tenho guru corrupto de estimação como vc. Os juizes petistas são identicos aos juizes bolsonaristas, todos paus-mandados. Vocês militantes fanáticos são a causa do atraso deste país.

    3. Joaquim Rocha

      Eugênio, deixa de ser grosseiro com quem te pede para estudar. Você realmente precisa, quem sabe assim passa a ter bons modos. A colunista tratou o assunto da inclusão do negro na nossa sociedade que foi corajosamente defendido pelo ministro. Por isso, sendo negra, o admira muito. Pelas suas palavras, alvez você admire Kassio Nunes e André Mendonça, esses sim são pelegos sem opinião própria prontos para defender qualquer ditador golpista que apareça.

    4. Antonio Eugênio Duarte

      mariluce, pode ter certeza o seu fanatismo deve-se à sua ignorância política.

    5. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Como ela recomenda, vá estudar um pouquinho!

  6. Marcos Benassi

    Djamila, minha cara, conheço nadegas dos votos do ministro, mas tenho uma simpatia pela figura. E achei um texto bacana, uma ode consubstanciada e com densidade histórica, de quem acompanhou a trajetória do sujeito. E boto uma fé que a dona Yara do lado ajudou a sobreviver no serpentário: uma Muié parruda não se dispensa, de jeito maneira. Que aproveite bem o sossego - se é que sossegará.

    Responda
    1. Fabio Hansem

      Eu também não entendo nádegas de justiça ou advocacia. Mas admiro muito a bunda do ministro do STF, sentada sobre os processos de poderosos, como o do prefeito de Ilhabela, que simpático senhorzinho choca há anos (ou a ânus?) no tribunal, conforme matéria de hoje na coluna “Mar sem Fim” do Estadão. Mas a festa dos chics e famosos e Harvard, imagino, foi muito distinta!

  7. GUILHERMINA SILVA BARROS

    Independente da postura do colunista sobre o Min. do STF, o que se vê é uma apologia em favor da raça negra, sem considerar a meritocracia dos postulantes. A questão nunca foi racial mas, sim a desigualdade social que afeta todos os brasileiros que não nasceram em berço de ouro.

    Responda
    1. Kayky Moraes

      Entendo. Mas o dia que você descobrir que as conjunturas históricas e matérias tornam a meritocracia mera propaganda ideológica e que, por esses mesmos motivos, as pessoas negras nesse país são condenadas, em sua maioria, a opressão estrutural. Você entenderá a necessidade do simbolismo de pessoas negras alçadas aos postos mais altos da república.

    2. Marli Pereira Rosa

      Leia o voto do ministro ,sugere ela , mt bom pra entender como funciona

  8. GUILHERMINA SILVA BARROS

    Independente da postura do colunista sobre o Min. do STF, o que de vê é uma apologia em favor da raça negra, sem considerar a meritocracia dos postulantes. A questão nunca foi racial mas, sim a desigualdade social que afeta todos os brasileiros que não nasceram em berço de ouro.

    Responda
  9. ARMANDO FARHATE

    Não agiu como ministro nem por um dia, sempre foi um empregado do PT dentro do STF. A missivista faz de conta que ele não rasgou a constituição ao preservar os direitos políticos da Dilma no impeachment, e ignora a sonora resposta que ela recebeu nas urnas por tanto descaramento.

    Responda
  10. marcos stein

    Rasgou a constituição ao preservar os direitos políticos de Dilma no impeachment mas ao menos não sofre do autoritarismo que acomete os outros.Quanto ao bem que o identitarismo causa a sociedade mestiça brasileira,sugiro a autora estudar Thomas Sowell que revela o prejuízo que causa tais medidas.Sugiro que assista na PBS Finding Your Roots com Angela Davis...Condenar alguém a pagar pelo que seu antepassado fez provou-se ser errado,Angela Davis deve estar preenchendo cheques até agora...

    Responda
  11. Maria Cesar

    Eu acho que a colunista esta querendo dizer que em todos esses anos apesar das tentativas só ficou faltando salvar o companheiro ze Dirceu, pois todos os outros foram salvos, nem a constituição foi suficiente para barrar sua parcialidade com os companheiros e partido que o colocou nessa cadeira. O descaramento foi ao ponto de sondarem ele para ocupar um cargo no governo do seu padrinho mesmo ainda estando exercendo as sua função constitucional.

    Responda
  12. Florentino Fernandes Junior

    É serio, djamila?

    Responda
  13. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Também admiro o ministro, desde quando, há uns 40 anos, tive algumas aulas com ele na Faculdade de Direito da USP. Boa gente.

    Responda