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  1. Vitor Figueiredo

    A reforma vai na direção certa de flexibilizar a grade de matérias do ensino médio. O fracasso desta etapa de ensino tem dois grandes eixos: subfinanciamento da educação básica do Brasil, é necessário realocar verbas das universidades para a educação pública para crianças de 0-6 anos, com segunda variável o excesso de matérias e conteúdos, defendo enxugamento radical. Por exemplo, como matérias básicas, português e matemática, se o aluno optar por ciências exatas, acrescenta física e química.

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    1. Vitor Figueiredo

      Na ciências da saúde, acrescenta biologia e química, nas ciências sociais, história e geografia e assim por diante, a lógica é poucas matérias mas com conteúdos mais profundos e cada ramo pode ser oferecida optativas para que os alunos citam prazer em áreas que tenham interesse. Como é hoje são muita matérias e conteúdos que os alonos não conseguem absorver, quem estuda fica na decoreba e no passar no enem, quem não estuda chega no ensino médio sem saber ler, escrever e fazer cálculos básicos.

  2. Robson José de Queiroz

    A matéria começa com a palavra chave sobre esse assunto: "debate". Depois da m€rd@ pronta, vem o debate.

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  3. Victor Silva

    Interessante, você não disse nada sobre a não participação dos professores na definição do novo ensino médio. Quem definiu essas diretrizes foi em grande parte o setor privado de educação.

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    1. Robson José de Queiroz

      Exatamente. Não houve nenhum debate a esse respeito.

  4. sandra marqueti

    Conversa comigo, eu tenho a solução para o ensino no Brasil. Sou professora do ensino médio.

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  5. Landson Abercrombie

    Interessante a autora apresentar uma afirmação no título e, ao final, não sustentá-la com evidências. Em quê, exatamente, o antigo ensino medio era pior do que o atual? Na ausência de escolha por parte dos estudantes? Essa ausência ainda ocorre, os vestibulares e o ENEM ainda pautam vergonhosamente o ensino e tudo nao passa de cortina de fumaça para alguma empresa amiga ganhar muito dinheiro com material apostilado. Mas o que esperar de economistas se imiscuindo em Educação?

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  6. Maria Teresa Meirelles Leite

    Eu não tenho bola de cristal mas podemos arriscar a previsão de que eles dirão que a única forma de garantir os itinerários será por EaD. As empresas de educação estarão à postos! Todo mundo sabia que essa era a intenção desde o início.

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  7. Fauzi Palis Junior

    As matérias ditas “que não servem pra nada”, são as que ajudam no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de pensar. Sem elas teremos mais robôs e menos pessoas.

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  8. Julio Shiogi Honjo

    Uma curiosidade: no Brasil as escolas particulares são tidas como superiores às públicas e em muitos países mais desenvolvidos todas as de ensino básico e médio são públicas e de boa e igual qualidade, inexistindo privadas.

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  9. Julio Shiogi Honjo

    Já que alguns alunos saem da escola errando ao fazer contas, não sabendo ler e interpretar, redigindo incorretamente, ignorando fenômenos físicos e químicos, desconhecendo geografia e história, que de nada servem na vida, tiveram essa brilhante ideia. É isso?

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  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vc troca história e geografia por um curso de culinária ? Siiiiiiiiiiiimmmmmmm. Eu digo não

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  11. Ronaldo Oliveira

    Que p* é essa de ensino médio que abole matemática, física e outras disciplinas de um ensino já antes fragilizado? Com a palavra aí especialista. Meu filho está fazendo curso técnico na considerada melhor escola técnica pública do Brasil e pra minha surpresa sem matemática neste semestre, lamentável.

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  12. RILER BARBOSA SCARPATI

    As falhas não foram apenas de implementação, e sim de concepção e da forma autoritária como foi feita, de cima pra baixo sem consultar os atores envolvidos. Tem que revogar já!

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  13. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Opinar de fora é fácil. Não faltam "especialistas" no país para todos os temas, que não conhecem nada. (Abner Nazaré Cândido)

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  14. Paulo Wach

    A solução é a tal bacalhau ir para uma escola secundária e entrar em uma sala de aula e trabalhar nesse desordem e ineficaz novo ensino médio. De resto é só um palpite infeliz de quem não tem ideia do que se passa in loco.

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  15. Paulo Wach

    A solução é a tal bacalhau ir para uma escola secundária e entrar em uma sala de aula e trabalhar nesse desordem e ineficaz novo ensino médio. De resto é só um palpite infeliz de quem não tem ideia do que se passa in loco.

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  16. Paulo Wach

    A solução é a tal bacalhau ir para uma escola secundária e entrar em uma sala de aula e trabalhar nesse desordem e ineficaz novo ensino médio. De resto é só um palpite infeliz de quem não tem ideia do que se passa in loco.

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  17. João Vergílio Gallerani Cuter

    Temos que ter metas claras para cada escola associadas a objetivos nacionais para todas as escolas, ou nada vai funcionar. O sistema tem que ser "avaliável". Se cada um atirar para um lado, a perda de tempo, de dinheiro e de talentos será maior ainda do que já é. Temos que garantir uma boa "massa" para todo o Brasil (auditável, com metas para o Brasil todo afinadas com o que se faz no mundo todo) e deixar a cobertura e o recheio a critério das vocações e disponibilidades locais.

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  18. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Olha, está aí certamente o debate do século: como melhorar a educação do nosso país. Muitas propostas e opiniões. Como um simples aluno que já fui, posso dizer que o modelo antigo não formava. Era conteúdo, depois decoreba do conteúdo para a prova, prova, nota, esquecimento total nas férias. E o ciclo se repetia, até a conclusão do ensino médio. Agora, essa reforma não parece ser a solução também, toda desajeitada como está.

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    1. sandra marqueti

      Eu fui vítima do ensino médio antigo e hoje, sei ler, fazer continhas, sei onde fica o oriente médio, já escrevi um livro, entendo a distribuição eletrônica e tenho opinião própria.

  19. José Cardoso

    Confesso que estou longe desse assunto, e não entendo a razão principal da polêmica (para além de slogans e xingamentos). Educação é aquele tipo de assunto que todos tem opinião. A minha é que deveria voltar o ensino do cálculo diferencial e integral no ensino médio como era no início da república. Fiquei surpreso quando minha mãe me mostrou uma vez um caderno do que ela chamava quinto ano ginasial, com noções de limite e derivada.

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  20. Renata Godoy Barros

    A autora estou convidando vc a ir na escola onde meu irmão trabalha, é só dar uma googlada ee professora Maria Bernadete amgartem peres

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  21. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Enquanto isso nas escolas particulares......

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  22. Marcos Benassi

    Poi Zé, cara Priscilla, cancelá-la pode não ser boa ideia, mas um interregno maior - com o compromisso de ações concretas pra sua viabilização - deve pagar a pena, não? Porque, capenga por capenga, fiquemos com o mais simples, conservador e já (dis)funcional...

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    1. Tha Virgens

      Concordo! Capenga! Um pacote de intinerario sem noção alguma. Os professores todos perdidos, sem reciclagem e preparo algum! Ta muiiiiiito pior do q era! Essa mocinha deve ta Malu kaan

  23. Nicole Abud

    Melhor um modelo antiquado que ensina aos filhos da classe trabalhadora o mesmo que se ensina aos filhos da elite do que um modelo "moderno" que serve para que o pobre saia da escola sem saber nem quem foi d. Pedro I

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  24. antonio ramos

    Quem proporcionou esse NEM para os filhos da classe trabalhadora deveria esta preso pelo crime de notório aparthaide, criado para manter o gigante contingente de estudantes oriundos da escola pública na mais absoluta ignorância , justamente em momento que avançamos na inclusão dos pobres nas estaduais e federais , mas como disse temer ao telefone "tem de manter isso aí viu" !

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    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, excelente lembrança de nosso mordomo de vampiro... Foi um bom serviço dele à sanguessugagem da pobretalha.

  25. Anderson Camargo Brito

    Revogar a reforma do ensino médio não quer dizer defender o modelo antigo. O debate sobre mudanças no Ensino vem da década passada. A reforma realizada desconsiderou o acúmulo político e teórico existente e realizou mudanças pensadas para promover a formação flexível em consonância com as demandas do mercado. As escolas particulares ficaram liberadas para elevar seu nível tecnicista e as públicas direcionadas para a reprodução de um currículo "trabalhista" com ênfase no setor de serviços.

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  26. Maria Irene de Freitas

    Uma frase ouvida de um colega de profissão, magistério, há mais de vinte anos atrás, mas que se encaixa perfeitamente nesse NEM aos seus alunos à época "estão roubando o seu futuro, e vocês não estão percebendo". Pelo que eu li sobre essa reforma a coisa é bem pior e querem sutilmente fingindo renovação que os alunos das escolas públicas continuem com baixo nível de educação e cultura, e sirvam para servirem às zelites como subempregados e com salários aviltantes, e sem direitos.

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  27. Tiago Trombetta

    Como professor me incomoda esse corporativismo presente nos comentários. O texto tem coerência e o modelo antigo é desatualizado e está longe da realidade. Ao mesmo tempo, sem preparo e mudanças na estrutura educacional e social, com esse novo modelo, a tendência é piorar, refletindo em um fortalecimento da elitização universitária que já é absurda. Está na hora de apresentarmos soluções e não apenas críticas às mudanças.

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    1. Felipe Araújo Braga

      Eu não sou professor. Apenas vi algo óbvio: na graduação, nós temos disciplinas específicas. Esse tal "novo ensino médio" pulverizou o conteúdo, destruiu os temas e as disciplinas, não está ajudando os alunos!

  28. Henrique Monnerat

    Eu acho essa posicionamento defendida de uma ma fé e uma desonestidade tamanhas. Triste pensar a desconexão com a sala de aula real.

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  29. Valderi Silveira Pinto Jr

    Terceiro ano só tem L.Portuguesa, Matemática, Ed.Física e Artes, o resto é enchce ção de lingui ça...Enquanto isso, os filhos dos abas tados estão garantindo vagas na Universidade.

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  30. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Reduzindo drasticamente a base científica e multiplicando "disciplinas"" descartáveis, o NEM foi reprovado em massa pelos estudantes, angustiados e sentindo que estão sendo conduzidos a lugar nenhum, se mobilizaram para dizer não ao engodo,parabéns, a todos que assumiram a tarefa de lutar contra esse descalabro !

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  31. Anderson José Albano

    Se faz urgente a revogação, desse "novo ensino médio", que já vêm com todos os vícios da ineficiência dos "especialistas", que jamais pisaram em uma sala de aula de escola pública. A colunista está inclusa nesse conjunto. Mas se fosse bom mesmo, queria é ver os filhos desses "especialistas" matriculados nesse novo ensino médio.

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  32. Alaor Magno

    Formar alunos para venderem panos de pratos no semáforo ou brigadeiros em porta de igrejas. Uberização do ensino e catástrofe próxima.

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  33. Felipe Araújo Braga

    Dei uma olhada em livros atuais do ensino médio. Uma lástima, esvaziaram totalmente o conteúdo, ficou horrível!

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  34. Lucas Carniel

    A articulista chama "percalços" a divisão entre duas escolas: uma, tecnicista, alinhada aos interesses de um setor produtivo tacanho; a outra, reflexiva, alinhada à uma escola que ensina a pensar, freiriana até. Adivinha a que escola o filho do trabalhador tem acesso?

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  35. Celia Cardoso de Mello

    Dra, a senhora recomenda exatamente o quê diante dessa aberração que estão implantando na Educação Pública? O que tínhamos não era exatamente o ideal, mas ao menos tínhamos disciplinas que proporcionavam aos (as) alunos (as) a chance de se tornar críticos (as) e conhecedores do país onde vivem. Agora? NADA. Preparar sujeitos para não ter nenhuma chance de um trabalho digno. Quantos (as) professores (as) que atuam em sala de aula foram realmente consultados (as)?

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    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Célia?! Professora Célia de Química? Minha professora?

  36. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O que mais se poderia esperar de uma medida autoritária vinda do golpista chefe do quadrilhão do MDB e sucedido por um ministério da educação chefiado por pessoas sem nenhuma educação e corruptas? Pelo que sabemos está havendo uma deterioração do ensino que já era ruim, com redução da carga horária de disciplinas fundamentais para qualquer formação como português e matemática. Ninguém foi preparado para implantar isso. Como poderia dar certo?

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  37. Vanderlei Nogueira

    Professores, alunos e livros sem perfil

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  38. Sergio Dias

    Aliás, você conhece o projeto SMART da Fundação Lehman. Só uma pergunta, você vem desse projeto?

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  39. Sergio Dias

    Minha jovem, o NEM só tem sentido, se estiver inserido numa escola de tempo integral! A tal criatividade potencial das escolas não pode ocorrer sequelando o ensino de disciplinas formativas tão significativas. Por outro lado, há um equívoco em acusar as escolas de serem incapazes de manter os alunos em sala, quando a grande maioria dos alunos de escolas públicas advém das classes trabalhadoras e sofre o assédio violento e cruel da sociedade de consumo.

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  40. Sergio Dias

    Há um princípio que orienta a Fundação Lehman, retirar os melhores alunos das classes populares da escola pública filiando-os a algum curso ou escola particular. Formá-los dentro da agenda neoliberal para serem parte da defesa do neoliberalismo. Quanto aos outros alunos estarão desqualificados, despreparados, desorientados, para o mercado de trabalho e sem a consciência sequer do que lhes ocorreu.

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    1. Ronaldo Oliveira

      Em suma, querem criar pobres de direita que no passado recente vemos são melhores capitães do mato que mauricinhos e patricinhas , mesmos, o que é difícil, privilegiados cerebralmente.