Opinião > Lula só tem a perder Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Washington Santos Silva

    É pedir muito a publicação de um disclaimer por editorialistas, colunistas e comparsas para dar pelo menos alguma aparência de algo parecido com jornalismo de verdade? Por exemplo, o dono do jornal tem investimentos que se beneficiam dos juros suicidas? Em caso positivo, por consequência, os editorialistas, colunistas e comparsas, que dependem do dinheiro do dono, não se beneficiariam dos gordos retornos das aplicações do dono do jornal e dos donos do dinheiro? Tenham alguma dignidade e honradez

    Responda
  2. RICARDO ROCHA

    O Nobel de economia falou que juros de treze, sententa e cinco% é suicidio. Será que esse cidadão não entende do assunto?

    Responda
  3. Luiz Antonio Sypriano

    A Folha, como um bom periódico à serviço da ideologia dominante, o capital rentista, certamente age como um bom mercenário. Dizer que o maior juro do mundo é uma virtude da política econômica, é tratar toda a população como imbecil. Valha-me "deus"!

    Responda
  4. Pery Pedro

    O corpo editoria da Folha, o Fed, o BC, estao todos errados. Só os Petistas que comentam na folha sabem o que fazem. Um dia espero que entendam que estao batendo palma pra maluc0. A discussão nao faz nenhum sentido. O BC é o fica em casa deste governo.

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Senhor Pery, um Prêmio Nobel de Economia, e um Presidente da Fiesp é pouco? Acho que o senhor não entende do que está falando, mas também pode ser um banqueiro que ganha com juros da Selic. Espero que seja a segunda opção, porque, se for a primeira, todos teremos certeza de quem é 'maluco' aqui.

  5. eli moura

    o que este ignóbil que escreveu este texto deveria responder se a taxa de juros subisse papara quinze % iria atingir a meta de quatro %, provavelmente mexeria um digito e teríamos que andar sobre cadáveres. Nesta taxa de inflação, cerca de quatro % é um ruido de background que politicas internas de arroxo não vão resolver. A imbecilidade de quem escreve estas coisas, parece que não tem limites.

    Responda
  6. Antônio João da da Silva

    O jornalismo critica ferozmente Lula pela campanha contra os juros altos, mas se calam e não cobram explicações do por quê de o Brasil ter a maior taxa de juros real do mundo, 8% positivos, contra juros reais negativos dos EUA e Europa. Por que o jornalismo se cala? Conivência? Falta de conhecimento técnico?

    Responda
    1. Luiz Antonio Sypriano

      Não esqueçamos que a nossa inflação não é de demanda; porque o povo não tem mais condições financeiras para o consumo, devido a miséria a que é submetido.

    2. Pery Pedro

      Dica spoiler: não é porque o BC quer. Juros altos são instrumentos de desaceleração de demanda e contenção de inflação no mundo todo. Nos EUA e Europa, foram de 0,25% para 5 e de -0,25 para 3,50%. É claro para voce porque 5% nos EUA é mais que 14% no Brasil? Esta claro que o aumento lá e maior? Na sequencia,. temos pressoes inflacionarias maiores aqui. As maiores sao o endividamento do estado, a indexacao de salarios e um estado sucetivel a pressoes de servidores. O BC sabe o que faz. Voces nao.

  7. Petrônio Alves Filho

    Discordo totalmente da Folha. O voto do povo tem que ser respeitado, senão a democracia será falsa. Os brasileiros escolheram o projeto progressista do PT e não o arrocho dos conservadores. Além disso, está muito claro a disposição do presidente do BC em torpedear o projeto vencido nas eleições. Não interessa a eles que o governo Lula dê certo.

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    A Folha de São Paulo parece que perdeu a noção do que é prioridade pública. Lula não 'perde' nada com essa agiotagem escancarada, que corrói os cofres públicos. Quem perde é o Trabalhador, o Empresário, o Empreendedor. Quem perde são aqueles que movimentam a Economia e vive para Produzir, e não para especular. Sabemos do interesse escuso dos 'editores' deste jornal que possui um banco. Podem enganar os incautos inocentes. Que fique bem claro: eleito Presidente foi o Lula; o BC é subordinado.

    Responda
    1. Erandy Albernaz

      Isso ai Catrgero

  9. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    É ataque político que busca minar, dominar e submeter o BC. Lula não convive bem com autonomias extra-partidárias. Quem perde é o Brasil. (Claudia F.)

    Responda
  10. Mario Donizete Pelissaro

    ,A materia da folha q tem o titulo de "bolsa cai 2% p causa da reacao de Lula" é no minimo mal intencionada. Só prá esclarecer q a bolsa caiu 2% por causa da manutencao dos juros altissimos e nao pq o Lula se manifestou contra o BC. A bolsa cairia de qquer jeito apos a decisao do BC em manter essas taxas de juros no patamar absurdo q está, mesmo q Lula nao tivesso dito nada.

    Responda
  11. Miro Costa

    Os ungidos nunca perdem nada, FSP. Eles destroem tudo com suas ideias salvadoras e saem livres, dizendo que se não fosse por eles as coisas estariam ainda piores.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      ...A materia da folha q tem o titulo de "bolsa cai 2% p causa da reacao de Lula" é no minimo mal intencionada. Só prá esclarecer q a bolsa caiu 2% por causa da manutencao dos juros altissimos e nao pq o Lula se manifestou contra o BC. A bolsa cairia de qquer jeito apos a decisao do BC em manter essas taxas de juros no patamar absurdo q está, mesmo q Lula nao tivesso dito nada.

  12. PAULO ROBERTO HASSE

    O L está no seu papel preferido , o Loroteiro . Incapaz de fazer o que é necessário e afinal estabelecer a nova âncora fiscal , pois se opõe à âncora estabelecida pelo Congresso depois que a Diuma quebrou o país entre 2014/16 , segue tentando iludir os desprevenidos com esta conversa fiada .

    Responda
  13. ANTONIO CZAS

    O Governo precisa apresentar a proposta fiscal. Quando nos governos anteriores do Presidente, os juros reais oscilavam torno de 11%, em média, no primeiro mandato e em 6% no segundo. O BC está conservador, os juros reais, comparados com o que se pratica mundo afora, estão no dobro do segundo colocado.Sair das cordas caberá ao Governo demostrar a receita...então saberemos se estamos diante de conservadorismo técnico ou de uma estrutura política.

    Responda
  14. Miro Costa

    A foto estampada na matéria traduz tudo.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      ,,A materia da folha q tem o titulo de "bolsa cai 2% p causa da reacao de Lula" é no minimo mal intencionada. Só prá esclarecer q a bolsa caiu 2% por causa da manutencao dos juros altissimos e nao pq o Lula se manifestou contra o BC. A bolsa cairia de qquer jeito apos a decisao do BC em manter essas taxas de juros no patamar absurdo q está, mesmo q Lula nao tivesso dito nada.

  15. Orasil coelho pina

    Tristes trópicos, de governantes populistas! O PT deveria pedir perdão pelos mensalão e petrolão e fazer o dever de casa e assim evitar a volta do bolsonarismo!

    Responda
  16. joão chaves neto

    Quem conduz a economia ness governo? É uma pena ,não tem programa pois não tem conhecimento. Nosso país está sofrendo a consequência do despreparo.

    Responda
  17. Sergio Dias

    Podemos estar caminhando em direção ao que ocorria nos anos 1980/90, quando as empresas trabalhavam com uma redução de sua capacidade de produção, e produziam apenas o suficiente para um esqualido mercado consumidor. Os preços subiam instantaneamente e só um pequeno grupo de pessoas tinha condições de consumir, exatamente aqueles que podiam aplicar no mercado financeiro.

    Responda
  18. Ernesto Dias Junior

    É a Folha defendendo os interesses do seu braço financeiro, o PagBank.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      ,A materia da folha q tem o titulo de "bolsa cai 2% p causa da reacao de Lula" é no minimo mal intencionada. Só prá esclarecer q a bolsa caiu 2% por causa da manutencao dos juros altissimos e nao pq o Lula se manifestou contra o BC. A bolsa cairia de qquer jeito apos a decisao do BC em manter essas taxas de juros no patamar absurdo q está, mesmo q Lula nao tivesso dito nada.

  19. Ney Fernando

    Um presidente que publicamente "discorda" de setores do seu próprio governo e de instituições do Estado que deve presidir. Igual ao anterior, apenas com a (grande) vantagem de não ser um louco furioso para lá de extremista.

    Responda
    1. josé SOARES

      O BC , desde que ganhou “ autonomia” , deixou de ser vinculado diretamente ao Estado e atrelou-se ao mercado dos rentistas especuladores.A margem do poder de decisão do Governo estreitou-se a quase nada.

  20. Thiago Moraes Marsiglia

    A "sagrada" LCP 179/2021, que garante a autonomia do banco central, dispõe que o Presidente e diretores da instituição podem ser exonerados quando "apresentarem comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos do Banco Central do Brasil" (art. 5º, inciso IV). A gestão Campos Neto nunca conseguiu cumprir a meta de inflação, nem tampouco o pleno emprego. O que falta pra exoneração é vontade política, pois as condições legais estão dadas, por mais que a FSP finja que não

    Responda
  21. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Quer dizer que somos obrigados a aguentar a desastrosa política neoliberal por mais dois anos? Acho que não. A decisão do Copom pode acelerar a estratégia de pressão pela saída de Campos Neto. O presidente do BC afirma a interlocutores que não renuncia e fica até o fim de 2024, quando termina seu mandato. Mas, se ele apresentar desempenho insuficiente para alcançar os objetivos do BC, pode ser demitido após decisão do presidente, que precisa de aval de ao menos 41 dos 81 senadores.

    Responda
  22. ANTONIO CAMARAO

    A Folha está colocando as manguinhas de fora e esperando a volta do geno!

    Responda
  23. Dagmar Zibas

    Folha , sempre alinhada aos especuladores, rentistas, agora ousa chamar de tolas análises como a do prêmio Nobel de Economia e de outros economistas de renome, bem como a de todo setor produtivo. Todos concordando com a análise de Lula. Vexe-se, Folha!

    Responda
  24. José Bueno

    A suposta racionalidade dos rentistas empodeirados é conversa fiada. Quem não vê que esta festa, celebrada hoje aqui, é de coveiros inescrupulosos? O posicionamento do atual governo tem sustentação em reconhecidos economistas nacionais e internacionais, mas não daqueles escolhidos para panfletagem tosca. Lula está defendendo as expectativas de empresários e comerciantes que querem trabalhar e de trabalhadores que querem emprego. Lula quer fazer o que tem que ser feito para os brasileiros.

    Responda
  25. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Plítica monetária nao é só ajuste de inflaçao e taxa básica de juros. Tem que ver atividade economica e nível de ocupaçao. Isso nao está sendo observado e a econonomia está afundando.

    Responda
  26. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    O banco central pratica a taxa de juros mais alta do mundo. Tentem convencer os aposentados que pressionar para abaixá-los é tolice. A inflaçao é de custos nao de demanda. A massa salarial em queda, menos demanda. Queda na demanda, os custos fixos da produçao amortizados em um menor volume de produtos e serviços é a razao das elevaçoes de preço. O Nobel de Economia, que diz isso, é tolo? O presidente da FIESP? Luiza Trajano é tola? As montadoras também?

    Responda
  27. Dalton Matzenbacher Chicon

    O inepto de outrora dizia enxergar comunistas. O inepto em exercício diz enxergar conspiração da obviedade lógica. Os babMes, tanto de outrora quanto atuais, deliram sob os efeitos das pílulas que engoliram.

    Responda
  28. Pedro Piedade

    Ao invés de ficar fazendo críticas ao bacen, o presidente deveria apresentar propostas para a economia. Governe, presidente. É o que se espera do senhor.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      ,,,A materia da folha q tem o titulo de "bolsa cai 2% p causa da reacao de Lula" é no minimo mal intencionada. Só prá esclarecer q a bolsa caiu 2% por causa da manutencao dos juros altissimos e nao pq o Lula se manifestou contra o BC. A bolsa cairia de qquer jeito apos a decisao do BC em manter essas taxas de juros no patamar absurdo q está, mesmo q Lula nao tivesso dito nada.

    2. Joaquim Branco

      Faz o seguinte, governa ou dirige uma empresa num país com juros reais de 8 porcento ao ano. Caso queira, explique o porquê só o Brasil ter essa aberração. Noutras épocas tivemos juros estratosfericos, mas por causa de crises cambiais.

  29. Joaquim Branco

    Resumo: para a imprensa, denunciar o juros reais mais altos do mundo, é como atirar pedras na cruz. O que o BC e quem defende essa aberração não explicam, é o porquê de só no Brasil ser necessário 8 porcento de juros reais ao ano para combater a inflação. Detalhe: não há BC independente, pois quase certamente, ao deixarem seus cargos, quem decide juros irá trabalhar para bancos.

    Responda
  30. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    A Folha escuta economista marca barbante. Qual país do mundo corrige o dinheiro do rentista pela inflação e ainda dá juros reais acima da média de lucro de qualquer investimento produtivo (que gera empregos)? Olha de perto que tem safadeza da grossa e quem paga a conta é o pobre. E se fosse bom para o país, teríamos reconhecimento internacional (não tem outro que faça isso) e já teríamos pelo menos um prêmio Nobel de economia.

    Responda
  31. José Fernando Ziliotti

    Psicanálise já para os editorialistas da FSP.

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    A impressão que dá é que o Banco Central domina o conhecimento e sabe quais práticas o governo deve assumir, para que a economia se equilibre e o país viva o desenvolvimento e a prosperidade. Só que do currículo dele constam 125 milhões de pessoas em insegurança alimentar, 33 milhões com fome. Desindustrialização, retorna a uma economia extrativista colonial e abarrotamento dos cofres dos rentistas que nada produzem. Folha lobista vende editoriais.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Dalton, concordo que o Brasil é perdulário. Gasta mais da metade do orçamento remunerando alguns milhares de rentistas. Enquanto a previdência social consome apenas 19% do orçamento e atinge 37 milhões de pessoas.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc esqueceu de incluir o governo inerte e perdulário, tal qual o anterior e tão estulto quanto o da anta estocadora. Alheio a isso, a coerência do principal ministro é constantemente atacada pela sanha ideológica do partido mutreteiro. O extrativismo é fiscal, e o lobby é partidário.

  33. Alvaro Neder

    Trata-se de "o que a folha pensa" ou "o que mandam a folha pensar"?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Mais parece tratar-se do óbvio ululante.

  34. José Luiz Sales da Luz

    Agenda da Faria Lima, com a defesa da Folha.

    Responda
  35. eli moura

    Precisa ter qidealface podre para defender estes juros indefensáveis, o país está parando. O argumento de segurar a inflação com este nível de juros parte da hipótese que os economistas do mundo inteiro estão errados, porque não praticam isto. Em outras palavras o Brasil pária global continua, não é deste mundo.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      É evidente que o bolsonarismo encalacrado no BC está sabotando a economia. Sem dúvida alguma o que está acontecendo é algo muito bem programado a alguns meses atrás pelo pessoal que deixou o governo, e um absurdo os comentaristas ditos economicos concordarem com esse absurdo. Estão todos cegos ou é algo também programado?

    2. jose fior neto fior

      É evidente que o bolsonarismo encalacrado no BC está sabotando a economia. Sem dúvida alguma o que está acontecendo é algo muito bem programado a alguns meses atrás pelo pessoal que deixou o governo, e um absurdo os comentaristas ditos economicos concordarem com esse absurdo. Estão todos cegos ou é algo também programado?

  36. Alberto José Barros da Graça

    Não só Lula e o PT reclamam dos juros altos. Pessoas de todas as classes sociais e que desempenham variadas funções e profissões, inclusive grandes empresários e economistas de renome, representados por vários partidos, também o fazem. Não "esperneiam", parece-me claro, os que ganham muito com esses juros em nossa atual conjuntura nacional;e os que com eles têm o rabo preso...

    Responda
  37. Sergio Dias

    A sensação que temos é que o aumento dos juros fazem os preços crescerem e não se reduzirem. No desespero! O raciocínio do vendedor é simples. Poderia vender para 4 pessoas, contudo, só um terá condlções de comprar por causa da alta dos juros. Por isso, aumentará os preços, tentando recuperar uma parte do que perdeu. A alta dos juros, não necessariamente, reduz a inflação!

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Vai, aí, Dalton. Substitua o seu seu tradicional Vixe, que nao diz nada, por uma análise sobre o que é inflaçao de demanda e o que é inflaçao de custos, e tente provar que o que temos é a primeira de por isso os juros tem que ser estratosféricos.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vixe

  38. PAULO CURY

    tinha o ciro gomes, preferiram mais do mesmo, agora ajoelha e reza

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tinha a Tebbet, que na certa seria de melhor atuação.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O Jornal tem paixão por Paulo Guedes. Um dos idealizadores do sistema previdenciáriio pinochetista.

    3. Paulo Sales

      Lula frouxo e ba ba ca! Avisado foi!

    4. Paulo Sales

      Ajoelha e espera a bagunça.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.