Marcos Mendes > BNDES sinaliza que repetirá erros que nos custaram caro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De experiência em experiência, o paÃs nunca sai do buraco. Obrigado aos bolsonaristas e petistas radicais que num abraço de afogados não deixam o Brasil vir à tona.
Xará, prezado, se bem entendi, a questão não está tanto no papel exercido pelo banco, mas em sua estratégia: ao invés de financiar "campeões nacionais" e indústrias "tradicionais", seria mais produtivo apostar na inovação e em cadeias produtivas mobilizadoras da sociedade em longo prazo - eu acrescentaria, em consonância com PolÃticas públicas transversais, por exemplo, em educação e pesquisa cientÃfica. Seja como for, é bom ver discussão consubstanciada, com boas referências: Divergência BÃpede
Uma senhora radiografia. Ótimo texto.
"Além das empresas subsidiadas, ganharam os bancos, com o spread no repasse de grande volume de operações. Perdeu a população, cujo erário ficou mais endividado, pagando mais juros." E nada mudou ou mudará na terra "do Mercado"... Gastou demais em casa? 250%a.a. no especial. Quer aumentar o pequeno negócio? 80%a.a. no banco "parceiro". Quer juntar-se com mais dois sócios ilustres e virar campeão nacional e consultor? É só falar com "os mercado" no BNDES... Ou não?...
Vamos combinar? Não sou economista e nem estudioso de temas relacionados ao assunto. Se o artigo magoa um lado ou outro, não dá direito a avacalhação por parte de esquerda ou de direita. O articulista não citou governos, somente perÃodos. Não gosto de pagar juros absurdos enquanto empresas se beneficiam de juros subsidiados por mim, seja para obras em outros paÃses ou financiamento para o enriquecimento dos controladores, que via de regra envolvem-se em falcatruas. Eu disse algo errado?
DionÃsio, peço desculpas se ofendi. Não foi, e nunca será, minha intenção. Meu comentário inicial foi em relação ao artigo, principalmente em relação ao financiamento de grandes empresas já estabelecidas e envolvimento delas na polÃtica. Não sou de E ou de D já estabelecidas neste paÃs. E já recebi muitos comentários ofensivos por discordar ou concordar. Reforço: não tive intenção.
Ja que vc foi desnecessariamente ofensivo para comigo, acredito que deverias pensar mais antes de escrever, quem sabe assim conseguria abrir um esboco de dialogo com outros comentaristas.
Acho que a grande virtude do artigo é ter amparo em trabalhos de outros pesquisadores, dos quais se pode discordar. Não é opinião vazia, tem substância, e não se nega a apontá-la. No que tange ao debate, não dá pra querer melhor, tá excelente. Toca dialogar - dá trabalho, é vero.
Rafael, é óbvio que sei o significado (e objetivos primordiais) do bndes, e de outros bancos de desenvolvimento mundo a fora. Se vc cita o zap significa que é adepto. As pessoas continuam, mesmo após a pregação de pacificação do paÃs, brigando pelo direito da razão.
Papo furado deste lulopetista aÃ. Colocaram o incompetente do mercadante lá e agora só temos que rezar. O pt não aprende com o passado. E os campeões nacionais, e os empréstimos sem retorno da Venezuela e outros?
E outra meu amigo, essa história de obras em outros paÃses, vamos parar de acreditar no meme do zap e procurar se informar mais. Financia empresas pra realizarem obras lá fora e, como contrapartida, essas tem q comprar insumos de produtores brasileiros, o q gera emprego e renda aqui, e não lá fora. Ajuda as empresas nacionais a exportarem serviços complexos. Vcs tem q estudar mais o significado do bndes e parar de acreditar em economista amiguinho do mercado. Inacreditável q esse mendes. Piada.
Ow meu amigo, não citou governos, mas precisa??? Tá implÃcito né
Acho que vou ter que desenhar
Pelo que entendi de suas palavras, vc eh a favor de reducao drastica na taxa de juros basica (selic). Ou interpretei errado suas palavras?
Essa manchete deveria ir para os EUA via uber sem noção! Diga isso ao governo americano , quando por duas vezes salvou a GM e a Ford!!!
No que a folha se transformou! Que lixo....
Com certeza podemos voltar a falar em efeito Orloff. Mercadante já nasceu anacrônico
Toda economia adiantada financia empresas nacionais. Foi assim que a Coreia do Sul criou gigantes exportadoras como a Sansung e a Hyundai e quando houve corrupção nessas empresas os diretores responsáveis foram presos mas a empresa continuo existindo salvando empregos. Esse exemplo deveria ser seguido pela Lava Jato ,responsável por fechamento de empresas e perdas de milhões de empregos.
Ô lulopetista, vou começar a te chamar de simplório; vc tá acostumado com os economistas incompetentes do pt, manteiga, dilma, mercadante, etxc. então não dá pra conversar. E o Marcos Mendes tá além da sua compreensão, vc nem sabe o que é ser doutor, e o cara é colunista nos principais jornais e respeitadÃssimo entre os pares.
Ow Seo Eugenio, o senhor é mto ingênuo. O fato do colunista ser doutor em economia diz o que? Nada. O senhor tá lendo os colunistas errados só. Tá cheio de doutor em economia dizendo o oposto. É só ir lá ler e acreditar neles, se for esse o caso.
Em quem vou acreditar, em um doutor em economia, colunista nos principais veÃculos de comunicação ou em um lulopetista ativista, especialista em desinformação(aprendeu com o pt, claro)?
BNDES financiou a JBS maior produtora de proteÃnas e segunda maior empresa de alimentos do mundo e atua no mercado de proteÃna animal há mais de 60 anos. Bolsonaro afirmou que iria abrir a caixa preta do BNDES,gastou 50 milhões de reais com uma firma de consultorias e nada encontrou.,ou seja, a matéria desse economista é deletériaÂ…
O BNDES financiou empresas como a JBS maior produtora de proteÃnas e segunda maior empresa de alimentos do mundo. Dona de marcas famosas – entre elas Seara e Friboi – a companhia atua no mercado de proteÃna animal há mais de 60 anos. Bolsonaro garantiu que iria levantar a caixa preta do BNDES ,gastou 50 milhões de reais com uma firma de consultoria estrangeira que afirmou que não havia nada. Esse economista é mais um fanfarrão que não sabe o que diz..
Excelente texto.
Esta ficando dificil manter a assinatura falha de säo paulo
Sergio, nao de ouvido a essas criaturas da era mesozoica que tentam ofender qualquer um que demande responsabiliade dos articulistas da Folha.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Comparar 1% do pib americano, mesmo no pós-guerra, com 1,5% do pib brasileiro e afirmar que este último é maior!?!?!?
Esse foi um perfeito exemplo da tecnocracia desses cara. Os caram não podem ver uma lógica matemática, que já tomam uma inferência enorme e complexa sobre o assunto, onde não deveria ter.
Folha e seus economistas financistas desinformam o publico para manter tudo do jeito que esta. Calunista esqueceu de informar que a divida publica em 08era sessenta e quatro %do pib e que em2o16, ultimo ano de Dilma tambem foi sessenta e quatro%do pib. Logo, nao houve aumento sob a gestao de Dilma. Aumentou sim ate chegar oitente e cinco%do pib, pelas maos de temer-bosonaro, que aumentaram a divida ao mesmo tempo que empobreceram o pais. Articulista da Folha deveria estudar um pouco mais.
Ô manés, não sou bolsonarista muito menos lulopetista. Fiquem escondendo o sol com a peneira, com a viseira que a sua ideologia retrógrada lhes dá. O lulopetista aà diz que o articulista deveria estudar um pouco mais, é brincadeira, é exatamente o contrário. O Marcos Mendes é doutor em economia, colunista nos principais veiculos de comunicação e respeitadÃssimo.
DionÃsio , vai por mim , não tente discutir com bolsominion , pois este povo vive de fake news que o " mito" e seus pares postam todo dia. Vivem desinformados e querem discutir algo de que não tem noção alguma. Não perca seu tempo pregando no deserto ou dando pérolas aos porcos , eles não valem a pena.
lulopetista, tô rindo até agora, vc dizer que a recessão da dilma foi pela lava jato, olha vc é tão fanático e mal informado que não quero mais discutir com vc, fuui.
Eugenio, de uma googlada e pergunte sobre evolucao da divida publica bruta do Brasil. Vera que o articulista tentou desinformar os leitores e vc caiu como um patinho.
esse dionisio aprendeu direitinho espalhar desinformação e foi com o pt. Agora, pra cima de mim não, nenem, conta essa pra outro lulopetista que ele vai acreditar.
Eugenio finge que esqueceu que a recessao foi causada pela lavajato que paralisou a economica do pais + cunha/aecio que aprovaram pautas bombas no congresso aumentando gastos do governo para faze-lo cair. Brasil foi vitima de um arrastao de mal feitores com moro, dalagnol, cunha, aecio e temer (o traira) liderando a matilha.
Então a recessão da dilma, pela qual estamos pagando até hoje, vc esquece? isto é que é desinformação.
O nome disto é desonestidade intelectual. A Folha está craque.
Comparar 1% do PIB americano com 1,5% do PIB brasileiro cheyra a 10onestidade intelectual.
Perdeu uma grande oportunidade de ficar calado, hein?
Passou? Em alguma matérias a censura da Folha está muito bem treinada. 5 versões pra passar uma. E nada demais no texto
A folha está deixando bem claro que, não tendo fatos concretos pra criticar o governo Lula , recém empossado , apela para a crÃtica destrutiva por antecipação , julgando e condenando para gáudio de bozominions , bozoloides , bozogolpistas e até do paulo guedes , paixão platônica do jornal e do mercado, este melindroso e sensÃvel ser , que só quer levar vantagem em tudo , aliás como a elite narcisista deste Brasil tão desigual. É soda , focrates!!!
Sou totalmente a favor do BNDES, o metro da Vene zuela, o porto de Mariel, Panamá, gasoduto da Argentina. Tudo isso fortalece a 4 internacional socia lista
Pelo nome, deve ser mesmo.
Perfeito ...kkkkkk
#fazueli
LLLL.....
Lula não está sabendo governar, disse claramente que seu plano de governo era de vingança. Assim não dá
Tente publicar essas linhas acima da linha do equador. Tente dizer que Coreia do Sul, Alemanha, China, EUA, Ãndia estão fazendo tudo errado!!
fala sério, mercadante presidente do bndes, pode arnaldo? Só rezando, e muito.
ô lulopetista ,este mercadante é um perigo não pra mim, é pro paÃs, mané.
Perdeu mané, aceita que doi menos.
por nim este BNDES já deveria ter sido fechado ou já cumpriu a missão ou não tem competência para
É melhor de parar de ler o Zap ou ler a folha. As principais economias desenvolvidas tem bancos de fomento e, muitos deles, como a China tem vários. Estudar um pouco não faz mal.
Industrializar sem financiamento estratégico? Temos um novo caminho aqui! Isso dá Nobel, cara!
No governo do "austero" Paulo Jeggues, o governo aumentou de trezentos para quatrocentos e cinquenta bi anuais a grana de subsÃdio para poucos empresários. Mas esse dinheiro, como foi num governo de direita, não gerou chilique de nenhum colunista em jornal ou TV. Se fosse questão de princÃpios, era para ter sido criticado exaustivamente, não? Mas o princÃpio que interessa é ministro da economia que liga pra banqueiro perguntando qual deve ser a taxa de juros.
Em entrevista a Miriam Leitão, AloÃsio Mercadante afirmou que a fase era outra e que não repetiria erros do passado, mas é impossÃvel mudar as manchas do leopardo. Empresa de grande porte tem que captar recursos no mercado. O BNDES deveria financiar empresas de pequeno porte com auxÃlio do Sebrae, inspeção constante, responsabilidade. Mas empresa pequena não paga propina de grande porte requerida pelo PT, por isso a volta do campeões nacionais. Para o povo inflação e juros altos.
Moro fora do Brasil há 30 anos. Não tenho investimentos no paÃs.
Os campeões nacionais tiveram um aumento de cento e cinquenta bi anuais dados de graça (nem empréstimo é) no governo do "honesto", mas você estava contente, afinal o seu deus Jair era o dono do Brasil e naquela época você não ligava para dinheiro dos pobres indo para os bilionários amigos do seu deus.
Cartomante.
O evento do BNDES contou com economistas renomados do mundo todo, mas pro colunista desonesto se tratou de "um convescote". Convescote é sua turminha da faria lima junto com BC bolsonarista do Bob Neto. Por fim, o texto e a entrevista de Nelson Barbosa aqui nesta folha nem mencionados foram
Jeggues ligando para o André Esteves pedindo para ele ditar a taxa de juros não era convescote para o Marcos Mendes.
cala te
O perÃodo citado de mau andamento da economia, coincide com a derrota do Aécio Neves e com o inÃcio da conspiração contra a presidente Dilma. Como se trata de um perÃodo de exceção, não pode ser citado como exemplo, devido à s ingerências artificiais. Dentre outras, as incontáveis pautas bombas que o congresso servil aos endinheirados proporcionou. Assim, logo após o golpe, a taxa selic foi derrubada para sugerir um perÃodo de prosperidade e chegou a 2% ao mês. Economista lobista do mercado.
Exatamente isso. Não se trata de dizer que Dilma não tenha cometido erros. Mas tomar a crise que se instaurou no final do primeiro mandato para pô-la inteira, sem maiores cuidados, como evidência decisiva contra o uso que foi feito do BNDES de 2009 em diante é ocultar o problema, ao invés de iluminá-lo. A crise do governo Dilma foi polÃtica, antes de mais nada, com reflexos pesados na economia. Assisto ao jogo, não jogo. Mas, aqui da plateia, é muito evidente que não há mate em três sobre a mesa
O Plano Marshall foi um erro?
Acredito haver apenas uma ressalva no investimento em "empresas inovadoras". Com a quebradeira de start -ups isso se mostrou um grande erro. Temos casos de start-ups que sequer entregaram algo concreto antes de anunciar o fechamento. Precisamos investir em empresas inovadoras e que sejam relevantes para o mercado nacional e até mesmo internacional.
Certissimo.
Carlos Campos, contra argumente com base no informado na matéria. Em que o colunista errou na análise da relação BC/BNDES? Argumente.
Com certeza, o deus mercado deve concordar com sua opinião mas o cidadão comum que rala pra caramba , já passou fome no desgoverno bozoarista ,não. A elite então deve te aplaudir de pé , posto ver só o próprio umbigo sempre.
Mauro, o desserviço parece ser seu ao atacar o colunista e a leitora e não apresentar qualquer contra argumento. Qual é seu contra ponto? Discutir ideias é sempre bom.
Quanta ignorância sua. Lastimável ter uma coluna num veÃculo tão importante. Que desserviço.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Mendes > BNDES sinaliza que repetirá erros que nos custaram caro Voltar
Comente este texto