Educação > Itinerários do novo ensino médio são impostos e até sorteados aos alunos Voltar

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  1. Cristiane de Castro Maggio

    Tenho exemplo em casa do quão aleatória foi a distribuição dos itinerários. Na escola em que meu filho estuda, fizeram várias reuniões, discutiram itinerários, todos escolheram suas preferências, baseados nas suas escolhas de vida e, no final, quase ninguém ficou na turma que havia escolhido. Querendo ser psicólogo, tendo optado antes por Português ou Ciências Humanas puras, ficou em uma turma de Ciências Humanas e Matemática. De Português tem somente três aulas na semana. Absurdo.

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  2. Alex Sgobin

    Falemos com franqueza: isso é palhaçada, elaborada (?) por "luminares" que nunca pisam em uma sala de aula, vomitando as maravilhas do capitalismo e da meritocracia, além de bobagens dignas de livrinhos de auto-ajuda. Como professor, luto até o fim contra qualquer ideia "salvadora" que venha de cima, ainda mais quando o "de cima" diz respeito, na verdade, aos porões onde grassa a estupidez.

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  3. Alexander Barbierato

    O legado imoral e inutil que o ex presidente Temer deixou. Uma vergonha. Adianta deixar o aluno estudar o que ele quiser se, não consegue interpretar um texto? Não consegue escrever corretamente uma palavra? Não consegue achar o Brasil no Mapa Mundi? Esta reforma visa apenas o emburrecimento dos jovens

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  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Uma esthupidez como essa só poderia ter partido da canetada autoritária do golpista chefe do quadrilhão do MDB.

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  5. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    As entidades privadas defendem ardorosamente este modelo. Por que será? Fora novo ensino médio, Revogação já!!!

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  6. João Batista de Junior

    Que bagunça

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  7. rosana gaio

    Não tem professor??? Salário de fome. Um professor deveria ganhar o mesmo que um juiz. Pq????? Pq forma educação e cidadania. Mas ganha o auxílio paletó... Uma vergonha. Valorizar essa classe formadora de cidadãos. A entender nunca fui professora. Mas tive grandes mestres. E reconheço seu valor.

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  8. Marcelo Godoy

    O país não consegue nem alfabetizar as crianças...o que esperar do ensino médio então?

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  9. Sonia Pereira Gomes

    Ridículo!

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  10. Valderi Silveira Pinto Jr

    Treinados para apertar parafusos, para liberar as vagas dos melhores empregos para a elite.

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  11. Jadilson Rodrigues l

    Esse sistema Educacional não tem como atender as escolhas dos alunos. Só impõem e não tem estrutura pedagógica para isso. Grande Erro.

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  12. antonio ramos

    justamente quando começamos a equalizar as oportunidades nas federais e estaduais apresentam uma reforma que condenou milhares de jovens na mais absoluta ignorância , onde se criavam expectativas hoje se fazem docinhos de brigadeiro , como disse Temer ao telefone " tem de manter isso ai viu ?"

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  13. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Tragédia anunciada. A destruição do ensino pode parecer incompetência ou falta de estrutura, mas é, na verdade, projeto dos governos Temer e Bozo, Dória e Tarcísio, e outros tantos, acolhendo o pensamento ultra-liberal.

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  14. ANDRE BARRETO

    Está acontecendo exatamente o que alertávamos que aconteceria. A reforma de Temer é um grande fracasso. Os governos estaduais não investem em educação.

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  15. Carlos Eduardo Cunha

    O aluno poder escolher o que estudar e definir seu caminho de vida é o mínimo que uma escola deve oferecer. Se não estão conseguindo atender que contratem professores com formação mais diversificada, laboratórios, etc . O que não dá é em pleno século XXI querer repetir um currículo imposto de cima para baixo e com um histórico terrível de baixa educação no Brasil. Vamos correr atrás e não reclamar a volta do passado desastroso .

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os próprios alunos estão percebendo que esse modelo é ainda mais desastroso que o anterior. Pudera, fruto de uma canetada autoritária do golpista chefe do quadrilhão do MDB. As escolas privadas conseguem se articular mas as públicas não foram dotadas de estrutura física e nem de pessoal qualificado para implantar esse modelo. Depois de terem ficado para trás devido ao descaso durante a pandemia agora tem que enfrentar mais esse obstáculo. Depois vem os privilegiados e dizem que é mérito.

  16. Robson José de Queiroz

    A real é que fizeram uma mudança sem debate e sem projeto. Tudo na base do achismo. Um assunto dessa magnitude e importância estratégica, tratado dessa forma. Simplesmente absurdo.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Carlos Eduardo, sociologia e filosofia são matérias de formação, são a base para se obter conhecimento, capacidade crítica, compreensão da realidade. São como português, matemática, ciências, a base de qualquer conhecimento e desenvolvimento da capacidade cognitiva, não é questão de gosto. Vai enfiar isso na cabeça de bozoloide.

    2. Carlos Eduardo Cunha

      Tem razão, enfiaram matérias como sociologia, filosofia, etc., que nem todo mundo tem interesse ou vai aproveitar na vida profissional . Consultem o aluno.

  17. CARLOS AUGUSTO ALVES

    Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos pela Educação, passador de pano. Tentando ver algo positivo num projeto de governo que está prejudicando milhões de alunos pelo páis todo.

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  18. Maria Antonia Di Felippo

    Tenho um questionamento: quando os professores vão ensinar? Os estudantes não sabem matemática, nem português imagino as demais matérias.

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    1. Marcelo Godoy

      O professor tenta. O Estado não deixa.

  19. Maria Antonia Di Felippo

    O Presidente Lula nem deveria indagar o Ministro da Educação. Camilo Santana mexa-se.

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  20. renato mocellin

    Faz parte do ideario neoliberal: formar mão de obra barata e jovens sem noções básicas de cidadania. Não queiram inventar a roda. O que os jovens precisam é de boas aulas de matemática, português, física, biologia, história, filosofia, sociologia... Com professores motivados; bom material didático; salas com infraestrura adequada e cobrança tanto dos alunos, quanto dos professores. Essa reforma vai aumentar ainda mais a distância entre jovens de escolas particulares e jovens de escolas públicas.

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  21. renato mocellin

    Faz parte do ideario neoliberal: formar mão de obra barata e jovens sem noções básicas de cidadania. Não queiram inventar a roda. O que os jovens precisam é de boas aulas de matemática, português, física, biologia, história, filosofia, sociologia... Com professores motivados; bom material didático; salas com infraestrura adequada e cobrança tanto dos alunos, quanto dos professores. Essa reforma vai aumentar ainda mais a distância entre jovens de escolas particulares e jovens de escolas públicas.

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  22. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Está uma bagunça. Aslgumas escolas não foram preparadas na estrutura para isso. Uma reforma que vem de cima para baixo, só poderia dar nisso. As particulares saem disparadas na frente, pois no papel estão com os intinerarios formativos, mas na essência permanecem com o antigo sistema e ampliando as outras disciplinas de forma indireta. O problema também é que as escolhas dos alunos são precoces demais.

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  23. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    A intenção ao criar o NEM foi reduzir a carga horária das disciplinas científicas e ampliar o estoque de oferta de conteúdos descartáveis, faz parte do discurso hegemônico vender a idéia que basta se "qualificar" em sintonia com as demandas do "mercado" que o emprego virá, ledo engano, o que chegou foi o aprofundamento da precarização, os estudantes estão corretos ao rejeitarem o descalabro!

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  24. Landson Abercrombie

    Uma porcaria como essa só poderia ter sido aprovada em um governo ilegítimo, com o empurraozinho da mão apodrecida do mercado.

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  25. Dermival Pereira de Macedo

    Argentina tem o Papa, 5 prêmio Nobel, é campeã mundial, tem o melhor jogador de futebol, e a melhor pianista viva, e nóis

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E isso tudo apesar de sucessivas crises econômicas!

  26. MARCELO ROCHA

    Para os gestores neoliberais o mais importante está acontecendo: Não haverá mais falta de professores, reduziram a carga horária das disciplinas e os professores 'pegam' os itinerários, mesmo não entendendo nada do que tentam ensinar e olham que tentam, mas...

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  27. Alex Sgobin

    Aí está o resultado da palhaçada que foi essa "reforma" vinda de cima para baixo, que vimos denunciando desde o início. Na ânsia de copiar os EUA em tudo quanto fazem, temos mais um enrosco no já enroscadíssimo Ensino Médio desse país!

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  28. Joao Pinheiro

    Esses tais itinerários são uma ilusão. Nada funciona como pretensamente idealizado. As escolas estão completamente perdidas, os alunos idem, além de não entenderem para que servem. Os pais, então, nunca estiveram mais confusos. Vivem atordoados entre os discursos atabalhoados dos educadores e as dúvidas permanentes dos filhos acerca de sua vida escolar. A um só golpe, conseguiram levar a educação à confusão plena. A reversão não será um ato planejado, mas um processo inevitável.

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