Educação > Pressão por revogação do novo ensino médio é briga política, diz ex-ministro da Educação Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Comparo o novo ensino médio ao time do Fluminense! No papel é perfeito, mas falta jogadores e grande elenco. Com essas licenciaturas de universidades privadas nunca dará certo...
Maquiavel, em sua primordial ideia polÃtica, alegava a necessidade de "adoçar o povo" no sutil intuito de mantê-lo alinhado aos seus próprios interesses. O poder supremo não quer uma sociedade pensante, mas sim colaboradora de mão de obra bruta, com mais respostas e menos perguntas. E, não seria hoje o dia que estabeleceria a devida educação para a formação de indivÃduos questionadores, estes que vão de fato confrontar esse tipo de estratégia de ensino desorganizada.
Neste imbróglio representado pela implantação do novo e precário ensino médio, cabe com certeza a máxima; no Brasil não tem nada tão ruim que não possa ser piorado. Com polÃticas e administrações tão medÃocres, alimentadas por ideologias desconectadas da realidade, a educação em nosso paÃs vai muito mal e compromete profundamente o futuro desta nação. Parece mesmo que os polÃticos esperam morrer amanhã, tamanha é a importância que dão à educação. Basta ver os últimos 4 ou 5 ocupantes do MEC.
Só a Folha para dar ouvidos a Mendonça Filho.
Logo irá dar voz aos competentes ministros da educação do inominável.
A folha é a favor do novo modelo. Tudo que seja para piorar as condições da população em benefÃcio da burguesia, a folha defende. (Abner Nazaré Cândido)
A Reforma é um desastre! Os 7 anos de governo de direita testemunham a inanição da direita brasileira. PouquÃssimas iniciativas ou projetos merecem continuidade.
As figuras patéticas a época , fizeram o estrago histórico do ensino de jovens nesse paÃs ao invés de serem presos foram eleitos para fomentarem os negócios do ensino privado !
Alguém sabe dizer o que o Mendonça Filho entende de educação? Nunca foi da área da Educação. Não entende nada de educação e deveria não opinar sobre algo que não entende. É o q todos deveriam fazer: deixar o assunto para quem vive a educação.
Ouvir o pior ministro da Educação de todos os tempos, fora os titulares do periodo bolsonarista, foi uma opção da Falha. O jornal não está comprometido com a melhoria da Educação, quer apenas reforçar seus valores retrógrados. A Falha vive uma das piores fazes da sua existência, apontada até mesmo pelo ombudsman Mariante.
as figuras patéticas que comandaram as mudanças a época , não é a toa o resultado dessa reforma .....condenando milhares de estudantes das escolas públicas , fosse um paÃs sério estariam todos presos!
Briga polÃtica? Mas é claro que é! E a imposição desse golpe no ensino médio foi o quê? Pura polÃtica também - aliás politicagem, de dois notórios vi ga ris tas, Temer e esse Mendonça. A ideia é simples: destruir o ensino pública e deixar tudo na mão do capital privado. E nada de aula de História, afinal os donos do poder querem escravos bem treinados, e não cidadãos conscientes e crÃticos da trágica realidade brasileira.
Algoritmo é censor
Resumo: alunos não querem ficar mais tempo na escola, professores não querem sair da mesmice e pais não querem buscar os filhos em horários diferentes pq atrapalha a vida. Vamos revogar, voltar como era que tava bão! A Finlândia, China, Japão, Coreia do Sul, Portugal e tantos outros agradecem, assim não chegamos perto deles nunca! No Japão os alunos limpam a própria sala, se tentar isso aqui mandam prender o diretor da escola (trabalho infantil)! BR é incapaz de entender os motivos pedagógicos!
FelÃcio, mesmo que não acredite, eu discordar da tentativa de revogar o NEM não significa que eu gostava do cara com W aÃ. O achava e acho um doido... Eu preferia o Haddad no MEC, sou filho do PROUNI e por isso mesmo, eu tenho cabeça pensante e não tenho que dizer amém pra tudo, mesmo tendo votado no Lula. E se eles quisessem mesmo acabar com a reforma, já tinham feito. Pq? Pq eles também acham que acabar com tudo só piora! Se fosse só revogar já tinham feito!
João, em que horas eu disse que o aluno precisa sofrer para estudar? E me mandar calar a boca? Primeiro que não estou dizendo, estou escrevendo. Segundo, se você quer um lugar onde discordar é errado, existem alguns paÃses que não deixam vc falar ou discordar. O Brasil é uma democracia, não é um deles.
Cala-te boca! Pra fazer o primário na minha idade escolar eu trabalhava em casa, na roça e pouco tempo tinha pra estudar. Ainda tinha que me deslocar a pé 4 ou 5km. Não reconheço nenhum mérito nessa rigidez educativa. Pelo contrário, condições precárias e processos mal elaborados na educação, não contribuem para a boa formação de uma sociedade.
Saudades do Weintraub, né mesmo?
Carlos, sua ironia só demonstra que você é adepto do volta tudo que tava bão! Vamos estudar, trabalhar, aprender com quem deu certo, melhorar o que se precisa, e inclusive, abrir PADs de quem fez trabalho ruim. Garanto que melhora!
Dagmar, pode me dizer quantas escolas do Brasil estão dando tal disciplina do brigadeiro? E por acaso, quem definiu essa disciplina? Foi o ministro, o professor da escola ou o diretor? Foi a delegacia de ensino, secretaria da educação? Eu tenho quase certeza que quem aprovou isso foi um conselho pedagógico e advinha? Não foi o Mendonça não! Não precisa ter licenciatura pra saber que isso é ridÃculo e não representa nada da ideia original da reforma do EM. Tenta outra!
É verdade! Ninguém entende nada nesse paÃs, são todos ignorantes ou preguiçosos. Quem entende mesmo é só gente como vc com uma visão ampla, inclusiva e nada preconceituosa, certo?
Antes de dar palpite, consulte os especialistas. Ou estude a tema. Alunos sem aulas de Geografia e História, mas com curso para aprender fazer brigadeiro caseiro. Quer colocar seu filho nessa escola?
Um bom nome para ministro da educação é Hamurabi Messeder.
Penso que o ex-ministro está certo, quando diz que as crÃticas à reforma são de cunho polÃtico. Os professores que aqui se manifestam confirmam a fala do ministro. Principalmente a professora Sandra Marquetti, ao afirmar que "nem os alunos" gostaram. Como, nem os alunos? Nem qualquer um, mas, em primeiro lugar os alunos. Não conheço uma linha dessa reforma, mas vejo nela um grande mérito, todo aluno agora se interessa pelo ensino médio; antes, entre os poucos matriculados havia grande evasão.
Tô contigo Maria das Graças. Eu também não só não conheço uma linha dessa reforma, como tampouco conheço nem um pontinho, nem uma virgulinha da reforma benfazeja do ensino médio mas vejo grande mérito. Veja só quantas confeitarias serão abertas agora com os alunos aprendendo a fazer brigadeiros. Né mesmo?
Que vexame! Se não conhece, como ousa dar palpite?. Alunos sem aulas de Geografia ou Historia, mas com curso para aprender fazer brigadeiro caseiro. Q tal? Matricule seus filhos e filhas!
Maria, você realmente não deveria “palpitar” naquilo que não entende, lamentável. Esse ex, ao invés de trabalhar disciplina, comprometimento de famÃlias e até mesmo punição, visando apoio ao corpo pedagógico da escola, resolve mexer na grade curricular, passando a mão na cabeça de pais e filhos displicentes, o problema não era o conteúdos e sim: promoção automática, promover somente por frequência escolar e não por resultados em avaliações, deixar o aluno fazer o que quer na sala de aula, etc
Se você "não conhece uma linha dessa reforma" como pode afirmar que "todo aluno agora se interessa pelo ensino médio "? Pelo visto você não entende nada mesmo de educação e sua fala reflete um viés polÃtico ao defender o ex-ministro.
Senhores censores do Jornal Folha de São Paulo ,Sou assinante e postei um comentáiro absolutamente honeste sem qualquer ofensa a quem quer que seja.e voces fizerama gentileza de bloquear. Que algoritimo mais tresloucado é este que bloqueia a torto e a direito sem criterios obvios, qualquer participação honesta e democrática ??
Concordo
O que os nossos estudantes precisam é de uma boa alfabetização, esses estudantes devem entrar no quinto ano fluentes em leitura e nas operações matemáticas básicas. Aà sim caprichar em geografia, história, ciências... Há alunos no ensino médio que não sabe dividir com números decimais, que tem dificuldade em ler, como esse estudante vai aprender quÃmica. Mendonça Filho foi incompetente na sua função de ministro da educação.
mendonça Filho é um insano que deveria ser banido do cenário politico brasileiro.Onde que já se viu , um tema de tamanha importancia na educação brasileira como o ensino médio ,ser implantado a toque de caixa sem a menor discussão com os verdadeiros interessados que são pais alunos e professores,os mais diretamente e quase que esxclusivamente interessados, e pior ainda,goela abaixo mediante imposiçao por uma medida provisória,
Sou professora do ensino médio, a proposta do novo ensino médio é horrÃvel para todos os envolvidos, nem os estudantes gostam. Eles odeiam aulas de projeto de vida, empreendedorismo, e os livros que vieram para nós uma confusão que só atrapalha.
José, sim eles odeiam aulas de PV. E o chão de sua escola não reflete o chão da escola brasileira.
"...eles odeiam...". Como podem odiar algo que desconhecem? Muitos professores quer se dignam a planejar suas aulas!!! Falo, com propriedade, desde o chão da escola.
Impressionante! Sou professor a 33 anos no ensino médio. E 25 anos no ensino superior. Necessidade de reformulação do ensino médio sempre se fez presente. Mas, colocar uma proposta onde os professores mal foram ouvidos. Nas lamentáveis disputas por espaços enfraqueceu democraticamente o debate e alterações significativas. Agora, as classes média e alta deste paÃs vão querer seus filhos sem um a formação superior? E deixemos as classes populares sem condições de acesso à s universidades?
Desculpe-me, mas espero que não seja professor de lÃngua portuguesa...
Nada que veio do governo Temer fez bem ao povo brasileiro. Fiz, sim àqueles que o Vampiro representa. O sistema financeiro. Reforma previdência (todo o encaminhamento politico), teto criminoso de gastos (que leva o povo a fome, doenças e falta de assistência médico/hospitalar), reforma/destruição do ensino médio. Nunca seremos uma grande nação com essa mentalidade dos anos 30.
Se alunos, professores e pais não concordam com o modelo, quer dizer que o representante da oligarquia mais atrasada do nordeste pode impor um modelo de educação péssimo ao PaÃs? Não é só ao estudante pobre é a nação. Vergonha dessa elite sem caráter.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Pressão por revogação do novo ensino médio é briga política, diz ex-ministro da Educação Voltar
Comente este texto