Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cláudio Roberto Mora

    Quem ganha 5 mil hoje no Brasil é classe média? Misericórdia...já foi dito que o salário mínimo correto para ter uma vida mais ou menos seria quase 6 mil reais...tem que ser muito ignorante e fanático para acreditar em político, pois a mordomia que eles tem é muito, mas muito em relação ao povo

    Responda
  2. Nilton Silva

    Lula é um animal… político.

    Responda
  3. Paulo Augusto

    A rejeição ao Lula veio através da máquina bolsonarista de fazer fake news.

    Responda
  4. max ribas

    Classe média é coisa de pais desenvolvido. Aqui no melhor país do mundo tem duas classes: o dono da terra e a peonada. Ou você acha mesmo que quem ganha cincão por mês em Sampa é classe média? Só o aluguel de um cubículo custa mais do que isto. Acorda.

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Concordo

  5. max ribas

    Classe média existe nos Estados Unidos. Aqui existem o dono da terra, o capataz e a peonada. Neste País quem é supostamente "classe média" vende o almoço pra comprar a janta. Por isso tal conceito é vazio de sentido por estas plagas. Para ser mais didático e técnico: é calça de veludo ou bhhunda de fora. É rodízio de sushi a R$ 300,00 por cabeça ou arroz com ovo (com sorte). Espero ter melhorado o seu domingo...

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Bem, meu caro, 5salarios é classe média quando sm significar sadomasoquista; entendo que esse grupo também tem fortes demandas de apoio governamental. No nível dos 10SM, diminui, mas manté-se a questão política: grupo de maior escolarização formal, "mais qualificados", são trabalhadores que poderiam se aproximar da reflexão proposta por um partido trabalhista. Faz sentido deixá-los ser cooptados pela direita troncha? Creio que não. Como não diria o Temer: tem que reverter isso.

    Responda
  7. roberta melissa oliveira sales

    Ele não tem as soluções para a classe média. Não é só reduzir imposto aqui, baixar combustível ali. É muito mais do que isso. É criar uma política que de fato valorize e aumente o percentual de pessoas nessa faixa. Cadê os trens? Um país continental como o Brasil sem um programa de trilhos para passageiros. E o PT com com esse papo?

    Responda
    1. roberta melissa oliveira sales

      Paulo, infelizmente não anda. Mas se no Brasil tivéssemos linhas de trem para viagens entre cidades e estados a história seria outra. Mas é só um sonho ... Neste país, é só um sonho mesmo...

    2. Paulo Augusto

      E desde quando classe média anda de trem ??

  8. Celso Muniz

    Se as pessoas teivessem o mínimo de noção de alguma coisa, saberiam que tudo isso vai sair do bolso delas mesmas. Dinheiro público para pagar dívidas de inadimplentes, para que eles voltem a fazer... dívidas.

    Responda
  9. Paulo fedrizzi

    Kkkkk,”vamos por o pobre no orçamento “……

    Responda
  10. Andre Moraes

    É isso. O governo tem que trabalhar para melhorar a vida das populações mais vulneráveis, construindo oportunidades de ascensão e no seu desenvolvimento educacional e não esquecer daqueles que em termos de massa percentual de contribuição de impostos representa a maior parte do arrecadado pelo governo. E claro, não esquecer dos mais ricos, é urgente a necessidade de valorizar o mercado produtivo e menos mercado financeiro, taxar dividendos e uma nova política para transmissão de herança.

    Responda
  11. Alberto A Neto

    Curioso o destino da palavra! O substantivo pacote denota arrocho, choque, ajuste; usualmente utilizado e percebido como sinônimo de prejuízo ou dano. Obviamente servido como panegírico edulcorado: "é para o seu próprio bem". O tempo da classe média ouvir palavrório petista e crê-lo passou. O colapso do petismo, e Lula III pagará o preço desse desastre mais cedo do que tarde, é datado, tem CPF e endereço conhecidos. Vem de 2015: o estelionato eleitoral de Dilma II. Não ao acaso exilada na China!

    Responda
    1. Andre Moraes

      Mais um ressentido; cujas previsões sabe-se lá de onde tirou. Pelo grau de ressentimento, deve ser um apoiador da tragédia que vivemos nos últimos 4 anos.

  12. MAURICIO GUIMAR ES

    O PT,será o PFL de outrora…dos grotões e dos boquinhas de parte substancial do “fundamentalismo”público.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O pfl "de outrora" tá perfeitamente pelaí, Maurício, levemente - não, bastantemente - piorado: o União Brasil fagocitou o pefelê e seu direitismo quasi-civilizado.

    2. Andre Moraes

      Fundamente sua frase. Provavelmente não conseguirá. Ataca o Estado fortuitamente e não entende o papel que o mesmo deve exercer; e aproveita para destilar o ódio a um partido que apesar dos erros é o que melhor consegue entender o papel do Estado em uma nação. O ressentimento é uma tragédia.

  13. Alberto A Neto

    580 dias a ver o sol quadrado mexem com os miolos de qualquer um. Não foi diferente com Lula; foi pior. Lula III perdeu de vez a classe média! Por quê? Apesar dos genocídios indígena e pandêmico, massacre previdenciário de barnabés, orgia previdenciária de milicos, gestão demencial do filhote da ditadura salvo por compadre do STM, o lulismo venceu por um triz: 0,9%! Lula III reinicia em franca decadência (o petismo já havia ido de vinho a vinagre com o estelionato eleitoral de Dilma em 2015)..

    Responda