-
Alaor Magno
Um bom palco para o teatro de guerra para exercicios militares. As armas estadunidenses foram superiores as armas importadas da fabricante Engesa utilizadas pelo Iraque. A Engesa faliu e os americanos não param de melhorar seu armamento belicista.
-
alderijo bonache
Os EUA com seu poderio militar não pode negar que sua visão é dominar o mundo inteiro e a sua mais recente cartada foi incentivar um lacaio ucraniano a provocar uma guerra de proporções inimagináveis com a Rússia! É bom sabermos que a Rússia não vai entregar os pontos , jAMAIS E PUTIN JÁ O MOSTROU POR VÁRIAS OPORTUNIDADES, QUE SE HOUVER RISCOS PARA O TERRITÓRIO RUSSO, ELE SIMPLESMENTE DETONA O MUNDO INTEIRO, AÍ VAMOS COMEÇAR TUDO NOVAMENTE.
-
Felipe José
Os EUA de 1985 e de 2023 são diferentes num ponto crucial, atualmente faltam líderes na América. Democratas e republicanos estão à deriva, principalmente estes, que deixaram de ser um partido para se tornar uma facção. O cenário pós eleições de 2024 é desanimador com a reeleição do inepto Biden, o retorno do criminoso Trump ou a ascensão do projeto de Viktor Orban da Flórida, Ron De Santis. Fora desses cenários mais prováveis também não há nada auspicioso.
-
Rodrigo Tavares
As mortes ocorridas nessas duas guerras, poderiam ter sido evitadas. Os EUA e sua paixão em derramar sangue, vender armas e treinar seu exército como forma de treinamento real, trouxe grandes destruições e retaliações a sua desonrosa nação, com muitos inimigos e descretido em sua política externa.
-
Flavio Ferrando
O Iraque foi uma guerra que os EUA não tinham como ganhar e não podiam perder. Perderam. Mas não somente eles, o Afeganistão perdeu duas vezes na década de 80 e mais recentemente. O Líbano perdeu, o terrorismo ganhou, o radicalismo também de ambos os lados. Ninguém fala do desastre causado por ingleses e franceses, no começo do sec XX, que deram origem a maioria dos conflitos na região.
-
NACIB HETTI
O Iraque começou a perder importância política para os EUA quando começou a perder importância como consumidor de armas. Só isso.
-
Guilherme Guarnieri
Parei de ler quando disse que a guerra abriu espaço pro radicalismo de esquerda.. sinceramente?
-
Marcos Antônio
O Vietnã, que também lutou décadas antes contra a França, deu à volta por cima e incentivou o Turismo via política de Estado e ajuda a mover sua economia. Enquanto, isto o Iraque, infelizmente patina.
-
Julio Shiogi Honjo
É que o Vietnã expulsou os invasores. Os ditos comunistas venceram, reconstruíram o país, quase que totalmente destruído pelos americanos, inclusive mais de um milhão de vidas e terras transformadas em improdutivas por anos, e aí está um país em pleno desenvolvimento, apesar dos embargos do ocidente por mais de uma década.
-
Elisabeth Schmidt
Além de serem culturalmente muito distintos, o Vietnam contou com as lideranças de Ho e Giap, sem similaridades no Iraque.
-
-
Elisabeth Schmidt
Bush e Blair, criminosos de guerra impunes.
-
José Filho
Se um conflito foi mais desastroso que o outro depende da métrica usada por cada pessoa para avaliar ambos conflitos. Exemplo: Como qualificar, ou quantificar o ataque à população civil com armas químicas, como fizeram no Vietnã. A única certeza, a meu juízo, é que os americanos se colocam como "polícia do mundo" unicamente para preservar seus interesses. Só isso.
-
yuri sebastiany
Estados Unidos -> todo mundo quer entrar. Cuba e Venezuela -> todo mundo quer sair
-
Felipe José
Muitos querem entrar nos EUA para fugir das tragédias que os governos americanos ajudaram a provocar em seus países. A América Central e o Caribe estão aí para comprovar esse fato.
-
Eloisa Giancoli Tironi
Eu lá quero entrar nos Estados Unidos. Só os mais desesperados deste mundo tentam forçar a porta. A Alemanha necessita desesperadamente forças de trabalho. Só chegam fugitivos de guerra (os últimos da Síria e da Ucrânia) e os famélicos de países africanos. E olha que na Alemanha ainda se pode viver mais à vontade que nos Estados Unidos.
-
Elisabeth Schmidt
Todo mundo? Eu não.
-
Marco Couto
Perigoso mesmo é a Coreia do Norte né alienado amigo
-
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Mr. Douhat, há uma enorme diferença entre Vietnã e Iraque. Na primeira a consciência moral da América foi mantida viva através da Imprensa, crítica e combativa. Na segunda, conivente, a Imprensa afundou junto. Quando nosso presidente FH conheceu Bush, assustou-se com seu despreparo. A América, porém, ainda está no lucro. Imagina se a propaganda de Putin exibe a imagem de 300 mil corpos de civis dilacerados no Iraque.
-
Eloisa Giancoli Tironi
Claro que não têm moral para estar atacando Putin. Este monstrengo está claramente tentando colocar um ferrolho para a NATO. Mas o que é mesmo que os Estados Unidos queriam no Iraque?
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Historicamente, liberais americanos, colocavam a América em sarilhos, e os conservadores, que não gostam de despesas, a tiravam. Com Bush ocorreu o inverso, lançou a América e o conservadorismo numa cruzada irresponsável que transformou em Déficit o fabuloso Superávit deixado por Clinton. Trump nada mais é que a fratura exposta e grangrenada do Conservadorismo que restou.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.