Ilustrada > Morre Juca Chaves, o menestrel maldito que desafiou a ditadura, aos 84 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Qual o critério que vcs Folha de S. Paulo usam para censurar os comentários???
Folha, a ditadura foi militar. acho que é proibido. medinho...talvez
O Estadão deu nome aos bois. Disse Ditadura Militar. A FSP Têm medinho
Opa parece que o jornal aqui vai me censurar porque ele esqueceu de mencionar que não era qualquer ditadura era ditadura militar.
FSP, O nome é Ditadura Militar. Sim, MILITAR. É, aqueles que usam farda, aqueles dos DOI Cod, CINEMAR, CIE, SNI. Aqueles que mataram nos porões e torturaram. Lembra FSP. Ditadura Militar, lembrou? Aqueles que voltaram a governar com Bolsonaro. Lembrou agora?
Ratos como bolsonaro não tinham sossego com Juca. Bom trabalho, menestrel!
Juca Chaves dizia que, ao contrário do que se pensa, ele nunca teve problemas com o regime militar. Inclusive ganhou passagem de avião para Londres. Só de ida, mas ganhou.
Juca era um grande falastrão e um ótimo comediante. Aquele jeitão de gozador sempre arrancava risos da platéia. É difÃcil não se esquecer do Juca, do Costinha, do Chico Anisio e tantos outros que merecem o respeito do povo brasileiro. Que ele faça muitos shows agora na eternidade!
Passei os olhos de relance nas notÃcias pra selecionar as que iria ler, a de Juca com prioridade, intimamente cumprimentando a Folha. Quando fui clicar, a tristeza, mais um que se despede, um Ãcone insuperável em seu estilo. Que a Folha repense sua linha editorial e homenageie essas estrelas ainda em vida. Descansa em paz Juca.
Mais uma mente brilhante que nos deixa. Faz parte da vida...
Infelizmente mais um genial artista de sua geração que se vai. Fez história com seu inteligentÃssimo sarcasmo.
Juca Chaves foi um exÃmio artista conhecido por suas habilidades em unir elementos aparentemente contraditórios em sua obra. A sátira esnobe e a poesia burlesca são dois desses elementos, que ele combinava de forma criativa e inovadora. A sátira esnobe foi a forma pela qual ele ridiculariza a elite e os comportamentos considerados elitistas. Já a poesia burlesca foi a forma na qual ele zombava de assuntos sérios ou nobres, utilizando uma linguagem engraçada e irreverente.
Agora sabemos por quem chora Ana Maria. Valeu Juca. O Brasil está mais triste e mais pobre.
Juca vai em paz. Estou chorando com a Ana Maria.
Pensei que já tinha morrido, contudo morreu com a mesma idade do meu pai que Deus o conforte!
Criança, ouvi uma música linda sua. Dentre os trechos que lembro havia: Na ladeira da poesia...Por quem chora Ana Maria...etc. Sempre imaginava quem seria Ana Maria. Apenas agora lendo a matéria, descobri.
Vejam o pouco apreço pela democracia e saudade da ditadura demonstrado em suas próprias palavras no youtube "Juca Chaves opina sobre uma Intervenção Militar". Vem a Folha destacar que desafiou a ditadura militar.
Fiquei abismado vendo ele, depois de velho, apoiar a famigerada Intervenção Militar. Para mim, ele se perdeu a partir daÃ. Uma decepção profunda. Me uma hora para outra, esqueceu de toda a corrupção acobertada durante a ditadura militar e passou a elogiar seus generais. Tudo bem que não eram tão ruins quanto os da fase bolsonarista, mas não dá para passar pano agora, depois de tudo que se soube depois.
Mal-informado e indecente. Tu.
Juca , sua genialidade nunca será superada . Anime os céus.
Juca dizia: "quem nasceu para ser pongetti nunca chega a pitigrilli." O crÃtico mordaz.
Sempre foi chatissimo. Meu pai que era do tempo dele achava ele insuportável.
Vê se pode? São Paulo elege Tarcisio, Ricardo Salles, Holliday, Mario Frias, e vem chamar os outros de burrË? Não cai de quatro não senão não levanta.
Dilma é melhor humorista que Juca ??Tens razão tresloucado comentarista. Tu deves viver comendo alfa…. Ganhou o troféu obtuso do dia, principalmente por pretender elevar uma que pouco sabe falar.
Duvido alguém ouvir um show dele e achar graça? E agora depois de morto querem elevar ele a herói da resistência. Isso foi a Dilma, tão maltratada pelos brasileiros. A verdadeira heroina da luta contra a ditadura. Assista Costinha, muito mais engraçado.
ChatÃssima é a sua falta de empatia e de solidariedade. Talvez, seu pai fosse o insuportável. Doeu, né?
O cara sempre foi sem graça e nunca incomodou a ditadura. Jô Soares foi muito mais contundente e engraçado. Fato.
O seu pai apoiava a "ditabranda"?! Tá explicado!!!
Era muito engraçado. Ia sempre ao Jô Soares e contavam muitas histórias malucas, morriam de rir e quem tinha bom humor e conhecia a história do paÃs, também ria muito.
Bem antes do golpe de 64, o Ãcone Juca Chaves ironizava a polÃtica e os polÃticos, fossem civis ou militares. Relembrando trechos de sua verve implacável: "O Brasil já vai à guerra; comprou porta - aviões; mas que ladrões!" "Dona Maria Tereza; diga ao seu Jangogoulart: lugar de feijão é na mesa; Lacerda é em outro lugar!"
Teve a coragem de chamar o General Geisel de pastor alemão.
84 anos - pensei que tivesse mais . .
Juca Chaves, Ãdolo icônico de várias gerações! Bendito seja o "Menestrel Maldito", que tanto nos inspirou!
Ele também fez sátiras de vários presidentes começando com o JK, ,essas crÃticas ao poder ,e até da imprensa, era questão de independência artÃstica ,algo mais amplo , além de ter uma carreira sempre com admiração do público.
No palco em plena ditadura cantava: " esse é um paÃs que vai prá frente" e marchava para trás; impagável!
Vá ao meu show e ajude o Juquinha a pagar a gasolina azul do seu Jaguar.
O BRASIL perde um dos seus filhos mais nobres!
Mais um grande, um enorme, um gigante que se vai. Como estamos perdendo nossa cultura, nossos valores, nossas ideias, nossos Ãcones. Tudo isso em troca de um monte de youtubers.
Homem de valor, corajoso. Homenageou a Imprensa com uma frase muito acertiva: A imprensa é tão séria que se pagar ela até fala verdade.
Continuamos perdendo grandes valores da cultura nacional, muito triste. Enquanto isso, vamos convivendo com as cavalgaduras da extrema direita.
Um dos refrões de músicas de Juca Chaves de que me lembro é "Upa, upa, upa, cavalinho sem medo Leva pra BrasÃlia o Presidente Figueiredo". O ex-presidente Figueiredo era da arma de Cavalaria e, certa vez, declarou preferir o cheiro dos cavalos ao cheiro do povo.
Com certeza, quem viveu no seu tempo sabe o grande personagem que vc foi e sempre será: Brasil já vai a Guerra, Dona Maria Tereza, Presidente Bossa Nova, Por quem Sonha Ana Maria, Na Passarela da Madrugada, a Cúmplice, Circo Sdruws, enfim, grande obra. Descanse em paz, Juca.
Grande figura da cultura nacional. Uma vez fui ao show dele, aqui em Vitória. Ele se apresentava descalço, uma de suas marcas cênicas. Enquanto contava uma piada sobre polÃticos de esquerda...uma barata... daquelas enormes, cascudas, ziguizaguiava entre seus pés. Alguém da plateia, aflita, apontou para baixo. Ele parou e disse: Ja vi, minha Senhora. Inclusive ela esta com uma bandeirinha pequena do PC do B. Mas aqui ela não vai conseguir nada, não!!! A plateia se escangalhou de rir.
A polÃcia vai e prende, a justiça vem e solta, isto é o Brasil! Nunca esqueço essa música!
No tocante a esse refrão/bordão, o que acontece é que os policiais geralmente têm um "feeling" quando veem um suspeito de ilÃcito penal. Raramente erram. O juiz está consciente disso. Só que, no Direito Penal, vinga o PrincÃpio da Tipicidade, ou seja, a conduta supostamente criminosa deve se enquadrar na descrição que dela se faz no Código Penal. A Lei Penal se restringe aos fatos objetivos, coisa que a percepção e a experiência dos homens da Lei não encontra eco na letra da Lei.
Com ele morre boa parte da arte da sátira. Infernizou a vida dos milicos e de ditadores. Fará falta.
Uma das maiores lembranças de infância que tenho do meu pai é dele repetindo o bordão "ajude o juquinha a botar gasolina azul no seu jaguar". Eu nem sabia o que era gasolina azul e nem Jaguar, mas sempre achei muita graça, e hoje que sei, acho mais ainda.
Irritou a ditadura?Pois eu acho que ele sempre a apoiou.Fazia graça pra General. Contudo era muito talentoso e com um humor demolidor...RIP
Mais um Gênio que morre e nos deixa imersos na mediocridade geral
IncrÃvel que nas musicas citadas faltou seu primeiro e maior sucesso "Por Quem Sonha Ana Maria".
Hoje em dia talvez não fizesse sucesso; as novas gerações não entenderiam suas sátiras...
Menestel de lÃngua ferina. Me lembro de suas paródias sobre o PiauÃ. " Hey, Hey, take me back to Piauà " . "Adeus Paris tropical/ Adeus Brigitte Bardot/ ...Caviar já me fez mal... Vou morar no Piauà "... Para agradar os piauienses, comprou terras lá para plantar caju. Descanse em paz!
Na minha infância ele fazia um sucesso enorme , lembro que a primeira vez que fui ao Rio de Janeiro assim que cheguei em Copacabana o primeiro artista que vi na rua foi ele, isso a 43 anos ... Tinha um humor refinado e sarcástico, hoje em dia suas piadas o levariam para frente de juiz. O Brasil perde mais um grande talento.
Mais um dos grandes que nos deixa. Ficamos mais tristes sem a fina ironia do Juca. Um artista inigualável. Vai fazer falta.
Por quem chorará agora, Ana Maria?
As primeiras 'piadas sujas' de minha adolescência aprendi ouvindo um disco gravado a partir de um show dele. InesquecÃveis.
Eu também , apesar de pesadas era com bom humor...imagina foi satirizar o Salazar em Portugal.
Ironizava também antes de 65, quando o Brasil comprou o Porta aviões.
Voz que incomodava ditaduras, no plural. Com Yara adotou crianças negras, quando pouquÃssimos casais tinham essa coragem no Brasil. Grande na arte e grande na vida. Fará muita falta.
Pura ironia em pleno governo militar.
Juca era um artista incrivel, um showman completo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre Juca Chaves, o menestrel maldito que desafiou a ditadura, aos 84 Voltar
Comente este texto