Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paul constantinides

    o cipó da sua cabeça. não é alucinação de fato. não é mesmo. tudo veio da sua cabeça, nada do externo. não sei se vc entendeu assim. mas espero q sim.

    Responda
  2. José Cardoso

    O que não falta são substâncias farmacêuticas à venda com efeitos na mente. Mas acredito que não só a substância ativa do cipó, mas também mescalina, psilocibina e LSD não sejam comercializados, apesar de bem mais conhecidos internacionalmente.

    Responda
  3. Maria Almeida

    E se fosse muito explorado pela sociedade capitalista não viraria "droga"? E logo ilícita qdo entrasse no raio de interesse dos políticos? Lembremos o que aconteceu com a maconha a partir dos anos 1970...

    Responda
  4. Ernesto Dias Junior

    Aldous Huxley já explorava esse barato de contar como é que é o babado nos anos 50, moça. Primeira pessoa pode ser uma coisa muito chata.

    Responda
    1. Mateus Braga

      É assim mesmo Ernesto, a pessoa toma alucinógenos, fica maravilhada e acha que todo mundo que saber como foi a viagem transcendente. É realmente preferível ler Portas da Percepção do Huxley.

  5. José Antonio Tavares Faria

    Chá temeroso. É um coice de mula no espírito da pessoa. Não é alucinógeno mas sim "lucinógeno". Experiência pessoal intransferível, que traz uma convicção - sem precisar de fé -, na existência da 1] onisciência e 2] onipresença. Você não capta nem uma nem a outra mas recebe um insight que prova a sua realidade. Aí você - se não acreditava - passa a crer no Poder Superior (chame como queira, Deus, ou o que seja). Há um poder que tudo sabe e tudo vê.

    Responda
  6. Ricardo Lobo

    Vanguardas sempre tem que ser pacientes, principalmente as da ciência, o conjunto da sociedade é burro ( desculpem o termo, nada a ver com os animais).

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente

  7. paulo werner

    O mesmo preconceito que bloqueou por décadas o desenvolvimento dos potenciais farmacêuticos e econômicos da cannabis.

    Responda