Dora Kramer > Que Lula é esse? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
A Sra Dora Kramer vem representar a fala da direita que ignora a população brasileira como merecedora de um mÃnimo de condição social e econômica de sobrevivência. Infelizmente, nós brasileiros fomos atacados em todos os nÃveis por um governo genocida que pisou em todas as instituições republicanas e em todos nós brasileiros. Muito triste ver a Folha de São Paulo dar espaço para colunistas que atacam o atual governo e como veÃculo de informação jornalÃstica se posicionar contrária ao Lula.
Ótimo que sejam dois artigos por semana. Dora Kramer é super necessária nestes tempos difÃceis.
e ainda vislumbra um Lula IV? Eu acho que nem reeleição deveria ter, para nada.
eu acho que foi Aristóteles quem escreveu, Platão é meu amigo, mas a verdade é mais ainda minha amiga! Precisamos, não só da verdade mas de homens de verdade, e não desses que no cargo mais alto e importante do PaÃs, deixa escapar, por querendo, o que sente por seus desafetos e por suas preferências. Eu pensava que com a fuga daquele outro, terÃamos o recomeço e a emersão do esgoto dos últimos quatro anos, do cuspe nauseabundo proferido pelo poder, podre poder que se instalara lá.
Muito bom texto! Lula desta vez foi só uma necessidade diante do extremismo da direita que vivÃamos, após este mandato de quatro aninhos, temos obrigação de eleger um presidente do centro democrático! Chega de populismo seja de que lado for.
O pessoal não gostou mas a colunista tem razão, e o presidente já deu mostras disso com seus dois comentários sobre o Moro em uma semana. Lula talvez não tenha percebido, e ele pode corrigir esse rumo e terminar seu mandato feliz, com Ãndices de aprovação bem altos. Por outro lado, se não corrigir, pode acabar seu governo elegendo o Moro (ou a Micheque) presidente, como ele e seu pt já fizeram (elegeram e quase reelegeram bolsonaro), o que seria péssimo para o paÃs.
Perfeita para a Folha! Jânio de Freitas, Cristina Serra, Duvivier é que destoavam. Mais uma golpista para eu não ler.
Nem nas mÃdias sociais há um pensamento único. Num jornal ter pensamento único? Não estamos numa ditadura, como Cuba, onde o Gramma só enaltece o Governo, não estamos na linda Nicarágua, onde o La Prensa foi fechado pelo ortega, minúsculo por sua grandeza. Golpista? Nem para ser original o marqueteiro do pt foi. Collor também aludia que fora golpe. Pesquise na folha de nove de novembro de noventa e dois.
Dora Kramer não é e nunca foi golpista, é apenas uma excelente analista polÃtica.
Dora Kramer, semre atenta, constata em fatos a emrgência de um Lula distinto de 2003. E registra que ele não se dá conta das mudancas no mundo. No entanto, não considera que os operadores do grande capital continuam a impor uma normalidade macroeconômica que, nestas duas décadass, só trouxe mais desigualdade e desesperança para a humanidade. Que tal cobrar deles também uma mudança radical? O que lamento em Lula é estar cercado de acomodados
A emissária do ódio mostrando que vale o que ganha por cada kilo de carne que dá aos sedentos abutres. Não sabe e felizmente nunca saberá o que significa estar em uma fila para comer ossos.
A contratada já entregando sua primeira demanda! PIG em ação!
Péssimo começo, senhora! Como legião na mÃdia corporativa que representa, esquece a imensidade das ignomÃnias do passado recente do paÃs e que insiste em perdurar (vide BC) para concentrar lupas e canhões numa fala infeliz. Um leitor a menos no futuro (enquanto ainda for assinante)...
Ah, vá ...
Dora Kramer é uma contribuição profissional importante para esse jornal. Em seu artigo de estréia, a nitidez da análise do momento mundial que vivemos do confronto pelo confronto. O ódio como combustÃvel de sobrevivência polÃtica. Parece que Lula e os petistas radicais não querem acabar (ou minimizar) esse ódio selvagem disseminado por anos por Bolsonaro e bolsonaristas.
Errado esse ódio já era disseminado antes do bozo e foi a globo que fez isso
Que mulher é essa? Que Folha é essa?
A pergunta não é essa. Pergunte-se, que paÃs é esse onde a direita conservadora, em seus diversos matizes, quase o tempo todo da vida republicana permaneceu no poder e nada fez para melhorar a qualidade de seus representantes, sempre legando o pior do capitalismo para os habitantes deste triste paÃs. Das parcas linhas do Twitter para esse conceituado jornal, continuará no msm diapasão da cantilena liberal alienante?
Prezada Dora, o negacionismo bolsonarista é de outro teor, muito, mas muito mais profundo e pior. Aliás, vejo um "Lula com faca nos dentes" sim, mas para nos esquecer o mais rápido possÃvel o governo anterior das trevas. E quanto a f... o Moro, ele apenas expressou, de forma leve e descontraÃda, um sentimento passado na prisão. Ele sabe que, com sua eleição, ele já f... o Moro. No mais, Lula e Janja, paz e amor.
A Folha, que eu assino tem uns quinze anos, anda definitivamente se esmerando pra gente deixar de ser assinante. Já entope a gente nas pautas econômicas de ortodoxos e neoliberais de carteirina mas no que se referia a colunistas de temas polÃticos mantinha certo equilÃbrio. Agora, trocar a instigante Cristina Serra ( sei que saiu por razões profissionais) por essa Dora Kramer sinceramente. Não só por ser antipetista e com fobia do Lula mas muito limitada na sua capacidade de análise polÃtica.
(cont.) virtude e justiça. Ademais, equiparar Bolsonaro a Lula ou a FHC e outros como, por exemplo, Tancredo ou Ulisses Guimarães (se todos os polÃticos são iguais como vc diz!) é verdadeiramente uma falácia, nem parece que vc esteve pelo Brasil nos últimos quatros anos. Bozo é feito de outro material, algo inumano habita aquela alma (seja lá o que isso significa) , inimigo ferrenho de qualquer projeto civilizatório.
(cont.) de virtude e justiça. Agora Bolsonaro é de outra cepa, de outro material inumano (esses quatros anos de vila nia e destruição civilizatória não deixam dúvidas), equipara-lo a Lula, FHC e outros, como por exemplo, Tancredo e Ulisses Guimarães ( já que todos os polÃticos são iguais como vc disse!!!) é uma tremenda barbaridade.
OI Neli, não é arrogância me apresentar como doutor mas simplesmente responder ao seu comentário me tratando como um neófito, seguidor cega de lÃder ou seita polÃtica. Mas como historiador discordo que a gente abstenha de nossas simpatias, colocamos ela entre parênteses e sob o crivo de evidências e/ou fatos. E, sinceramente, esse negócio de todos os polÃticos são iguais não me convence, todos estão envolvidos em teias de relações politicas que não são as que vigem num certo mundo idealizado de
Cont...Todos os polÃticos são iguais. Seja Lula, seja bolsonaro, seja outro. E na análise, deve se abster de simpatia ideológica.
Parabéns,por ser doutor em História, sou uma mera operária do Direito. Só que na análise polÃtica deve se abster da simpatia. Era fui fanática pelo fhc. No mandato presidencial ele fez algo e acordei: reeleição e percebi: polÃticos são iguais.
Substituir a Cristina Serra pela Dora Kramer - e não se trata de qualquer problema pessoal com a nova colunista, com história e trajetória no jornalismo, mas apenas diferença polÃtica - é cada vez mais tornar o jornal portador de uma voz única, coisa que já acontece na economia. Minha crÃtica, Neli, justamente o que a senhora apontou mas com sinal inverso ao que o meu comentário buscava salientar, se referia basicamente a crescente falta de pluralismo no jornal. 0
Substituir a Cristina Serra perla Dora Kramer, e não se trata de qualquer problema pessoal mas diferença polÃtica, é cada vez mais tornar o jornal portador de uma voz única, coisa q
Acho que vc não entendeu minha observação. Aliás, já notei que vc adora dar lições de sapiência como se os outros fossem autômatos de algum lÃder polÃtico. A Folha, que eu tb assino há muito tempo e a história do Brasil que eu conheço por experiência e condição profissional pois sou historiador e doutor em História formado lá se vão 30 anos, não prima por ser neutra, coisa que não existe no jornalismo. Minha crÃtica é a cada vez maior ausência de vozes dissonantes, de pluralismo no jornal.
Sou assinante da Folha há30 anos.Assinei o outro por 18 anos. E leio Jornais desde os anos 1960. Aprendi, em minhas leituras que Jornal deve ter colunista de todas as matizes polÃticas. Jornal com matiz única é parcial. E existe em ditaduras,como o Gramma,ou é fechado, como o La Prensa na Nicarágua, conheço esse lindo PaÃs.Na Ditadura jornais que publicavam notÃcias que o governo não gostava eram censurados e colocavam no espaço Camões, receitas ou deixava em branco como o católico São Paulo.
Parabéns FoLha pela coragem de enfrentar o cercadinho do Luladr, que exige pensamento único.
Como o Gramma em Havana.
Xiiiiiii, falando em ranço, hein, dona Dora... Sei não.
Tic-tac, tic-tac. Está chegando a hora. Chegando a hora de parar de assinar este jornal. Perde o imenso Janio de Freitas por economia e Cristina Serra e contrata Dora Kramer. A Folha assumiu sua posição de direita. Vai ter bastante propaganda em suas páginas, mas está perdendo assinantes e muitos. Tic-tac, tic-tac
Textinho mequetrefe.
Começou muito mal senhora Dora, em ao menos dizer que Lula é um ser humano, com direito a não gostar do seu algoz é mais sendo esse algoz quem é, um juiz incompetente e imparcial!
Com licença caro Dan.Não começou mal .Sempre foi.
E aà Dora, o que você esperava? Depois de ficar preso ilegalmente, vÃtima de um processo parcial e vazio de um juÃz completamente incompetente, você queria que o Lula falasse de Paz&Amor? Ser preso deve ser um trauma e ser preso ilegalmente por um juÃz corrupto, isso deve ser insuportável, inesquecÃvel. Lula tem toda a razão de expressar a sua indignação. É perfeitamente humano. Dora, você deve tentar exercer compaixão com a adversidade alheia. Para não se tornar um monstro, uma besta fera.
Começa muito mal da Dora Kramer. Seu texto reverbera o viés dos sonhos da extrema direita, ignora solenemente o aspecto humano de Lula e desqualifica os integrantes de seu governo, que mal começou e já fez muito mais do que a horda que tenta agradar fez em 4 anos. O fascismo agradece, embevecido, a linha editorial da Folha.
A Folha ter despedido o Jânio de Freitas e contratado essa senhora, ex-porta voz dos Mesquitas, é de fato um sinal que os tempos mudaram da pior maneira para a Folha. Essa senhora representa um passado autoritário que já deveria estar enterrado.
Achei que ela ia falar sobre as joias e armas que Bolsonaro devolveu sobre pressão me equivoquei!
Enquanto esse paÃs for governado por uma elite de banqueiros e investidores que nada fazem além de concentrar renda, o povo não vai sair da miséria, mesmo com o paÃs em sucessivas crises os bancos lucram bilhões em seus balanços. O Lula III está corretÃssimo em priorizar os mais pobres apesar de desagradar o consórcio da imprensa.
Está dita colunista é mais uma viúva iconformada do juiz Pinochio das Araucárias.
Folha está faltando a ana paula ex joven pan, a rachel da cnn e a vera calamidade, juntas com esta dora para balancear com demetriusinho, joelzinho, pereirinha e o estagiário do editorial. Aà a melda fica equilibrada entre generos.
O tempo não parece estar fazendo mal apenas ao Lula, como sustenta a colunista...mas à própria!... Que triste!
Usou o Chat gpt para escrever esse monte de baboseiras? Lula está certÃssimo. E não é só ele, os empresários e as montadoras também estão reclamando. Quanto a fala de Lula em relação ao juizeco l@dr@o só falou verdades.
Perfeito.
Esquece a notÃcia de ontem, Dora..a notÃcia de hoje é o depoimento de Tacla Duran sobre o impoluto Moro e sua conja. E Lula está certÃssimo ao cobrar responsabilidades de Campos Neto, que apoia a agiotagem legalizada. É o Lula de sempre, contra os inimigos do povo.
A maioria merece mesmo o capitão dos milicianos, falando asneiras todos os dias, duvidando da ciência, destruindo o meio ambiente, exterminando Ãndios e idosos. A 'bolha' da extrema-direita está aumentando a cada dia neste jornal. Não é preciso dizer -- já dizendo -- que isso é intencional mesmo. Sugiro a essas pessoas que estão 'estranhando' o Presidente Lula, ficarem durante 580 dias presos\as para entender melhor o que se passa, antes de ter a pretensão de saber o que ele pensa.
Dora se prestando ao papel de fazer como os delatores da lava jato, tem que colocar o Lula em maus lençóis, assim consegue ter algum crédito na FSP.
Sendo essa a qualidade da colunista, sequer vale ler seus futuros textos. No mais, destaco seu mal caratismo: o ranking da felicidade da ONU citado em seu texto compila interregno do perÃodo anterior, o que ela convenientemente se furta de dizer. Mal carater e com uma escrita sofrÃvel
Temos uma narrativa em andamento: vocalizadores de evangélicos reclamam, vocalizadores do mercado reclamam, os moristas da imprensa reclamam... Lula não foi eleito para ser a terceira via, terá de comprar brigas mesmo, se quiser governar para os mais pobres. Há brigas pouco inteligentes, como a fala sobre o Moro, personagem desprezÃvel que merece o ostracismo. Outras, como a briga com o BC, precisam ser compradas. Ainda que irritem as folhas da vida.
Que textinho mais fulustreca. Enfim, tudo pela diversidade e não pelo jornalismo.
E o nÃvel de qualidade da folha indo pro brejo. A cada nova aquisição uma frustração. Eita!
O primeiro texto da jornalista está excelente,! A tempos não se lia texto polÃtico nessa folha sem viés partidário, pra um dos lados
Que olho clÃnico?!!!
Você quis dizer "Há tempos". Primeiro precisa conhecer os verbos desse nosso idioma. Não achas , caro leitor?
Tão superficial e raso como insustentável em bases concretas. Começou mal, travestindo seus próprios ressentimentos indissimulaveis em consenso no mÃnimo questionável, e mais provavelmente narrativa mentirosa.
Excelente texto. Lula tem que fazer o que prometeu em campanha - governar para todos -, não investir em revanchismo.
Precisa ter paciência de Jó o o o
Não me parece correta a avaliação da nova colunista. Afinal, ninguém sai impune (o mesmo) de uma cadeia não merecida (sob meu ponto de vista claro). Luiz Inácio Lula da Silva (nome completo do presidente) não é o mesmo. É mais maduro e mais do que se imagina, sabe onde está amarrando a sua égua. O tempo mostrará
Moro foi um juiz parcial. Não vi crÃticas a isso. É natural o ressentimento do Lula. Ele vem acertando em muitos itens, principalmente no que se refere ao apoio aos menos favorecidos. Basta uma fala infeliz para crucificá-lo.
Moro nem foi um juiz, ele é continua sendo uma aberraçao produzida,como com seu chefe maior,qdo.aceitou cargo no gverno do genocida,ja deu para entender suas motivaçoes. Fico tentada aconcordar com a jornalista, Lula ganhou a aeleiçao,mostrou que ele pode,neste caso, e com a idade dele que é quase a minha,tem de desfrutar do prazer dos vencedores,esquecendo o passado. Farois para a frente.Atras vem gente.Ele é o Presidente ponto.
Folha está de parabéns por trazer Dora Kramer para seu time de colunistas polÃticos. Excelente profissional.
Eu ando adorando em ver os Fazuellissons e as ELE-nices se desesperando com as atitudes do Lula. E vai só piorar, só vamos dar tempo pra isso acontecer.
Pior que bolsonaro , só mesmo um bolsonarista!!!
Mas senta.
Estamos a favor dele. Faz o T, que está em Londres enquanto as escolhas estaduais de SP estão ao Deus dará.
O que a ausência de Zé Dirceu e do genial marqueteiro fazem. Lula sempre foi isso. Sem o cérebro de ZD por trás, sempre foi um homenzinho minúsculo.
Â… e se estiver dando ouvidos a Janja, Jilmar e a Gleisi, vai precisar de ajuda urgente. Alckmin esperando para receber a faixa.
Curioso. Não há nenhuma diferença engtre esse e os demais Lulas. O que não há mais é o genial marq
Excelente texto. Parabéns à jornalista e à Folha por trazer essa profissional.
Como faço para cancelar minha assinatura da Folha de forma on-line?
Obrigado, Bruno e Jô. Perder Cristna Serra e Janio de Freitas já havia incomodado, mas essa agora passou de todos os limites.
Luciano, para anular a assinatura, você tem que entrar no chat, aà eles vão te perguntar a razão. Eles vão tentar para você mudar de ideia, vão te oferecer Botes e Pacotes. Fique firme e diga que quer cancelar, aà eles cancelam mas penso que você pode ainda comentar até o final onde iria a sua assinatura. Então, você continua comentando e escrevendo sobre os podres da Folha
já tentei. não dá. tem que ligar lá. e não pode ser de telefone móvel.
Tem todo o direito de se revoltar contra o Moro e parte da imprensa que ajudou a prende-l0 da maneira mais cÃnica e cruel.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > Que Lula é esse? Voltar
Comente este texto