Joel Pinheiro da Fonseca > A inteligência artificial coloca a humanidade em risco? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tem razão o articulista (inclusive sobre sua produção anterior): é totalmente irrelevante e pode ser substituÃdo.
VÃdeos deepfake já estão rolando faz tempo. E a cada dia a tecnologia fica mais fácil e barata. E outra, se antigamente as profissões mais repetitivas e braçais é que estavam na berlinda, agora todas estão em risco.
Não a humanidade, mas ameaça todos os empregos de colarinho branco. Os jornalistas, assim com os 'comentaristas do mundo contemporâneo', como o Harari se incluem nessa. Hora de aprender uma profissão mais concreta como encanador ou serralheiro por exemplo.
E o que a "inteligência natural" nos trouxe até agora? Estamos marcados para morrer em massa a partir de 2030 por causa da Inteligência natural que tornou a terra inviável. Caminhamos para uma terceira guerra mundial por causa da "Inteligência natural". Apenas 2% dos inteligentes naturais dominam mais de 90% das riquezas mundiais, a desigualdade é crescente e insolúvel. Os populistas medÃocres que estão levando a democracia ao caos são todos "inteligentes naturais".
Vai que este artigo foi escrito e publicado por IA, já pensou? E este comentário, será que veio de uma pessoa real?
Se me permite, Joel, faço um complemento simples à reflexão final: vai-se erodindo, também, em função de um jornalismo lambão, de qualidade reduzida e/ou francamente vendido. Desanima reparar o quanto ocorre um "jornalismo com agenda" refratário aos fatos; a estréia, hoje, da Dora Kramer, é um exemplo, com um texto rancoroso. O Celso Barros e o André Roncaglia são contra-exemplos disso: têm claramente uma agenda intrÃnseca, mas não se furtam à crÃtica e à reflexão. Nesse Jornalismo, confia-se.
Coberto de razão, Marcos. Alguns artigos são escritos por "gornalistas".
Essas previsões no estilo estória de ficção cientÃfica são descabidas. São teorias da conspiração brancas, disseminadas pelos meios de comunicação de massa oficiais. Já vimos no que dá promover esse tipo de operação mental. IA só oferece perigo se usada como arma por pessoas. As redes sociais são muito mais letais. Mesmo os empregos, IA oferece suporte cognitivo, do mesmo jeito que um exoesqueleto colabora fisicamente, e liberam as pessoas para atividades mais nobres. Parem de propagar o medo.
Outro problema é que, mesmo sendo verdadeiro, o acusado poderá alegar que o vÃdeo comprometedor é criação da IA... Vai ficar mais difÃcil pegar criminosos com base em imagens que podem não servir de prova.
"Justamente a confiança que parece erodir mais a cada dia conforme a imprensa é atacada, seja pela direita ou pela esquerda." É... e por ela mesma, quando omite informações importantes convenientemente. Isso não seria um tipo de fake news. Quem erodiu a credibilidade da imprensa foi ela mesma. O marco inicial? Junho de 2013 quando deitou e rolou naquelas micaretas ou carnaval fora de época, vendo naquilo a oportunidade de derrubar um governo legÃtimo. É isso Joel.
Só uma amostrinha: Hoje Tacla Duran deu depoimento, e os grandes jornais, inclusive este que eu assino, não deram uma linha sequer. Quanto ao perigo da IA, já venho pregando isso há uma década. Coincidência? Desde 2013, quando estas tecnologias foram uma arma na mão da massa ignara e dessa imprensa (agora erodida), que queriam o golpe. Tiveram êxito: em 2016 concluÃram o "serviço sujo", como nos filmes de faroeste, lembra? Gostaram dos dentinhos do Conde Drácula, e depois veio o Frankeinstein.
Tem um outro, órfão colega: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/03/tacla-duran-volta-a-fazer-acusacoes-contra-moro-e-deltan-e-juiz-manda-caso-para-o-stf.shtml
Bem, Rafael, "uma linha", a folha deu: a Monica Bergamo publicou um texto relativamente curto - melhor do que uma nota no Painel, evidente, mas insuficiente dada a relevância. Ainda não escrutinei direito, talvez haja mais. Vou também espiar no Estadão, mas é dureza, né? E quem não o assina, fica à pé? (Na suposição que ele traga melhor, claro.)
Sim!!! Skynet, Matrix e tantos outros filmes e ninguém aprendeu nada!!
A confiança na imprensa erodiu por causa da própria imprensa, e colunistas sem qualquer compromisso com os fatos são grande parte disso. Outra bobagem é que falsificações são criações da IA. Elas já existem a muito tempo. O único problema que as IAs podem representar virão dos usos espúrios de seus algoritmos. Se ficar na área da informação, serão só fonte de fake news.
Ciberneticamente falando, em quanto o criador dominar a criatura, está indo tudo bem. O problema vai ser quando acontecer o contrário
Não.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > A inteligência artificial coloca a humanidade em risco? Voltar
Comente este texto