Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Infelizmente não há como evitar o uso de todos combustíveis fósseis pela humanidade, em um planeta capitalista globalizado. Dessa forma, tal petróleo brasileiro possibilitará arrecadar receitas e tributos públicos, a fim de financiar a melhoria das condições aos menos desfavorecidos. Ou acham que vamos conseguir elevar os impostos dos ricos para ajudar os pobres?

    Responda
    1. Donald Lindsay

      Concordo, mas Lula deixou o mundo inteiro com uma visão diferente do futuro do Brasil. Ou ele estava mentindo ou estava desesperadamente mal-informado. Vai ser uma piada receber o COP 30 na mesma região.

  2. NACIB HETTI

    Diretoria da área é a mais disputada no setor. Por que será?

    Responda
  3. marcos fernando dauner

    marina silva já leu isso ?

    Responda
  4. Petrônio Alves Filho

    E tome pau da mídia!

    Responda
  5. José Cardoso

    Pode produzir. Mas todo o carbono proveniente da queima do petróleo tem que ser compensado com o plantio de novas árvores. As áreas desmatadas são uma oportunidade de reflorestamento. E os custos do reflorestamento devem ser da Petrobras, na rubrica depreciação.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    A Petrobrás queimou sua unidade de energias renováveis há uns 3 anos, salvo engano. É um equívoco buscar explorar outras bacias enquanto o pré-sal do sudeste tá disponível, parece-me. Todavia, a empresa é de capital misto, o público deve lembrar. O governo é que não tem que botar um centavo nisso, em suas inciativas - pelo contrário, gerar políticas públicas amplas, que converjam pra energia renovável e, sempre que possível, limpa.

    Responda
  7. RAUL MASCARENHAS

    Se contribui para não aquecer o ambiente mudando a matriz de consumo e não a de produção. Se a Petrobrás não produzir, outra petroleira irá. Tem-se que pensar em reduzir o consumo de combustíveis fósseis, mas produzir o que o mundo ainda consome. A discussão sobre a exploração em áreas de grande risco ambiental já é uma outra questão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Excelentes observações complementares entre si, Raul.

  8. Rodrigo Correia do Amaral

    Enquanto isso a Noruega segue quietinha, furando poço e extraindo minérios (aqui, no Brasil!). Joga algumas moedas no Fundo Amazônia, e faz o seu greenwashing. Outra coisa, essa relação dos maiores produtores sem a Venezuela está meio furada, não?

    Responda
  9. Marcelo Albuquerque

    Quanta hipocrisia! Fizeram um carnaval danado em cima do meio ambiente, desmatamento, garimpo, indios, cuca, etc..até aquela cantora que ninguem escuta mais suas musicas (ela mesma falou), e vejam vão poluir a mata!

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O mais importante é criar novas diretorias para os amigos que estão aos pés do trono.

  10. Paulo fedrizzi

    Lá vem o PT descendo a ladeira…..

    Responda
  11. Mauricio de Oliveira e Silva

    Mais uma reportagem tendenciosa da Folha contra Lula. A exploração petrolífera pode ser realizada em ambientes naturais, desde que observe a sustentabilidade do meio ambiente envolvido. O que não pode ser feito é a exploração danos como as atividades madeireiras e os garimpou ilegais que foram permitidos no governo Bolsonaro, bem como a passagem da boaida sugerida pelo seu ministro do meio ambiente, um tal de Salles.

    Responda
  12. Vanderlei Nogueira

    Estudo da Noruega: país se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o país tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do país foram anuladas por economistas e políticos...quanto mais se descobre riquezas , mais pobre fica, e tudo ao "molho" de imprensa

    Responda
  13. Michel Schettert

    Estão perdendo a linha.

    Responda
  14. Lucas Alves dos Santos

    O Lula não vai viver muito, logo o Alckmin assume, mas nem por isso ele precisa apressar o nosso fim também. Nós queremos viver num planeta razoável, sem poluição

    Responda
    1. Luansol Valério Aquino da Silva

      O Alckmin é aquele que empregou um tal de Salles, que adulterou alguns mapas de SP para poder destruir mais o ambiente?

  15. Lucas Alves dos Santos

    O lula não sabe a diferença entre gravidez e gravidade

    Responda
  16. MARIA STELA C MORATO

    Lula vive no século passado.

    Responda
  17. Johel Souza Filho

    Então, Marina? Como é que fica? O chefe c*n*lh* vai calar você?

    Responda