Comida > STF vai decidir se bares e restaurantes são obrigados a servir água filtrada de graça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MILTON KAWATAKE

    . Será que os brasileiros sabem que vivemos no neoliberarismo em que o importante é o indivíduo, trabalhadores são considerados empresários de si mesmos para entregarem marmitas sem seguro ou garantias de qq espécie? . O Estado deve ser mínimo, serviços públicos como saúde, educação, água/esgoto, etc, devem ser privatizados ao mercado financeiro e dar lucro para paulo leman's, sicupira's e marcel teller's. . Pela lógica neoliberal acima: ÃGUA DE GRAÇA NEM PENSAR!!!

    Responda
  2. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Donos de restaurantes, assim como grande parte do empresariado brasileiro, são mesquinhos, cobram, em geral, mais do que vale, vendem menos do que oferecem e ficam com parte dos 10 ou 12% destinados ao serviço e a cozinha. Além de explorarem a mão de obra com excesso de trabalho e salários pífios.

    Responda
    1. MILTON KAWATAKE

      . Parte do empresariado se pudesse usaria mão de obra escrava como as vinícolas lá do sul. . É igual o presidente do BC, neto do Roberto Campos, que não abaixa os juros porque pode haver inflação de DEMANDA? E as montadoras dão férias por falta de DEMANDA e a continuar assim irão embora como a Sony e a Ford? . Avisaram esse Roberto Campos que existe também a inflação de custos??

  3. Valderi Silveira Pinto Jr

    Ãgua torneiral, marca Sabesp, tomo banho, faço gororoba para comer, bebo, lavo o cachorro...

    Responda
    1. Jorge Diaz

      nessa ordem? :D

  4. APTO SJC Maria Candida Reginato Facciotti

    Com tanta coisa importante para o STF discutir, tem que deliberar sobre esse assunto????? Fala sério!!!!!!

    Responda
  5. Gustavo da Silva Sabino

    Será que eles não tem o que fazer????

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Que até cobrem a água filtrada, tabelada barato, mas não deixem de suprimir as garrafas plásticas. Depois, que exigam as garrafas de vidro para cervejas. Chega de maltratar o planeta.

    Responda
  7. Rodrigo Panichi Bastos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Anderson Costa

    Os empresários querem lucrar até com algo tão simples como "água filtrada". Eu sempre uso a regra do liberalismo econômico: simplesmente não vou em locais com esse comportamento. Não são obrigados a dar água de graça, e eu não sou obrigado a gastar meu dinheiro com eles.

    Responda
  9. Alexander Toledo

    Passarei a levar minha água de casa. Pronto.

    Responda
  10. Eduardo Souza

    Pão duragem demais isso dos estabelecimentos paulistas. Aqui no Distrito Federal isso já é lei há mais tempo, desde 1998. Na Europa é super comum. É o mínimo que um estabelecimento deve fazer pelos clientes. Não deveria nem perguntar, já deveriam chegar com uma jarra de água. Detalhe, sou empresário e cumpro essa lei sem reclamar.

    Responda
  11. Paulo Sales

    O estabelecimento é comercial. A água custa dinheiro, o filtro custa dinheiro, a geladeira custa junto com a enegia, alguém serve, alguem lava o copo.

    Responda
  12. NACIB HETTI

    Triste país onde ação do tipo vai à Suprema Corte.

    Responda
  13. wilson moreira

    Estamos discutindo algo que deveria ser norma aplicada a qualquer estabelecimento que se preze se eu for a um estabelecimento e ele não serve água de qualidade sem onerar, pode ter certeza perde o cliente. Se nega água de qualidade para beber imagina o que Utiliza na confecção da alimentação servida. Se judicializaram é porque suas caixas d'água são depósitos de estrume de rato, insetos e outros bichos. Lamentável atitude destes comerciantes e seus representantes. Anvisa atenção.

    Responda
  14. Enos Mendes

    Se pagarem bem o STF veta....

    Responda
  15. Clemerson Araujo

    Penso que a associação de restaurantes entrar com ação contra essa lei é de uma mesquinharia sem tamanho e não condiz com a imagem que os brasileiros querem ter de povo cordial e receptivo.

    Responda
  16. lucas emmanuel

    É o cumulo o STF ter que se posicionar numa palhaçada dessas, não tem nada menos relevante para chamar a atenção dos nossos queridos magistrados? Negar água é o ápice da falta de humanidade.

    Responda
  17. lucas emmanuel

    É o cumulo o STF ter que se posicionar numa palhaçada dessas, não tem nada menos relevante para chamar a atenção dos nossos queridos magistrados? Negar água é o ápice da falta de humanidade.

    Responda
  18. Ivo Ferreira

    Impressionante como uma tolice dessas precisa ser decidida no Supremo. Se o bar não serve água e você não concorda, vai em outro. Traga água de cada, sei lá. Não admira que os processos no Brasil demorem tanto pra ter uma solução.

    Responda
  19. Olivo G Neto

    Alguém sempre paga o lanche !!!

    Responda
  20. Diego Figueiredo Aguilar

    Tá, tudo bem, mas vamos supor que continuem fornecendo água filtrada de graça, quem garante que ela é filtrada????

    Responda
    1. Alexander Toledo

      olhar de onde ela sai

  21. Maria Lopes

    Em todos os países desenvolvidos a água é fornecida. Quem quer pede água mineral. Estamos atentos à decisão. Pagar dez reais por uma água pequena é absurdo. Eu vou boicotar os lugares que não a fornecerem.

    Responda
    1. Marcus H

      Mas Maria, nos países desenvolvidos que você mencionou o proprietário não paga pela água, já que ela é filtrada e gratuita. Aqui, o proprietário está sendo obrigado a fornecer de graça algo pelo qual ele tem que pagar. O Estado deveria, então, isentar esses estabelecimentos da cobrança de água, a meu ver.

  22. marcos machado

    Cada ministro do STF tem até 290 servidores individuais.....para discutir essa questão, realmente é aquilo que o Costinha fazia muito bem....

    Responda
  23. Nilton Silva

    Em Nova Iorque faz tempo que a água é dada como cortesia. Tudo bem que a água da ilha é própria pro consumo. Agora, quem toma água da torneira aqui no Brasil merece é receber por isso pela demonstração de coragem.

    Responda
  24. marcos fernando dauner

    agora falta o stf decidir se os copos plásticos descartáveis e as luvas plásticas introduzidas no época do covid por restaurantes por kg também deverão ser cobrados .

    Responda
  25. Miro Costa

    Um assunto como este chegar ao STF dá bem o tom de seriedade deste país. Este é um ponto. O outro é esta bobagem de achar que existe alguma coisa de graça. É besteirol sem fim.

    Responda
  26. marcos fernando dauner

    a garrafa de água mineral de meio litro custa menos de dois reais no supermercado ; nos restaurantes é vendia a seis ou sete reais ...

    Responda
    1. Giuseppe Cadura

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  27. Helio Araujo

    Que país é esse? Que justiça é essa? A mais alta corte discutindo esse tipo de coisa.

    Responda
  28. jose silva

    Só restaurante caro reclama da cobrança. Cabe ao consumidor boicotar tais estabelecimentos ( ou cancelar, na linguagem atual). O boteco da esquina sempre deu água para qualquer um que pedir.

    Responda
  29. marcos fernando dauner

    michelle x janja é o menu para daqui a três anos e meio . o povo merece.

    Responda
  30. marcos fernando dauner

    definitivamente, esse não é um país sério !

    Responda
  31. Marcos Antônio

    " Pago pela água da torneira, precisaria ter um filtro regulamentado para tratá-la", argumento falso porque se for água da rede (concessionária ou pública) ela é entregue para o comércio e outros usuários pronta para o consumo, ou seja, potável. Segundo, na maioria dos municípios obrigam os comerciantes a regularmente limpeza e manutenção de reservatórios de água e filtros. Caso for água de poço é preciso outorga e outras exigências (dosador de cloro, testes periódicos,..)

    Responda
    1. Juliana Andrade

      Exato, Marcos! É a água q escovamos os dentes todos os dias. 1 litro custa menos q 1 centavo. Vão cobrar tb a ida ao banheiro e para lavar as mãos...? Mentalidade atrasada e nem uma palavra sobre ESG, práticas sustentáveis...

  32. Rodrigo Panichi Bastos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. Dario Lima

    O Brasil é uma piada, no judiciário mais caro do mundo, o stf(minúscula) vai julgar água e o povo espera 20 anos pra ter uma resposta que o processo caducou e o juiz processado foi promovido.

    Responda
  34. mizael dias

    Esse Erick Momo é um mesquinho.

    Responda
  35. jose luiz ribas

    Quem acionou o STF foi a associação de bares e restaurantes. Não deveria ter sido admitida a ADI

    Responda
  36. jose luiz ribas

    Corte suprema pra isso. E dose. Mas já tenho minha conduta aí ser negado água, cuja garrafa de mineral de 300ml e R$10. Basta não pagar a absurda "taça" de serviço. Afinal, não sou obrigado. Os donos de restaurantes adoram fazer graça com chapéu alheio

    Responda
  37. Getulio Cunha

    Isto é uma vergonha. Nem deveria o STF ter que resolver isso. Na Europa principalmente na França servir agua potável nas mesas é até um charme. Nem precisa ser pedido, eles já levam a mesa quando sentamos...

    Responda
  38. Waldemar Stocco

    Que pequinês desse pessoal da 1900, jamais volto numa de suas casas, nos EUA e outros tantos países é normal ter água filtrada que seja, o EAP há muito tempo um torneira com água filtrada e gelada, e não perde nada, eu se for beber preciso tomar muita água para compensar o álcool ingerido. O que não ganha com a água, recebe com outros itens, e convenhamos 1900 tem preços bem avantajados.

    Responda
  39. Aparecida Alves

    Claro, agua filtrada, isso nem precisaria obrigar.

    Responda
  40. Emilio Bazzani

    O STF da lagosta não tem mesmo o que fazer

    Responda
  41. Giuseppe Cadura

    Este país é mesmo uma piada, uma discussão estapafúrdia como essa chegar à suprema corte do país. Restaurante (e qualquer estabelecimento comercial) serve água gratuita se quiser, quem quer sair pra comer e não gastar com água mineral que escolha um restaurante que forneça água de graça (sempre há os que fazem isso como cortesia ao cliente), ou leve uma garrafinha de água dentro da bolsa. Ninguém o proíbe de fazer suas escolhas. STF não é (ou não deveria ser) babá de adultos.

    Responda
    1. jose silva

      Acho que esse vegano é dono de churrascaria. Kkkkkkkk

    2. Rodrigo Panichi Bastos

      Vegano e animais, mas o ser humanos pode passar sede. Um caso para pensar.

  42. José Miguel Ortega

    uai, coloca num copo grande, bonito, com rodela de limão e gelo, e deixa cobrar 1 real. Advogados: pode não? Paga a gorjetinha de quem serve, mantém mais gente na mesa. Ah vai tomar lugar de pessoas que consomem muito? Faz isso restrito aos dias de baixo movimento, enche seu estabelecimento, cria modinha. Pode isso gente? Tá certo, o costume americano é bem legal, mas as duas coisas não podem coexistir, um cobra um real, o outro manda a água no lagoinha mesmo?

    Responda
  43. LUCY KELLY PEREIRA

    Imagino que esses donos de estabelecimento que reclamam de oferecer água gratuita quando vão para a Europa pedem a "eau du robinet" na França, oferecida imediatamente quando o cliente senta na mesa, ou a acqua di rubinetto, na Itália. Mas aqui onde a água é abundante, o tratamento não é custoso, não se pode oferecer água de graça. Uma garrafinha da Evian em Paris custa, 1,90 euros, nos bares e restaurantes, ainda assim eles oferecem água gratuita, mas aqui não dá...

    Responda
  44. Sergio Siqueira

    Decisão de grande relevância para o STF , na falta do que fazer. Era só o que faltava no País da piada pronta.

    Responda
  45. Alexandre Sartori Barbosa

    Não é somente pelo plástico gerado, é também pela saúde das pessoas que iriam diminuír o consumo de bebidas açucaradas e alcoólicas. A queda de receita pode até ser compensada com o aumento no valor das refeições, o importante é corrigir um erro grave e desumano de vender água a preço exorbitante.

    Responda
    1. Alexandre Sartori Barbosa

      Como bom bolsonarista que imagino que seja só pensa em você. Não pensa em uma família de cinco pessoas tomando dez garrafas de 125ml de água a oito reais cada, totalizando 80 reais a mais apenas para dar uma depurada mais ou menos no excesso de sal da comida. Mas caso comprassem trezentos ml de refri cada lata sai por nove reais. Mas tenho certeza que caso sofra um infarto não vai relacionar ao excesso de sal, açúcar e álcool durante a vida. Boa sorte.

    2. Giuseppe Cadura

      Adulto precisa de babá para decidir o que beber? Que restaurante você frequenta que vende água a preço desumano? A pessoa é obrigada a frequentar esse restaurante malvado? Ela é proibida de levar uma garrafinha de água dentro da bolsa?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.