Ilustrada > Obra de Agatha Christie é editada para remoção de conteúdo dito racista Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ainda bem que conservei toda a coleção de Agatha deixada por minha mãe que conservarão, a despeito do patrulhamento odioso a intenção original da autora e seu sentido verdadeiro. Este mundo está se transformando em um lugar irrespirável. Em breve, todos os héteros serão enjaulados como no primeiro filme da franquia Oplaneta dos Macacos.
Meu Deus.. que absurdo eclamentavel.. aposto que não são fãs de AC que tiveram essa ideia estupida.. alterar as obras de uma escritora que não está entre nós e não pode lutar contra isso...talvez se fosse escrever nos dias de hj pouparia certos termos/frases . é uma hipocrisia lavar livros consagrados e atemporais de termos ditos racistas.. que le, imagino que tenha discernimento e intelectualidade para entender contextos e opiniões de uma epoca ..
Isso é errado em tantos nÃveis... Me parece, na verdade, reserva de mercado para uma profissão que nasce, desde o princÃpio, ridÃcula. Estamos aceitando a mutilação de obras. Elas são problemáticas? Sério, preferÃvel não publicá-las mais, deixar que os interessados as procurem em sebos amontoados de poeira. E... vamos lá, dentes brancos não são adoráveis? É uma qualidade das mais democráticas, qualquer um pode ter.
é muita falta do que fazer. nunca mais comprarei um livro mutilado. o passado é lamentável o racismo é execrável, mas tampar o Sol com uma peneira grossa é ridÃculo e maquia ou melhor destrói a da literatura e da própria vida em sua historicidade nua e crua. Quando é que irão remover isso e todo o resto da BÃblia, Alcorão etc.?
Será que Machado de Assis será o próximo? A discussão sobre Dahl, Fleming e Christie me traz à memória aquele trecho cheio de capacitismo do capÃtulo 33 de "Memórias Póstumas de Brás Cubas": "O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é à s vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita?" Nem o cultuado Bruxo de Cosme Velho escapou disso. Ninguém é perfeito...
Em breve a literatura não poderá criar uma personagem fascista, ou racista, ou autoritária, ou machista, etc. A literatura terá que seguir as ordens totalitárias dessa turma extremamente sensÃvel e idiota.
O maior problema, a meu ver, é que, quando se efetuam mudanças desse tipo, o elemento história se vai junto com o elemento lÃngua - isso para não falar de fatores estilÃsticos que podem ser seriamente afetados. Então, quando se suprimem tais passagens, deixa de ficar documentado justamente como era o olhar europeu naquele momento histórico, o olhar do colonizador, do que se achava antropologicamente superior. E aÃ, você passa a ter um texto asséptico, desistoricizado e alienado, o que é pior!
Não é a mesma situação. Não se trata de "sensibilidade", mas de adequação aos tempos atuais, que não toleram mais a visão restrita de um mundo branco e europeu. Comercialmente, poderia até manter o original, mas deixaria de ser lido e cairia no esquecimento. O texto original fica intacto, só não será comercializado. Para mudanças drásticas, exige-se atitudes drásticas.
Os livros não deixariam de ser vendidos...
Absurdo! Não é diferente do caso da escola na Flórida, onde uma foto da estátua de David foi considerada ofensiva sexualmente. Infelizmente parece que este mundo moderno está perdido! Não faz sentido nenhum alterar uma obra de arte para atender 'grupos sensÃveis'. Triste...
Dizem que é para os jovens sensÃveis, mas eles nem saber ler
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Obra de Agatha Christie é editada para remoção de conteúdo dito racista Voltar
Comente este texto