Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Iatchuk

    A exemplo do que ocorre na área de medicina dever-se-ia criar um programa nacional de bolsas de residência para advogados recem formados junto aos tribunais, fóruns, juizados, ministério público e defensorias. Além de representar uma ótima oportunidade de aprendizado para os recém formados, ainda ajudaria a impulsionar o judiciário tornando mais célere a tramitação dos processos.

    Responda
  2. marianna andrade

    Extremamente necessário o questionamento acerca da hipervalorização da prática em estágios em detrimento ao estímulo ao conhecimento teórico acadêmico. Certamente seria possível começar pela regulação ,reduzindo a possibilidade de estágio ao ultimo ano e por que não formalizar a etapa de “residência “ no ano seguinte a graduação. Como quase tudo neste país, ocorre a falta de investimento de tempo e de qualidade de ensino na base da formação e na naturalizaçäo do massacre da saúde mental.

    Responda
  3. Francisco do Amaral Menezes

    Preferi recomentar do corrigir: Com a devida escusa de quem possa discordar, um bom estágio, em um escritório que prime por boas práticas é um excelente começo para o caminho de um bom advogado. Isto é o ideal, para quem quer conhecer o "porto de partida do caminho da Justiça". Os advogados são na realidade os que promovem, tem a iniciativa de acionar a Justiça. O Judiciário, via de regra age mediante inciativa do advogado. Simplificar pelo pior não é o melhor caminho. Bons escritórios existem.

    Responda
  4. Francisco do Amaral Menezes

    Com a devida escusa de quem possa discordar, um bom estágio, em um escritório que prime por boas práticas é um excelente começo para o caminho de um bom advogado. Isto é o ideal, para quem quer conhecer o porte de partida do caminho da Justiça. Os advogados são na realidade os que promovem, tem a iniciativa de acionar a Justiça. O Judiciário, via de regra age mediante inciativa do advogado. Simplificar pelo pior exemplo não é o melhor caminho. Na dúvida procure um estágio decente.

    Responda
    1. Francisco do Amaral Menezes

      onde disse porte de partida, quis dizer porto de partida. Fica a sugestão para o Folha o botão de editar o comentário... ao invés de explicar logo abaixo. Por mais que a gente revise fica algo que escapa...

  5. Renato Lineu de Albuquerque Mello

    Meu estágio foi tão traumático que simplesmente terminei o curso e não quis nem saber de exercer a profissão. Me senti jogado às feras, num escritório de renome, sem receber qualquer tipo de orientação ou apoio, mas sendo cobrado responsabilidade de processos importantes. Entrava no fórum e sentia meu estômago embrulhar.

    Responda
  6. Maria Antonia Di Felippo

    Sofri na pele a tortura de estagiar para um cidadão psicótico e explorador. Espero que o estágio seja abolido, sim. Parabéns ao articulista, por abordar o tema, trazendo ainda a manifestação do meu saudoso e querido mestre, Professor Gofredo da Silva Telles.

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    Hoje em dia, com a Justiça virtual, toda digital , home office , a situação está assim - Os advogados antigos não conseguem se adaptar á nova realidade por isso precisam contar com jovens que já nasceram com um lap top no berço . A ideia do estágio/aprendizado acabou !

    Responda
  8. RODRIGO WAGNER DE SOUZA

    Poucas vezes li tantas besteiras reunidas em tão poucos parágrafos.

    Responda
    1. Wilson Lima

      Poucas vezes li besteira tão completa em tão pequeno comentário.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Muitas vezes vejo reações estultas como essa sua, de rasa negação às realidades incontestes.

    3. Maria Antonia Di Felippo

      Poucas vezes li um comentário tão inócuo.

  9. alex carvalho

    Como que os escritórios depois vão achar mão de obra a troco de pão? Quem vai trabalhar pra eles em regime de subsistência?

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    Até a alguns anos a bolsa paga a estagiários num importante órgão público cobria a mensalidade da faculdade ; hoje, nem isso cobre . E o cidadão vai comprar livros, como ?

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    Nosso problema é que temos uma faculdade de direito em cada esquina . Eu nunca cursei uma faculdade de Direito na vida, mas minha biblioteca de livros de Direito deve ser mais completa que a de muitos advogados Brasil afora .

    Responda